terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O mundo está de cabeça para baixo, ou somos nós?


Neste sábado, 17, a partir das 13h, na Casa D. Helena Greco, haverá extensa programação com temas ligados aos Direitos Humanos, tributo aos mortos e desaparecidos, com debates, documentários, música de protesto e tudo mais. Vale a pena conferir. O Frei Gilvander e o colega Rômulo, entre outros, fazem parte de uma das mesas de debate. Cliquem na imagem para conhecerem a programação completa.


O mundo está de cabeça para baixo, ou somos nós?


Nesse compasso de espera entre as decisões judiciais urgentes e outras coisas e tais, quero falar de coisas outras, embora sejam as mesmas coisas. De certa forma tudo está interligado mesmo, né? Abro os jornais, ou melhor, não abro os jornais, mas visito os portais para ver se me surpreendo com alguma notícia que contrarie as mesmices ocidentais. Que pena que sejam tão poucas as surpresas.

Estes grandes portais de notícias, tirando o pouco de produção própria, onde um sopro de vida vez ou outra é percebido pelas penas de jornalistas que assumem maior independência, no geral o que se vê é a reprodução do que vem de fora. De fora, em todos os sentidos. A imprensa mineira reproduz o que sai nos maiores jornais nacionais, puxados pela Folha, Estadão, Veja e Globo. E estes, obviamente, reproduzem servilmente o que vem da Casa Grande Internacional, ou seja, das grandes redes de noticiário dos países tidos como ricos, como EUA e os Europa Ocidental.

Esta linha de comunicação representa na prática, em nome da democracia ocidental, o maior confisco da democracia que jamais se percebeu, uma verdadeira ditadura da comunicação. Os comuns dos mortais imbecilizados, que se limitam a crer nos dogmas dessa mídia corrompida, formam seus valores com a base na inversão do mundo. Aquilo que é, é apresentado exatamente como o seu oposto.

Os países ricos - ricos, mas quebrados, diga-se, como EUA, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, entre outros - praticam as maiores patifarias e piratarias internacionais, mas são apresentados como modelo de democracia, de respeito à liberdade de imprensa, e às outras liberdades também. Na prática, contudo, são piores do que qualquer ditadorzinho do Oriente Médio, pois estes fazem mal a seu povo, em região restrita - e claro que isso não justifica o que fazem. Mas, os gangsteres internacionais, que reúnem banqueiros, grandes empresários que dominam a comunicação, a indústria bélica e outras mais, e controlam os políticos profissionais que são eleitos, impõem as regras do jogo em escala mundial. E essas regras são ditadas pela força das armas, dos mísseis que destroem milhares de civis em nome da liberdade e da democracia, mas também e principalmente através da manipulação midiática.

Para esta gente não há a menor importância sobre qual forma utilizar para dominar os povos dos seus respectivos países e de qualquer outra parte do mundo. O discurso é sempre o mesmo: se você contrariou os interesses deles, você é um ditador, precisamos tirá-lo do caminho para que a democracia e a liberdade sejam introduzidas ou restauradas. Liberdade aqui tem aquele velho teor que aprendemos nos bancos escolares, assim que tivemos acesso ao quase esquecido Manifesto Comunista, redigido por Marx e Engels, no calor de um crescente movimento libertário. Não se trata de ideologia, mas de constatar o que é o óbvio - e poderia ser dito mesmo por um poeta conservador: a liberdade, aqui e ali, divulgada por esta mídia cínica, é a liberdade da minoria continuar explorando, pilhando, roubando o que deveria pertencer à maioria da população do mundo que produz todas as riquezas.

Caminhar contra a corrente nunca foi coisa fácil. Descobri isso ainda em tenra idade. E redescubro a cada dia. Mesmo nas organizações de esquerda, onde se disputam fatias de poder como se pudessem dominar a vontade e a mente das pessoas, isso se reproduz como lógica cega. A leitura enviesada que às vezes fazem dos textos revolucionários das diferentes correntes e matizes e pensadores conduz ao oportunismo de querer enquadrar os diferentes contextos ao sabor dos interesses pessoais e de grupos. Na prática acabam reproduzindo as mesmas práticas. Aplicam golpes em nome da defesa de valores que são, por eles, sonegados.

É verdade que o mundo do capital, do capitalismo - e aqui dito sem qualquer ideologia - é uma inversão só, de tudo quanto aparenta ser. Não queiram entender muito bem este sistema, aconselho-os, pois quanto mais aprendemos - e isso falo por experiência própria - mais nos desiludimos com o que vemos e vivemos. É preciso ter nervos de aço e um coração forte para não se desencantar com aquilo que parecia ser o que realmente não é. Uma dose de ignorância, ou de fé, ou de embriaguez mesmo, neste caso é salutar. Vão me excomungar por isso, rsrs. Mas, e daí? Ninguém nunca saberá de tudo mesmo, ninguém, nenhum de nós, nunca alcançará tudo. Então que saibamos conviver com os nossos limites, mas sem perder a disposição para caminhar contra a corrente. E obviamente, apropriando-me aqui das palavras do Che, "sem perder a ternura, jamais".

Na minha concepção, modesta, de quem nasceu num arraial - e nele permanece -, mudar o mundo todo é coisa que transcende ao nosso alcance. Comecemos por fazer de cada espaço que alcançamos uma trincheira de resistência. Se a corrente esmaga a todos, aqui do meu pedaço, do meu quadrado arredondado, eu posso lutar contra ela, resistir e combater o que nos agride a todos, recuperando cada pequeno espaço apropriado indevidamente pelos de cima. Da (e pela) liberdade de dizer o que penso ao salário confiscado pelo governo que serve aos de cima, não abro mão de resistir e de lutar.

Liberdade, democracia, direitos não são discurso. Ou a gente tem, ou a gente conquista. E geralmente é assim: o que a gente tem hoje foi fruto de conquista. Mas, podemos perder, se a luta parar, porque a corrente que nos esmaga não para. Somos testemunhas disso a cada instante. Portanto, é lutar, ou lutar, ou lutar, o tempo todo, a vida toda, até as muitas e pequenas vitórias, ainda que contrapostas a outras tantas derrotas. Vitórias e derrotas fazem parte de conceitos que ainda precisam ser redescobertos. Se eu estou de pé, e pronto para a luta, nunca serei derrotado.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

***

P.S. Para visualizar o cartaz com o nome e foto dos deputados que votaram contra os educadores e a Educação pública em Minas, clique aqui.

P.S.2 - Caros colegas de luta, membros do NDG e demais combatentes: não esqueçam de cobrar dos deputados federais de Minas que eles impeçam a mudança na Lei do Piso na Câmara dos Deputados. Ainda há tempo para isso. Se a mudança acontecer, envolvendo todos os partidos, não aceitaremos desculpas esfarrapadas: serão todos culpados e tratados como inimigos da Educação, dos educadores e do povo mineiro e brasileiro. Colocaremos o retrato e o nome deles em todas as escolas de Minas e do Brasil, como agora acontece com os deputados estaduais que votaram contra os educadores.
Se eles não puderem impedir essa canalhice não servem para nos representar.

37 comentários:

  1. Estamos meio decepcionados com o Judiciário, mas uma coisa é certa.
    se o STF for correto como prega. seremos vencedores, tem muita brecha nas resoluções feitas às pressas.
    Veja uma delas o AI-5 fala desde 2011, então o governo tem que pagar diferença de 2011.
    outra é relacionadas aos direitos já adquiridos, uma lei só vale do dia que publica em diante.

    vamos ao STF.

    ResponderExcluir
  2. Euler,mais um texto expressivo impregnado de nostalgia,descrença,contudo você não perdeu a esperança e a garra para nos incitar na luta pela conquista do piso. Saiba que pessoas como você têm o dom de liderar,temos percebido isso desde o início da greve,você sempre nos informando através de seus textos impecáveis;não fosse pelo seu blog, a maioria da classe estaria desinformada,perdida nessa "selva",pois além de prestar esclarecimentos,sempre nos deu ânimo,incentivo para seguirmos em frente.Somos gratos a você que tão generosamente dispõe do seu tempo para o blog que se tornou coletivo, um elo para a classe.Fico incomodada quando leio comentários com críticas ou mesmo cobranças a você.Não acho justo,pois todo seu trabalho e dedicação para conosco,foi desprovido de qualquer pretensão,apenas generosidade e altruísmo,você luta pela classe,não pelo individual.Deixo aqui expressa minha admiração e carinho por você,que mesmo diante desses obstáculos continua firme no seu "nosso" blog. Que Jesus esteja sempre presente em sua vida.Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ah, Euler!!!

    ... "sem perder a ternura, jamais"...

    Quanta delicadeza, mesmo depois de discorrer com

    tanta probidade sobre a nossa nua e crua

    verdade de vida!!!

    ResponderExcluir
  4. Faço das palavras de Elenice as minhas.Quero muito a sua felicidade.Lhe desejo muitas coisas boas e por merecimento você as consiguirá.Deus é justo e vê quão bonito você é e quão bonita é sua alma.Desprendido , simples, correto, honesto, sincero, responsável, altruísta, humano, amigo, dedicado, e muito , muito mais.Deus lhe pague por tudo Euler.Não lhe conheço pessoalmente mas posso sentir sua energia:Forte e brilhante.E assim será sempre.Beijos no seu coração.Me sinto feliz e orgulhosa por ter lhe conhecido virtualmente apenas, mas valeu a vida toda.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Prof Euler,
    Como sempre, muito bom seu texto!
    Recebi por e-mail e por concordar repasso:

    "O deputado Paulo Pereira da Silva, o tal Paulinho da Força Sindical, acaba de mostrar quantos neurônios tem, ao pronunciar a seguinte frase:
    "Não dá para aceitar que a imprensa fique derrubando ministro de 15 em 15 dias."

    Uma frase histórica, digna de placas a serem fixadas na CUT e na Câmara. Nobre deputado, quem derruba ministro não é a imprensa, não lhe informaram isso? Eles estão caindo porque são ladrões do erário e foram denunciados por uma imprensa não comprometida com esse governo corrupto. E mais, um rato decapitado há cada 15 dias é pouco. Se o Judiciário fosse independente, se o Legislativo não tivesse sido comprado e o Executivo perdesse a chave do cofre, todo o governo seria derrubado em um só dia. E as quadrilhas (inclusive a sua), eufemisticamente chamadas de partidos políticos, seriam imediatamente extintas para o bem do Brasil e em respeito ao cidadão.
    Humberto de Luna Freire Filho

    ResponderExcluir
  6. Caros Colegas,

    Desde que foi instituído o subsídio como forma de pagamento ao servidor da educação, defendo a idéia de que, a partir desse momento, não somos mais obrigados a passar pela avaliação de desempenho. Digo isso porque foi instituído em dezembro de 2003 o ADE – Adicional de Desempenho, lei 14.693/03 e regulamentado pelo Decreto 43.671/03. Diz em seu texto, art.2º parágrafos 1º e 2º:
    “Art. 2º O ADE é adicional remuneratório, com valor determinado a cada ano, nos termos desta lei, devido mensalmente ao servidor que tenha ingressado no serviço público após a promulgação da Emenda à Constituição nº 57, de 15 de julho de 2003, ou que tenha feito a opção prevista no art. 115 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado, e que cumprir os requisitos estabelecidos nesta lei.
    § 1º Fará jus ao ADE o servidor que houver concluído o período de estágio probatório e obtiver resultado satisfatório na Avaliação de Desempenho Individual - ADI - ou na Avaliação Especial de Desempenho - AED.
    § 2º Para fins do disposto no § 1º deste artigo, considera-se satisfatório o resultado igual ou superior a 70% (setenta por cento) na ADI ou na AED.”

    Vejam que se trata de um estímulo ao servidor para o bom desempenho do serviço público, porém o seu valor é calculado com base no Vencimento Básico, algo que não temos mais direito por conta do subsídio. Assim como o Qüinqüênio, não teremos mais direito ao ADE – gratificação por Desempenho.

    O ADE foi instituído pelo ex-governador Aécio Neves, na reforma administrativa de 2003. Esta gratificação substituiu o Qüinqüênio – valorização por tempo de serviço - 10% a cada cinco anos, sobre o vencimento básico. Houve, naquele momento, uma concessão ao servidor para escolher entre o qüinqüênio ou o ADE. Para os que viessem a tomar posse no serviço público após essa data, já estariam enquadrados nessa forma de gratificação.

    Cito-me como exemplo: Tomei posse no estado em Janeiro de 2006 como PEBIIIA. Em Maio de 2010 passei a receber o ADE – no valor de 30,96 , cujo Vencimento básico era de 567,04. Atualmente, o valor pago pelo ADE é de 52,73.

    Em janeiro de 2012 estaremos recebendo compulsoriamente pelo Subsídio, e conforme legislação, esta forma de remuneração não aceita nenhum tipo de gratificação ou benefício. Portanto quero concluir que não teremos também direito a receber o ADE, - gratificação por Desempenho mesmo após 2015, prazo que o governo tem para nos posicionar na letra correta. Penso que essa é uma questão para ser avaliada juridicamente.

    Observem que nem mesmo a política de MERITOCRACIA instituída pelo CHOQUE DE GESTÃO é coerente com o pagamento sob forma de SUBSÍDIO.

    ResponderExcluir
  7. AO ANÔNIMO DAS 12:43 DO POST ANTERIOR,
    Desde o mês de novembro que não está mais emitindo o demonstrativo de pagamento.Segundo o governo, um dos motivos é para cortar gastos.
    Inteligente esse menino,né! Tem que guardar o dindim para a campanha presidencial do Aecim.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todos os amigos do NDG/NDE.
    Boa tarde amigo Marechal Euler NDG/NDE.

    Um guerrilheiro valente como o amigo, mesmo combalido, não foge à luta. Isso é típico de homens com a sua estirpe e estatura. Sua força e coerência nos manteve unidos e prontos para o combate, nos 112 dias de greve. Posteriormente, é você que nos tem mantido coesos e com esperança, não obstante ao desânimo que muitas vezes nos acomete.

    FORÇAS AMIGO, VOCÊ É NOSSO HERÓI.

    MEXEU COM O EULER, MEXEU COMIGO.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  9. Euler,

    O TIRO SAIU PELA CULATRA

    Sobre a grande mídia nacional que se acha dona dos nossos pensamentos e da direção das nossas vontades, ontem 12/12/11 esta mesma mídia teve uma grande derrota. Tentaram NÃO divulgar e noticiar a publicação de um livro "A PRIVATARIA TUCANA" do Amaury Ribeiro.
    Não obtiveram sucesso, pois através da internet a divulgação deste livro superou todas as expectativas e vendeu-se todos os livros da 1° edição em questão de minutos.
    Já existe fila de espera para as novas tiragens.

    Bom isto nos mostra a força da INTERNET e que esta mídia elitista e manuseada esta suspirando seus últimos momentos. É o começo do fim.

    SALVE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

    ... E O SOL NASCE NOVAMENTE!

    ResponderExcluir
  10. Prof. Euler, você é 10!
    Sua capacidade de expressar, por intermédio da linguagem escrita é de dar inveja a muitos jornalistas, acredito que a mesma capacidade ocorre na oralidade. Imagino que seja O PROFESSOR em sua escola. Seus alunos devem ter por você muita admiração, afinal as aulas devem ser fantásticas, porque é de uma sabedoria que dispensa notebook e datashow, não há necessidade de tantos recursos tecnológicos, imagino que você faz parte daqueles poucos e brilhantes educadores que passaram por nossas vidas e de tão importantes que foram, tudo nos faz lembrar-se deles.
    Reitero os meus parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Marcelo Gomes

    Meu caro Euler, lembremos de Eça de Queiroz:

    Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.

    ResponderExcluir
  12. Caro Prof Euler,

    Gastar tanto com congresso quando a categoria está à mingua??? SOS !
    Li e reli e conclui, Bea não foi feliz no que postou, veja se concorda:

    "O debate sobre o Congresso do Sind-UTE MG

    Podemos adotar as mesmas estratégias cujos resultados já sabemos porque vivenciamos lutas muito difíceis como em 2008, 2010 e 2011.
    Podemos iniciar 2012 como iniciamos 2011, com assembleias e definir por uma nova greve sem conseguir resolver os problemas que enfrentamos como o corte de salário e a substituição, o que provavelmente acontecerá.
    Podemos realizar uma greve em que nem todos participem, mas cumpriremos o nosso dever de "combativos".
    Podemos esquecer quem é o nosso inimigo comum e a estratégia do governo de destruir o sindicato e começar a brigar e a estabelecer a disputa eleitoral do final de 2012. Afinal, não foram nisso que se transformaram os últimos Congressos do Sind-UTE? O último, realizado em Poços de Caldas, no valor aproximado de R$900.000,00 teve qual repercussão em nossa luta cotidiana?

    O que foi proposto e discutido no Comando Estadual de Greve realizado neste sábado, dia 10/12, foi uma mudança de lógica, mudança desta lógica. As instâncias do sindicato precisam estar a serviço da luta. O Congresso, cujo investimento não é barato, precisa estar a serviço da luta da categoria. E qual será a nossa luta em 2012?
    O que faríamos em 2012? Iniciaríamos o ano com dezenas de problemas que acontecerão em função das Resoluções de quadro de escola, jornada do professor e designação e o sindicato sem ter condição de dar nenhuma resposta, porque o canal de negociação está fechado, o objetivo é desqualificar a entidade como interlocutora e representante da categoria. Teríamos o primeiro contracheque no subsídio. E com tudo isso adotaríamos as mesmas atividades? Esperaríamos as coisas se organizarem na escola para começar a campanha?A idéia de iniciarmos o ano com o Congresso é para tentarmos aglutinar, termos quase 3 dias de discussão de estratégias e organização. Possibilitar que as pessoas participem, falem, avaliem e tentar estabecer algumas diretrizes. Não há como filtrar que somente os que já têm consciência de classe e combatividade participem do Congresso. Mas não precisaremos de todos em 2012, ou pelo menos da maioria? O Congresso não é também o espaço para aglutinarmos ou somente faremos a luta de 2012 com quem fez a luta de 2011?
    De fato, esta idéia deve ter decepcionado aqueles colegas que estão acostumados a fazer do Congresso apenas um espaço de disputa interna e não estavam preparados para fazê-la agora.
    O Comando de Greve é aberto à participação da categoria. Por isso sugiro que as pessoas participem para que tenham a legitimidade de fazer as críticas. O que não pode é fazê-las sem saber o que foi discutido e decidido, porque assim deturpa o que foi discutido.
    O Congresso estava na pauta que foi enviada a todos os participantes, portanto não foi novidade a sua discussão.
    continua aqui:
    http://www.blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, tava vendo o cartaz com os nomes dos deputados que votaram contra os Professores e me deparei com a foto do senhor Dalmo Ribeiro, PSDB. Ele vem sempre aqui na minha cidade, Itapeva-MG. Eu votei nele duas vezes e até me lembro o seu número de campanha: 45222. DEPOIS DESSA NEM ADIANTA o senhor DALMO, VIM AQUI EM ITAPEVA ME PEDIR VOTO, QUE NÃO VOTO MAIS.

    ResponderExcluir
  14. Dalmo Ribeiro, Dalmo...Porque nos abandonastes?

    ResponderExcluir
  15. Amigo Euler,

    Terminei de ler, neste momento, a sua obra de arte. Suas palavras foram como "espada de dois gumes": ao mesmo tempo nos agride pelas verdades que às vezes não queremos reconhecer e, por outro, nos consola com exemplos de quem fala com "os pés-no-chão".

    Diz o texto:
    "É preciso ter nervos de aço e um coração forte para não se desencantar com aquilo que parecia ser o que realmente não é. Uma dose de ignorância, ou de fé, ou de embriaguez mesmo, neste caso é salutar. Vão me excomungar por isso, rsrs. Mas, e daí? Ninguém nunca saberá de tudo mesmo, ninguém, nenhum de nós, nunca alcançará tudo. Então que saibamos conviver com os nossos limites, mas sem perder a disposição para caminhar contra a corrente."

    Esta postura feita de utopia e sonhos embala muitos de nós, assim como alimentou a "crença" de tantos grandes homens e mulheres na História: Jesus, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Anita Garibaldi, Maria ( profetizou que os poderosos serão derrubados dos seus tronos e os humildes exaltados) e, hoje, Frei Gilvander, Betinho(saudosa memória), Leonardo Boff e toda essa turma maravilhosa do NDG.

    E por falar em Betinho, lembro-me de uma palestra sua no Instituto Teológico/Filosófico Franciscano em Petrópolis, quando ele disse: "[...O capitalismo está com os seus dias contados...Pode até durar 100 anos, mas o que é isto diante da História?...]

    Entre a embriaguez, a ignorância e a fé, prefiro ficar com a última, pois acredito que o Deus da História ( que pode ser chamado por outros nomes) caminha com homens e mulheres rumo à libertação de todas as formas de opressão, poder e morte.

    Não nos calaremos diante desta máquina de "moer gente", como você bem a denomina. Criaremos modos alternativos de luta, sem abrir mão do nosso Sindicato. Mas, se preciso, que nós da base comecemos a nossa revolução a partir dele, tornando-o porta-voz desta categoria massacrada, porém disposta à luta!

    Um abraço. Que as luzes do Natal que se aproxima, venham nos iluminar e fortalecer, a fim de conquistarmos mais cedo a nossa vitória.

    Joaquim

    ResponderExcluir
  16. AI5 completa hoje 43 anos.

    O Ato Institucional número 5, AI5, baixado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Costa e Silva, foi a expressão mais acabada da ditadura militar.
    Produziu uma série de ações arbitrárias de efeito duradouro. Definiu o momento mais duro do regime, dando poder aos governantes para punir arbritariamemte os que fossem inimigos do regime ou como tal considerados.

    43 anos depois os professores de Minas Gerais sofrem os efeitos do AI5(projeto do Governador Antônio Anastasia)homologado pela Assembléia "Legislativa" de Minas Gerais contra os educadores da rede pública, numa expressão mais moderna da ditadura civil.

    Nunca vamos esquecer.

    ResponderExcluir
  17. dalmo ribeiro já era, ouro fino sua terrra, onde os educadores sempre estiveram a seu lado. agora todos estão revoltados. traidor

    ResponderExcluir
  18. AOS ANÔNIMOS DAS 13 H 40 MIN
    E 13 H 42 MIN DO POST ANTERIOR

    ERROS? QUEM NÃO OS COMETE? INVOLUNTARIAMENTE OU ATÉ PELA PRESSA NA HORA DA DIGITAÇÃO! QUERO REGISTRAR AQUI O MEU RESPEITO A VOCÊ E ATÉ COMPACTUO COM A SUA OBSERVÂNCIA À ESCRITA DOS NOSSOS INTERNAUTAS NESTE BLOG. É CERTO QUE SOMOS PROFESSORES E QUE CONTA MUITO A FORMA COMO NOS EXPRESSAMOS AQUI! POR UM OUTRO LADO, AQUI É O LUGAR ONDE ENTORNAMOS TODA A NOSSA MÁGOA COM UM GOVERNANTE INSENSATO QUE CONFISCA OS NOSSOS SALÁRIOS. É TAMBÉM UMA ESPÉCIE DE LOCAL ONDE SE REUNEM TODOS OS EDUCADORES DE MG PARA UMA BOA CONVERSA E TROCA DE INFORMAÇÕES.BOM,...IMAGINEMO-NOS ENTÃO AQUI REUNIDOS NUMA LONGA CONVERSA. AS GRAMÁTICAS DIZEM QUE HÁ UMA LÍNGUA ESCRITA(NA QUAL NÃO SE ADMITEM ERROS) E UMA LÍNGUA FALADA ( QUE ACEITA QUE, DESDE QUE HAJA COMUNICAÇÃO E OS INTERLOCUTORES SE ENTENDAM), NÃO PRECISA NECESARIAMENTE SE PRENDER À NORMA CULTA, OU SEJA, NAS ENTRELINHAS , FALAR A GENTE FALA DO JEITO QUE QUER. A LÍNGUA NÃO É NOSSA? O CERTO MESMO É QUE ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO DE TANTO DESCONTENTAMENTO E DESILUSÃO QUE ACABAMOS FAZENDO PIADA COM TUDO. PERCEBI, NO COMENTÁRIO QUE VC FEZ, QUE TEM UMA LINGUAGEM APRIMORADA E QUE O QUE OCORREU ALI FOI UM MERO DESLIZE E QUE ACONTECE COM QUALQUER UM. O QUE QUIS MESMO (COPIANDO A LINGUAGEM DOS NOSSOS ADOLESCENTES) FOI APENAS "ZUAR" COM VOCÊ! POR ISSO REAFIRMOO-LHE O MEU MAIOR RESPEITO. NÃO ME QUEIRA MAL! QUANTO AO ANÔNIMO DAS 13:42, SOU OOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSOOOOOOOOOO NÃO! FOI SÓ UMA BRINCADEIRA!

    AH! IA ME ESQUECENDO!....OBRIGADO! GOSTO DE MANGA! DE MAIONESE TAMBÉM!

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Alguém tem um lista pronta dos e-mails dos deputados federais?
    Se tiverem postem por favor.
    Obrigada
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  20. Euler,sou do interior(Recreio) e aqui os professores nem sabem o que é Comissão Tripartite,reuniões na ALMG,sub-sed,CNTE,Sind-Ute... Acho que tá faltando acordar esse povo e só a minha voz não escutam mais,. nem paralisação consigo faze-los aderir, estou cansada de lutar sozinha e tentar explicar-lhes da importância de nossa união.Por favor, visite o interior, principalmente, Recreio. Faço de tudo para acompanharem seu blog que é um ESTOURO e só uma amiga o faz.SOCORRO!!!!! Quero participar, ajudar,mas uma andorinha só não faz verão. Acompanho tudo através de seu blog e sei tudo o que está acontecendo. Sou sua fã de carteirinha e divulgo tudo o que você posta. mil beijos e não se esqueça de Recreio. Faça esse povo se politizar e deixar de olhar para o próprio umbigo.beijos e muita força! Vãnia Recreio

    ResponderExcluir
  21. Euler, você é o máximo!
    Que bela leitura do mundo atual!
    Você expressou maravilhosamente tudo que nós percebemos em nosso subconsciente e poucos são capazes de exteriorizar, como você, em suas falas ou em seus escritos. Com a sua capacidade, você poderia ser o que desejasse: professor, advogado, escritor, jornalista ...
    Temos muita sorte por tê-lo como colega de profissão. Obrigada por você existir!
    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  22. Euler, esses políticos são todos oportunistas, estão preocupados apenas com seus próprios interesses.Temos que pegar pesado e fazer campanha pelo voto em branco ou nulo.Qualquer um que entrar lá vai fazer a mesma coisa, ser capacho do governo,e o povo que se dane.
    Centro-oeste mineiro, não se esqueçam, temos que detonar NEIDER MOREIRA, GUSTAVO VALADARES E FABIANO TOLENTINO.Fiquem ligados!

    ResponderExcluir
  23. GRAÇA:

    LISTA DOS E-MAILS DEPUTADOS ESTADUAIS:
    dep.adalclever.lopes@almg.gov.br; dep.adelmo.carneiro.leao@almg.gov.br; dep.alencar.silveira.junior@almg.gov.br; dep.almir.paraca@almg.gov.br; dep.ana.maria@almg.gov.br; dep.andre.quintao@almg.gov.br; dep.anselmo.jose.domingos@almg.gov.br; dep.antonio.carlos.arantes@almg.gov.br; dep.antonio.genaro@almg.gov.br; dep.antonio.julio@almg.gov.br; dep.antonio.lerin@almg.gov.br; dep.arlen.santiago@almg.gov.br; dep.bonifacio.mourao@almg.gov.br; dep.bosco@almg.gov.br; dep.bruno.siqueira@almg.gov.br; dep.carlin.moura@almg.gov.br; dep.carlos.henrique@almg.gov.br; dep.carlos.mosconi@almg.gov.br; dep.cassio.soares@almg.gov.br; dep.celinho.do.sinttrocel@almg.gov.br; dep.celio.moreira@almg.gov.br; dep.dalmo.ribeiro.silva@almg.gov.br; dep.deiro.marra@almg.gov.br; dep.delio.malheiros@almg.gov.br; dep.delvito.alves@almg.gov.br; dep.dilzon.melo@almg.gov.br; dep.dinis.pinheiro@almg.gov.br; dep.doutor.viana@almg.gov.br; dep.doutor.wilson.batista@almg.gov.br; dep.duarte.bechir@almg.gov.br; dep.duilio.de.castro@almg.gov.br; dep.durval.angelo@almg.gov.br; dep.elismar.prado@almg.gov.br; dep.fabiano.tolentino@almg.gov.br; dep.fabio.cherem@almg.gov.br; dep.fred.costa@almg.gov.br; dep.gilberto.abramo@almg.gov.br; dep.gustavo.correa@almg.gov.br; dep.gustavo.perrella@almg.gov.br; dep.gustavo.valadares@almg.gov.br; dep.helio.gomes@almg.gov.br; dep.hely.tarquinio@almg.gov.br; dep.inacio.franco@almg.gov.br; dep.ivair.nogueira@almg.gov.br; dep.jayro.lessa@almg.gov.br; dep.joao.leite@almg.gov.br; dep.joao.vitor.xavier@almg.gov.br; dep.jose.henrique@almg.gov.br; dep.juninho.araujo@almg.gov.br; dep.leonardo.moreira@almg.gov.br; dep.liza.prado@almg.gov.br; dep.luiz.carlos.miranda@almg.gov.br; dep.luiz.henrique@almg.gov.br; dep.luiz.humberto@almg.gov.br; dep.luzia.ferreira@almg.gov.br; dep.maria.tereza.lara@almg.gov.br; dep.marques.abreu@almg.gov.br; dep.neider.moreira@almg.gov.br; dep.neilando.pimenta@almg.gov.br; dep.paulo.guedes@almg.gov.br; dep.paulo.lamac@almg.gov.br; dep.pompilio.canavez@almg.gov.br; dep.romel.anizio@almg.gov.br; dep.romulo.veneroso@almg.gov.br; dep.romulo.viegas@almg.gov.br; dep.rosangela.reis@almg.gov.br; dep.sargento.rodrigues@almg.gov.br; dep.savio.souza.cruz@almg.gov.br; dep.sebastiao.costa@almg.gov.br; dep.tadeu.martins.leite@almg.gov.br; dep.tenente.lucio@almg.gov.br; dep.tiago.ulisses@almg.gov.br; dep.ulysses.gomes@almg.gov.br; dep.vanderlei.miranda@almg.gov.br; dep.ze.maia@almg.gov.br;

    ResponderExcluir
  24. DEPUTADOS FEDERAIS:
    dep.devanirribeiro@camara.gov.br

    dep.diegoandrade@camara.gov.br

    dep.dilceusperafico@camara.gov.br

    dep.dimasfabiano@camara.gov.br

    dep.dimasramalho@camara.gov.br

    dep.domingosdutra@camara.gov.br

    dep.domingosneto@camara.gov.br

    dep.domingossavio@camara.gov.br

    dep.dr.adilsonsoares@camara.gov.br

    dep.dr.aluizio@camara.gov.br

    dep.dr.carlosalberto@camara.gov.br

    dep.dr.grilo@camara.gov.br

    dep.dr.jorgesilva@camara.gov.br

    dep.dr.paulocesar@camara.gov.br

    dep.dr.rosinha@camara.gov.br

    dep.dr.ubiali@camara.gov.br

    dep.dra.elaineabissamra@camara.gov.br

    dep.duartenogueira@camara.gov.br

    dep.edinhoaraujo@camara.gov.br

    dep.edinhobez@camara.gov.br

    dep.ediolopes@camara.gov.br

    dep.edivaldoholandajunior@camara.gov.br

    dep.edmararruda@camara.gov.br

    dep.edsonezequiel@camara.gov.br
    dep.devanirribeiro@camara.gov.br

    dep.diegoandrade@camara.gov.br

    dep.dilceusperafico@camara.gov.br

    dep.dimasfabiano@camara.gov.br

    dep.dimasramalho@camara.gov.br

    dep.domingosdutra@camara.gov.br

    dep.domingosneto@camara.gov.br

    dep.domingossavio@camara.gov.br

    dep.dr.adilsonsoares@camara.gov.br

    dep.dr.aluizio@camara.gov.br

    dep.dr.carlosalberto@camara.gov.br

    dep.dr.grilo@camara.gov.br

    dep.dr.jorgesilva@camara.gov.br

    dep.dr.paulocesar@camara.gov.br

    dep.dr.rosinha@camara.gov.br

    dep.dr.ubiali@camara.gov.br

    dep.dra.elaineabissamra@camara.gov.br

    dep.duartenogueira@camara.gov.br

    dep.edinhoaraujo@camara.gov.br

    dep.edinhobez@camara.gov.br

    dep.ediolopes@camara.gov.br

    dep.edivaldoholandajunior@camara.gov.br

    dep.edmararruda@camara.gov.br

    dep.edsonezequiel@camara.gov.br
    dep.edsonpimenta@camara.gov.br

    dep.edsonsantos@camara.gov.br

    dep.edsonsilva@camara.gov.br

    dep.eduardoazeredo@camara.gov.br

    dep.eduardobarbosa@camara.gov.br

    dep.eduardocunha@camara.gov.br

    dep.eduardodafonte@camara.gov.br

    dep.eduardogomes@camara.gov.br

    dep.eduardosciarra@camara.gov.br

    dep.efraimfilho@camara.gov.br

    ResponderExcluir
  25. CAROS COLEGAS
    O DEPUTADO DALMO RIBEIRO NÃO NOS ABANDONOU, NA VERDADE, ELE NUNCA ESTEVE COM A GENTE!
    DALMO É LAMBE BOTAS FAZ TEMPO!
    ESTÁ COM QUEM ESTA NO PODER!
    SIMPLES ASSIM!
    MAS ELE TERA O TROCO! CERTEZA!

    ResponderExcluir
  26. CHARLOTTE SAMPAIO IS BACK, comenta:

    "P.S.2 - Caros colegas de luta, membros do NDG e demais combatentes: não esqueçam de cobrar dos deputados federais de Minas que eles impeçam a mudança na Lei do Piso na Câmara dos Deputados. Ainda há tempo para isso."

    Sinto informar, para minha tristeza e do todos, essa mudança é inevitável, ela vai acontecer. Quer apostar?
    Repito: para a minha e a de todos nós... ela já foi aprovada. Nos ferramos de vez!

    ResponderExcluir
  27. ANÕNIMO DAS 22:45 PELO LESTE DE MINAS, VAMOS FAZER O MESMO COM BASTIÃO CACUNDA DO DIVINO, É TAMBÉM UM LAMBE-BOTAS DO GOVERNO, MAS ELE TAMBÉM TERÁ O TROCO! NÃO SEI SE O LAMBE-BOTAS DALMO, CATA VOTOS COMO O TIÃO CACUNDA,
    PARA SE MANTER NAS TETAS DO GOVERNO DE TÃO RUIM QUE ELE É, MAS AGORA A REGIÃO TODA VAI DAR O TROCO, NEM AS MIGALHAS DE VOTOS ELE NÃO TERÁ PARA CATAR, VAMOS FAZER UMA CAMPANHA FERRADA PARA RETIRAR ESSE TRASTE DO PODER! QUE JÁ PASSOU DA HORA, PORQUE A CERTEZA DELE É SE APOSENTAR POR LÁ!

    ResponderExcluir
  28. E quanto a lei 100 ? Não vamos tocar neste assunto intocável?

    ResponderExcluir
  29. Professora da cidade de RECREIO, me perdoe o trocadilho, mas igual a sua escola, há inúmeras outras em que os professores na verdade levam a vida profissional como se estivessem no RECREIO, levam a vida RECREANDO. É um descompromisso com tudo, até com eles mesmos. O Sistema perverso retirou deles o pouco que lhes restavam também de perspectivas e determinação. Certamente já não eram pessoas dadas à luta, com tudo o que vem acontecendo aproveitam até para se acomodarem e provarem para os lutadores que contra fatos não há argumentos e aí, continuam recreando. Pobre Coitados, vão ficar mais pobres de conhecimento e, consequentemente, ainda mais pobres economicamente, é a relação causa-consequência.

    ResponderExcluir
  30. Sera que entendi o que li?
    Sindute fara congresso em fevereiro?
    Para organizar o ano letivo?
    Por que não aplicam a grana nos outdors que tanto pedimos hein?
    Ou para publicar em todos os jornais de minas uma pagina inteira desmentindo o governo hein?
    hein? hein? hein?

    ResponderExcluir
  31. A notícia do décimo terceiro para hoje é falsa.
    Até agora, 7:59 não encontrei nada no banco.Será?

    ResponderExcluir
  32. Alguem conseguiu acessar o contracheque do decimo terceiro?

    ResponderExcluir
  33. Saiu hoje no noticiario do Fala Brasil na Record:livro de um jornalista que expôe todas as falcatruas dos tucanos, desaparece das livrarias, ninguém acha para comprar! Com certeza, os tucanos o engoliram com o bico!

    ResponderExcluir
  34. Isso mesmo! Essas sanguessugas travestidas de políticos nos colocam hoje, numa verdadeira ditadura, de fazer inveja a qualquer general da ditadura militar brasileira. Essa corja de safados politiqueiros e "conchavistas juramentados" só buscam seus próprios interesses escusos, com a tutela do judiciário brasileiro, que também é "pau mandado" dos governos instituídos deste país. Neste "sindicato de corruptos" os únicos a ganhar são eles mesmos, às custas da ignorância do povo brasileiro que, a cada eleição, perpetua a bandidagem politiqueira deste país. Enquanto isso, a mídia e a imprensa compradas promovem a alienação do povo através de propagandas mentirosas dos bandidos que governam este país. Se antigamente, na época da ditadura militar tínhamos uma mídia "amordaçada" (mas no entanto, criativa), hoje, temos uma mídia covarde, corrupta e anti-ética e subserviente, que só divulga aquilo que interessa aos interesses escusos dos governos. O pluralismo político denuncia a "cafajestagem" politiqueira que se instalou no país após o fim da ditadura militar. Esses partidos "hienas" só são criados para servirem de "conchavos" políticos e para facilitar a canalhice, os roubos, a lavagem de dinheiro, as licitações ilegais e a continuidade do "status quo" desses "lesa-pátria" corruptos. Enquanto isso, vemos dados e estatísticas sociais cada vez mais desanimadoras, denunciando um Brasil corrupto, desigual, imoral e injusto. Se quisermos mudar este quadro, devemos exigir uma reforma política e eleitoral já, para extirpar de uma vez por todas estes trastes e sanguessugas que infestam o sistema político brasileiro.

    Portanto, percebemos que, independente da sigla partidária, todos são "farinha do mesmo saco" sujo, e por isso nossa campanha deve se direcionar não apenas contra um ou outro político, mas ao sistema político brasileiro, que é viciado, sujo e corrupto. O voto nulo é uma resposta a eles, pois mostrará nosso protesto e nossa rejeição a este sistema político, ao mesmo tempo que provocará uma repercussão sem precedentes da insatisfação de um povo, de uma nação...Voto nulo neles!!!

    ResponderExcluir
  35. AMIGOS DE FÉ.SABE O QUE RESOLVI FAZER ???TODOS NÓS ESTAMOS ENDIVIDADOS COM BMG E OUTROS.BEM, RECEBI UM EMAIL ONTEM DESTE BANCO FALANDO QUE TINHAM UMA EXCELENTE PROPOSTA PARA MIM.NÃO TINHA CERTEZA DO QUE SE TRATAVA , MAS IMAGINEI.PEDIRAM MEU TELEFONE.DEI O CELULAR QUE É JUSTAMENTE PAR ELES GASTAREM (MAS NADA TEM ACESSO LIVRE) E HOJE ME LIGARAM.QUANDO A MOÇA VEIO FALANDO DE UMA PRESTAÇÃO QUE NÃO FOI DESCONTADA EU CORTEI A CONVERSA E CALMAMENTE RESPONDI QUE EU NÃO TINHA CULPA DE NADA DISSO.ELA QUE SE QUISESSE RECEBER CORRERIA ATRÁS DO LADRÃO.EU NÃO TENHO CULPA E O BANCO JÁ PAGOU TUDO POIS ELES TEM SEGURO JUSTAMENTE PARA ISSO.DISSE AINDA NÃO ME MANDE EMAILS, NÃO ME LIGUE E FAÇA O QUE VOCÊ QUISER.JOGA PARA FRENTE OU VAI COBRANDO JUROS INFINITAMENTE POIS EU NEM SEI SE VIVEREI AMANHÃ.ENTÃO MINHA FILHA EU NÃO VOU DAR INFARTO, DERRAME, CÂNCER, DEPRESSÃO E OUTRAS COSITAS MAIS.VOU VIVER ASSIM DE AGORA EM DIANTE.DECISÃO TOMADA.VOU , ALIÁS JÁ ESTOU NO SPC E DAQUI 5 ANOS SAIREI LIMPINHA.NÃO VOU ME ESTRESSAR.COBRE DO SAFADO E CULPADO DISSO NÃO EU.BOA TARDE E OBRIGADA E DESLIGUEI.HAHAHHA ESTE PAÍS DE BANDIDOS TEMOS QUE SER MAIS ESPERTOS DO QUE ELES.NÃO VOU ROUBAR E MAS BANCO??? HUM JÁ GANHARAM MUITO DE MIM .VIVEREI EM PAZ AQUI AGINDO ASSIM.VOU COMPRAR TUDO A VISTA.OU JUNTAR O DINHEIRO DAQUI PARA FRENTE PARA COMPRAR ALGO QUE QUERO.NADA DE FINANCIAR.ISSO É ATÉ SALUTAR.NÃO É O QUE DIZEM OS ECONOMISTAS??/ FORÇOSAMENTE FAREI ASSIM.PENSEM COLEGAS.GASTE O QUE RECEBEREM NAS FESTAS COM A FAMÍLIA E ESQUEÇAM DÍVIDAS.BANCOS ESTÃO RICOS NESTE PAÍS.VAMOS VIVER FELIZES COM O QUE NOS PAGAM.VIVER SABIAMENTE., SENÃO ESTAREMOS DOENTES OU MORTOS PREMATURAMENTE.

    ResponderExcluir
  36. Deputado Dalmo Ribeiro, o que é seu vem por ai, voce não perde por esperar; o Sul de Minas vai dar o troco.

    ResponderExcluir
  37. Isso é td calunia, sou jovem eu tenho apenas 15 anos naum éh só pq eu naum posso votar que eu naum vou me importar com a política, desde pequena eu venho acompanhando a dedicação e o carinho que o José Celio De Alvarenga vem fazendo para nosso povo o Sinttrocel antigamente era só para a família dos Trabalhadores Rodoviários hj o Sinttrocel foi aberto para td's msm que tenha que pagar é justo pois ele fez um emprestimo para ampliar o Sinttrocel ah mais pq eu estou falando do Sinttrocel pois o Sinttrocel naum era nd sóh tinha uma casinha num lote devastado hj éh o famoso Sinttroclube que contém 4 piscinas mais de 20 dolchas e areas de quiosques e bares 3 campos de fultibol de volei & baquete hj e se ele fez isso td lá imagina o que ele pode fazer para nis na nossa Cidade naum estou pedindo voto para ninguém só estou deixando meu alegado que tem gente com dor de cotuvelo morrendo de medo de perder aii fika inventando coisas para atrapalhar o outroo euu como jovem estou alertando os adultos que os jovens naum são crianças bobas estamos do lado certo e nossa opião ninguém vai mudar !!! naum tenho medo de disser nd pois a minha boca ninguém vai calar

    ResponderExcluir