sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Reunião do comando de greve, debates sobre direitos humanos e marcha "Fora Lacerda" em BH. Uma semana de grande mobilização.

Ato em defesa da vida e dos direitos humanos em Ribeirão das Neves

Debate sobre Direitos Humanos e extensa programação acontecem no dia 17, na Casa D. Helena Greco, e terá a participação, entre outros, do Frei Gilvander e do colega Rômulo.


No final deste post, vejam o texto sobre a 2ª Marcha Fora Lacerda: BH é nossa, que acontece no dia 12.



Reunião do comando estadual de greve, debates sobre direitos humanos e marcha "Fora Lacerda" em BH. Uma semana de grande mobilização.


A reunião do Comando Estadual de Greve, que acontece amanhã, 10, a partir das 13h na sede do Sindieletro, em BH, deve finalmente discutir e encaminhar sobre as ações na justiça contra o novo golpe do subsídio 2, que solapou e burlou a correta aplicação do piso salarial nacional a que os educadores de Minas e do Brasil têm direito.

Na pauta da reunião, além do Congresso Estadual, as estratégias de ação para a conquista do piso, tema que deve ter prioridade absoluta em relação aos demais. Além, é claro, da recuperação dos cortes e reduções salariais (ou seria apropriação indébita) realizados pelo desgoverno de Minas contra milhares de educadores.

A categoria este ano amargou muitas perdas em função da política deliberada do governo de Minas de sacrificar mais uma vez a numerosa categoria dos educadores - e com isso prejudicando a comunidade que depende dos serviços públicos de qualidade -, como forma de reunir mais recursos financeiros para a trupe que dá sustentação ao governo. A Educação pública é fonte de muitos recursos carimbados, e torna-se alvo permanente da sanha e da cobiça carniceira dos abutres que disputam a repartição (privatização) dos recursos públicos. Isso a população mineira e brasileira não pode aceitar!

Obviamente que os educadores não podem conviver passivamente com esta situação. A nossa heroica greve de 112 dias foi uma clara resposta de que a categoria não se cala e não aceita conviver com os ataques do governo aos direitos e conquistas dos trabalhadores. Foi uma greve justificadíssima, que mostrou que temos sangue nas veias - e às vezes também nos olhos - e somos capazes de reagir, de resistir e de partir pra luta, quando necessário.

Agora, uma nova etapa da realidade está colocada, tendo em vista que o governo deu o golpe do subsídio 2, com a ajuda de 51 inimigos do povo, rasgando o Termo de Compromisso assumido com a categoria, que, com boa fé, suspendeu a greve com a expectativa de que as negociações avançariam para a implantação do piso na carreira.

Esta nova etapa, este novo momento, deve estar centrado imediatamente numa resposta jurídica aos ataques do governo. Caberá ao sindicato da categoria apresentar uma ação jurídica questionando a legalidade do subsídio 2, que mudou as regras do jogo após a rejeição, pelo STF, da ADI 4167, e com isso burlou a aplicação da lei federal que determina a implantação do piso nas carreiras dos educadores do estado. Como declarou corretamente o bacharel em Direito Marcus Guerra, o governo de Minas comete ato de improbidade administrativa, além de burlar uma lei uma lei federal - o que cabe, além de uma ação junto ao STF, uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) pedindo a intervenção federal no estado.

Além dessas ações, a categoria espera também que o sindicato cobre do governo na justiça a devolução dos recursos apropriados indevidamente com a redução salarial nominal aplicada nos salários de 153 mil educadores que optaram pelo sistema de vencimento básico. Além de punidos com a redução, estes educadores foram forçados a retornar para o subsídio, num ato de imoralidade e ilegalidade.

O fato de deputados estaduais, a maioria composta por bois de presépio do governo, terem aprovado uma lei na ALMG, não significa que ela não possa ser questionada e derrubada na justiça. Pelo contrário. Ao agredir a legislação federal vigente, a justiça seguramente terá que se pronunciar caso seja provocada através de ações tanto da entidade de classe, ou de qualquer cidadão, ou por parte do ministério público. Como Minas Gerais não tem ministério público para tomar tal atitude, teremos que cobrar do MP Federal uma ação em defesa do ornamento jurídico existente no país.

Precisamos urgentemente de uma orientação e assistência jurídica mais operosa e adequada para as demandas que estão colocadas. Vou propor ao comando de greve que forme uma comissão de acompanhamento jurídico, com pessoas da direção e da base e com um grupo de advogados, para que haja uma eficaz e rápida resposta aos ataques do governo. Precisamos, além disso, contratar um bom escritório de advogados para apresentar uma ação bem fundamentada em defesa da carreira, do piso e dos direitos dos educadores de Minas Gerais.

Mas, além da reunião do comando, que vai analisar o subsídio 2, e o congresso estadual da entidade, cabe destacar que outras atividades estão programadas para a próxima semana. Entre elas: ato e debate pelos direitos humanos, em Ribeirão das Neves, no dia 10, a partir das 14h30m, com concentração em frente à Prefeitura e debate em seguida na E.E. José Pedro Pereira; no dia 12, acontece a 2ª Marcha "Fora Lacerda: BH é nossa", a partir das 14h, na Praça Sete; e no dia 17 haverá uma extensa atividade na Casa D. Helena Greco, situada à Rua Juiz de Fora, 849, Barro Preto, a partir das 13h. Haverá, neste evento, debates (que contarão com a participação do Frei Gilvander e do combativo capitão NDG Rômulo), tributo aos mortos e desaparecidos, recital de poesias, música de protesto, documentários, e tributo especial à D. Helena Greco, grande lutadora pelos direitos humanos. Além disso, haverá comida vegan, material alternativo e microfone aberto, entre outros. Vale a pena participar das três atividades.

Amanhã (ou hoje mais tarde), assim que voltar da reunião do comando de greve, faço o relato das discussões e encaminhamentos, mantendo o compromisso que assumi com todos aqui, de apresentar proposta concreta para as demandas jurídicas que a categoria exige.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

***

Frei Gilvander:

No dia do aniversário de Belo Horizonte, venha apresentar a sua indignação contra os abusos do Prefeito. Microfone aberto para todos apresentarem suas denúncias. Vamos mostrar o que queremos diferente:

- Contra as parcerias público-privadas para a educação, saúde e outras;
- Contra a verticalização predatória e as obras mal planejadas;
- Contra a destruição desordenada e inconsequente do meio-ambiente;
- Contra o despejo e remoção forçada das Comunidades Dandara, Zilah Spósito e outras;
- Contra a militarização da Guarda Municipal;
- Contra a perseguição à população de rua e aos artesãos nômades;
- Por um Metrô público, estatal e de qualidade;
- Por respeito e diálogo com os setores da Juventude e da Cultura;
- Por uma administração humanista e que dialogue com todos os setores da sociedade.

PARTICIPE! DIVULGUE!

Visite o evento no Facebook e confirme a sua presença!

Um abraço afetuoso. Gilvander Moreira, frei Carmelita.
e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br
www.gilvander.org.br
www.twitter.com/gilvanderluis
Facebook: gilvander.moreira
skype: gilvander.moreira

86 comentários:

  1. MAIS UMA NOIE QUE NAO DURMO.
    ESTE GOVERNO ACABOU COM MEUS SONHOS.
    ACHO QUE HOJE NAO VOU A ESCOLA.

    ResponderExcluir
  2. EULER E COLEGAS,

    BOM DIA!

    NÃO DEVEMOS PERDER O FOCO.

    E O FOCO PRINCIPAL HOJE ´SÃO AS AÇÕES JUDICIAIS, URGENTES.

    DEVEMOS AGIR AINDA ESTE ANO.

    EULER,

    MANTENHA-SE FIRME QUANTO A CONTRATAÇÃO DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA.

    ISTO É O MAIS IMPORTANTE.

    ESTAMOS COM VOCÊ.

    QUANTO A POLÍTICA PARTIDÁRIA "FORA LACERDA", NÃO NOS INTERESSA.

    PT E PSDB = FARINHA DO MESMO SACO.

    O QUE A PRESIDENTA DILMA FEZ POR NÓS?

    TUDO VIU, TUDO SABIA, TUDO PODIA E NADA FEZ.

    NÃO DEVEMOS ENVOLVER EM POLÍTICA PARTIDÁRIA.

    FICO TRISTE EM VER O SINDICATO SE ENVOLVER EM POLÍTICA PARTIDÁRIA.

    NÃO TEMOS FORÇA PARA INFLUENCIAR EM RESULTADOS DESTE SISTEMA TORPE DAS ELEIÇÕES.

    NESTAS CONDIÇÕES DEVEMOS FAZER A NOSSA PARTE, CONSCIENTEMENTE, NÃO TEMOS FORÇA PARA EXPANDIR A NOSSA LUTA, JÁ ESTAMOS BASTANTE DESGASTADOS.

    NÃO QUEREMOS SER MASSA DE MANOBRAS.

    O QUE NOS INTERESSA É A NOSSA CAUSA.

    SO MEN TE A NOSSA CAUSA.

    NESTE MOMENTO, SÓ NOS INTERESSA,

    UNICAMENTE A NOSSA CAUSA.

    PRECISAMOS DE AÇÕES COMPETENTES COM RESULTADOS POSITIVOS.

    AS NOSSAS AÇÕES NOS PROPORCIONAM AS NOSSAS REALIZAÇÕES.

    ... E O SOL NASCE NOVAMENTE!

    ResponderExcluir
  3. EM PRIMEIRO LUGAR A NOSSA CAUSA.

    ResponderExcluir
  4. NÃO ACEITO OUTRA POSIÇÃO QUE NÃO SEJA A NOSSA CAUSA EM PRIMEIRO LUGAR.

    EXCLUSIVAMENTE A NOSSA CAUSA.

    SE NÃO ESTAMOS SENDO COMPETENTES PARA DEFENDER E OBTER RESULTADOS POSITIVOS PARA A NOSSA CAUSA, PARA QUE SE ENVOLVER EM POLÍTICA PARTIDÁRIA?

    ResponderExcluir
  5. Estamos precisando de um Frei Gilvander aqui em Gov. Valadares. Atuante e questionador social.
    O primeiro questionamento seria em relação a merenda escolar da escolas municipais( se o professor quiser merendar tem que pagar). Pelo menos isso o governo do Estado não nos priva. Quem trabalho no município reclama muito da arbitrariedade da prefeita que nos defendia na ALMG.

    ResponderExcluir
  6. Filosofia de facebook:

    "Às vezes, quando tudo dá errado, acontecem
    coisas tão maravilhosas que jamais teriam
    acontecido se tudo tivesse dado certo".
    ___________

    Eu gostei, eu aprovei.
    Um beijo para todos.

    ResponderExcluir
  7. Em minha pequena cidade do interior, participamos da greve com um grupo de 15 pessoas que representavam 25 cargos dentro da escola.

    Vamos nos reunir dia 16/12/2011 para avaliar o nosso movimento e a posição político-partidária do nosso sindicato.

    Queremos que agora, neste momento, tenhamos resultados positivos nas ações judiciais.

    Precisamos se eficientes na área judicial.

    NÃO QUEREMOS MAIS GREVES.

    Estamos muito cansados e desgastados.

    ResponderExcluir
  8. Um abraço aos companheiros (as)!
    Eh rede bobo, cada dia pior.
    Força na luta sempre !
    André buzina.


    CARTA DE REPÚDIO À SÉRIE "CONSELHO DE CLASSE" EXIBIDA PELO PROGRAMA FANTÁSTICO AMBIENTADA NA ESCOLA MUNICIPAL REPÚBLICA DO PERU, RJ - NOV./DEZ. 2012.


    Nós, profissionais de educação da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro, publicamos aqui nosso manifesto contrário ao que vem sendo exibido no acima referido programa por concordarmos que ele em nada contribui para a melhoria da qualidade dos serviços educacionais prestados à população que destes faz uso. Pelo contrário, é de nossa opinião que a iniciativa leva, isto sim, a um aprofundamento de visões unilaterais, rasas e mesmo preconceituosas acerca da imagem do professor, do estudante e da educação pública em geral. Não pretendemos aqui traçar um veredicto irrefutável da questão, mas antes fomentar uma tentativa de debate que possa enriquecer tais visões.
    Primeiro, gostaríamos de expressar nossa desconfiança com relação a grande mídia no Brasil – e a esta emissora em particular - no que se refere as suas preocupações e ações acerca do tema educação pública. É fato que no Brasil de 2011 a escola pública e seus enormes problemas foram tema central de atenção manifestado em greves nas estruturas públicas de ensino federal (universidades e colégio Pedro II, por exemplo), estadual (18 greves em redes estaduais) e municipal (dezenas de redes municipais espalhadas pelo país em greve). É fato também que as respostas dos poderes públicos a tais movimentos foram sempre o descaso e a violência, nunca o diálogo e a negociação. E a Globo? Instituição de informação que é, efetivamente informou? Na verdade, quando simplesmente ignorou os acontecimentos jogando a população na desinformação ou quando, poucas vezes, tratou de forma tendenciosa as reivindicações dos movimentos, não cumpriu seu papel.
    Tal postura foi flagrante também no exemplo do Chile, em que os brasileiros não tiveram acesso pela emissora ao embate que se travava entre os chilenos em torno do tema privatização do ensino, que naquele país já se encontra implantada. Quais os motivos para este grande boicote à informação feito por uma instituição que existe com essa exata função? Não acreditamos que a emissora de maior audiência no Brasil esteja há anos cometendo erros de avaliação no que tange ao que merece ou não ser noticiado. Mais plausível é pensar que a mídia brasileira, e flagrantemente a rede Globo, tenham interesses políticos e econômicos diretamente associados a esse mesmo projeto privatizante que caminha a passos largos em nosso país, centralizado nesse momento no PNE que tramita no Congresso Nacional, capitaneado por entidades empresariais não ligadas à educação, como FEBRABAN e FIESP, e do qual a participação das entidades representativas dos trabalhadores em educação são excluídas.

    continua ...

    ResponderExcluir
  9. CARTA DE REPÚDIO À SÉRIE "CONSELHO DE CLASSE" EXIBIDA PELO PROGRAMA FANTÁSTICO AMBIENTADA NA ESCOLA MUNICIPAL REPÚBLICA DO PERU, RJ - NOV./DEZ. 2012.

    continuação ...

    Temos visto, incrédulos diante de tanta parcialidade, no horário global de domingo a noite, um grupo de professores sendo expostos a uma ridícula posição de “mãezonas” ou “superexigentes”, quando na verdade um professor é tão somente um profissional formado para aquela função e que a ela dedica seu tempo e esforço. Alguns lances e falas não podem ser usados para estigmatizar aqueles profissionais em particular e, principalmente, toda uma categoria profissional, e é exatamente esta superficialidade mal intencionada que é veiculada pelo programa. Onde está o debate que as imagens bombardeadas pelo Fantástico poderiam suscitar? Onde estão os pensadores em educação, de matrizes ideológicas variadas, a problematizar o que se vê naquelas imagens? Ou será que estes profissionais são realmente incapazes de prover às crianças e adolescentes do Brasil um serviço de qualidade? Será mesmo que o modelo de educação pública é inviável, como nos é passado pela revista global de fim de domingo?
    Esta é a mensagem que vem sendo reiteradamente disseminada no programa. Porém, uma informação importante não é sequer mencionada por esta emissora que tem o dever de informar: a estrutura caótica da qual dispõem profissionais de educação e estudantes nas redes públicas de ensino. Salas de aula superlotadas, desvalorização profissional, que leva a queda na qualidade das aulas e a falta de profissionais, ausência de materiais didáticos – até papel nos falta para trabalhar –, prédios sem mínimas condições de uso, ambiente de trabalho autoritário onde a democracia deveria predominar para a construção de projetos políticos-pedagógicos participativos e transformadores, uso político das estruturas de ensino elevando interesses individuais e partidários para além das necessidades pedagógicas.

    continua ...

    ResponderExcluir
  10. CARTA DE REPÚDIO À SÉRIE "CONSELHO DE CLASSE" EXIBIDA PELO PROGRAMA FANTÁSTICO AMBIENTADA NA ESCOLA MUNICIPAL REPÚBLICA DO PERU, RJ - NOV./DEZ. 2012.
    - continuação...

    Com esta parcialidade que desinforma e com o caráter que parece nortear a série apresentada pelo Fantástico, torna-se compreensível a caricatura produzida sobre o outro personagem deste enredo, que é na verdade a razão maior de existir da escola: o estudante. Nossas crianças e adolescentes não são pessoas agressivas ou incapazes ou passivas ou outra qualquer negatividade que o Fantástico esteja tentando generalizar para espectadores que, em sua maioria, não conhecem nem tem como conhecer sobre a realidade dentro dos muros da escola. Tampouco as famílias podem arcar sozinhas com a responsabilidade da formação que se nos apresenta tão torta e carente de valores. Lembremos que pais e mães e avós dos nossos alunos passaram também pelos bancos da escola pública. A estrutura acima descrita das nossas unidades escolares, há muitos anos mantida como hoje é, só tem ensinado uma coisa há já algumas gerações, com poucas exceções que confirmam a regra e apesar do esforço da grande maioria dos profissionais das escolas: “escola não melhora a vida de ninguém”, “estudo não garante o futuro”, “pobre não aprende”, e outros absurdos.
    Ora, evidentemente não concordamos com nenhuma destas conclusões, apenas estamos a tentar evidenciar a perversidade de um sistema público de ensino, de uma política pública de educação que de forma deliberada não investe na formação do cidadão, não prepara o filho do trabalhador para o mercado competitivo do trabalho, que enxerga verbas para a educação como “gasto” e não como “investimento”. Dito isto, gostaríamos de sugerir aos diretores da rede Globo uma série de reportagens que, de forma permanente, visto a importância da educação que a própria emissora costuma alardear, mostrem a dura realidade cotidiana de profissionais e estudantes nas escolas das redes públicas; cobrem o cumprimento das promessas de palanque e de programas eleitorais gratuitos sobre educação; investiguem desvios e privatizações das verbas públicas para a educação; promovam em horário nobre debates entre representantes dos poderes públicos instituídos, representantes dos profissionais da educação, acadêmicos ligados ao tema da educação, representantes de entidades estudantis, representantes de responsáveis preocupados com o futuro dos seus filhos; informem de maneira não superficial exemplos bem e mal sucedidos de outros países e suas políticas educacionais.
    Sugerimos que a sempre tão influente rede Globo tome para si esta tarefa, mesmo que isso custe alguns pontos nos índices de audiência, afinal, a educação é prioridade ou não é?

    Pessoal essa iniciativa é de um grupo de professores da Rede municipal do Rj. Pode ser assinada em um abaixo assinado no site "petição pública"

    Jonatas Santos
    Geógrafo e professor de Geografia

    ResponderExcluir
  11. Um “causo” para relaxar:

    Um figurão daqui de minha cidade, quando criança, dizia “eu fisso”. O pai, que era professor, daqueles bem tradicionais, pegou uma folha de papel almaço, dividiu cada parte da folha em colunas e pediu ao filho que escrevesse, em todos os lados da folha, a frase: Eu fiz. Deu ao menino o prazo de três dias. Primeiro, para testar o grau de responsabilidade da criança, no cumprimento da tarefa. Segundo, para dar tempo ao filho de pensar muito no erro cometido...
    Ao final dos três dias, pontualmente, a criança, sorrindo, entrega o trabalho, dizendo: — Pai, eu já fisso!!!
    Esse fato é real e consta de um livro. O autor é tio do figurão.

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  12. SIM EULER O QUE NOS INTERESSA É SOMENTE NOSSOS DIREITOS NADA MAIS.NÃO VÁ COM A LÁBIA DO SINDICATO.NÃO MUDE.NÓS QUEREMOS UM ESCRITÓRIO DE ADVOGADOS COMPETENTES E ATUANTES .NÃO ACEITE ESTES DO SINDICATO QUE NADA FIZERAM E QUANDO FIZERAM PERDEU TODAS POR IMATURIDADE.NÃO SE DEIXE CONVENCER POR CONVERSAS DE QUE OS ADVOGADOS DO SINDICATO VÃO OU ESTÃO FAZENDO ALGUMA COISA.JÁ ESTAMOS ESCOLADOS E DECEPCIONADOS COM ELES.BEM , NÃO SEI SE VOCÊS CONHECEM MAS ESTOU LENDO UM LIVRO MUITO BOM, ALIÁS EXCELENTE "PAIS BRILHANTES PROFESSORES FASCINANTES" DE AUGUSTO CURY.TODOS NÓS DEVERÍAMOS LER.SE POSSÍVEL CONVIDE O DOUTOR MARCUS GUERRA. BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  13. Queremos ações judiciais competentes, imediatamente.

    ResponderExcluir
  14. Quem mistura com porcos, come farelo.

    ResponderExcluir
  15. CHEGA DE GREVE,

    QUEREMOS AÇÕES JUDICIAIS, URGENTES.

    ResponderExcluir
  16. Euler,

    nossas esperanças estão com você.

    Seja firme hoje na reunião, quanto a contratação URGENTE E IMEDIATA do escritório de advocacia.

    Queremos uma ação ainda este ano.

    ResponderExcluir
  17. Olá, pessoal da luta!

    Bom dia!

    Quero esclarecer que os três atos citados no post - em Ribeirão das Neves, na Praça Sete e na Casa D. Helena Greco - não serão organizados pelo sindicato e sequer terão a participação formal do sind-UTE. Contudo, acho importante que a categoria esteja atenta e participe das atividades de mobilização da comunidade, pois somos seres pensantes, cidadãos conscientes dos nossos direitos ameaçados. É por conta de políticas anti-povo realizadas por grupos privilegiados - e pela despolitização da maioria da população - que somos vítimas de inúmeros ataques dos governos, a serviço dos de cima.

    O nosso foco central é a questão do piso e das perdas que tivemos - e para isso precisamos de uma atuação jurídica competente. Mas, não desprezemos a ação política organizada, pois ela pode fazer toda a diferença. Inclusive para influenciar as decisões no judiciário. Nada está desligado numa luta social.

    Agora, não devemos confundir a luta política e social com as demandas partidárias, que são legítimas também, mas não podem tentar instrumentalizar as entidades de classe, que precisam ser autônomas.

    Um forte abraço,

    Euler

    ResponderExcluir
  18. PAREM DE DIZER Q. ESTA TIA Q. DESGOVERNA M.GERAIS É INTELIGENTE. Este sujeito é PERVERSO! Apenas isto PERVERSO! SEM MORAL, pois faltou com a palavra empenhada, RECALCADO devido aos PROBLEMAS Q. DEVE TER SOFRIDO NA infãncia, juventude e na vida adulta. Além de tudo é capacho do senador carioca. PAI levante UM JUSTO para por fim aos desmandos deste
    seu filho q. desgoverna M.G. Não merecemos isto SENHOR!!! Euler JESUS lhe proteja.

    ResponderExcluir
  19. Concordo plenamente anônimo das 11:06, este Senhor necessita de uma sessão psicológica, por seu perfil é de um sujeito doente, por isso é tão persverso, só que os educadores mineiros não podem ser o alvo de seus descontentamentos, de suas frustrações pela vida, parece que passou a vida esperando uma oportunidade para descarregar seu ódio. Então ele precisa de inúmeras sessões psicológicas para desfazer desse rancor que ele guarda, certamente há muito.

    ResponderExcluir
  20. Sorte Euler!
    Que venha o nosso tão sonhado piso!
    Dependemos de você.
    Abraços,
    Maria - Triângulo Mineiro.

    ResponderExcluir
  21. Política partidária, só se houver um INOVAÇÃO.

    FREI GILVANDER para prefeito de BH.

    ResponderExcluir
  22. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ESTADO NÃO TEM DINHEIRO PORQUE ANESTESIA ESTÁ PAGANDO AS CONTAS DE AÉTICO.

    GENTE TEM COMO PEDIR UMA CÓPIA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ESTADO?

    PRECISAMOS DOS MARIDOS E DEMAIS PESSOAS QUE TEM ACESSO AOS DESVIOS DE VERDA PARA MANDAR PARA EULER.

    GENTE AJUDE

    TODO POLITIO TEM RABO PRESO.

    ResponderExcluir
  23. Deus abençoe esta reunião! Que dela não voltem vazios.A luz e o amor de Deus resplandeça sobre todos vocês. Abraço!

    N.D.G DE G.V

    ResponderExcluir
  24. LEIAM O LIVRO: A PRIVATARIA TUCANA DE AMAURY RIBEIRO JUNIOR, VÍDEO DA ENTREVISTA NO BLOG TIJOLAÇO E MELHOR PREÇO:http://www.fnac.com.br/pesquisa/1/fnac.html?q=a%20privataria%20tucana&c=Livro

    ResponderExcluir
  25. UM DOS DEPUTADOS DO MINAS SEM CENSURA DEVERIA DAR ENTREVISTA AO KENEDY ALENCAR DA REDE TV QUE ENTREVISTOU NO SEU PROGRAMA " É NOTICIA" O ANASTAHITLER, É PRECISO QUE ALGUEM FAÇA O CONTRAPONTO, PODÍAMOS ENVIAR EMAILS PARA A REDE TV EM ESPECIAL PARA KENEDY ALENCAR PARA QUE ELE ENTREVSTASSE ALGUEM QUE CONFRONTE O DITADOR COM NUMEROS E FATOS!KENEDY É EXCELENTE JORNALISTA E DARÁ ESPAÇO AO OUTRO LADO TENHO CERTEZA, MAS TEMOS QUE MANDAR MUITOS EMAILS.

    ResponderExcluir
  26. Euler, por acaso vc sabe onde estão os deputados que diziam estar do nosso lado? Chegou a hora "meus queridos" de mostrar que realmente apoiam os profissionais da educação. Por isso, entrem conosco nessa luta. Chegou a hora de descerem de cima do muro e mostrar para toda a comunidade o terrorismo que estamos vivendo. Se realmente não estão "à venda" , comprem esta luta e provem para todos que tudo não passou de um joguinho político partidário.

    Anastasia ... acho que jamais esquecerei esse nome. Vc se tornou o meu pesadelo.

    Euler,fonte de esperança e fé em Deus!

    ResponderExcluir
  27. VEJA ESSE VÍDEO:
    DEPUTADOS INIMIGOS DA EDUCAÇÂO

    http://www.youtube.com/watch?v=FB04s-NeC5g

    VALE A PENA REPASSAR PARA O BRASIL E MUNDO....

    ResponderExcluir
  28. Euler, alguma notícia a respeito das inscrições para o processo de designação de 2012?

    ResponderExcluir
  29. Euler chega logo,queremos notícias boas!

    ResponderExcluir
  30. Guerreiro de vespá, valentes guardiões do sonho...

    Já disse e vou repetir, estou disposto a doar todo mês, 200 reais de minha esmola, para os honorários dos advogados que arrebentarem com esse filho (Anastasia) do demônio (Aécio), mas, companheiros(as)...

    Sem uma greve, a sociedade não saberá de forma clara, a quantas anda a relação da categoria com o filho do capeta e a nossa deplorável situação. Em outras palavras, a greve representa a tempos, nossa voz. Não acredito que, sem uma greve alguém nos enxergue.

    Defendo a greve, pois além de desequilibrar o filho do demo e todos seus secretários, ainda pressionamos politicamente os seguimentos jurídicos que serão provocados.

    Estou com 400 reais referentes a dezembro e janeiro. A minha esposa que também é vítima dessa besta fera, que se diz governador de Minas, também fará o investimento.

    Caso prevaleça ao mal... Terei que me afastar da educação, pois não poderei ensinar aquilo que deixei de acreditar: na justiça, seja ela de onde quer que venha. ABRAÇOS A TODOS VOCÊS OS QUAIS ADMIRO MUITO!!!

    ResponderExcluir
  31. PSDB em Minas Gerais, nunca mais!!!
    PSDB em Minas Gerais, nunca mais!!!
    PSDB em Minas Gerais, nunca mais!!!
    PSDB em Minas Gerais, nunca mais!!!
    PSDB em Minas Gerais, nunca mais!!!
    PSDB em Minas Gerais, nunca mais!!!
    PSDB em Minas Gerais, nunca mais!!!
    PSDB em Minas Gerais, nunca mais!!!
    PSDB em Minas Gerais, nunca mais!!!
    PSDB em Minas Gerais, nunca mais!!!

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde a todos os amigos do NDG/NDE.
    Boa tarde amigo Marechal Euler NDG/NDE.
    Boa tarde Dr. Marcus Guerra.

    Continuamos na expectativa. Continuaremos de plantão, prontos para novos embates.

    ALÉM DAS AÇÕES JUDICIAIS, POR QUE NÃO INSTITUIRMOS A 1ª Marcha "Fora Anastasia: o estado de Minas Gerais é nosso"?

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  33. Eueler e postadores do blog do Euler, companheiros (as) professores (as), funcionários da cidade construída com o dinheiro confiscado dos servidores do estado, principalmente os professores (as). Penso que este governador que ai está é um grandississimo incompetente, precisando de levar um chega pra lá da justiça, que eu creio existe para todos. Os caminhos deverão ser bem trilhados para se chegar lá. Os caminhos estão sendo abertos faltando somente tomar providências´sérias. Este governo que ai está deve ser punido com a severidade da lei e ainda os deputados estaduais e federais que aprovam uma lei e não a cumprem. Estes deputados devem ser também punidos com o rigor da lei,quando aprovam uma lei inconstitucionalissima. Espero que a lei seja cumprida,senhores que falam que o poder emana do povo e ... . É uma situaçao séria essa, de nossos direitos serem confiscados, isto é uma aberração, um displante, uma indecência,imoralidade e sobretudo UMA LADROAGEM. ABRAÇOS E FORÇA NA LUTA.

    ResponderExcluir
  34. Oi Euler e seguidores.
    Tomara Deus, que aquelas que andam no mandado do governo, leiam o que eu escrevo aqui agora.
    Senhora Gazzola, e Senhora Renata , é com dor no coração que posto este comentário aqui. Mesmo que não sejam vcs,que passam por aqui e sim um dos seus e lhes comente o que leram.
    Saiam desta! Tudo é passageiro na vida e vcs vão se arrependerem do que fazem com a classe de professorados. Minha filha é uma delas e está passando por uma situação mt difícil. A gente ajuda mas, ainda não é possível salvar as contas atrasadas dela. A vida de vcs está ótima né? Pois é, a minha filha não. Ela chora e está depressiva e mt revoltada com tudo que lhe acontece. Faça algo enquanto é tempo. Se eu estivesse no lugar de vcs, eu abandonaria este cargo, por saber das lágrimas de pais e crianças inocentes, que choram por tantas maldades que a equipe da educação do governo vem fazendo.
    Mas DEUS é justo. Meus dois netos de quatro e cinco anos, estão doentes emocionalmente e o médico falou que quando o ambiente não está bom, as crianças percebem .
    Pensem bem. A gente colhe o que planta .
    Por amor aos filhos dos professores que irão passar um natal decepcionante,repudiem este governo e saiam daí.
    Pelos seus filhos e netos, se é que vcs os têm.
    Pensem bem!
    Eduardo (pai de uma professora de Unaí)

    ResponderExcluir
  35. RELATO DE VIDA ...

    Esse governador !!!
    Todos os servidores tem contas pra pagar todos muito apertado financeiramente pois contavamos com o premio no mes de Setembro,ja temos que trabalhar no Centro Adm que nao nos traz nenhum beneficio, A qualidade de vida do servidor caiu muito , varios de licença e atestados medicos ,apos a mudança pra la nao temos nem condicoes as vezes do nos alimentarmos pois o valor da comida que possui uma qualidade melhor e mais cara e nao temos como pagar!!!
    tudo acima de R$30,00 o kg essa semana no restaurante principal mais conhecido como morte lenta!!! foi servido uma carne que estava podre de acordo com muitos funcionarios que viram o acontecido , alguns passaram ate mau ,Aposto que o senhor Governador nao se importa com isso pois ele mesmo nao almoça na Cidade ADM ,nao pega transito pesado engarrafado na ida e volta pra la !!! pois tem Helicoptero...e utiliza ele o dia todo com o nosso dinheiro.
    Agora parcelar o premio foi a gota!!!
    Essa semana vimos que ele deu entrevista falando que esta com orçamento para construção de novas estradas!!! pra que novas estradas Sr Governador se o senhor nao toma conta nem das que temos!!!! a poucos dias um colega de trabalho morreu no anel rodoviario !!!! cade o Governo do Estado? com melhorias e segurança ?
    a Mg10 que da acesso para a Cidade ADM ja esta com varios buracos!!! metro super lotado!!!
    o Sr nao vai ligar ne !!! pois esta de helicoptero!!!que e pago com o nosso dinheiro!!!
    So gostaria de dizer o Sr nao tera meu voto nunca mais !!!e de nenhum familiar,amigo meu !!! pois a falta de compromisso com o povo esta muito grande!!!!dinheiro para viagens internacionais tomar cafe um Dubai aposto que o Sr tem mais cada o premio dos funcionarios ?
    tudo no estado gira em acordo de resultados , vamos fazer isso por que vai entrar no acordo de resultados. agora meu amigo !!! funcionario sem motivação nao produz !!!
    Parabens por destruir o final de ano de todos os funcionarios!!!
    Ano passado que foi seu interesse voce pagou o premio na data certa por que queria voto !!!
    eleição vem ai !!!
    RETIRADO DO BLOG DO CABO JÚLIO.

    ResponderExcluir
  36. Acho que o gov. precisa de uma sessão espírita. Sai desse corpo, espírito do mal!!! Ele não te pertence!
    E dá-lhe banho se sete ervas!
    Cruzes.

    ResponderExcluir
  37. Olá, pessoal da luta!

    Boa noite!

    Estou de volta ao bunker e pronto para fazer um rápido relato do que aconteceu na reunião do comando estadual de greve. Então, aguardem alguns minutinhos que já vou redigir as primeiras impressões, as decisões tomadas e os encaminhamentos que serão dados.

    Um forte abraço, força na luta e daqui a pouco.

    Euler

    ResponderExcluir
  38. tomara que a reunião de hoje tenha sido produtiva e tenha trago boas impressões e novos horizontes para nós e nossas famílias. Aguardo os seus primeiros relatos.

    ResponderExcluir
  39. Olá, pessoal da luta, membros do NDG e demais colegas!

    Vou procurar ser bem objetivo nos informes.

    1) ficou decidido que o sindicato vai entrar com ações judiciais para três demandas: a) para cobrar a diferença (redução salarial) ocorrida com a mudança para o sistema de vencimento básico; b) para acompanhar e apresentar denúncia contra o assédio moral praticado pelos agentes do governo nas escolas; e c) para ingressar com uma ADI questionando a legalidade do subsídio 2;

    2) o comando aprovou ainda a contratação de um escritório de advogados renomado para realizar estas demandas. Esta proposta atende, pelo menos formalmente (ou seja, até que seja executada) aquilo que temos defendido aqui. A direção se comprometeu a agilizar as ações ainda em dezembro deste ano;

    3) o Rômulo e eu defendemos que fosse formada uma comissão constituída pela direção e pela base para acompanhar este processo. A direção não concordou com essa tese, e acabou apresentando uma outra proposta: que haverá uma reunião com representantes das subsedes, com os advogados e a direção, para discutir as ações judiciais e acompanhar o encaminhamento dessas ações. Não é o que defendíamos, mas de qualquer modo representa um pequeno avanço. A direção tem dificuldade em ampliar o controle que detém das decisões com pessoas da base. Neste caso, o ideal seria poucas pessoas com capacidade de criticar e analisar os temas abordados. Claro que todas as pessoas são capazes, mas alguns de nós acumularam um pouco mais sobre determinados temas, não havendo necessidade, por motivo de agilidade, de formalismos do tipo convidar representantes de todas as subsedes. Vamos ver, na prática, se será possível analisar o teor das ações e apresentar propostas concretas. Tomara que sim;

    4) além da questão jurídica, foi apresentada pela direção um novo material para divulgar nas escolas e para a comunidade, contendo o retrato e o nome de todos os deputados que votaram contra os educadores; houve também uma breve apresentação do conteúdo do subsídio 2, que será reproduzida em boletim especial e publicado no site oficial do sindicato;

    5) a combativa colega Liliane apresentou o texto elaborado como sugestão da reunião do NDG denunciando a realidade das escolas e dos educadores de Minas. O texto será formatado e divulgado para todos;

    6) mas o grande foco da reunião acabou sendo a antecipação do congresso estadual do sind-UTE para fevereiro de 2012, nos dias 10,11 e 12. Os colegas Rômulo e Gustavo (do Conlutas), com meu apoio, tentaram jogar o congresso pelo menos para março, mas venceu a proposta da direção, de realizar o congresso o mais rápido possível. Argumentou a direção, entre outros motivos, que através do congresso será possível retomar a organização e as lutas dos educadores. Todo o processo de organização, teses, escolha de delegados, etc. será divulgado ainda em dezembro no site do sindicato.

    7) finalmente (embora na pauta da reunião tivesse acontecido no início), ficamos sabendo que uma comissão da Câmara de Deputados já aprovou a mudança do índice de reajuste para o INPC - mais um golpe contra os educadores. E que para impedir que seja aprovado definitivamente naquela Casa seria necessário que um determinado número de deputados entrasse com recurso - o que a CNTE estaria tentando. Há o indicativo de que todos enviem e-mails para os deputados federais do estado pedindo para que eles entrem com este recurso e não aprovem esta alteração na Lei do Piso;

    8) foi dado o informe ainda de que a CNTE planeja organizar uma greve geral nacional em 2012. Que pena que ela não tenha feito isso este ano, quando educadores de quase todos os estados cruzaram os braços.

    No post da madrugada farei as análises de costume, com as impressões que colhi e com as propostas para acompanhar o processo jurídico, além de iniciativas próprias, diretamente pela base, que podemos tomar para alcançar o nosso objetivo central, que é a implantação do piso na carreira.

    Um forte abraço a todos e força na luta!

    Euler

    ResponderExcluir
  40. Mais uma vez esperando algo de deputados (agora federais)Toma tenência!!E mais uma reunião e apenas promessas da direção , esse papo dos advogados já tá virando chacota.Na pròxima reunião vão continuar enrolando...

    ResponderExcluir
  41. Independente das ações jurídicas do sindicato, penso que devemos contratar um bom escritório de advocacia para a nossa causa. Quanto mais processos, melhor.
    Não podemos esperar para o final de dezembro. É pra ontem!

    ResponderExcluir
  42. É Euler seria bom mesmo que o nosso querido sindicato entrasse com esta ADI ainda este ano pois segundo o Marcus Guerra deve-se entrar urgentemente com esta nova ADI contra este subsídio 2. Tomara que com esta contratação deste escritório de peso possamos dar entrada nisso tudo ainda este ano. Não podemos nos esquecer de colocar tudo bem detalhado nesta ADI como a perda de direitos adquiridos ferindo a nossa querida constituição e também é claro uma tabela comparando o nosso salário no subsídio e no vencimento básico de acordo com nosso plano de carreira para os juízes federais entenderem mais claramente de quanto está sendo o nosso calote, também colocar que a proposta do subsídio 2 foi elaborada sem a participaçao do sindute contrariando mais uma vez a constituição. Enfim tenho certeza que vocês aí do sindicato vão saber direitinho as providências a tomar. Ahhhhh e tomem cuidado viu, o governo vai ficar sabendo deste escritório contratado pelo sindute e vai tentar comprar os advogados para fazer o sindute perder a causa. Temos que tomar cuidado com este desgoverno maquiavélico. Temos que ficar de olho nestes advogados que vão pegar nossa causa e pra isso vamos pedir uma ajudinha para o Marcus Guerra que nos ajude a vigiar os advogados contratados pelo sindute. Todas as precauções temos que tomar quando lidamos com gente da laia deste ditador, ele vai tentar jogar sujo de todas as formas para isso vai tentar comprar nossos advogados e por cima de tudo com o nosso próprio dinheiro dos impostos que pagamos. Veja bem se pode uma coisa dessas. Então fiquemos de prontidão. E até a vitória.

    ResponderExcluir
  43. Boa noite Prof.Euler,

    Grata pelas informações!
    Toda o "cash" do sindicato deveria ser reservado para a luta juridica e demais atos publicos no decorrer de 2012. Que pena que o foco foi o Congresso ja para fevereiro. Sindute engessado como sempre, uma pena!!!!

    ResponderExcluir
  44. Será que lá na câmara Anastasia também manda? Não é possível né kkkkk Mas lá devem ter outros "Anastasias".

    ResponderExcluir
  45. Euler, sou aposentada e também vítima desta "coisa" q. se acha o cérebro "luminoso" de Minas. Existem mtas pessoas infinitamente mais inteligentes em Minas que não praticam atos perversos contra o povo em prol deste maldito
    neoliberalismo introduzido por collor e aperfeiçoado pelo prepotente fernando henrique. Como os aposentados poderão participar da ação contra o estado? Estou cansada de sofrer. JESUS LHE PROTEJA E LHE DÊ MTA FORÇA. Meus respeitos.

    ResponderExcluir
  46. Companheiro Euler, a cúpula do sindicato decidiu também no comando de greve, convidar a gazola de novo,para abertura do congresso??????
    Olha, não tô gostando nada disso.Não aceitarem sugestões tão inteligentes como voces apresentaram,significa autoritarismo e isto não tá me cheirando bem!!!!!!!
    Abraços a você e todos que estão na luta de verdade!!!!!!!

    ResponderExcluir
  47. Euler,
    Essa morosidade do Sindicato já está me irritando .Por que o Sindicato não aceitou a formação da comissão constituída pela direção e pela base para acompanhar o processo. Muito estranho isso. Vamos raciocinar um pouquinho e tentar entender essa posição da direção. A meu ver parece que o Sindicato não tem pressa para resolver nossas questões. O tempo corre e nada acontece. Sindicato, acooooorrrrrda!!!!!!!! Porque o Euler e outros que estão mais bem informados não podem participar?
    Muito estranho.... Foco nas ações, estamos de olho.

    ResponderExcluir
  48. Após todos esses comentários do Prof. Euler, fica um questionamento, diziam pelas subsedes que o Sindicato encontrava-se silencioso, pois estava tomando medidas, pelo que vemos, hoje, não estava tomando medida alguma, porque vejam isto:"ficou decidido que o sindicato vai entrar com ações judiciais para três demandas: a) para cobrar a diferença (redução salarial) ocorrida com a mudança para o sistema de vencimento básico; b) para acompanhar e apresentar denúncia contra o assédio moral praticado pelos agentes do governo nas escolas; e c) para ingressar com uma ADI questionando a legalidade do subsídio 2;

    2) o comando aprovou ainda a contratação de um escritório de advogados renomado para realizar estas demandas. Esta proposta atende, pelo menos formalmente (ou seja, até que seja executada) aquilo que temos defendido aqui. A direção se comprometeu a agilizar as ações ainda em dezembro deste ano;[...]"

    Ficou parecendo, a luz desses comentários, que o Sindicato não tinha tomado medida alguma, pelo jeito acatou algumas das propostas levadas, então não entendi o tal silenciamento! Esquisito !!!

    ResponderExcluir
  49. Chega de reunião, caramba!!!!AÇÂO e agora, ou nunca mais quero ouvir em sindicato, e outros

    ResponderExcluir
  50. O Anônimo tem razão, esperamos que o Sindicato novamente não gaste os tubos para fazer Congresso e ainda, ocnvidar os inimigos da educação para debater e as subsedes convidar professor que só gosta de viajar para tirar fotos e colocar no facebook, porque na hora de participar de greve como foi neste ano, não pode, há inúmeras desculpas, mas para passear sempre pode, principalmente quando é para viajar e ficar em hotel às custas do Sindicato. Então que as subsedes selecione que irá, de preferência os educadores já engajados nas discussões.

    ResponderExcluir
  51. Por essa e outras que não participo mais de reuniões com essa direção "comprometida"até a alma com a lama partidária ; vide pimentel .Só vou nas reuniões do paralelo.Afinal que se mistura aos porcos come farelo.

    ResponderExcluir
  52. Ao Jonatas Santos - não achei no site petição pública o abaixo assinado citado por você. Onde ele está?????

    ResponderExcluir
  53. Boa noite colegas de luta!

    Não estou gostando de nada disso, ...
    como assim, "vai contratar um escritório renomado"???/////
    Isto já estava definido na última reuniaõ do comando, semana passada!
    Não foi? Ou estou mais um pouquinho louco que antes?
    Depois desse tempão todo em silêncio em nome das demandas eficientes, vocês me veem com essa de que "vai contratar"? Para com isso gente!
    Está me parecendo aquele time que entra em campo disposto a PERDER!
    PENSEI QUE A REUNIÃO ERA PARA FALAR E MOSTRAR O QUE ESTÁ SENDO FEITO, e não o que "vai fazer", ora bolas!
    PROF. Euler, meu caro, você não respondeu ainda qual sua relação (atual)com o sindicato, mas agora parece que está claro: vocês não se dão!
    Por que então o sindicato não houve e aceita o que você nos coloca aqui há temnpos? E também por que não aceita sua presença?

    Ora, parece que estamos em uma Ferrari, e o sindicato em um fusquinha, nesta corrida maluca!

    Antônio Carlos

    ResponderExcluir
  54. Como assim? O grande foco da reunião foi a antecipação do congresso do sind ute?
    Como assim greve geral em 2012? por que não fizeram isto enquanto estávamos de greve?
    Dá até para pensar se estão realmente interessados em resolver o nosso problema específico que é o pagamento do piso.
    Se o sindicato não levar isto a sério .... sei não.Vão ser milhares se desfiliando.

    ResponderExcluir
  55. Ora bolas,
    Como assim, entrar com as ações ainda em Dezembro?
    Não era para JÁ TER entrado, prá ontem??!!

    Antônio Carlos

    ResponderExcluir
  56. Euler se você não está querendo nos ajudar na contratação dos advogados é só falar que encontraremos outro caminho!Nossa angustia é muito grande pra ficar nesse chove não molha!Colocamos tudo em suas mãos ,mais você também não toma sua decisão,falar não vai resolver nossa situação e nem o sindicato o fará!Os interesses do sindicato são outros,somos usados por eles ,não faço mais greve!

    ResponderExcluir
  57. Entrar com ações em dezembro,mais se não me engano estamos em dezembro ou estou enganada?

    ResponderExcluir
  58. O Marcus mesmo disse que temos poucos dias para agir se realmente quisermos o piso,então esperar o quê?Perder o piso?

    ResponderExcluir
  59. Novamente não estou acreditando em tudo que aconteceu hoje!Nada como sempre,permanecemos na angustia de sempre!Euler já dissemos várias vezes confiamos em você e não nas atitudes desse sindicato que visa interesses próprios!

    ResponderExcluir
  60. Olá pessoal, para algumas ações dependemos do sindicato; para outras, podemos atuar de forma independente. Vamos aguardar para ver a atitude do sindicato nos próximos dias. Se necessário, vamos sim agir. Mas, com o devido cuidado, procurando nos informar da melhor forma acerca das ações e dos advogados que por ventura viermos a contratar - caso isso aconteça. Claro que isso não será uma decisão pessoal, minha, mas uma escolha que será submetida aos grupos de pessoas que visitam o blog. Aguardemos mais alguns dias.

    ResponderExcluir
  61. Euler ,agir depois que passar o tempo não vai adiantar em nada,assim disse Marcus e você sabe disso!Eu já cansei de esperar atitude do sindicato,ele já teria que ter agido a mais tempo,mais ele está como os ursos no período de hibernação!

    ResponderExcluir
  62. Euler, você é minha única esperança e aos poucos estou perdendo,você está com medo de quê?Estamos do seu lado,meu amigo!

    ResponderExcluir
  63. E aí, Marcus?
    O que acha de tudo isso (reunião de hoje)?

    ResponderExcluir
  64. Está claro que o sindicato está dominado também .Como agir para trocar seus elementos .Não seria o caso de um bota fora ? Ficamos sonhando em nos livrarmos do Anastazia e estamos nos conformando com a incompetência ou subserviência do sindicato .

    ResponderExcluir
  65. Euler de Deus,
    Aguardar o que? Já aguardamos demais.A luta agora é jurídica e é para ontem.Vamos fazer a lista dos interessados nesta ação já.Parece que ao sindicato não interessa luta jurídica. Congresso? só pensam nisto? Será que não estào vendo a situação crítica da categoria? Já estamos em dezembro. Nada foi falado a respeito da necessidade de uma ação urgente?
    Lembra a encenação com as ações do piso? Pura cena.A lista está na letra D.Levei toda a documentação no sindicato. E cadê? Não fizeram nada.E as ações da restituição da cobrança ilegal da assistência médica? Desde 2008,Só agora que o sindicato acordou.Esta mororidade pode se repetir agora e aí perderemos prazos e adeus piso. Ou será que até agora ninguem caiu na real e pensa que o governo nada está articulando? Já estão sabendo da nossa intenção e já estão tramando. É assim que pessoas perversas fazem. Usam meios escusos na maior facilidade.Será que ninguém percebe que estamos sendo castigados em ter ousado enfrentar o governo? Nós precisamos agir.Só isto.Nada se falou ou discutiu sobre procurar a OAB?

    ResponderExcluir
  66. EULER NÃO SEI PORQUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO O SINDICATO.ACHO QUE VOCÊ JÁ PERCEBEU MAS NÃO QUER ADMITIR(UMA PENA) QUE ESTE SINDICATO NADA FEZ E NÃO FARÁ.VAMOS MOVER ISSO ESTA SEMANA QUE SE INICIA.VOCÊ, MARCUS GUERRA NOS AJUDANDO E TODOS NÓS QUE CONFIAMOS E CONTAMOS COM ESTA INCORRUPTÍVEL PERSONALIDADE QUE ESTÁ SEMPRE AQUI NOS CONFORTANDO, NOS AJUDANDO, NOS ENSINANDO, QUE É VOCÊ.PENSE E EU SEI QUE LÁ NO FUNDO DE SUA ALMA VOCÊ QUER JOGAR TUDO POR ALTO E AGIR MAS ALGO PARECE LHE PRENDER.ELES NÃO QUEREM VOCÊ´PORQUE VOCÊ É LIMPO, SEM ALIADOS, QUE VÃO DESVIAR O FOCO PARA COISAS ENVOLVENDO POLÍTICA PARTIDÁRIA.NÃO ESTOU GOSTANDO DISSO TAMBÉM.AMANHÃ É SEGUNDA FEIRA, VAMOS EM FRENTE COM MILHARES DE PESSOAS QUE ESTÃO DISPOSTAS A ENTRAR NA JUSTIÇA.NÃO PODEMOS MAIS ESPERAR MEU DEUS.QUANDO??/DEPOIS QUE O GOVERNO AGIR NOVAMENTE E DERROTANDO NOSSOS ARGUMENTOS?? PENSE.ABANDONE ESTE MALDITO SINDICATO QUE AINDA NÃO ENXERGOU QUE ESTÁ DERROTADO.ABRAÇOS E PENSE BEM.ABANDONE ESTE SINDICATO QUE NÃO FEZ NADA E NADA FARÁ.

    ResponderExcluir
  67. Euler e companhriros(as), bom dia!
    Não dá mais para esperar pelas ações desse sindicato inerte e letárgico. Vamos partir logo para o ataque e entrar com as ações que pudermos fazer, independetemente do sindicato. Encontre logo um EXCELENTE escritório de advocacia para nos representar, contamos com você.
    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  68. EULER NÃO TEM PRÓXIMOS DIAS QUERIDO.ESTES PRÓXIMOS DIAS JÁ SE PASSARAM MESES.VOCÊ AINDA ACREDITA EM PAPAI NOEL??? NÃO PODEMOS ESPERAR.CONSULTE O DOUTOR MARCUS GUERRA OU ELE CERTAMENTE VISITA SEU BLOG DIARIAMENTE E PODERÁ LER O QUE AQUI ESTÃO POSTADOS.A INSATISFAÇÃO COM ESTE SINDICATO E QUE NÃO PRECISA ESPERAR SINDICATO.ELE PODERÁ POSTAR ALGO ORIENTANDO VOCÊ E ASSIM PODEREMOS UNIDOS A VOCÊ ENTRAR COM ESTA AÇÃO QUE JÁ DEVERIA TER SIDO FEITA.OU PODERÁ ENVIAR EMAIL PARA VOCÊ.NÃO ACREDITO QUE SOMENTE ALGUMAS AÇÕES PODE SER FEITAS PELO SINDICATO.ACREDITO QUE O NÚMERO DE PESSOAS QUE VÃO ENTRAR JÁ ESTARÁ DE BOM TAMANHO PARA UMA REPRESENTATIVIDADE.SINDICATO QUE FICOU EM SILÊNCIO ESPERANDO O QUÊ??? NADA TEM DE NOVIDADE.PARECE QUE ESTÁ FAZENDO COISAS POR DEBAIXO DOS PANOS E ALIADOS AO GOVERNO.NÃO QUERO MAIS SABER DE GREVE E MUITO MENOS DE SINDICATO.VAMOS FORMAR UM NOVO SINDICATO PARALELO???QUE TAL???

    ResponderExcluir
  69. Euler e colegas,
    bom dia, bom domingo!

    Estou aborrecido e desanimado com estas reuniões e com o sindicato.

    De acordo com sua postagem das 21:43, percebo que o sindicato quer conduzir a categoria à greve, logo no início de 2012.

    O fato do sindicato NÃO aceitar uma comissão para acompanhar as ações jurídicas, significa que não haverá prioridade na ação jurídica COMPETENTE e em tempo hábil.

    O sindicato mostra que quer priorizar a greve.

    Nos colocar na frente de combate de uma guerra que não é nossa.

    Percebe que o sindicato quer combater e desgastar o governo através de nós.

    Não aceito está situação.

    QUEREMOS APENAS A DEFESA DE NOSSA CAUSA.
    QUEREMOS APENAS A DEFESA DE NOSSA CAUSA.

    Em primeiro lugar, temos que ser competentes e eficientes em defesa da nossa causa, para depois querer brigar com o governo nas praças públicas.

    Não vou ser massa de manobra e se puder desanimarei meus colegas.

    Segundo sua postagem o grande foco da reunião foi a antecipação do congresso estadual do Sind UTE, para fevereiro de 2012.
    O sindicato quer estruturar uma grande GREVE para 2012.

    Neste momento vejo que somente uma AÇÃO JUDICIAL COMPETENTE pode nos ajudar.

    Euler,

    Continue sendo autêntico e coerente como sempre você é.

    Continue a nos oportunizar a liberdade de expressão neste blog.

    Como sempre tenho dito este é um blog de utilidade pública para os professores de Minas Gerais.

    É aqui neste espaço que me informo e interajo com os colegas e percebo muito autenticidade de todos.

    E o que foi resolvido a respeito da comunicação do sindicato com a categoria?

    Precisamos de um conjunto de ações estratégicas. Neste momento o melhor será uma ação judicial competente. Temos que nos mostrar competentes nesta área. O governo nos vence sempre nos tribunais.Precisamos aprender o caminho das pedras.

    Quando conhecermos minuciosamente os nossos inimigos, eles nos ensinarão a vencê-los.

    As nossas ações nos proporcionam as nossas realizações.

    ... E O SOL NASCE NOVAMENTE!

    ResponderExcluir
  70. (...)mas se não me engano...
    (...)mas se não me engano...
    (...)mas se não me engano...
    (...)mas se não me engano...
    (...)mas se não me engano...
    (...)mas se não me engano...
    (...)mas se não me engano...
    (...)mas se não me engano...
    (...)mas se não me engano...

    (...) mas você também não toma sua decisão...
    (...) mas você também não toma sua decisão...
    (...) mas você também não toma sua decisão...
    (...) mas você também não toma sua decisão...
    (...) mas você também não toma sua decisão...
    (...) mas você também não toma sua decisão...
    (...) mas você também não toma sua decisão...

    ResponderExcluir
  71. NÃO VAMOS SER PALANQUE PARA A OPOSIÇÃO POLÍTICA DO GOVERNADOR E DO PREFEITO DE BH.

    QUEREMOS O FOCO SOMENTE NA DEFESA DE NOSSA CAUSA.

    TEMOS QUE SER COMPETENTES E EFICIENTES NA DEFESA DE NOSSA CAUSA.

    NÃO QUEREMOS MISTURAR A POLÍTICA PARTIDÁRIA COM OS NOSSOS INTERESSES.

    CONDUZIR NOSSA CATEGORIA A GREVE PARA ATENDER AS NECESSIDADES POLÍTICO-PARTIDÁRIA É UMA COVARDIA.

    TEMOS QUE SER EFICIENTES ONDE O NOSSO INIMIGO É EFICIENTE.

    ELES SÃO MUITO EFICIENTES NOS TRIBUNAIS, ENTÃO, PRECISAMOS APRENDER O CAMINHO E NOS TRONAR EFICIENTES NAS AÇÕES JUDICIAIS.

    PENSAR EM GREVE, NESTE MOMENTO, COM A CATEGORIA MUITO CANSADA, DESGASTADA, SEM DINHEIRO É UM EGOÍSMO TERRÍVEL.

    ResponderExcluir
  72. PT E PSDB = FARINHA DO MESMO SACO.

    POLÍTICA PARTIDÁRIA, SÓ COM INOVAÇÃO.

    FREI GILVANDER PARA PREFEITO DE BH.

    ResponderExcluir
  73. Caros professores,
    Que o governo criou o subsídio2(lei 19837) para burlar a Lei Federal 11738 e não pagar o piso está muito claro. Que está lei não tem força maior que a lei do piso, também é verdade. Que é direito constitucional de todo profissional do magistério público do ensino básico receber o piso aplicado na carreira vigente(lei 15293), isto é lógico.
    Portanto, pessoal, podem ficar seguros e tranquilos, todos que entrarem na justiça(advogados competentes) cobrando o piso na carreira vão ganhar, isto é certo.
    Sebastião de Oliveira

    ResponderExcluir
  74. O AUTORITARISMO DO SIND UTE

    Não aceitar uma comissão da base para acompanhar as ações judiciais do escritório a ser contratado.

    O sindicato tem a postura de sempre chegar com suas ideias prontas e não aceitar discutir ou até mesmo ceder em alguma parte.

    Estamos sendo usados para autenticar as propostas que já chegam prontas.

    Quem segurou a greve em 2011 foi este blog e o NDG.

    Sem nós não haverá greve.

    QUEREMOS GANHAR A BATALHA JUDICIAL.

    ResponderExcluir
  75. A presidenta Dilma,

    TUDO VIU, TUDO SABIA, TUDO PODIA E NADA FEZ.

    ResponderExcluir
  76. Ao anônimo das 07:46.

    Se você quiser saber o seu número no processo que reivindica a permanência do piso salarial e benefícios dirija-se à sede do sindicato localizada no bairro - Floresta na rua - Ipiranga em Belo Horizonte, lá você irá falar com o corpo jurídico do sindicato e exigirá o seu número de processo para se fazer o acompanhamento do andamento do processo on line. Tenho a absoluta certeza de que eles te atenderão.

    ResponderExcluir
  77. MUITO BONITINHO A BIA ESCREVER NO BLOG DELA DISFARÇANDO QUE ESTÁ CONTRA O GOVERNO E NÃO ESTÁ MESMO.ESSE SINDICATO ESTÁ NOS USANDO.POR FAVOR VAMOS MOVER ESTA AÇÃO E O QUE FOR PRECISO JÁ.FAÇA UMA LISTA AQUI EULER E JÁ PEGA O NOME DAS PESSOAS OU PODEMOS ENVIAR VIA EMAIL Á VOCÊ.NÃO SE SINTA PRESO A QUALQUER COISA A NÃO SER AS SUAS CRENÇAS.ESTAMOS COM VOCÊ POR TER NOS MOSTRADO CARINHO, DEDICAÇÃO, HONESTIDADE, SINCERIDADE.

    ResponderExcluir
  78. Nenhum partido ou direção de qualquer entidade faz um bom trabalho se não há oposição que avalie, questione, critique o erro ou apoie o acerto. Nada adianta a oposição chega ao poder e não há ninguém que possa questioná-la, opondo-se às suas falhas ou respaldando suas ações positivas. Se não há divergências, realmente, torna-se "tudo farinha do mesmo saco" e não podemos mais distinguir o que é bom ou ruim, distinguindo apenas quem é bom ou ruim de acordo com nossa empatia, com o discurso, com a propaganda. Por isso, acho positiva a postura avaliadora perante o sindicato e não de simples admiração inocente ou desafeto inútil.

    ResponderExcluir
  79. Euler,
    O rumor de greve logo no início do ano está assustando os pais. Na cidade onde moro os pais estão dormindo na fila para garantir a vaga do filho em escola municipal. O início das matrículas será no dia 12/12. Tenho medo de cair o número de alunos na escolas estaduais e consequentemente a redução do número de turmas.
    Não sou favorável a greve logo no início do ano. Penso que a melhor saída serão as açoes judiciais. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  80. Se eu não estou muito enganado pode-se vislumbrar perante a justiça o MANDADO DE SEGURANÇA, por ser este um remédio constitucional que assegura direitos que estão sendo negados. O Mandado de Segurança pode ser proposto individualmente ou coletivo sem a anuência do sindicato, qualquer pessoa pode se dirigir ao seu advogado e relatar o problema no qual o mesmo deva orientar para a expedição de tal medida existente no intuito de reaver direitos que foram retirados. É óbvio que deve ele ser bem fundamentado para ter força de argumentação e convencimento, além de ser realizado para remetimento à esfera federal, uma vez que em instância estadual ocorre o risco de seu comprometimento devido a força impositora do governo.

    É bom lembrar também que o governo já atua em comum acordo com demais governadores do Brasil para adequarem os indicadores e dispositivos de aumento do PISO SALARIAL através do INPC, o sindicato me parece que tem atuado no recolhimento de assinaturas dos vários deputados federais para barrar esse processo que levaria se caso ocorresse de ganharmos o PISO na justiça, termos indicadores baixos para a garantia de aumentos salariais, o que poderia ser uma certa perda para os trabalhadores que optaram pelo vencimento antigo.

    Àqueles que possam ter dificuldades na contratação de algum advogado consulte a OAB de sua cidade, pois um advogado não afeito a especificidade dos servidores do estado de Minas Gerais terá de estudar os regimentos e leis embasando à situação presente, e isto demandará tempo, se levarmos em conta, que se não me engano, após o dia 20 deste mês haverá recesso dos tribunais ocorrendo seu retorno às atividades no ano vindouro talvez após o dia 10/01/12.

    As ações que tratam a respeito da Intervenção Federal e ADI por exemplo tem de ser requeridas por instituições representadas, no caso, o sindicato é a pessoa jurídica para requerer os trabalhos advocatícios para tal representação.

    Não sou do ramo do direito, sendo também professor do estado de Minas Gerais, peço aos profissionais que aqui postam se divergirem de minha opinião, tenham a plena liberdade para opinar e ajudarem aos demais profissionais como eu que estão todos no mesmo barco.

    ResponderExcluir
  81. Querido Euler.
    Que DEUS LHE PROTEJA.
    Quero lhe agradecer mais uma vez por tudo que aprendi com você durante esse tempo em que entro nesse espaço.Percebo que a pressão sobre você cada dia cresce mais. Acho que algumas pessoas estão confundindo as coisas.Estão cobrando de você as ações que são do sind ute, que pelo que percebo( tenho certeza) temem a sua competência e sua capacidade de comunicação e seu carisma. Querendo ou não você "caiu na graça do povo". Caberá a você salvar a "pátria" enquanto o sindicato recebe milhares de dinheiro dos professores, que são jogados à sorte, sem uma ação eficaz de reverter o caos na educação causada por esse infeliz ser desumano?
    Teen-se a sensação de que nem só deputados são comprados por qualquer 30 dinheirinhos.Parece que o circo esta armado e tudo pronto para impedir a vitoria de uma classe de respeito e sofrida, vulnerável aos desmantos de governos que usam a educação para formar um povo alienado sujeito aos seus interesses.
    O MEU RESPEITO A VOCÊ PELA SUA ÉTICA.Já poderia ter esculhambado o sindicato ( e teria o apoio de tanta gente competente, humilde e lutadora), mas não o faz por seu caráter humano e sua sabedoria.
    Fica com DEUS, MEU QUERIDO E RESPEITADO COLEGA DE PROFISSÃO e a todos que buscam nesse blog palavras de conforto e esperança.
    COM RESPEITO, MARIA DE GV.

    ResponderExcluir
  82. Caríssimos, é admirável o empenho e engajamento de todos para acompanhar a luta contra este governo que nos desvaloriza cruelmente mas é necessário que as ações seja mais racionais do que tem sido, concordo com a posição de investir judicialmente de forma mais contudente, fundamentada e perspicaz! Se não desejamos ser apenas amigos da escola e termos nosso direito de profissionais garantidos essa posição urge!!! Devemos agir e nos posicionar como queremos ser tratados, de forma equilibrada, organizada, racional e confiante! Neste Congresso pelo visto deverá ser debatido estes assuntos e talvez a greve não seja mesmo a melhor saída pois os educadores já estão bastante desmoralizados quanto a ela justamente por ter tido duas sucessivas sem resultados concretos! Coerência, racionalidade e equilíbrio deve ser o lema do sindicato e de todos os educadores-lutadores em 2012! Abraço.

    ResponderExcluir
  83. Centro-oeste mineiro, temos 3 para detonar: Fabiano Tolentino, Gustavo Valadares e Neider Moreira.Não se esqueçam,pau neles!

    ResponderExcluir
  84. Só vejo fora Lacerda e o fora do governador? Dê um bastya a essa política ordinária que nacontece em Minas, que pra mim é o ressurgimento da ditadura sob todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  85. Euler, Avisa pra direção deste sindicato que Gazola vai deixar a pasta agora em Janeiro. Pois senão eles convida-a pra participar do congresso. Peça pra informar quem será o próximo ou a proxima secretária de educação, pra eles não darem um fora.

    ResponderExcluir
  86. Não fiquem chateados Euler, pelo sindicato não ter acontecido em março ou abril, pois a direção não deixou foi pra não atrapalhar o congresso Estadual da CUT. Eles precisam de fazer constantemente palco para o PT. Pra eles categoria(nós) é só uma massa de manobra. pois é, pois é, pois é...

    ResponderExcluir