sábado, 5 de novembro de 2011

Onde está o tutu de Minas?


Acima, Dandara, em festa organizada pelos moradores e apoiadores; a foto seguinte mostra as 850 casas de alvenaria já construídas pela Comunidade Dandara. No local, anteriormente, havia um terreno baldio, usado para a especulação imobiliária. A Constituição Federal brasileira diz que a terra deve cumprir um papel social. Mas, em Minas, a Prefeitura, o Governo de estado e a Justiça querem desalojar os 5 mil moradores que lá habitam há quase três anos. Façam uma redação sobre este tema.

***



Leitura de imagem. Analisando a imagem acima e o contexto da realidade da Educação (e dos educadores) em Minas é possível concluir que os personagens da imagem são:

A) pessoas sensíveis às demandas populares e abertas ao diálogo com os educadores.
B) as bestas do Apocalipse.
C) pessoas consideradas inimigas da Educação e dos educadores, pois realizaram um conjunto de atos voltados para destruir o ensino público no estado.
D) pessoas que nada têm a ver com a Educação, pois não residem no estado de Minas.
E) personagens do filme "A Terra parou o dia em que eu te vi".

Onde está o tutu de Minas?

Em tempos de avaliações tipo ENEM, SIMAVE, PROEB e outras mais, para checar o nível de conhecimento dos alunos da rede pública de Minas Gerais - este estado que era, até ontem, a primeira maravilha do planeta (era, não é mais, pois não está imune à crise na Europa) -, achamos por bem montar uma avaliação de treinamento para que todos possam estudar no final de semana.

1) Com base nas informações gerais e visuais e perceptivas da realidade mineira, marque a alternativa que indica onde NÃO está o tutu de Minas:

A) no bolso dos banqueiros.
B) no bolso dos empreiteiros.
C) no bolso dos políticos (deputados, governador, secretários/as de estado, procurador da justiça, desembargadores, diretores do TCE)
D) no bolso dos proprietários da grande mídia e de jornalistas amigos do rei.
E) no bolso dos professores e demais educadores da rede pública de Minas.

2) Durante a heroica greve de 112 dias dos educadores de Minas, a principal reivindicação, que não foi atendida pelo governo, era:

A) a cobrança de aumentos salariais exorbitantes, acima de todos os parâmetros imagináveis.
B) o aumento do período de férias dos professores, semelhante ao dos deputados.
C) a cobrança de uma lei federal, que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais da Educação.
D) o direito de comparecer à escola apenas uma vez por semana.
E) o direito de escolher diretamente os diretores e secretárias da Educação e do Planejamento do estado.

3) O governo de Minas aplicou diversas medidas punitivas para tentar minar a paralisação dos educadores mineiros. Entre essas medidas, marque aquela que NÃO aconteceu:

A) o governo reduziu ilegalmente o salário de 153 mil educadores em julho de 2011.
B) o governo cortou os salários dos educadores antes da justiça haver se pronunciado sobre a legalidade ou não da greve.
C) o governo contratou substitutos, a maioria dos quais sem habilitação para lecionar, para o lugar dos professores titulares em greve.
D) o governo de Minas pagou o prêmio de produtividade em setembro de 2011, para minimizar o impacto do corte salarial realizado pelo governo.
E) o governo deixou os educadores mais de 50 dias sem salário, mesmo após a suspensão da greve.

4) Após a suspensão da greve de 112 dias, que ocorreu em 27 de setembro, o governo se comprometeu a negociar o pagamento do piso dos educadores na carreira. Passado um mês da suspensão da greve, o governo:

A) cumpriu plenamente a sua palavra, apresentando uma proposta que respeita a legislação nacional e estadual vigente.
B) apresentou uma proposta de tabela indecente, na qual o professor com doutorado receberá R$ 908,00 de piso salarial.
C) cumpriu a lei do piso, apresentando uma tabela de acordo com os percentuais de promoção e progressão existentes atualmente.
D) reconheceu que paga salário de fome para os educadores e mandou refazer os cálculos das tabelas, ajustando-as ao que manda a Lei.
E) apresentou os números detalhados de quanto e como se gasta o dinheiro da Educação em Minas Gerais.

5) o governador do estado deu entrevista para uma rádio oficiosa dizendo que não tem data para pagar o prêmio de produtividade. Qual foi o argumento principal usado por ele?

A) que o tutu de Minas evaporou, pois o estado ficou muito tempo sem chuva.
B) que o prêmio já foi pago no ano passado, não havendo motivo para que seja pago novamente este ano.
C) que a arrecadação do estado pode cair, em função da crise na Europa, combinada com a crise de 2009.
D) que as despesas de custeio, combinadas com as despesas de pessoal, subtraídos os gastos com as obras do Mineirão, ficaram maiores do que a receita do país.
E) que Minas cresce mais do que a China, mas que este ano deu uma emperrada feia, e só voltará a crescer em 2014, após a Copa.

6) Muito se fala sobre a política de choque de gestão implantada pelo governo anterior, continuada pelo atual. Esta política tem como principal característica:

A) um violento confisco salarial no bolso dos servidores, especialmente dos educadores, que perderam direitos, salários, e agora podem perder a carreira e o piso.
B) a eficiência administrativa a toda prova, priorizando a qualidade dos serviços prestados, especialmente os da Educação e da Saúde, sem esquecer do Ipsemg.
C) a excelência em matéria de eficiência admistrativa, pois Minas tinha déficit e passou a ter tutu sobrando na mesa, nas ruas, nos bancos e até nas praças.
D) Minas aboliu a prática da gestão baseada no puxasaquismo ao chefe, na punição burocrática, e passou a tratar a coisa pública com impessoalidade e moralidade.
E) o governo tornou as contas do estado mais transparentes, principalmente as da Educação, aplicando até mais do que os 25% previstos na Carta Magna.

7) A heroica greve de 112 dias de Minas revelou a verdadeira face de algumas instituições e personagens do estado. Sobre a Justiça mineira, podemos concluir que:

A) ela é justa, segue o que diz a Lei e dá ótimo exemplo para a população mineira.
B) tal como outros poderes, ela age de acordo com a vontade do governante, mesmo ao arrepio da legislação vigente.
C) ela existe, tem sede fixa, mas ninguém sabe ao certo onde ela está.
D) seus desembargadores são altamente preparados e atuam com grande independência, baseados na Lei e não na influência política dos governantes e grandes empresários.
E) a Justiça mineira procura conciliar o inconciliável e quando tem que escolher, age sempre em favor dos fracos e oprimidos.

8) Sobre a atuação do procurador-geral da Justiça de Minas, podemos dizer que:

A) é um homem íntegro, rigoroso cumpridor dos seus devedores, um exemplo de fiscal da Lei encravado no estado de Minas.
B) atuou na greve dos educadores como verdadeiro assessor do governador, pedindo a ilegalidade da greve, quando deveria mandar pagar o piso, que é lei federal.
C) é uma pessoa zelosa pelo cumprimento da Lei, especialmente em relação ao governo de Minas, em relação ao qual tem total independência.
D) Minas Gerais não tem procurador e Ministério Público, pois o estado é um território independente do Brasil e do mundo.
E) só galgou o cargo de procurador geral com uma ajudazinha do então ex-governador do estado, devendo-lhe, portanto, favores.

9) Quanto ao poder Legislativo de Minas Gerais, composto por deputados estaduais eleitos pelo povo mineiro, podemos dizer:

A) é uma Casa que atua com autonomia, prestando relevantes serviços à população, especialmente aos mais pobres.
B) é um exemplo de legislativo para o Brasil, cujos deputados cortam os próprios salários e verbas indenizatórias.
C) é composta de deputados que trabalham de segunda a sábado, de 06 da manhã às 23h: um verdadeiro exemplo de dedicação ao povo mineiro.
D) é uma Casa que recebeu o apelido de "homologativa", pois a maioria dos seus integrantes, em troca de favores políticos e pessoais, votam sempre em favor do governo, não havendo qualquer autonomia em relação a este poder.
E) é "uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada; ninguém podia fazer pipi, porque penico não tinha ali".

10) Minas já teve personagens de destaque no cenário político nacional. O neto de um deles é agora candidato a presidência da República e atual senador. Durante as duas últimas greves dos educadores de Minas - a de 47 dias em 2010 e a de 112 dias em 2011 - ele:

A) procurou interceder em favor dos educadores, buscando soluções para a crise.
B) na primeira, ele fugiu para a Europa em prolongadas férias; na segunda, ele ficou no Rio, onde mora, e não deu uma declaração sequer sobre o assunto.
C) não se envolveu com o assunto porque em 2004 e 2005 ele fez aprovar o plano de carreira e as tabelas salariais dos educadores, que ele usará na sua campanha eleitoral.
D) a Educação pública não faz parte do escopo do seu programa de Choque de Gestão para os brasileiros e brasileiras.
E) é uma pessoa altamente sensível aos problemas mineiros e brasileiros, pois é de origem humilde, já tendo inclusive morado nas comunidades simples das periferias do país.

Caros alunos, leiam com atenção e façam uma boa prova. Bom fim de semana para todos!

***

Frei Gilvander:


DANDARA: LUTA NA CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

Assunto: Dia 7/11, 2ª feira, Dandara na Câmara para conquistar aprovação do PL 1271/2010.


O Projeto de Lei 1271/2010, de autoria do vereador Adriano Ventura (do PT), que visa declarar de interesse social para fins de desapropriação (PELO PODER PÚBLICO) o território de Dandara de modo a garantir habitação popular para o povo dandarense, já foi aprovado por três Comissões da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte e irá ao Plenário para ser votado em 1º turno por todos os vereadores de Belo Horizonte, dia 7 de novembro de 2011, segunda-feira, na sessão que se inicia às 15 horas. Para ser aprovado é preciso o voto favorável de, no mínimo, 21 vereadores, maioria absoluta. Dandara está conversando com todos os vereadores, de gabinete em gabinete, pedindo que aprovem este projeto de lei. A aprovação desse projeto poderá ser a chave que destrancará o grande impasse que se estabeleceu sobre Dandara: o juiz da 20ª Vara cível mandou despejar a Comunidade Dandara e reintegrar a Construtora Modelo na posse do terreno. Por outro lado, o juiz da 6ª Vara Pública de Fazenda Estadual recomendou estudos para viabilidade de desapropriação da área de Dandara pelo prefeito de Belo Horizonte para fins de moradia popular. Estamos num impasse diante de um grave conflito social que jamais se resolverá com repressão (polícia), mas se resolverá de forma justa com POLÍTICA. O povo de Dandara não aceita ser despejado. Se a polícia for para despejar, poderá haver massacre. Se esse projeto for aprovado, o fantasma do despejo será exorcizado, eliminado. A Comunidade Dandara não medirá esforços na luta pela aprovação do Projeto de Lei 1271/2010 na Câmara de vereadores. Segunda-feira, cedo, centenas de pessoas de Dandara chegarão à Câmara de Vereadores por volta das 9 horas da manhã para dialogar, conversar e sensibilizar os vereadores para que aprovem o PL 1271/2010.

Esperamos a participação ativa de todos/as os/as apoiadores/ras de Dandara. Atenção REDE DE APOIO E SOLIDARIEDADE A DANDARA, profundamente gratos, contamos com todos vocês em mais essa luta justa e necessária.

Obs.: Amanhã, dia 06/11, domingo, das 15:00h às 22:00h Dandara estará em festa. Haverá na Praça da Comunidade Dandara, ao lado do Centro Comunitário de Dandara, no Céu Azul, SHOW DA BANDA GRAVEOLA E LIXO POLIFÔNICO. Com participação de outras bandas, MC Dedê, o 2º CD da Banda Graveola será lançado. Para mais detalhes, cf. convite em www.ocupacaodandara.blogspot.com


Confira, no link, abaixo, PARECER JURÍDICO do Prof. Dr. José Luiz Quadros de Magalhães (da UFMG e PUCMinas) defendendo a aprovação do Projeto de Lei 1271/2010.

http://joseluizquadrosdemagalhaes.blogspot.com/2011/10/774-dandara-parecer-sobre-projeto-de.html

CONTATO para mais informações:

Joviano Mayer, cel.: 31 8815 4120
Maria do Rosário, cel.: 31 92419092
Rosa, cel.: 31 9287 1531
Wagna, cel.: 31 8697 6216
Rafael, cel.: 31 8812 0110

Cf. www.ocupacaodandara.blogspot.com e www.brigadaspopulares.org

Assinam,

Brigadas Populares e Rede de Apoio e Solidariedade a Dandara

Belo Horizonte, 5 de novembro de 2011.


***

Um abraço afetuoso. Gilvander Moreira, frei Carmelita.
e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br
www.gilvander.org.br
www.twitter.com/gilvanderluis
Facebook: gilvander.moreira
skype: gilvander.moreira


143 comentários:

  1. Professor Euler,
    Boa prova professor para aplicarmos aos alunos do Ensino Médio no lugar das provas do SIMAVE.
    Professor Herbet
    Cristália - MG

    ResponderExcluir
  2. Euler, definitivamente a-do-rei!
    Fácil conteúdo, respostas que levam o aluno a pensar e o faz dominar as matérias.
    Com certeza o aluno terá plenas condições de ganhar nota ( pena que não $$$$$$$$$).
    Posso copiar e colocar no meu blog?????????
    Abraços
    Rita F.

    ResponderExcluir
  3. Em relação ao pagamento das reposições pasmem!!! Conversei com a secretá ria da escola e ela me disse que para o pagamento no 5 dia útil irão as reposições referentes a setembro ou seja 1 dia e irá descontar quase a metade referente ao mês de setembro,em janeiro de 2012 é isso mesmo, receberemos o relativo as reposições de outubro, mas ainda com o desconto da segunda metade dos dias parados em setembro, somente em fevereiro iremos começar a receber as reposições de novembro e assim por diante, ou seja terminaremos receber até abril de 2012, isso é um absurdo , o nosso dinheiro confiscado e os professor perdendo a saúde trabalhando todos os sábados.O sindicato tem que fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  4. Euler, o texto ficou ótimo.Uma prova muito bem feita, quem participou dessa heroica greve de 112 dias sabe responder tudo e rapidinho....
    Agora, é um absurdo isso tudo ser verdade né??
    Como pode um pré-candidato a presidência em 2014 sumir assim?
    Como pode um desembargador ser tão desumano igual esse que colocou nossa greve como abusiva?
    Minas é outro país mesmo viu.......
    FORA DITADOR
    FORA ANASTASIA, JÁ!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos e todas, turma da luta, do NDG e demais colegas e apoiadores!

    Rita F., fique à vontade para copiar, colar e reproduzir os textos deste blog.

    Não esqueçamos de articular com os colegas neste final de semana o boicote das provas e o ato do dia 10.

    Um forte abraço,

    Euler

    ResponderExcluir
  6. Euler na questão da imagem tem mais de uma resposta pois ve se o Aecio não tá parecendo uma das bestas do Apocalipse,fIQUEI EM DÚVIDA rsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. Cadê você Charlote??????Apareça!!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Vc é d+!
    Sempre estou compartilhando seus artigos no meu facebook.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Por favor , sou atrevida nada entendo de computador , quero colar essa magnífica obra no meu facebook ,quero enviá-la vários pais de meu convivio , passem-me o passo a passo. Inteiramente agradecida pela profícua atenção.

    ResponderExcluir
  10. Professores de Português trabalhem esse magnifico texto em sala, momento de ganharmos adeptos. Avaliem seus alunos mediante interpretação do mesmo . Peçam seus alunos para levá-lo para os pais fazerem uma síntese rápida do que entenderam ,pois afinal de contas ,serão avaliados. o tempo é curto e não oferece disponibiladade para o ganho de adeptos e assim , tudo acontece. Deus abençõe Euler , muito inteligente e íntegro .

    ResponderExcluir
  11. Pessoal !!!!!!!!
    Vamos solicitar do Sindicato a pontualidade na postagem de notìcias . O blog do euler é íntegro , notícias são postadas a cada instante , em tempo record e não tem profissionais pagos para tal ,cadê os juristas conhecedores de legislação capazes realmente de confiabilidade?

    ResponderExcluir
  12. Josias Guedes Carangola5 de novembro de 2011 às 13:46

    Texto simplesmente brilhante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Euler,
    Vamos fazer uma campanha e aplicar esta avaliação para todos nossos alunos. Depois poderemos rever as dúvidas, discutir detalhes em sala de aula e até passar o resultado para os pais. Não é assim que fazemos com o SIMAVE. Sem prêmio produtividade vamos nos dedicar "às nossas avaliações". Na minha escola todos acharam boa ideia.

    ResponderExcluir
  14. Euler,
    Que avaliação fácil de responder. Todos já conhecem os destruidores da educação. Fechei a prova. Pena que não tem prêmio, ném ? Minas podia medir a proficiência dos educadores.

    ResponderExcluir
  15. Ótima prova!Você é mesmo brilhante! Vou reproduzir e aplicar para meus alunos kkk antes farei algumas modificaçôes para a LÍNGUA INGLESA que é a minha disciplina! Abraços e até a vitória!

    NDG DE CARTEIRINHA DE G.V

    ResponderExcluir
  16. MINAS GERAIS: Estado governado por ETs REPTILIANOs contrários ao PSPN (PISO SALARIAL PROFISSIOANL NACIONAL). É só conferir o PERFIL de cada um.
    Onde fica o Estado: na REPUBLIQUETA "BRASAL" descoberta pelo português PEDRO ÁLVARES CABRIL no mês de abril.
    PRESIDENTE: Sílvio Santos
    Chefe da Casa Civil: Ratinho
    Ministro da Economia: Luciano Hook
    Ministro da Educação: Tiririca
    Ministro da Relações Exteriores: Pelé
    Senador: Aócio Faraó Never
    Posição da REPUBLIQUETA no RANKING do IDH 2011 (Índice de Desenvolvimento 2011): 86º lugar. "E 'TÁ RUIM??? - "'Tá danado de bão, cumpade!" (nóis nem pricisa istudá o tal de português na nossa "xicolinha". O negóssio agora é parti pra tar de comunicassão. Sou o Bento Carneiro, defendo o povo brasileiro, uai!
    *** Quem quiser pode ir completando a lista.

    ResponderExcluir
  17. Como estamos mansos, cordeiros mansos. Já era hora de acabar com essa palhaçada e voltar a greve para fechar o ano letivo. Antes, instruir os alunos a não irem nas escolas terem aulas com substitutos, pois os próprios alunos reclamaram que eles não sabiam nada e se sentiram feito bobos quando os titulares voltaram e explicaram como o governo usou esses alunos e tampões para atrapalhar a greve. Meus 3º anos por exemplo, tenho certeza que se eu voltar para a greve, eles não vão às aulas dos tampões.Queimemos bem o filme dos tampões, instruímos os alunos a não servirem de massa de manobra e voltemos para a greve JÁ!!! ESTAMOS COM FALTA DE VERGONHA NA CARA! O HOMEM NÃO CUMPRIU NADA, NÃO TEM NADA DE CONCRETO ATÉ AGORA, REUNIÕES E MAIS REUNIÕES PARA CHOVER NO MOLHADO E A GENTE SEM SALÁRIO. QUE BANDO DE IDIOTAS SOMOS NÓS? VOLTEMOS À GREVE IMEDIATAMENTE E NÃO FECHAREMOS O ANO LETIVO! QUERO VER O GOVERNO ARRUMAR PROFESSORES SUBSTITUTOS PARA TODAS AS SÉRIES, DE TODOS OS TURNOS, PARA TODAS AS TURMAS EM TODAS AS ESCOLAS QUE VOLTAREM PARA A GREVE PARA FECHAR O ANO LETIVO ATÉ MARÇO. IMPOSSÍVEL. ESTAMOS COM A FACA E O QUEIJO NA MÃO MAS ESTAMOS DEIXANDO O RATO CORROER NOSSOS CALCANHARES... COMO SOMOS BOBOS E PASSIVOS. E CONFORMADOS. FICAMOS AQUI CHIANDO, PEDANTES E RESIGNADOS. GREVE JÁ!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde a todos os amigos do NDG/NDE.

    Amigo Marechal Euler, como você é criativo. Você está "desperdiçado" na educação (mineira pelo menos). Não que nossos amados alunos não mereçam pessoas com a categoria do amigo, mas é a Educação de Minas que não merece o amigo e muitos outros brilhantes educadores que visitam esse blog. Infelizmente a Educação mineira (???) está sucateada e, receio, que essa seja a última geração de autênticos educadores.

    QUE PENA, NOSSOS ALUNOS MINEIROS MERECEM PROFESSORES COMO O AMIGO EULER E OS DEMAIS DO NDG. ENTRETANTO, ATÉ QUANDO ELES SOBREVIVERÃO?

    Abraços

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  19. FICAMOS AQUI CHIANDO, PEDANTES E RESIGNADOS. GREVE JÁ!!!!!!!!!!!
    5 de novembro de 2011 15:25

    APOIADO!
    Mas ... detalhe:
    * Para a greve "vingar" temos que ter a participação de, no mínimo, 2/3 da categoria.
    E mais: sem TAMPÕES, que são PROFESSORES, também (...lamentavelmente). Nos Correios, na Polícia e na Saúde NUNCA há TAMPÕES.
    INSTRUAMOS URGENTEMENTE ALUNOS, COLEGAS E A SOCIEDADE!

    ResponderExcluir
  20. Muito bom esse post, mas quem deveria ler, creio eu não lê. Nossa educação como a saúde está há muito sucateada, e nós educadores a mercê desse, que não é preciso dizer o nome. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  21. pARABÉNS PELO TEXTO! diviiiiino>

    ResponderExcluir
  22. Educadora de Contagem5 de novembro de 2011 às 16:06

    Euler acabei de postar uma carta no seu e-mail. VERIFIQUE-A por favor.
    Obs: Acabei de enviar essa mesma carta ao e-mail dos deputados.

    ResponderExcluir
  23. Ah, fala sério Euler...O dia da Mentira, 1º de abril ainda tá longe....
    Que nada! É retrato da educação mineira... a mais pura verdade....

    BRILHANTE! EXPLÊNDIDO! RADIANTE!

    ResponderExcluir
  24. Prof. Euler, pode parecer tautológico, mas sua capacidade de síntese e sua exposição/argumentação nos mais variados gêneros textuais expostos, aqui, para facilitar o entendimento do leitor que está acessando o blog, seja pela primeira vez, seja por milhares de vezes é brilhante. Parabéns, o gênero textual escolhido hoje - PROVA - foi muito criativo.

    EDUCADORA MINEIRA

    ResponderExcluir
  25. ANTES DA POSSE!



    O nosso partido cumpre o que promete.
    Só os tolos podem crer que
    não lutaremos contra a corrupção.
    Porque, se há algo certo para nós, é que
    a honestidade e a transparênia são fundamentais
    para alcançar os nossos ideais
    Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
    as máfias continarão no governo, como sempre.
    Asseguramos sem dúvida que
    a justiça social será o alvo da nossa ação.
    Apesar disso, há idiotas que imaginam que
    se possa governar com as manchas da velha política.
    Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
    se termine com os marajás e as negociatas.
    Não permitiremos de nenhum modo que
    as nossas crianças morram de fome.
    Cumpriremos os nossas propósitos mesmo que
    os recursos econômicos do país se esgotem.
    Exerceremos o poder até que
    Compreendam que
    Somos a nova política.




    DEPOIS DA POSSE



    Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA, linha a linha.

    É a pura realidade.

    ResponderExcluir
  26. BRASIL: 84º lugar no RANKING do IDH 2011 (Índice de Desenvolvimento Humano). Minas Gerais deve ter contribuído bastante para isso.
    QUE VERGONHA!
    WAHT A SHAME!
    QUÉ VERGÜENZA!

    FORÇA NA LUTA ATÉ A VITÓRIA!
    TODOS SE PREPARANDO PARA A NOVA GREVE!
    PRECISAMOS TOMAR A BASTILHA!
    FRATERNIDADE, LIBERDADE, IGUALDADE!

    P.S.: - Até quando ficaremos nessa de "Bento Carneiro, vampiro brasileiro"???

    ResponderExcluir
  27. EULER, ONDE ESTA A PROFESSORA QUE DISSE QUE VOCE ESCREVE MAL???????????????????
    DEVE SER PARENTE DE NANA!

    ResponderExcluir
  28. Euler, parabéns pela criatividade. Avaliação muito bem elaborada! Mas acho que algumas questões foram divulgadas com antecedência,pois foi nota máxima para todos que as fizeram... Qualquer semelhança com o vazamento do ENEM é mera coincidência. Rsrs.
    Se essa fosse a prova do SIMAVE, a produtividade seria bem gordinha ano que vem. Ah! Tinha me esquecido, não existe mais Prêmio por Produtividade. MIAU!!!

    ResponderExcluir
  29. ERRATA no meu inglês, quando da digitação:
    (WHAT A SHAME!). Mas ... é bom que se repita.

    BRASIL: 84º lugar no RANKING do IDH 2011 (Índice de Desenvolvimento Humano). Minas Gerais deve ter contribuído bastante para isso.
    QUE VERGONHA!
    WHAT A SHAME!
    QUÉ VERGÜENZA!

    FORÇA NA LUTA ATÉ A VITÓRIA!
    TODOS SE PREPARANDO PARA A NOVA GREVE!
    PRECISAMOS TOMAR A BASTILHA!
    FRATERNIDADE, LIBERDADE, IGUALDADE!

    P.S.: - Até quando ficaremos nessa de "Bento Carneiro, vampiro brasileiro"???

    ResponderExcluir
  30. Euler,
    meu muso inspirador. Tenho uma foto sua aqui no meu armário. Temo que nos concentrar na movimentação no dia 10 - Olha aí NDG. Voltarmos as atividades de impacto (acorrentados, a ideia dos "outdoors" também achei interessante, desde que com o devido cuidado).
    Por favor meninas, quaisquer elogios ao Prof. Euler deixe que EU MESMA O FAÇA. Sempre fiz isso e não acredito que seja de bom tom outras agora aparecerem para fazerem isso.
    Euler, a questão agora é criar uma rede entre os membros do NDG, pois foi uma organização forte e está sendo. Coordenadar essas lideranças é um passo importante para fortalecer o movimento inclusive no interior de MG.
    Marcar um encontro entre as lideranças do NDG e a liderança do sindicato também é fundamental a fim de se estabelecer um perfil mais linear de luta. Entendeu senhora sindicalista? Queremos auxilia-la! Por que os resultados alcançados até agora foram pífios.

    Professora Solteirinha.

    ResponderExcluir
  31. ... Mas quem foi que ousou dizer que o Euler não escreve bem?
    Fiquei magoada! Mas, você, Euler, não se importe não, viu?
    Beijo,
    "Namorada virtual".

    Ps.: Eu cheguei primeiro!!! (Brincadeirinha... Ops!)

    ResponderExcluir
  32. "... e dilma hora para outra" será criado o
    MINISTÉRIO DE ASSUNTOS ALEATÓRIOS
    com aquiescência do "CEMITÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS".
    Enquanto isso perdurar, EDUCADORES de MINAS ao
    DEUS DARÁ.
    Abaixo o "CHOQUE DE GESTAÇÃO" (daqui a pouco serão nove meses em reunião).
    TOMEMOS A BASTILHA!
    LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE!
    A GREVE É GRAVE, MAS É O ÚLTIMO RECURSO PARA ESSE ENTRAVE!

    ResponderExcluir
  33. Cuidado meu povo... essa babação de ovo tá cheirando a fanatismo!!!

    ResponderExcluir
  34. Euler,

    Esta foto do quarteto que você colocou nos dá ânsia de vômito.
    Porém somos bem maiores que eles, pois temos dignidade,paz e fé.
    Vamos vencer com Jesus.

    ResponderExcluir
  35. FANATISMO!!! SÓ NÃO PODE CONFUNDIR BLOG COM BB DA GLOBO E NEM COM SITE DE RELACIONAMENTO JA TEM GENTE CONFUNDINDO AS COISAS

    ResponderExcluir
  36. Será que ainda dá prazo para formar o PPD- Partido dos Professores Duros (em ambos sentidos, no bolso e na raça!)...

    ResponderExcluir
  37. Euler precisamos aprender a nos manifestar!Veja blog Renata,sindpol informa...........................

    ResponderExcluir
  38. Já estarei espalhando esta prova para os alunos das minhas 9 (nove) turmas, a partir de segunda feira...

    Excelente!!!

    ResponderExcluir
  39. A quem se interessar:

    http://www.asprenne.com.br/Plano%20de%20Carreira%20e%20remuneracao%20do%20Magisterio%20publico.pdf

    FORÇA NA LUTA ATÉ A VITÓRIA!

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pelos exercícios propostos, Euler!

    Isso pode ser muito bem aproveitado, pessoal!

    Todos copiam e aplicam nas salas de aula para os seus alunos. Vai dar muito pano pra manga e é uma ótima e prática forma de todos saberem o que anda acontecendo em Minas Gerais.

    Mãos à obra, professorada!

    Não percam tempo!

    Eu trabalho com os anos iniciais e fiz algumas assim para os meus alunos. Foi muito bom!

    Eles repudiam o desgoverno e nos apoiam em nossas lutas, que todos sabemos, justas e necessárias.

    Nós sabemos: teremos muita luta pela frente. A batalha ainda não está ganha. Ainda temos um chãozinho para andar. O Piso e a Carreira ainda estão na boca do Anastasia. Ele não quer soltar.

    Bom trabalho a todos e até dia 10 em BH: grande mobilização contra o desgoverno!

    Partcipem!

    Minas Gerais precisa de nós!

    ResponderExcluir
  41. Gente,
    Mas essas quatros figuras estão parecendo aquela coisa que não gosto nem de falar o nome, queimando no mármore do inferno, o lugar para onde eles irão quando morrer, com certeza pelas maldades que andam cometendo aqui na terra.
    quanto será que eles cobram para assustar uma casa de quatro cômodos?

    ResponderExcluir
  42. Tem como vc explicar o que aconteceu com nosso contracheque?Não disseram que seria pagamento integral?pagou e no mesmo contracheque descontou

    ResponderExcluir
  43. O ANO LETIVO SÓ VAI TERMINAR EM FEVEREIRO.
    O IDEAL SERIA MARCAR A GREVE PARA JANEIRO. OS PROFESSORES ESTARIAM COM UM POUCO DE FOLGA FINANCEIRA.EM JANEIRO É QUE NÃO APARECE TAMPÃO MESMO. AS ESCOLAS QUE NÃO FIZERAM GREVE DEVERIAM NÃO COMEÇAR O ANO LETIVO 2012.SERÁ QUE É SONHAR DEMAIS??????. PARA ISSO É PRECISO MUITO TRABALHO.......

    ResponderExcluir
  44. marcospachecao-pouso alegre5 de novembro de 2011 às 21:17

    Quanto ao poder Legislativo de Minas Gerais, composto por deputados estaduais eleitos pelo povo mineiro, podemos dizer:
    é uma Casa que recebeu o apelido de "homologativa", pois a maioria dos seus integrantes, em troca de favores políticos e pessoais, votam sempre em favor do governo, não havendo qualquer autonomia em relação a este poder.
    Enquanto eles negam que não tem como pagar o premio de de produtividade aos funcionários publios que se esforçaram para alcançar as metas para o estado, os juizes(20.677,00) e desembargadores(24.117,62) de minas terão direito ao vale refeição de 360,00, a partir de 2012, sendo que foi aprovado no orçamento, vai ter um custo de mais de 5.2 mihões de reais para o estado que se diz sem caixa para cumprir uma lei estadual e tbem não aceita pagar o piso naccional para nós educadores, alegando que arrecadção esta em baixo. PSDB NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  45. Oi, gente,
    Sempre fui meio intolerante com professores graduados, que escrevem incorretamente. Sou daquelas que acreditam que devemos fazer esforço para escrevermos corretamente. Não estou falando da linguagem "empolada" dos puristas. Estou falando do básico. Basiquérrrimo (se me permitem) mesmo.
    Tenho assinado meus posts, como tia Maluquinha (nada ver com a Professora Maluquinha, do Ziraldo), mas desagradei a muitos. Então, resolvi, hoje, no dia do meu aniversário, prometer a mim mesma que não mais postarei. Nem como Tia Maluquinha, nem como anônima. Continuarei lendo os posts, mas nunca mais comentarei os erros que, na minha opinião, apesar da linguagem e da velocidade da Internet, não deveriam ser cometidos por Professores.
    Peço desculpas a todos por algum destempero (rs) e se aparecerem posts fazendo alguma correção, acreditem, não fui eu. Infelizmente, marquei território nesse Blog, como a Tia Maluquinha - aquela que sonha que alguém, nunca mais, escreva honra com dos erres.
    Um abraço a todos, com sincero pedido de desculpas.
    Tia Maluquinha.

    ResponderExcluir
  46. PAPAGAIADA!!!!!ISSO TUDO É ARMAÇÃO PARA TENTAR GANHAR CONFIANÇA DA SOCIEDADE QUE JÁ NÃO ACREDITA MAIS EM JUSTIÇA NO BRASIL, NO FINAL TUDO VAI DAR EM PIZZA!!!!!!!!!!
    Promotoria investiga Aécio, Anastasia e Lacerda por contratarem "casting" de artistas que os apoiaram
    O promotor Eduardo Nepomuceno de Sousa, do Ministério Público de Minas Gerais, abriu investigação na quarta-feira sobre a contratação sem licitação, e patrocínio financeiro, para cantores, pelos governos tucanos de Minas (Aécio Neves sucedido por Anastasia) e pela prefeitura de Belo Horizonte (prefeito Marcio Lacerda/PSB, aliado de Aécio).

    ResponderExcluir
  47. Onde está o dinheiro de Minas?
    Está nos bolsos dos safados, dos que debocham dos pobres, daqueles que não respeitam os seres humanos.

    ResponderExcluir
  48. Euler,
    Notícias frecas..... JUSBRASIL...ALMG de 05/11/2011
    Favor verificar e deixar ua análise.
    Na página:
    . http://www.jusbrasil.com.br/diarios/32014788/al-mg-05-11-2011-pg-34/pdfView - refere-se à página 34 do Diário do Legislativo, onde fala do prêmio de produtividade, do piso entre outras.
    A reunião fundamenta-se da página 34 à 47....

    Ficamos esperando... parece ser a mais fresca das informações...

    ResponderExcluir
  49. Oi, anônimo(a) do texto:
    "Cuidado meu povo... essa babação de ovo tá cheirando a fanatismo!!! "

    - Acredito que tenha se referido ao nosso carinho escancarado pelo Euler. Não, não acredito que seja fanatismo. Talvez alguma coisa que cheire a carinho, amor, amizade, respeito, gratidão, admiração e tantos outros sentimentos bons...

    Um beijo e carinho para você também.

    ResponderExcluir
  50. Esta semana estarei trabalhando segunada, terça, quarta e sexta com nariz de palhaço em todas as salas de aulas e inclusive no recreio da garotada, quinta terei que deixar meus alunos dos turnos matutino e noturno sem aulas devido à falta de compromisso do governo mineiro com seus eleitores, estudantes e pais de estudantes.
    Ao voltar de BH pretendo pedurar uma corrente ao pescoço e trabalhar alguns dias nessas condições.

    Mauro NDG de Caratinga

    ResponderExcluir
  51. O jeito é eu pedir a bolda crack.............

    Leiam! Mais um absurdo....

    http://noqap.blogspot.com/search?q=pr%C3%AAmio+por+produtividade+2011

    Abaixo, segue nota do PP... (ai, ai.. prêmio!)

    ResponderExcluir
  52. Boa noite a todos os amigos.

    Anônimo das 19:50 de 5 de novembro de 2011:

    Se externar admiração for "babação de ovo", então aja ovo para nós, pois amamos o professor Euler (se é a isso que você se referia) incondicionalmente!!!

    Mexeu com o Euler, mexeu comigo!!!
    Mexeu com o Euler, mexeu com todos nós do NDG!!!

    Boa noite a todos e durmam com Deus.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  53. Oi, querida tia Maluquinha ! Sabia que consegui compreender, captar um pouco de sua alma através de seus comentários aqui no blog? É interessante como é possível ir descobrindo as pessoas, a sua alma, o seu interior através da palavra ! Há , entre nós, os mais inquietos e impulsivos... Há os de um grande senso de humor, que tanto nos divertem... Há os mais nervosinhos que querem logo acabar com tudo , jogar uma bomba na Assembléia... Somos muitos . Cada um de nós com sua beleza própria, com seus valores . Sabe o que pressenti de sua pessoa através de seus comentários, querida tia Maluquinha ? Que você é um ser humano grandioso, carinhoso, delicada nas correções , (necessárias por sinal), e acima de tudo que é alguém que gosta de seu semelhante, quer vê-lo crescer, quer vê-lo melhor. Não pare de nos ajudar, querida. Precisamos de suas observações, sempre tão elegantes , como disse nosso querido Euler ontem ! Crescer dói ! Não se incomode com os nossos "ais" e continue ! Isto é próprio dos verdadeiros mestres . Percebe-se, facilmente, que você é um desses ! Minha admiração , Márcia

    ResponderExcluir
  54. Boa noite amigos.

    Só para eu dormir tranquila (rsrsrs), corrigindo a falta do "h":

    haja ovos e não aja.

    Obrigada.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  55. Tia Maluquinha, diz o grandioso poetinha Vinícius de Morais que as mulheres escorpianas são tiranas, mas elas, também, são firmes, destemidas, fortes, diretas, observadoras, perfeccionistas(rs)e muito respeitosas. Preocupam-se demasiadamente com os outros e o com seu entorno, são solícitas, mas o seu senso de objetividade, muitas vezes pode levá-las à incompreensão. Mas sabemos que suas correções se deram, em face da preocupação de este blog ser um espaço de muita notoriedade e, por isso não gostaria de ler críticas relacionadas ao colegas, como se lê em alguns comentários de jornais. Por isso abandone o blog, essas adequações linguísticas de acordo com o contexto são polêmicas e continuarão. O importante é que este é blog é PLURAL, muito DEMOCRÁTICO e frequentado por gente inteligente, isso é o que importa!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  56. Anônimo das 19:50
    Tá com ciúme? Fica não! Mas o Euler é realmente uma pessoa incomum.

    ResponderExcluir
  57. Correção: tia Maluquinha, por isso NÃO abandone o blog.

    ResponderExcluir
  58. Pessoal,
    navegando pela net, li notícia antiga no site do deputado Rogerio Correa. A proposta do governo estadual além de diminuir o percentual (22 para 5 e 3 para 1) é de fazer isso de forma escalonada? É isso mesmo? Ou seria pagar os valores corretos de forma escalonada? Porque propor essa tabela indecente e ainda pagar a prestação é muita baixaria. Foi essa a proposta?

    Gleidsvania

    ResponderExcluir
  59. kkkkk VIVER E CONVIVER, AS RELAÇÕES SÃO INTERESSANTES,MESMO NUM ESPAÇO VIRTUAL, CHEGA UM MOMENTO QUE NATURALMENTE HÁ UM INCÔMODO, TAL O GRAU DE AFINIDADE QUE SE FORMA, AS PESSOAS SE SENTEM ENCIUMADAS UMAS COM AS OUTRAS. MAS NÃO PODEMOS ESQUECER QUE AQUI NAO É CHAT, É UM BLOG. E NINGUÉM TEM QUE BOICOTAR NINGUÉM, NEM QUERER QUE GOSTA MAIS OU QUE GOSTA MENOS DAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  60. Ao anônimo das 21:25, não vi nada sobre o piso, só sobre o prêmio de produtividade. De qualquer maneira, lendo as páginas 34 e 35 percebe-se que a pressão feita via e-mail e telefone surte bons resultados. Precisamos também eleger gente como a gente (professores) para nos representar, assim como a PM faz.

    ResponderExcluir
  61. Olá, turma de combate, membros do NDG, demais colegas e aliados na nossa luta pelo piso, carreira e outras conquistas mais!

    Boa noite!

    Primeiramente, parabéns a nossa combativa "Tia Maluquinha" pelo seu aniversário. Que esta data se repita por muitos e muitos anos!

    Acho que você deveria continuar escrevendo sim, com a elegância e a sabedoria que caracterizam a sua participação. Nós, como alunos que somos eternamente, vamos lhe xingar, reclamar, mas no final, estamos aprendendo. Então, como já fora dito aqui, não desista!

    Aproveito também para mandar um abraço à combativa Izabel/Geografia, e aos demais colegas, pela generosidade nas palavras que são dirigidas a mim. Saibam que a admiração é recíproca. Vocês são a alma deste espaço. Todos os que nos visitam, comentam, ou apenas leem o blog ou reproduzem as matérias, tornam-se parte de uma mesma proposta, de um mesmo sonho, apesar de todos os pesadelos que enfrentamos.

    Na próxima semana, a nossa agenda está movimentada: temos o boicote do SIMAVE, o ato no dia 10, e acrescentaria também, para quem puder, o apoio na Câmara de Vereadores de BH, onde os moradores do Dandara estarão acompanhando uma importante votação, que pode definir a permanência deles na Comunidade Dandara.

    A nossa luta continua: pelo piso, pela manutenção da nossa carreira, pela devolução do dinheiro confiscado dos 153 mil educadores, entre outros direitos sonegados pelo governo. Nunca desistiremos!

    Um forte abraço e força na luta!

    Euler

    ResponderExcluir
  62. "O governo estadual MINEIRO lançou DIA 03/10/2011 o cartão Aliança pela Vida, que vai auxiliar famílias de dependentes químicos. O programa, que já ganhou o apelido de ´bolsa-crack´, vai liberar R$ 900 para internações e transporte. Serão beneficiadasfamílias com renda mensal menor que dois salários mínimos.

    PROFESSOR QUE SE DEDICA AO SEU FILHO GANHA
    MESMO QUE 750 REAIS !!!

    Os servidores públicos de Minas, se quiserem ganhar um "qualquer", um extra, o melhor caminho é se declarar usuário de drogas, pois só assim teriam os R$900,OO por mês...ou seja, o usuário ganha para não trabalhar e o servidor trabalha para não ganhar...aliás, servidor público se tivesse um codinome, seria: pastel de vento...só promessa, enquanto o Prêmio Produtividade não vem...

    http://noqap.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  63. Euler,
    desculpe-me, eu que não queria acreditar, mas era isso mesmo. A proposta é pagar a tabela indecente parcelada até 2015! Coisa maluca não é mesmo? Nâo sei como ele não têm vergonha na cara de apresentar algo assim.
    Meu querido, você tem contato direto com o Deputado Rogerio Correia? Parece-me que ele está interessado em levar isso adiante?

    Gleidsvania

    ResponderExcluir
  64. Prestando contas...

    Olá, pessoal, como eu havia anunciado antes, a nossa campanha de ajuda mútua terminaria no dia 04 de novembro.

    Acontece que o combativo colega Ricardo de Governador Valadares pediu para que eu segurasse um pouco mais, pois havia uma colega nossa precisando de ajuda urgente.

    Eu pedi para que ele entrasse em contato com esta colega e me enviasse alguns dados para que eu pudesse repassar um valor.

    Mas, isso ainda não aconteceu, pois não recebi os dados solicitados. Continuo aguardando. E com um detalhe a mais: alguns colegas ainda continuam depositando. Peço novamente para que suspendam novos depósitos. Quando fui conferir o saldo bancário, descobri que estou cheio da grana, rsrs: quase R$ 1.000,00! (para ser mais preciso: R$ 996,23)

    Como no próximo dia 08 o governo deve pagar a mixaria que ele chama de salário, pretendo deixar o meu caixa bem zerado, ou seja, com bastante espaço para receber a fortuna que o governo vai depositar na minha conta.

    Logo, bravos guerreiros e guerreiras que frequentam este blog, membros do NDG: gostaria que vocês sugerissem o que fazer com este saldo na conta que coloquei à disposição da campanha de ajuda mútua.

    Penso que algumas possibilidades devem ser consideradas:

    1) repassar para os colegas que estão em maior dificuldade, e que receberam contracheque zero (ou algo próximo disso) também no mês de novembro;

    2) repassar para algum movimento social, como o dos moradores da Comunidade Dandara ou outro que esteja necessitando de ajuda urgentíssima;

    Somente quando este recurso for repassado, dentro do propósito da campanha, é que poderei fechar as contas e apresentá-las, de forma resumida aqui no blog, e de forma completa, documentada, detalhada, junto à subsede do sind-UTE de Vespasiano e São José da Lapa.

    Como já havia adiantado, graças às doações de mais de 100 colegas, foram enviados repasses para 36 combativos e combativas colegas de várias cidades, numa média R$ 102,22 por pessoa. Ao todo foram repassados R$ 3.680,00. Se somado ao saldo em caixa que mencionei (e retirando os 0,69 que era o meu saldo bancário quando iniciou a campanha), concluímos que foram feitas doações que totalizaram R$ 4.675,54.

    Logo, todos estão de parabéns pela participação. Aguardo, portanto, as sugestões do que fazer com o saldo da nossa vitoriosa campanha de ajuda mútua.

    Um forte abraço e força na luta!

    Euler

    ResponderExcluir
  65. SOLIDÁRIA AOS COLEGAS QUE TIVERAM CONTRA CHEQUE ZERADO6 de novembro de 2011 às 01:44

    GRANDE EULER,
    MEU AMIGO, ACHO QUE VOCÊ DEVERÁ DIVULGAR O GABARITO DESSE SEU CRIATIVO SIMULADO POIS; NOSSOS COLEGAS ANESTESIADOS DURANTE ESTES 112 DIAS QUE ESTIVEMOS LUTANDO,COM CERTEZA VAO NECESSITAR CONSULTAR OS UNIVERSITÁRIOS PARA ESCOLHEREM A ALTERNATIVA CORRETA E MARCAREM O X .ATÉ HOJE TEM MUITOS QUE NAO SABEM O QUANTO ESTAO SENDO SUBTRAÍDOS POR ESTE "TAL" GOVERNO.
    EU TENHO MAIS UMA QUESTAO A ACRESCENTAR:
    <<DURANTE A GREVE 2011 O GOVERNO PARABENIZOU EM HORÁRIO NOBRE:
    A) AOS QUE NAO TIVERAM MEDO DO CHICOTE DO FARAÓ E FORAM GRITAR FORA ANASTASIA! FORA DITADOR!
    B) AOS PAIS E ALUNOS
    C) AOS DIRETORES DAS ESCOLAS
    D) AOS QUE TIVERAM MEDO DO CHICOTE DO FARAÓ E CORRERAM PARA AS SALAS DE AULA SEGUINDO "A RISCA" A CARTILHA DESTE DITADOR.

    ResponderExcluir
  66. Euler e demais companheiros, acredito que seria interessante levar nossos alunos ao ato do dia 10 pois contaria como dia letivo e a manifestação seria mais participativa!

    ResponderExcluir
  67. NDG de Plantão
    ... ________________
    "Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer."
    Santo Agostinho
    __________ ...

    Olá companheiros, dia 10 de novembro vem aí.

    Não podemos nos curvar diante da falsidade e da falta de respeito com nós educadores e demais profissionais da educação de Minas Gerais. Você digníssimo governador coloque suas "barbas" de molho, e veja bem ao molho com azeite e água quente viu, tu vais precisar !!! Eleições vem aí, nossa voz irá ecoar em cada rincão dessa nossa Minas Gerais para espantar qualquer TUCANO "iscundidu".

    abraço
    Gleiferson Crow
    LEIA: Liberta Minas NDG
    http://leialibertaminasndg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  68. Sub-Comandante:
    Com sua permissão, gostaria de dar uma “buzinada na alma” do anônimo das 19:50, pra ver se ele acorda!
    Um abraço aos companheiros (as) deste BLOG.
    Força na luta!
    OBS: quem puder, compre uma buzina de caminhão - encontrada em lojas de bicicleta, valor R$ 70,00 - e vamos fazer a chão de MINAS TREMER NOVAMENTE dia 10/11/11 .
    André da buzina.

    ResponderExcluir
  69. Tia Maluquinha,
    todos devemos continuar escrevendo neste blog. Mas devemos considerar que não só professores graduados passam aqui... alunos, o pessoal de apoio das escolas, pais de alunos... concordo com voce sobre o esforço de escrever corretamente, o recado ja está dado!!
    vamos nos ater agora aos nossos graves problemas que nao sao poucos..
    um beijinho pra voce, nao estressa nao!!!

    ResponderExcluir
  70. Euler,

    Faço a seguinte sugestão sobre a contribuição dos colegas:

    - Vamos aumentar um pouco esta grana e fazer o nosso primeiro "OUT DOOR" em BH, em um local bem visível.

    Vamos escolher uma frase bem objetiva e que leve a nossa mensagem.

    Segue algumas:

    -----------------------------------------------
    "PROPAGANDA ENGANOSA"
    Governo de Minas dá calote nos servidores.

    Preocupamos com a OMISSÃO DOS BONS.
    Lute pelos seus direitos

    -----------------------------------------------

    GOVERNO DE MINAS GERAIS

    ESTÁ ACABANDO COM A EDUCAÇÃO.

    -----------------------------------------------
    ***
    COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE,

    TERÍAMOS MENOS LADRÕES E

    MENOS CADEIAS.

    -----------------------------------------------

    CORRUPÇÃO PÚBLICA

    DOENÇA CONTAGIOSA

    DESTRUINDO CONSCIÊNCIAS

    DESTRUINDO A EDUCAÇÃO.

    -----------------------------------------------
    ***

    A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

    PERTENCE À SOCIEDADE EM QUE SE VIVE.

    PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM POVO

    A EDUCAÇÃO DEVE SER P R I O R I D A D E.


    -----------------------------------------------

    Euler,

    Fiz alguns exemplos para você e o pessoal do blog visualizarem e imaginarem um "OUT DOOR" bem visível no centro de BH, com algum destes dizeres.

    Um bom domingo a todos.

    ResponderExcluir
  71. Professor Euler,
    E demais...,
    Com o saldo das doações, talvez possa realizar a aquisição do seu notebook (primeira ideia)para que as postagens e todo o serviço deste jornal sejam mais ágeis ainda.O problema é o editor deste grande jornal "Blog do Euler" aceitar devido a sua dignidade (talvez não considerar correto esta destinação), aliás dignidade que falta a tantos educadores.
    Professor Herbet
    Cristália -MG

    ResponderExcluir
  72. SOLIDÁRIA AOS COLEGAS QUE TIVERAM CONTRACHEQUE ZERADO6 de novembro de 2011 às 09:19

    NÃO SEI COMO DEIXEI ESTE ESPAÇO AO ESCREVER CONTRACHEQUE.MAS PUDERAS!!!ATÉ 2:00H DA MANHÃ HORAS EU SEGUINDO O BLOG DE EULER...JÁ ESTAVA PASSANDO DA HORA DE DORMIR..POR FAVOR,DESCULPE AÍ, VOLTEI PRA CORRIGIR:CONTRA CHEQUE (onde separei)Agora vamos a forma correta:CONTRACHEQUE (é assim q se escreve).O nosso sistema ortográfico atual, o prefixo CONTRA é separado apenas SE A palavra seguinte for iniciada por H, R, S ou VOGAL.

    ResponderExcluir
  73. Tia Maluquinha: ser Professor é ser a favor da diversidade. Assim, você se tornou pessoa fundamental nesse blog. Se for para ser todo mundo igual, não teria graça a vida e ser Professor.
    Há pouco tempo o governo via avaliação desempenho quis tornar todo mundo "igual" e todos sabemos que não deu certo. Tentou torturar e padronizar pessoas... foi um fiasco, pois escola é lugar de gente diferente, com aptidões diversas que trabalhando em equipe vê-se os resultados. Ao tentar nivelar, aí sim, tornou a escola um campo minado de intrigas, onde o individualismo predomina.
    Continue com seus comentários. Eu gosto muito de sua lucidez maluca !

    ResponderExcluir
  74. SOLIDÁRIA AOS COLEGAS QUE TIVERAM CONTRACHEQUE ZERADO6 de novembro de 2011 às 09:21

    GRANDE EULER,
    MEU AMIGO, ACHO QUE VOCÊ DEVERÁ DIVULGAR O GABARITO DESSE SEU CRIATIVO SIMULADO POIS; NOSSOS COLEGAS ANESTESIADOS DURANTE ESTES 112 DIAS QUE ESTIVEMOS LUTANDO,COM CERTEZA VAO NECESSITAR CONSULTAR OS UNIVERSITÁRIOS PARA ESCOLHEREM A ALTERNATIVA CORRETA E MARCAREM O X .ATÉ HOJE TEM MUITOS QUE NAO SABEM O QUANTO ESTAO SENDO SUBTRAÍDOS POR ESTE "TAL" GOVERNO.
    EU TENHO MAIS UMA QUESTAO A ACRESCENTAR:
    <<DURANTE A GREVE 2011 O GOVERNO PARABENIZOU EM HORÁRIO NOBRE:
    A) AOS QUE NAO TIVERAM MEDO DO CHICOTE DO FARAÓ E FORAM GRITAR FORA ANASTASIA! FORA DITADOR!
    B) AOS PAIS E ALUNOS
    C) AOS DIRETORES DAS ESCOLAS
    D) AOS QUE TIVERAM MEDO DO CHICOTE DO FARAÓ E CORRERAM PARA AS SALAS DE AULA SEGUINDO "A RISCA" A CARTILHA DESTE DITADOR.

    ResponderExcluir
  75. Euler, bom domingo para você e todos que participam do seu excelente blog!
    Já temos que movimentar fortemente e começar a campanha contra o PSDB,este partido egoísta,safado e sem compromisso com o ser humano.
    Fora Aécio, fora Anastasia.
    Não sei qual remédio tomar para conter a asia que sinto ao ouvir falar estes nomes.

    ResponderExcluir
  76. SOLIDÁRIA AOS COLEGAS QUE TIVERAM CONTRACHEQUE ZERADO6 de novembro de 2011 às 10:45

    GRANDE EULER,
    JÁ ESTOU VOTANDO NO "OUT DOOR" DA CRIAÇAO DO ANÔNIMO DAS 7:56..
    ACHEI TODOS 100% POIS, ESTAO LEVANDO UMA MENSAGEM BEM REAL DOS POLÍTICOS E DO QUADRO DA EDUCAÇAO AQUI EM MINAS GERAIS E DE TODO BRASIL.
    BOM, A GENTE NAO SABE QUAL ESCOLHER, SERIA BOM SE PUDESSE USAR TODAS AS SUGESTÕES POSTADAS.
    ENTAO VAI AÍ A QUE SUGIRO:

    CORRUPÇÃO PÚBLICA

    DOENÇA CONTAGIOSA

    DESTRUINDO CONSCIÊNCIAS

    DESTRUINDO A EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia Euler e demais colegas da deseducação de Minas.
    Afinal, o que será feito de concreto?
    Adoro ler os posts do Euler, mas não devemos ficar só com palavras. É preciso muita ação, principalmente na justiça.
    Abraços

    ResponderExcluir
  78. Tia Maluquinha, não nos abandone, por favor!
    Você pode apenas mudar sua tática de correção.
    Utilize a sutileza, como o Euler. Eu cometi um erro ao postar a palavra cirurgia, escrevendo cirugia.
    Ao comentar o assunto do meu post, Euler escreveu corretamente a palavra, assim, sem comentar o erro cometido por mim, ele lembrou-me da grafia correta.
    Apenas seja sutil e não irá aborrecer ninguém.

    ResponderExcluir
  79. NDG DE PLANTÃO

    SUGESTÃO
    A consolidação do NDG como movimento social nasceu da vontade de quem pensa e sabe que a voz de um povo unido faz diferença.
    O interessante seria abrir um conta corrente com pelo menos três (03) representantes do NDG e transferir o valor para a conta criada com o apoio e vontade de todos NDG's. O objetivo seria utilizar o dinheiro para alguma emergência, principalmente diante dos fatos: 112 dias e 112 noites de greve; suspensão; reunião; acordos; Tripartite, entre outros. Fatos esses que fazem parte da nossa luta pelo cumprimento da Lei Federal 11738/08 (Piso Salarial para os Profissionais do Magistério).

    abraço
    Gleiferson Crow
    LEIA: Liberta Minas NDG
    http://leialibertaminasndg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  80. Bom dia, povo da luta, membros do NDG e demais apoiadores e aliados de combate!

    Amanhã será dia de nova reunião da comissão tripartite. Quero analisar rapidamente os pontos que precisamos discutir e o perfil desta comissão.

    Os pontos que devemos discutir:

    1) criticar o não cumprimento da palavra pelo governo em relação ao salário de novembro, já que alguns colegas tiveram contracheque zero ou próximo disto. O sindicato deve exigir o imediato pagamento para estes colegas do salário integral;

    2) criticar o não cumprimento pelo governo do desligamento dos substitutos em algumas escolas. O sindicato deve exigir o imediato cumprimento deste acordo;

    3) criticar a tabela proposta pelo governo. O sindicato deve mostrar ao governo que o compromisso firmado no final da greve previa o "aprimoramento" das tabelas atuais, e não a redução de índices de promoção e progressão. Aprimorar, é melhorar, e não piorar. Neste caso, aprimorar só pode significar aplicar o piso nas tabelas, como manda a lei federal, combinada com o plano de carreira existente. Nada menos do que isso;

    4) exigir do governo a prestação de contas detalhadas acerca dos gastos com a Educação e o impacto da aplicação do piso na folha de pagamento, discriminando: a) o impacto para todos os educadores; b) o impacto somente para os 153 mil educadores que optaram pelo sistema de VB; c) o impacto somente das demais carreiras, excluídas as do professor e especialistas, entre os 153 mil educadores que optaram pelo sistema de VB;

    Analisando o método de trabalho:

    Não sei como essas reuniões acontecem. Mas, deveria haver algum registro documental assinado, como uma ata, com cópia para todos os participantes. Se isso não está sendo feito, há um descuido em relação a este ponto. Documentar a reunião significa poder cobrar aquilo que é acordado. Nem precisaria registrar o teor completo das discussões, já que é natural que aconteçam excessos de parte a parte. Bastaria registrar os temas abordados e as decisões e compromissos assumidos durante a reunião. Isto evitaria o tal de falar hoje uma coisa e amanhã fazer outra coisa.

    (cont...)

    ResponderExcluir
  81. (cont...) Parte 2:

    O perfil da comissão:

    o perfil da comissão tripartite envolve teoricamente três partes: o governo, o sindicato e os parlamentares. Na prática, é o sindicato, representando a categoria, e o governo, representado pelos seus agentes diretos e indiretos, que são os parlamentares da sua base. Os deputados da oposição geralmente fecham com o sindicato, mas têm interesses políticos que não necessariamente combinam com os interesses da categoria.

    Da parte do governo nós temos: duas secretárias que são tecnocratas, e portanto com pouca ou nenhuma margem de decisão política, e o secretário de governo, que faz política, mas tem pouco poder de concessão em face da linha imposta pelo governador e sua política neoliberal.

    Logo, discutir qualquer coisa com este grupo, julgando que convencerá alguém de alguma coisa, é perda de tempo. Este grupo está definido, tem convicções fechadas, não é um grupo de estudo. Poderia, no máximo, analisar entre duas ou três possibilidades colocadas.

    Logo, quando o governo apresentar alguma proposta indecente, nossa resposta deve ser:

    - Isto está fora do combinado. Perguntamos se há possibilidade de retirar esta proposta e melhorá-la. Do contrário vamos encaminhá-la em assembleia ou ao comando geral de greve para que os educadores analisá-la e se necessário, apresentar a contra-proposta definida.

    Na reunião seguinte aparecemos com a nossa contra-proposta - o cumprimento da lei, o piso na tabela. O governo analisará a contra-proposta e dirá que não aceita. Poderá apresentar uma nova proposta ou manter a anterior. O impasse está formado em relação ao piso. Qual seria o próximo passo?

    Vamos solicitar a presença de mediadores externos, do âmbito federal, como: a comissão do Congresso Nacional, da PGR - Procuradoria Geral da República - e da AGU - Advocacia Geral da União e do MEC -, pois todos são partes interessadas na questão.

    Caso o governo não aceitasse esta mediação externa, e nem tampouco o cumprimento da lei que estaria respalda pela proposta dos educadores, estaria configurada a má intenção do governo.

    Poderíamos trabalhar estes elementos tanto para uma ação judicial, quanto para mostrar para a sociedade mineira e nacional o verdadeiro caráter deste governo.

    São algumas considerações que desejava fazer. Se a negociação via comissão tornou-se, no momento, o mecanismo para avançar ou não nas conquistas, precisamos trabalhar melhor esta negociação.

    ResponderExcluir
  82. Excelente ideia do GLEIFERSON.
    EXCELENTE IDEIA A DO outdoor!!

    ResponderExcluir
  83. João Paulo Ferreira de Assis6 de novembro de 2011 às 12:17

    Prezado amigo e companheiro de luta Professor Euler

    Prezados companheiros de luta

    Dois temas:

    1- Tenho visto a polêmica que há sobre o bom uso da ortografia. Concordo que a Tia Maluquinha está certa em alertar-nos sobre o uso correto da ortografia, pois há muita gente do governo que nos lê, e anota nossos erros, até para negacear o Piso a que temos direito. Creio que devemos ler de novo o que escrevemos, pois já aconteceu comigo, o texto ser postado com falta de uma palavra importante. Outra dica: QUANDO ESTIVERMOS EM DÚVIDA SOBRE A GRAFIA CORRETA DE UMA CERTA PALAVRA E O NOSSO DICIONÁRIO NÃO FOR ATUALIZADO, DEVEMOS SUBSTITUIR POR UM SINÔNIMO QUE NÃO NOS TRAGA DÚVIDA.

    2-Minha sugestão para o out-door (e também para camisas, toalhas, guardanapos e outros objetos de artesanato)

    O PSDB É INCOMPATÍVEL COM A EDUCAÇÃO.

    EDUCAÇÃO E PSDB SÃO COMO ÁGUA E ÓLEO: NÃO SE MISTURAM.

    Saudações, e até a vitória.
    João Paulo Ferreira de Assis.

    POST SCRIPTUM:

    SE VOCÊ QUER EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE LEMBRE-SE QUE O PSDB É INCOMPATÍVEL COM A EDUCAÇÃO.

    MINAS DENUNCIA AO BRASIL: CHOQUE DE GESTÃO E DÉFICIT ZERO SÃO UMA FARSA.

    O PSDB JOGOU A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MINAS GERAIS NO FUNDO DO POÇO.

    ResponderExcluir
  84. Tia Maluquinha,deixe de drama...
    Não percamos o foco da discussão aqui,ok?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  85. Já pensaram em pôr no OUT DOOR fotos dos inimigos da educação? Dá o maior auê! Eles merecem!

    ResponderExcluir
  86. ELEIÇÕES, ELEIÇÕES E MAIS ELEIÇÕES

    Quantos somos hoje e quantos poderemos ser amanhã:

    (1) Os funcionários da educação são hoje aproximadamente 360.000;

    (2) Vamos estimar por baixo que somos 160.000 em sala de aula, aproximadamente 1,16% do poder de voto do Estado de Minas Gerais;

    (3) Segundo dados do TSE – noticiado em 14/01/08 no seu setor de comunicação – o número de eleitores de Minas Gerais em 2007 era de 13.762.441, número esse utilizado para fazer os cálculos acima e abaixo;

    (4) Se multiplicarmos os 160.000 x 40 (número aproximado de famílias em cada sala de aula tomando por baixo a paridade 1 x 1), teremos um total de 6.400.000 votantes, que representam 46,5% dos eleitores mineiros (seria um trabalho feito na comunidade e voltado para as famílias);

    (5) A Assembléia Legislativa de Minas Gerais conta hoje com 77 deputados que foram eleitos com aproximadamente 5.017.000 de votos, ou seja, 36% dos votos de Minas Gerais, a saber, menos de 50% da população votante;

    (6) Esses números significam que temos, como formadores de opinião que somos, capacidade de eleger todos os deputados da Assembléia e ainda capacidade de mudar a história de Minas nos próximos anos;

    (7) Precisamos, de agora em diante, participar de todo o processo eleitoral do estado e do país com o objetivo de transformar a educação e influenciar diretamente na escola dos vereadores, deputados, senadores, governadores e presidentes; (estamos sentindo na pele e no bolso o nosso pouco envolvimento na escolha do nosso governador);

    (8) O poder de transformação está em nossas mãos. Pense nisso e adote essa idéia.

    NÚCLEO ANTI-PSDB - NORTE DE MINAS

    ResponderExcluir
  87. JORNAL TUDO - BELO HORIZONTE, 29 DE OUTUBRO A 4 DE NOVEMBRO DE 2011

    MG à frente em corrupção

    Estado teve indicadores negativos em quatro dos oito indicadores de controle do problema e está ao lado de Maranhão e Pará.

    Minas Gerais, Maranhão e Pará são os líderes do ranking de corrupção, segundo estudo do Centro de Estudos da Opinião Pública, da Unicamp, a pedido do instituto Ethos. Os três estados tiveram registro de "alto risco" em quatro dos oito indicadores sobre sistemas de controleda corrupção avaliados pelos cientistas políticos Bruno Speck e Valeriano Mendes Ferreira, autores do estudo. Os dados são relativos ao ano de 2009.
    Das demais unidades da federação, nenhuma nenhuma foi aprovada em todos os quesitos. Transparência limitada, falta de competitividade nas contas públicas, submissão de órgãos de controle e grupos políticos e imprensa nem sempre independentes foram alguns dos problemas detectados.
    Uma das áreas avaliadas foi o controle externo exercido pelos tribunais de contas dos estados, cuja composição é marcada pelo alinhamento com os grupos políticos dominantes de cada estado. "O processo de nomeação (por governador ou Assembléia) influencia profundamente o comportamento dos conselheiros", afirmam os autores do texto, com publicação no final do ano.
    A publicação de dados sobre a execução orçamentária dos estados na internet, mas "a maioria dos estados ainda reluta em apresentar de forma acessível e completa as informações sobre os seus orçamentos", observa o estudo. Também há um "apagão" nas estatísticas sobre volumes e modalidades das compras públicas.
    O estudo procurou medir o grau de dependência de jornais e TV em relação a políticos e seus familiares e avaliou como a mídia cobriu casos de corrupção envolvendo governadores, entre 2007 e 2010. Em sete unidades da federação, foi constatado grau baixo de independência; em onze, médio, e em nove, alto. (Agência Estado)


    "Vamos à luta em 10/11, com narizes de palhaço".

    ResponderExcluir
  88. A única coisa que pode incomodar o desgovernador e sua corja é realmente a sigla: PSDB. Vamos apostar nisso.

    ResponderExcluir
  89. Estou instruindo meus alunos para enviar e-mails para os deputados de Minas, pedindo pelo cumprimento do acordo firmado entre o governo e o sindicato. Tenho informado nas 13 salas que trabalho que sem a reposição o ano letivo estará comprometido. Sem os 200 dias o aluno não poderá matricular na série seguinte.Com a ajuda dos alunos a pressão sobre os deputados será maior.

    ResponderExcluir
  90. Oi Euler e turma do blog,
    Andei sumida.Com pouco argumento,com alguma desesperança.Mas visitar o blog, renova as forças e sentimento de luta coletiva.Tenho participado todos os dias no twitter,contra o maldito psdb(em minúsculo mesmo)Precisamos fechar o cerco por lá. Então,façam a conta e vamos tuitar.Temos incomodado muita gente!
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  91. Prezado Euler, nós professores e professoras do Estado de Minas Gerais, temos obrigação de acabar com o PSDB em nosso Estado(Norte-Sul-Leste-Oeste).Passarmos para nossos alunos como ocorre essa política nojenta, porca, mentirosa e nazista desses poderosos que querem destruir Minas Gerais e o Brasil.

    ResponderExcluir
  92. Euler minha sugestão também era você fazer uso desse dinheiro das contribuições para comprar o notebook.Idéia essa que era anterior a de ajuda para quem estava passando por dificuldades financeiras e que foi deixada em segundo plano. Pense nisso.
    Até a vitória.
    Gilvânia, História.

    ResponderExcluir
  93. Caros,
    Ainda penso que deveríamos saber se nosso Sindicato já acionou mecanismos jurídicos no STF.
    Será como está a situação dos embargos? Alguém tem notícia?
    Amanhã deveria ter alguma manifestação concomitante com a reunião da comissão. Há de ter uma forma de mostrar ao governador que não somos inimigos públicos número 1 a serem combatidos.
    "Fala sério!" 900 de piso para quem tem doutorado! O que os nossos representantes responderam a quem teve coragem de enunciar essa proposta? Penso que não é caso de partido político, pois em São Paulo, que também é governado por esse partido neoliberal e a rede estadual de Educação é ainda maior que a de Minas, o piso é ainda maior que o da lei do PSPN. Nem derrotar o outro candidato do mesmo partido para ser o candidato do mesmo nas eleições de 2014 o Faraó terá condições porque, ruim por ruim, o outro é menos pior.

    ResponderExcluir
  94. Sugestões de frases para o "Out Door":

    1)Piso Salarial para Professor com Doutorado em Minas Gerais: R$ 908,97.

    2) Governos Anastasia e Dilma: Cumplicidade e descaso com a educação pública.

    3) S.O.S Educação Pública: Piso Salarial Decente e Carreira Digna.

    Sugestões para aplicação da grana que sobrou das doações:

    1) Guardar o que sobrou para poder ajudar companheiros mais necessitados em dezembro e janeiro. E assim estimular o Sind-UTE a organizar um vigiroso Fundo de Greve para as próximas batalhas. Lembrando que os cortes ainda virão (não sabemos como será paga a reposição) e muitos podem enfrentar pelejas.

    2) Se rolar de comprar uns 05 Kg de asinha de frango (temperada) para a turma queimar lá no Barracão do Martinho esse fim de ano. Pô pessoal, a vida é luta, batalha árdua, mas de vez em quando né..rssss

    Brincadeiras a parte e já falando sério, todos sabemos que somos uma categoria empobrecida, mas que revelou uma solidariedade de classes maginifica. Pode parecer pouco, mas o dinheiro arrecado e repartido entre os companheiros teve um significado muito importante. Sugiro que os 996,00 seja colocado em uma conta poupança e os companheiros(as) que tiverem dificuldade nas próximas semanas e meses, devido ao corte em novembro e dezembro e janeiro (parciais), envie cópia de contra-cheque para o email do Euler para que a ajuda seja encaminhada.

    O almoço de pão com manteiga de uma companheira está anotado, senhor Antônio Augusto Anastasia. Juramos, um dia cobraremos isso!

    Aqui pelas bandas da Gloriosa Ribeirão da Neves as coisas estão muito desmobilizadas. Dificuldade de organização e repasse de informações. Nas poucas escolas que fui o debate da estratégia da suspensão da reposição foi muito dificil.

    Um forte abraço,
    Rômulo

    ResponderExcluir
  95. Com certeza, nunca presenciei uma mobilização tão consistente assim. Sew continuarmos assim, o PSDB será destruido em Minas Gerais. Acho que seria tb uma boa idéia escrever para a imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro denunciando a destruição da educação, saúde e segurança de Minas. Denunciar a fsa do "choque de gestão" tão proclamado pela mídia, principalmente a mineira. Denunciar a submissão da imprensa aos interesses deste partido e seus asseclas, que nada mais são que velhos 'coronéis' da república do café com leite. Aliás o Aécio está achando que estamos na república velha. Temos que informar ao país que Minas está prestes a sumir do cenário nacional tanto politicamente quanto economicamente. Este blog se fez da luta dos professores, pessoas que , para os políticos conservadores, principalmente do nosso estado, não tem formação, não estudaram, trabalham na educação porque não sabem fazer mais nada, são fracassados. Estes fracassados, SENHOR GOVERNADOR E DEMAIS SEGUIDORES DE SUA POLÍTICA VERGONHOSA, vão destruir seu futuro político, inclusive o FARAO, que com certeza ainda não se deu conta da gravidade da situação do seu estado. FORÇA NA LUTA E ATÉ DIA 10.
    Cida do Renato Azeredo.

    ResponderExcluir
  96. ATENÇÃO, PROFESSORES:
    Não abram o DEMONSTRATIVO de PAGAMENTO concernente ao mês de novembro. POR QUÊ?
    PORQUE estão carregados com "CONTRACHOQUE" de 220v.
    FORÇA NA LUTA ATÉ A VITÓRIA!!!
    FUERZA EN LA LUCHA HASTA LA VICTORIA!

    GREVE JÁ!
    HUELGA YA!

    Porteño/brasileño

    ResponderExcluir
  97. AÍ ESTA A FALTA DE HUMANIDADE DAS AUTORIDADES DE TODAS AS CLASSES DE MINAS GERAIS, VERGONHA.

    Comunidade Dandara: Juiz decide sobre reintegração
    TJMG solicita da prefeitura de BH, governo de Minas e presidência da Republica abrigo e transporte para moradores da área a ser desocupada

    A Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais (OAB-MG) e a Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Belo Horizonte deverão indicar observadores para acompanhar o cumprimento da ordem judicial de reintegração de posse da área denominada Comunidade Dandara.

    A decisão partiu do juiz titular da 20ª Vara Cível de Belo horizonte, Renato Faraco, e determina ainda a expedição de ofícios para a presidente da República, Dilma Rousseff, para o governador do Estado, Antônio Augusto Anastasia, e para o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, solicitando assistência adequada, abrigo e transporte para os ocupantes da área. No ofício encaminhado ao governo do Estado, foi solicitado também contingente policial.

    Para o juiz, em virtude do grande número de pessoas que moram na área, a tarefa de realocação das famílias deve ser compartilhada entre o Município, o Estado e a União. “Tenho que simultaneamente ao cumprimento da ordem de reintegração de posso confere ao poder público conceder às famílias que residem na área objeto da lide a assistência adequada, tanto no que diz respeito à concessão de abrigos, como transporte respectivo às pessoas e seus pertences”, afirmou o magistrado em seu despacho.

    A solicitação de contingente policial, segundo o magistrado, foi feita com o objetivo de manutenção da ordem e para assegurar o cumprimento da decisão, “respeitando a dignidade da pessoa, da vida, da integridade física e moral de todos”.

    O despacho do juiz foi motivado por um pedido de reconsideração da ordem de desocupação feito pelos ocupantes da área ocupada. A reconsideração foi negada, pois, segundo o magistrado, os ocupantes não apresentaram qualquer elemento novo que permitisse a revisão da decisão. O magistrado citou ainda a audiência de conciliação, que não obteve acordo, ocorrida no último dia 20 de outubro na 6ª Vara de Fazenda Pública Estadual de Belo Horizonte. As informações são do site oficial do TJMG.

    Decisão do Juiz

    ResponderExcluir
  98. E AS "ISTORIAS 171" DO LULA PINÓQUIO VÃO SAINDO DE DEBAIXO DOS TAPETES DA VIDA, VERGONHA.


    novojornal .: Política .: Notícia Publicado em 06/11/2011 às 10:19:32
    PanAmericano disfarçou doações para Lula em 2006
    Banco PanAmericano doou R$ 500 mil para a campanha da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
    Confira também
    PanAmericano disfarçou doações para Lula em 2006
    Suspeita no Esporte envolve cúpula do governo do DF

    O banco PanAmericano doou R$ 500 mil para a campanha da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, e usou empresas de dirigentes da instituição financeira para disfarçar a origem das contribuições.

    As doações foram feitas em dezembro de 2006, quase um mês depois do encerramento da campanha. Lula já estava reeleito, mas o PT saíra da eleição com dívidas de quase R$ 10 milhões.

    As contribuições foram contabilizadas regularmente pelo partido, mas só quem conhecesse a identidade dos proprietários das empresas que fizeram essas doações teria condições de associá-las ao PanAmericano na época.

    Outro lado

    Dois dos sete ex-dirigentes do PanAmericano que fizeram doações para o PT nas eleições de 2006 disseram que fizeram as contribuições em caráter pessoal, e não como representantes do banco.

    "A doação foi feita por razões pessoais", disse o advogado David Azevedo, que defende o ex-diretor jurídico do PanAmericano Luiz Augusto Teixeira Carvalho Bruno.

    O ex-diretor Mauricio Bonafonte, que era responsável pela área de seguros do banco, disse aos auditores do PanAmericano em março que contribuiu "por uma questão pessoal e espontânea". As informações são da Folha.com.

    ResponderExcluir
  99. O PSDB tem que ser banido do país inteiro, pois nenhum governante desse partido presta. Por Minas,devemos começar,pelasas eleições municipais, todos os candidatos a prefeitos apoiados pelo governador e/ou pelos deputados que estão contra os educadores têm que ser derrotados, a nossa proposta de derrota a essa turma há de ser implacável no Estado, porque se conseguirmos derrotar os candidatos a prefeito, já será um recado aos deputados em 2014 e ao governador que sucederá essa TRAPO DE GENTE que está no poder por aqui.

    ResponderExcluir
  100. VEJAM MATÉRIA COMPLETA NO NOVO JORNAL ONLINE, VERGONHA.



    novojornal .: Política .: Notícia Publicado em 04/11/2011 às 12:20:48
    Mineirão: Esposa de Pimentel manipula Ata do CDPCM-BH
    Conselho Municipal da Prefeitura de BH presidido pela "elite governamental" extrapola o limite da legalidade e registra manipulação em Ata
    Confira também
    PanAmericano disfarçou doações para Lula em 2006
    Suspeita no Esporte envolve cúpula do governo do DF
    Senador da PB recorre para tentar impedir posse de Cunha
    Senador do PMDB propõe fim do foro privilegiado
    Mineirão: Esposa de Pimentel manipula Ata do CDPCM-BH
    Depois da contestada participação do filho do prefeito Marcio Lacerda na direção das iniciativas do município em relação à Copa de 2014, entra em cena a esposa do ex- prefeito de BH e atual ministro, Fernando Pimentel. Dessa vez, para viabilizar um projeto no qual, segundo investigações da Polícia Federal, seu marido Fernando Pimentel tem “total interesse” na reforma e exploração do Estádio Mineirão após a Copa de 2014.

    ResponderExcluir
  101. SERÁ O BENEDITO, DIGO BENDITO, VEREMOS...

    Senador do PMDB propõe fim do foro privilegiado
    Para o senador pela Paraíba, a sociedade brasileira tem demonstrado intolerância com a corrupção e pressionado por mudanças
    Confira também
    PanAmericano disfarçou doações para Lula em 2006
    Suspeita no Esporte envolve cúpula do governo do DF
    Senador da PB recorre para tentar impedir posse de Cunha
    Senador do PMDB propõe fim do foro privilegiado
    Mineirão: Esposa de Pimentel manipula Ata do CDPCM-BH


    Agência Senado

    O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) vai apresentar à Mesa do Senado uma PEC (proposta de emenda à Constituição) alterando as regras de foro privilegiado para autoridades.

    O parlamentar quer acabar com a prerrogativa de julgamento de autoridades diretamente em tribunais superiores.

    "Essa emenda constitucional veio acabar, de uma vez por todas, com esse privilégio que tem sido exercitado no Parlamento brasileiro e tem dado à sociedade, à população, uma verdadeira sensação de impunidade."

    Para o senador pela Paraíba, a sociedade brasileira tem demonstrado intolerância com a corrupção e pressionado por mudanças na legislação, como ocorreu com a Lei da Ficha Limpa. Com a PEC, o parlamentar quer "evitar que políticos já punidos por via judicial cheguem a ocupar novos cargos públicos, colocando em risco o patrimônio da sociedade brasileira".

    "Não há justificativa ética [para o foro privilegiado]. Essa é a grande verdade que temos que reconhecer nesta Casa."

    Na opinião de Santiago, o foro privilegiado desrespeita o princípio da igualdade "quando deixa de aplicar a lei de maneira idêntica a todas as pessoas" e tem inviabilizado a condenação de políticos corruptos.

    "A prerrogativa da função se tornou um instrumento que evita punições para muitos, para os quais a sociedade exigiria punição da mesma forma e à altura do cidadão comum."

    Compete ao Supremo Tribunal Federal (STF) processar e julgar presidente da República, deputados e senadores. Para Santiago, esse foro privilegiado gera na sociedade uma percepção de impunidade.

    ResponderExcluir
  102. JÁ NÃO SÃO MAIS FICHAS SUJAS E SIM BORRADAS E MUITO, VERGONHA.....

    Senador da PB recorre para tentar impedir posse de Cunha
    Wilson Santiago (PMDB-PB) deve dar lugar a Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Assessoria diz que Cunha Lima aguarda posse para próxima semana
    Confira também
    PanAmericano disfarçou doações para Lula em 2006
    Suspeita no Esporte envolve cúpula do governo do DF
    Senador da PB recorre para tentar impedir posse de Cunha
    Senador do PMDB propõe fim do foro privilegiado
    Mineirão: Esposa de Pimentel manipula Ata do CDPCM-BH

    O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) informou que apresentará nesta sexta-feira (4) recurso à Mesa Diretora do Senado para tentar impedir a posse do ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB) no cargo.

    Santiago pede para continuar no cargo até que a Justiça Eleitoral da Paraíba julgue um recurso em que ele contesta a decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou a posse de Cunha Lima.

    A assessoria de Cunha Lima afirmou que o ex-governador não vai se manifestar sobre as declarações do senador Wilson Santiago. Segundo a assessoria, Cunha Lima deve chegar a Brasília na noite de segunda-feira (7) ou na terça (8), ainda pela manhã, para ser empossado.

    Candidato mais votado na disputa para o Senado em 2010, Cássio teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com base na Lei da Ficha Limpa. Ele foi considerado "ficha suja" porque teve seu mandato de governador cassado em 2008, por abuso de poder econômico e político durante as eleições de 2006 quando foi reeleito.

    Com a diplomação concedida pelo TRE, o tucano solicitou ao Senado o direito de tomar posse. Pelo Twitter, Cunha Lima já avisou que sua posse na Casa será na tarde de terça-feira (8). A Mesa do Senado informou que decidirá na segunda (7) se dará posse imediata a Cunha Lima, que foi diplomado pelo TRE da Paraíba no último dia 25 de outubro, ou se aguarda a decisão da Justiça Eleitoral sobre o recurso impetrado por WIlson Santiago contra a diplomação de Cunha Lima.

    "A Justiça está abrindo as portas para os fiichas sujas. Não adiantou a mobilização da população. Chega na Justiça e as coisas mudam. No mínimo, é uma decepção muito grande para a sociedade", disse o senador.

    Caso seja confirmada para terça-feira, a posse de Cunha Lima vai alterar a representação da Paraíba no Senado Federal. Com a saída de Wilson Santiago, que foi o terceiro mais votado nas eleições do ano passado, o PMDB passará a ter apenas o senador Vital do Rêgo de representante do estado. O PSDB, contudo, ganha um representante, ao lado de Cícero Lucena.

    "Eu me sinto prejudicado porque disputei uma eleição, não tive registro negado e, agora, a Justiça quer me tirar o direito de manter minha vaga [...]. É uma verdadeira instabilidade jurídica o que estão fazendo", diz Santiago.

    Embora ciente de que a Mesa deve definir já na segunda-feira a data da posse de Cunha Lima, Santiago orientou seus assessores que não retirem nada do gabinete. Ele também não tomou providências sobre o futuro de seus funcionários. "Eu não vou demitir ninguém. Se ele [Cunha Lima] assumir, que tome as decisões", disse.

    Foro privilegiado

    Ainda nesta sexta-feira, Wilson Santiago afirmou que vai protocolar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera as regras de foro privilegiado para autoridades. Santiago quer acabar com a prerrogativa de julgamento de autoridades diretamente em tribunais superiores.

    Com o projeto, o senador quer evitar que políticos "já punidos por via judicial" venham a ocupar novos cargos públicos. As informações são do G1.

    ResponderExcluir
  103. Novamente venho questionar o blog com essa pergunta? O que falta legalmente para que o piso salarial possa ser pago?

    ResponderExcluir
  104. TUDO CONTRA OS DE BAIXO COM PORRADAS, INTIMIDAÇÕES E ATÉ MORTES, VERGONHA...

    Ação de grileiros eleva tensão em Minas

    Dados da Pastoral da Terra mostram que o número de conflitos praticamente dobrou nos últimos dois anos

    Amália Goulart - Do Hoje em Dia - 6/11/2011 - 04:10

    DIVULGAÇÃO/PASTORAL DA TERRA

    Cerca derrubada em Manga, supostamente a mando de empresária


    "Sofremos ameaça. Estamos aqui sem assistência nenhuma, com medo. Somos humildes e analfabetos. Só queremos resolver tudo na Justiça. Não queremos violência. Por favor, nos ajude". O apelo, feito por telefone ao Hoje em Dia , é de J.B.A., um pequeno produtor rural do Norte de Minas que pediu anonimato e diz ter tido suas terras tomadas por grileiros da região.

    O drama de J.B.A. não é um caso isolado. Levantamento da Comissão Pastoral da Terra armazenado no banco de dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos mostra que o número de conflitos por terra em Minas praticamente dobrou nos dois últimos anos. Em 2009, foram 16 ocorrências no Estado, envolvendo 874 famílias. No ano passado, o número de ocorrências subiu para 31, englobando 2.457 famílias.

    A intensificação dos conflitos no campo se reforça agora com a operação "Grilo", desencadeada por promotores e policiais federais. No Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri estão sendo identificados diversos casos de grilagem de terras.

    A Comissão Pastoral da Terra e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa denunciam a participação da Polícia Militar em ações de grileiros. Na zona rural de Manga, no Norte de Minas, dois posseiros tiveram as cercas de suas propriedades derrubadas e os terrenos tomados por empresários.

    Há 15 dias, parlamentares estaduais estiveram em São João das Missões (Norte) junto com policiais federais para evitar que índios fossem expulsos da reserva Xacriabá. Em outra frente, foi necessária a inclusão de uma testemunha no programa de proteção estadual, em Salto da Divisa (Jequitinhonha), onde pequenos agricultores também foram vítimas de grileiros.

    Segundo a Pastoral da Terra, estudo encomendado à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) mostra que um terço das terras do Estado são devolutas. Estas áreas e as vizinhas a elas constituem o principal alvo dos grileiros. "Os posseiros e pequenos proprietários vêm, gradativamente, sendo encurralados.

    Ainda mais com a pressão das monoculturas de eucalipto e cana- de-açúcar, além da mineração. É muito comum nessas regiões o fazendeiro e a empresa terem escritura de uma determinada área de terra e alegar possuir 20, 30 vezes mais, expulsando quem já mora na propriedade há décadas", afirma Frei Gilvander Moreira, da Comissão Pastoral da Terra.

    O deputado estadual Durval Ângelo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, avalia que "o barril (de pólvora) está prestes a explodi r". "Vamos ter um processo de acirramento muito grande. Hoje, o Norte de Minas está pegando fogo", afirma. Segundo ele, além dos posseiros e agricultores, índios e quilombolas sofrem com a ação dos grileiros em Minas.


    Leia mais na edição eletrônica do jornal Hoje em Dia

    ResponderExcluir
  105. NÃO SOU COMUNISTA nem NEOLIBERAL,
    mas SOU um CRISTÃO a FAVOR da COMUNIDADE DANDARA
    até debaixo d'água.
    TERRA "ao Deus Dará" tem que ser ocupada pelos
    humildes, sem teto, sem comida, isto é,
    SEM TUDO.
    Abaixo a GANÂNCIA que já está passando dos limites.
    *****Parabéns ao JUIZ Renato Faraco*****.

    ResponderExcluir
  106. Aí esta comandante Euler, como MG cresce empurrando ladeira abaixo os já de baixo e levantando ainda mais os cima. Não podemos ficar omissos. Em tempo amanhã estarei ,mandando dados de um colega que esta em péssima situação e se resigna em aceitar ajuda, mando um email pra vc comandante, aqui em GV neste sabado não houve reposição em nenhuma escola estadual, somente a tarde entrega de boletins de notas a pais de alunos, vamos aguardar e rever todo este processo que a Bia tentou conduzir da melhor maneira possível, mas tá meio complicado esta quebra de braços, com Deus venceremos, muito obrigado comandante, abços.

    ResponderExcluir
  107. O ESTADO ESTA DANDO CANO ATÉ EM ADVOGADOS, VEJA MATERIA, VERGONHA...

    OAB-MG ameaça cortar advogado dativo por falta de pagamento

    Profissionais indicados pela entidade não estariam recebendo os honorários que são fixados pelo magistrado

    Amália Goulart - Do Hoje em Dia - 5/11/2011 - 04:17

    EUGENIO MORAES

    Em 2010, a Defensoria Pública examinou as 2.445 certidões que recebeu
    A seccional mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) ameaça não inscrever nenhum advogado para atuar como dativo em 2012. Isto porque esses profissionais, convocados pelos juízes na ausência do defensor público, não estariam recebendo os honorários fixados pelos magistrados.

    De acordo com o presidente da OAB-MG, Luís Cláudio Chaves. os defensores dativos em Minas Gerais são responsáveis por 90% do atendimento criminal em Minas e cerca de 40% dos demais processos da Justiça comum. "Eles intervêm para solucionar um conflito, mas têm que ajuizar uma ação para receber os honorários.

    Por meio de sua Assessoria Institucional, a Defensoria Pública-Geral de Minas alegou que a instituição analisa os pagamentos, cabendo ao Estado efetuá-los. De acordo com a nota divulgada, "em 2010, a Defensoria Pública examinou as 2.445 certidões que recebeu, correspondentes a igual quantidade de pareceres, das quais 695 foram à Procuradoria do Tesouro do Estado para pagamento e 1.750 foram devolvidas por estarem em desconformidade com a lei". Neste ano, o número de certidões examinadas foi de 343, sendo 89 favoráveis.

    Diante das dificuldades, a OAB está orientando a todos que só trabalhem se receberem antecipadamente pelos serviços. E promete não fornecer mais advogados para atender a causas de pessoas carentes se o Estado não regularizar a situação. "A única forma de sensibilizar as pessoas é recomendar aos advogados dativos que só trabalhem se receberem depósito antecipado. Isto pode ocasionar uma paralisação da Justiça em Minas", admite Luís Cláudio.

    Hoje, são 4.347 dativos contra cerca de 400 defensores, de acordo com a OAB. "Como os dativos são a grande maioria nesta época do ano, se eles aderirem, como já parece acontecer, vamos ter problemas na área de execução penal. As pessoas vão ficar presas indevidamente e os juízes vão passar aperto porque não vai ter com quem trabalhar", adverte.

    Os advogados dativos são convocados pelo juiz sempre que uma pessoa carente, sem dinheiro pagar um profissional particular, precisa de um defensor. O juiz emite a convocação sempre após aferir que não existem defensores públicos disponíveis para a atuação.

    Como o número de dativos é mais do que 10 vezes superior ao de defensores, grande parte das ações também é entregue a eles. Os magistrados escolhem os advogados tendo por base uma lista de inscritos pela OAB. "No ano que vem não vamos inscrever ninguém se a situação permanecer como está", ameaçou o presidente da Ordem.
    Luís Cláudio explicou que os dativos recebem pelo Estado, porém é o juiz que determina o valor dos honorários.

    "O que ocorre é que o Estado sempre contesta na Justiça os valores e, às vezes, os advogados recebem menos do que lhes é de direito porque têm de abrir mão para fazer acordo", afirmou.

    Além disto, para que tenham direito ao honorário, eles precisam de uma certidão emitida pela Defensoria Pública. O presidente da OAB disse que a instituição retarda ao máximo a expedição do documento. "Tem certidão parada há cinco meses lá. As pessoas precisam de receber", completou.

    Luís Cláudio contou que, para evitar os recursos judiciais interpostos pelo Estado, conseguiu elaborar um convênio com o Governo, contando com a colaboração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Advocacia Geral da Estado.

    Pela minuta, os advogados seriam pagos por uma tabela acordada com o Estado. O problema, de acordo com Luís Cláudio, é que a Defensoria Pública teria refutado a iniciativa. A Defensoria nega que seja contra o acordo com a OAB.

    ResponderExcluir
  108. AÍ TEM COISA...AÍ TEM...

    PSDB liderou liberação de emendas no ano eleitoral 2010


    Agencia Estado - 6/11/2011 - 12:26

    Deputados estaduais do PSDB foram os campeões de liberação de emendas no ano eleitoral de 2010. Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que os quatro deputados que mais conseguiram verbas do governo de São Paulo, todos tucanos, foram o presidente da Assembleia, Barros Munhoz (R$ 5,6 milhões), o ex-líder do governo e hoje deputado federal Vaz de Lima (R$ 5,2 milhões), o atual relator do Orçamento, Roberto Engler (R$ 4,6 milhões), e o deputado licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Alexandre Barbosa (R$ 4,4 milhões).

    Apesar de os tucanos liderarem o ranking de distribuição das verbas, há um equilíbrio quando se analisa a cota média de parlamentares do PSDB e do PT. Os correligionários de José Serra, que deixou o governo em 2010 para concorrer à Presidência, foram beneficiados com liberações de R$ 2,9 milhões, em média, enquanto os petistas ficaram com R$ 2,89 milhões.

    Na lista dos 15 deputados campeões de liberação de emendas aparecem cinco petistas: Adriano Diogo (7º, com R$ 3,9 milhões), Simão Pedro (9º, com R$ 3,7 milhões), Beth Sahão (11º, R$ 3,6 milhões), Ana do Carmo (13º, R$ 3,5 milhões) e Ana Perugini (15º, 3,5 milhões).

    As listas das emendas de 2007 a 2010, divulgadas na noite de sexta-feira pelo governo de São Paulo, mostram que o acordo informal que destinava uma cota de R$ 2 milhões em emendas para cada parlamentar não foi respeitado. Dos 97 deputados contemplados, 78 conseguiram liberar valores acima deste limite. A cota nunca foi publicada, mas sempre esteve acordada extraoficialmente entre os líderes partidários da Casa, segundo confirmação de vários deles.

    Segundo os dados divulgados, o deputado Roque Barbiere (PTB), pivô das acusações de vendas de emenda na Casa, intermediou o repasse de R$ 3 milhões em 2010, sendo o 22º do ranking.

    Questionado pelo Grupo Estado sobre a cota, o governo divulgou ontem a seguinte informação: "Não existe uma cota específica. O critério para liberação das indicações parlamentares é técnico, independentemente da filiação partidária. Se a indicação for aprovada por razões técnicas e houver recurso disponível, o governo tem todo interesse em aplicar esse dinheiro para beneficiar a população". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    ResponderExcluir
  109. Anônimo das 18:04 pergunta:

    "Novamente venho questionar o blog com essa pergunta? O que falta legalmente para que o piso salarial possa ser pago?"

    Respondo: Nada. Não falta nada, a não ser uma cobrança judicial adequada, combinada com a nossa pressão direta.

    Todos os elementos para uma Reclamação constitucional estão dados, a saber:

    1) temos uma lei federal aprovada em 2008 e promulgada pela presidência da República;

    b) questionada no STF através de ADI 4167 os ministros da Suprema Corte julgaram e decidiram, em abril deste ano, pela constitucionalidade plena da Lei do Piso;

    c) a partir daí, qualquer entidade sindical tem autoridade para exigir o imediato cumprimento da lei, com base nos seus artigos;

    d) entre os artigos, aquele que prevê a adaptação do plano de carreira existente aos parâmetros e determinações do piso, como: a) piso enquanto vencimento básico na carreira; b) terço de tempo extraclasse, entre outros;

    e) como o estado de Minas, desde 2004/2005, possui plano de carreira e tabelas em vigor, bastaria apenas aplicar o valor o piso, mesmo o proporcional, sem qualquer alteração de índices praticados no estado;

    f) a lei existente no estado é o que já existe enquanto lei - parece óbvio, mas é sempre bom diferenciar o que existe e o que é proposta de governo;

    g) uma reclamação constitucional bem feita mostraria que o estado criou um outro regime remuneratório - o subsídio -, mas manteve o anterior, e na lei existente foi facultada aos educadores a opção pelo antigo sistema. Querer mudá-lo agora, em desfavor dos que optaram por sistema que já existia, constitui um atentado à moralidade pública, e aos direitos constituídos. Na prática, isso representa a eliminação da lei do piso pelo governo;

    Finalmente, a própria CNTE tem orientado os sindicatos a ingressarem com ações na justiça local e no STF cobrando o imediato pagamento do piso.

    O Sindicato ingressou com centenas de ações na Justiça de Minas. Mas, no STF ainda não.

    ResponderExcluir
  110. Obrigado Euler pela informação sobre a aplicabilidade do piso!

    ResponderExcluir
  111. Euler se vivemos num país sério, estariamos recebendo esse piso desde 1988, quando a Constituição foi promulgada! Estamos no Brasil e temos que conviver com os políticos que não amam o brasileiro, aliás tem alguns que ainda ama alguns de seus familiares!!

    ResponderExcluir
  112. Adorei a ideia do outdoor!
    Precisamos aparecer na mídia. Todos têm q saber o que estamos passando nas mãos desse governo cretino.
    Doarei de novo quantas vezes puder!

    Gente, vamos incomodar os deputados! Escrevam a eles como sugeriu o Euler. No post anterior tem os emails de todos eles.

    Abraços
    Patricia da Costa Mata

    ResponderExcluir
  113. Por e-mail:

    "SE PUDER POSTAR NO SEU BLOG:

    http://www.youtube.com/watch?v=9MJDVMRfZE4

    ESTA É A ESCOLA EM QUE EU TRABALHO, LÁ NÃO TEM BEBEDOURO, TORNEIRAS, E A ESCOLA É CONSTANTEMENTE DEPREDADA.

    A QUADRA É TOTALMENTE EXPOSTA AO SOL, UM ÓTIMO LUGAR PARA SE BRONZEAR E PÉSSIMO PARA TER EDUCAÇÃO FÍSICA.
    O VÍDEO ACIMA MOSTRA A ESCOLA PICHADA COM FEZES HUMANAS.

    AS FOTOS MOSTRAM ALUNOS E FUNCIONÁRIO FAZENDO MASSA PARA REMENDAR OS BURACOS DA QUADRA."

    Comentário do Blog.: de fato, o texto acima veio acompanhado por três fotos em anexo, mostrando uma quadra sem qualquer cobertura e dois jovens preparando a massa com cimento e areia para reformas no piso. O autor da matéria é professor da rede pública de Minas. Mas, como já sabemos, o tutu de Minas está ocupado com o Mineirão, empreiteiras, banqueiros... Por enquanto, tanto a quadra dessa escola, quanto os educadores de Minas continuam sem piso adequado, sem teto e sem recursos, os quais deveriam ser usados para uma Educação pública de qualidade.

    ResponderExcluir
  114. Querido Euler,
    Redigi e mandei esta carta a cada um dos nossos deputados. Gostaria que muitos pudessem fazer o mesmo. Vamos incomodar gente! Vamos exigir nossos direitos!


    Caro deputado,

    Venho por meio desta externar a minha imensa indignação com a situação caótica em que se encontra o profissional de educação neste estado. Sou professora pós-graduada, há doze anos na rede pública, e nunca me senti tão desvalorizada e por conseguinte extremamente desmotivada. Tenho hoje o salário base de R$691,80. As decisões emanadas por esse governo mais do que indecorosas, se mostram como autêntico desserviço à educação em nosso estado. Depois de uma greve histórica e um acordo entre executivo, sindicato e parte do legislativo, a greve foi suspensa. Entre outras coisas, foi acordado o pagamento dentro do nosso plano de carreira, do tão falado e LEGAL piso salarial para os profissionais do magistério público da educação básica. Infelizmente o governador descumpriu! O cumprimento de acordos, mais do que uma questão ética, é um DEVER MORAL que deve ser observado por qualquer cidadão, principalmente quando é ele o chefe de um poder. Depois de mais de um mês de espera, esse governo nos fez uma proposta tão indecente, que a mim só restou sentir um misto de ojeriza, decepção e indignação. Então nos oferece o pagamento do piso em cima de uma tabela que não existe em nosso plano de carreira. De um nível para outro, ao invés do acréscimo de 22% existente hoje, nos propuseram, míseros 5%. De acordo com isso, um professor com nível médio teria salário inicial de R$712,20 e um com doutorado, pasmem, teria salário inicial de R$945,88!! Isso é uma afronta. Uma completa destruição da nossa carreira! É desmotivar de todas formas possíveis! Em pouco tempo estes profissionais estarão em extinção. Quem ousaria fazer um mestrado!?
    E mais! Apesar de repor aula, tal qual comprometido por nossa parte, os salários continuam a ser cortados. Há colegas que neste mês de novembro, um mês e meio após o término da greve, e após acordado com o governo o pagamento, ainda estão com os salários zerados!! Pais de família sem dinheiro para comer, o que dirá para trabalhar!! Desumano.
    É fazer acreditar que naquela velha lógica que os governantes querem mais que seu povo seja ignorante e alheio a tudo.
    Minas toma o caminho inverso. Onde se deveria valorizar e incentivar o professor a se aperfeiçoar cada vez mais, desmotiva, afronta, humilha, debocha e desrespeita.
    Esperamos que o judiciário e o legislativo não assistam a essa barbárie de forma omissa.
    Deputados, saiam do comodismo e ajam em defesa de nossa categoria!
    Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade que um representante eleito pode demonstrar ao seu povo!

    Patrícia da Costa Mata
    Professora de matemática, pós-graduada, com salário base de R$691,80

    ResponderExcluir
  115. A E.E. Maestro villa Lobos, DE BH ,ainda não dispensou os professores TAMPAX. Por que?????

    ResponderExcluir
  116. EULER, A CAMPANHA NÃO DEVERIA PARAR, TEMOS COLEGAS COM CONTRACHEQUES ZERADOS. NÃO SABEMOS O QUE VEM POR AÍ, QUAIS ACÕES SERÃO NECESSARIAS.
    VAMOS AGUARDAR.cOM ESSE GOVERNO SEM PALAVRA, TUDO É POSSÍVEL. ELE NÃO É CANDIDATO A NADA. DEVE ESTAR CONTANDO EM ELEGER AÉCIO PRESIDENTE E SER MINISTRO DA EDUCAÇÃO.NÓS NÃO MERECEMOS.....AI.AI,AI.MARCIA

    ResponderExcluir
  117. Euler,

    Parabéns pelo texto. Gostaria de aplicá-lo não aos alunos, mas aos colegas que não participaram da greve e, tudo o que viram e ouviram, foi a partir da mídia mentirosa e comprada.

    Estou com licença médica desde o dia 27/08. A Escola já fez ao menos duas chamadas e não conseguiu nenhum professor de história. Engraçado, não??? No período da greve, o que não faltou foi professor "tampão".

    Um abraço. Estou cumprindo, rigorosamente, as ordens médicas, pois teremos muita luta pela frente até a vitória.

    Joaquim - Sete Lagoas

    ResponderExcluir
  118. Adorei a ideia dos "OUT DOORs".
    Imagine-se lendo...

    -----------------------------------------------
    ***
    COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE,

    TERÍAMOS MENOS LADRÕES E MENOS CADEIAS.

    -----------------------------------------------

    CORRUPÇÃO PÚBLICA

    DOENÇA CONTAGIOSA

    DESTRUINDO CONSCIÊNCIAS

    DESTRUINDO A EDUCAÇÃO.

    -----------------------------------------------
    ***

    A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

    PERTENCE À SOCIEDADE EM QUE SE VIVE.

    PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM POVO

    A EDUCAÇÃO DEVE SER P R I O R I D A D E.

    -----------------------------------------------
    Vamos lá Sind UTE,
    dá para patrocinar alguns?

    ResponderExcluir
  119. Grande PROFESSORA PATRÍCIA DA COSTA MATA,
    parabéns pela carta muito bem redigida e altamente elucidativa.
    Tenho a certeza absoluta de que todos que postam aqui no blog do GRANDE PROFESSOR EULER render-lhe-ão APOIO INTEGRAL e, ipso facto, seguirão o seu CRISTALINO EXEMPLO.
    FORÇA NA LUTA ATÉ A VITÓRIA!
    FUERZA EN LA LUCHA HASTA LA VICTORIA!

    ResponderExcluir
  120. Olá, combativo amigo Joaquim, de Sete Lagoas!

    Desejo-lhe uma rápida e pronta recuperação.

    Um forte abraço e força na luta!

    Euler

    ResponderExcluir
  121. COLEGAS, até o AMÉRICA está mostrando que NÃO ESTÁ MORTO. Está na LANTERNA do CAMPEONATO BRASILEIRO, mas ganhou hoje do LÍDER CORÍNTHIANS. Pois bem, nós professores também sairemos da "lanterna" e ganharemos do (DES)Governo, porque a LEI nos favorece.
    FORÇA NA LUTA ATÉ A VITÓRIA!
    DIA 10 VEM POR AÍ!
    COLEGAS, não vamos entregar os PONTOS!
    VOU BATER O MARTELO: - 2011 foi a ÚLTIMA VEZ em que o ESTADO nos fez de IDIOTAS.
    *NÃO HAVERÁ OUTRA
    *NÃO HAVERÁ OUTRA
    *NÃO HAVERÁ OUTRA

    ResponderExcluir
  122. Olá turma da luta, membros do NDG, do time de combate sem trégua a este desgoverno e aos demais!

    O seguinte, pessoal: enquanto a proposta do outdoor não se materializa, podemos realizar imediatamente uma outra proposta, até que aquela se torne realidade.

    Qual é a proposta?

    Confeccionar cartazes em tamanho A4 (ofício) e A3 (o dobro do tamanho ofício) ou até maior um pouco.

    Nossos artistas disponibilizariam várias artes finais na Internet e cada grupo do NDG de várias cidades ficaria incumbido escolher e reproduzir aquela (ou aquelas) que achar melhor.

    O próprio grupo NDG, com a participação de estudantes, faria o trabalho de afixar estes cartazes em vários pontos da cidade, inclusive em casas comerciais, cujos proprietários nos apoiem.

    Se os cartazes forem coloridos, melhor. Mas, se não der, que sejam em preto e branco.

    E a seguir, mais uma proposta de frase para estes cartazes (e futuros outdoors):

    "O governo de Minas não investe nos educadores e na Educação pública...

    ... e com isso, colhe mais criminalidade, mais corrupção, mais políticos canalhas e mais privilégios para poucos.

    Apoie a luta dos edudadores pela implantação do Piso salarial nacional, que é lei federal, descumprida pelo governo mineiro.

    A população tem direito e merece uma Educação pública de qualidade!"

    ResponderExcluir
  123. GRANDE PROF. EULER,
    MINAS GERAIS PRECISA
    de um
    "LIMPA GERAL"
    FORÇA NA LUTA ATÉ A VITÓRIA!

    ResponderExcluir
  124. Fátima - Professora de História - Ubá6 de novembro de 2011 às 21:14

    Fala sério, R$908,00 para professor com curso de doutorado, creio eu que nem os irmãos sofridos do Haiti, fariam uma proposta dessas a um professor.
    Mas o governador de Minas um estado, cujo país é a 7ª economia do mundo com previsão para daqui a uns 5 anos se tornar a 5ª economia, faz uma proposta indecente dessas. Isso ultrapassa todos os limites da tolerância, da paciência e da compreensão humana. Ou talvez eu esteja enganada, é completamente compreensível, basta analisar para quem ministramos aulas. Nossa clientela não tem valor para esse governador.
    Precisamos fazer um levantamento sobre os gastos que um professor tem ao longo de sua formação para exercer o magistério até o doutorado e as compensações financeiras no exercício da profissão. Se possível comparando com outras carreiras similares, porém valorizadas. No final faríamos um demonstrativo para ser divulgado junto a sociedade, inclusive alunos e pais de alunos.
    São tantas mentiras e folclore em torno da nossa profissão, que acredito ninguém imagina que um professor possa ser doutor.
    Precisamos desconstruír as mentiras desse governador que com suas atitudes procura desqualificar a categoria. Só assim
    conquistaremos nosso valor e seremos respeitados.
    Precisamos pensar nisso, e você Euler é o cara, isso claro se achar viável a ideia.
    Um beijo no coração de todos.

    ResponderExcluir
  125. VOCÊ É CONIVENTE?
    _______________________________________________
    ---------------------------------------------
    X X
    X A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE X
    X X
    X PERTENCE À SOCIEDADE EM QUE SE VIVE. X
    X X
    X PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM POVO X
    X X
    X A EDUCAÇÃO DEVE SER P R I O R I D A D E. X
    X X
    X X
    ----------------------------------------------
    _______________________________________________

    ResponderExcluir
  126. A paralisação se aproxima e é chegado o momento de debatermos nas escolas. Que nojo! Os fura-greve sempre demonstrando ausência de solidariedade, parece que estão torcendo para que sejamos queimados no obelisco da Praça 7. Uma desculpa usada é que as pessoas param mas não participam da assembleia. Faz-me lembrar a música do Raul Seixas: O dia em que a terra parou. Conversa para boi dormir!

    ResponderExcluir
  127. Minha colega, Fátima, apesar das indiferenças, há quem chega ao Doutorado, mas só quem chegou até lá sabe o que é. A trajetória de 7 anos dá para escrever um livro, ainda mais quando se tem que viajar 400km semanais em 7 anos da cidadezinha do interior até a Universidade Federal, terminar uma tese com 100 e com louvor e receber como como prêmio do governo por este mérito o piso de R$908,00. Isso não é política educacional que tem por objetivo a qualidade do profissional da escola pública nem da própria escola.

    ResponderExcluir
  128. Brilhante ideia a dos cartazes, Euler. Estamos descobrindo o mapa da mina.Vamos ficar expert.Greve até agora só nos prejudicou, vamos ousar,fazer diferente, alcançando também nossos objetivos, e envolvendo a todos na escola, sem comprometer o salário, já que é isso o que a maioria teme. Estamos nos aprimorando. Brilhante ideia! A corja vai ficar incomodada...

    ResponderExcluir
  129. Euler,

    penso que esse modelo que vc fez dos 4 capetas queimando no fogo do inferno daria um out door chocante.ele traduz todo nosso sentimento com relação a tudo que temos passado nestes últimos meses...
    tomei a liberdade de copiá-lo e já deixei espalhado por toda escola onde trabalho.
    ficou ótimo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  130. Grande Mestre Euler,
    Brilhante, ESPLÊNDIDA ideia a dos CARTAZES.
    FORÇA NA LUTA!
    Dia 10 vem aí!

    ResponderExcluir
  131. Saiu ontem na internet. Vejam que absurdo:

    JUÍZES DE MINAS GERAIS QUE GANHAM MAIS DE 20 MIL REAIS POR MÊS TERÃO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO...

    Enquanto os professores recebem salário de fome e toma calote do prêmio produtividade


    Eis alguns trechos da notícia:

    Reforço no prato dos juízes mineiros
    Magistrados mineiros terão direito no ano que vem a auxílio-alimentação. Proposta, que já provoca polêmica, está inserida no orçamento do estado enviado à Assembleia e vai custar R$ 5,2 milhões
    Maria Clara Prates -
    Publicação: 05/11/2011 06:00 Atualização:

    Cerca de 1,1 mil juízes e desembargadores de Minas vão ganhar um reforço no bolso a partir do ano que vem, caso seja aprovado o orçamento estadual para 2012 pela Assembleia Legislativa de Minas. O Tribunal de Justiça (TJ) de Minas incluiu entre os gastos do próximo ano R$ 5,2 milhões para pagamento de auxílio-alimentação para os magistrados da ativa. Isso significa dizer que cada juiz, com salário inicial de R$ 20.677,33, e desembargadores, que ganham R$ 24.117,62, receberão cerca de R$ 352 mensais para ajudá-los na despesa com alimentação.


    Por fim, o secretário-geral disse que muitos magistrados, em razão do trabalho, não têm como se deslocar até a casa para almoçar e, portanto, nada mais justo do que o vale-refeição.

    é revoltante... sem palavras...

    ResponderExcluir
  132. Caros colegas:
    A bela e esclarecedora carta da colega Patrícia Costa Mata deve ser enviada também a algum representante do Judiciário mineiro.
    Por favor, colega. envie-a a algum desembargador, promotor, que não sejam aqueles com os quais tivemos terríveis experiências. Deve restar ainda em alguns o espírito de ética e de defesa do que é justo e, com certeza, sua carta lhes inspirará o desejo de nos ajudar.
    abraços.

    ResponderExcluir
  133. Que interessante, a maioria desses juízes não devem ter Doutorado e quantas vezes o salário deles superam os salários dos professores-doutores que há nas escolas mineiras.
    Quanto à bolsa alimentação que pretendem criar para os juízes e desembargadores, já que este é o PAÍS DAS BOLSAS, só não pretendem criar a BOLSA PISO SALARIAL, consideramos um descalabro, pois se os juízes não podem ir às suas casas almoçarem em face da quantidade de trabalho, que paguem almoço com seus próprios recursos, afinal o salário é relevante, o que não devia era o governo usar de réguas diferentes para medir as necessidades dos seus servidores,pois há casos relatados, aqui, de professores com contracheques zerados e que foram proibidos de se alimentarem na escola, segundo determinação das inspetoras. Com essa notícia vergonhosa a pergunta que não quer calar é a seguinte: por os juízes e desembargadores com esses salários, ainda poderão ser agraciados, também, com salário refeição ou bolsa alimentação para ficar mais de acordo com o contexto brasileiro?!
    Depois o governo diz para a imprensa que poderá ou não pagar o prêmio de produtividade,pois tudo depende de ter caixa para isso. Em relação ao piso salarial quer nos impor uma tabela vergonhosa, considerando que é o máximo que pode fazer, porque não tem receita para mais.
    E para ENCHER A PANÇA dos JUÍZES E DESEMBARGADORES, de onde sairá o recurso extra?

    É por essas e outras que a imprensa noticia todos os dias é que não podemos ceder às manobras do governo para nos ludibriar, porque conforme menciona o prof. Euler, em todos os posts publicados aqui, o governo quer tirar dos debaixo para manter as mordomias dos de cima. Basta de conversa fiada com esta história de não poder pagar o piso!
    Ninguém está disposto a relevar!

    ResponderExcluir
  134. Gente, 2011 foi a última vez em que o Estado nos fez de idiotas.
    Pelo amor de Deus,não permitamos isso
    NUNCA MAIS!
    Ou ... extinguir-se-á a nossa profissão!

    ResponderExcluir
  135. Acho que devemos fazer um manifesto/protesto contra este projeto do bolsa alimentação para os juízes. o Pl já está ma assembléia legislativa.
    temos que fazer alguma coisa... SERÃO 5,2 MILHÕES... ESSE DINHEIRO É DO POVO...
    PORQUE NÃO TEM DINHEIRO PRA PAGAR O PRÊMIO?

    os professores também gastam muito com transporte para correr entre uma escola e outra e muitos ficam até sem almoço, gastam com impressão de povas, xerox e tudo o mais ... o nosso salário é uma miséria... não ganhamos mais de 20 mil como os juízes, apesar de termos o mesmo nível de escolaridade...

    vejam a notícia na íntegra. saiu no site do EM.com, mas já sumiu de lá... acho que perceberam que deram mancada... mas vc pode procurar no google com o título: reforço no prato dos juízes...

    vamos enviar e-mail para os deputados... este projeto não pode passar...

    nõ vamos dar sossego para os amigos do rei... eles estão fazendo muita covardia com os professores...

    FORA ANASTASIA.... FORA DITADOR...

    ResponderExcluir
  136. Oi, Euler e companheiros.

    Fiz este comentário no dia 18 de outubro de 2011 01:29.

    Devemos voltar nossa atenção para a Subcomissão do Piso Nacional do Magistério, cujo papel é fazer cumprir a lei aprovada no Congresso.


    Concordo que devemos nos reorganizar. A partir de agora tudo é possível. Inclusive, nada.
    Nossas expectativas durante 112 dias foram sufocadas por promessas vazias. Apelamos para todos os poderes materiais e espirituais e ainda angustiados aguardamos o resultado de uma nova reunião que decidirá os rumos do nosso movimento e também da nossa vida funcional.
    Mais do que nunca nossa luta marcou para todo o Brasil, a “imagem” de uma categoria forte, trabalhadora e íntegra.
    No artigo escrito por Eduardo Costa, ele diz: “como ficará a imagem de Governo e Deputados...”. Não é necessário ser analista para entender que as eleições estão próximas, que o momento é tenso e desfavorável para políticos que atuam de forma implacável e repressiva contra alguns setores da sociedade. Não só sua imagem é frágil, ele é profundamente vulnerável quando sabe que somos milhares e ele um.
    O político usa a máquina estatal para oprimir uma categoria humilhada e sofrida. Devemos responder à repressão, utilizar as armas que temos e assim, desconstruir esta “imagem” que não poderá mais ser sustentada.
    Assistimos a uma espetacularização de políticos, um show de celebridades engajados não mais com partidos e ideologias, mas preocupados em criar estratégias, até mesmo publicitárias, para que possam ter visibilidade.
    O Super Gleiferson Crow (não me lembro a patente), iniciou um bom trabalho investigativo no sentido de regular a imagem pública dos membros da Comissão Tripartite. Precisamos continuar esta forma de atividade e ainda, voltar nossa atenção para a Subcomissão do Piso Nacional do Magistério, cujo papel é fazer cumprir a lei aprovada no Congresso.
    Deputado Padre João, em vários momentos mostrou nas redes sociais seu desapontamento. Os Tucanos retardaram a escolha dos integrantes da subcomissão, na reunião que aconteceu dia 06/10, não houve quórum. Dos quinze integrantes, apenas cinco compareceram. A próxima reunião dia 18/10, o processo de negociação vai continuar e assim, quem sabe será possível conseguir oito integrantes para decidir plano de trabalho e agenda de visitas.
    Precisamos descobrir quem está boicotando esse canal de diálogo, que eu acredito só vai somar e fortalecer a nossa luta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  137. COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE,

    TERÍAMOS MENOS LADRÕES E MENOS CADEIAS.

    ResponderExcluir
  138. Em breve a corrupção estará generalizada em Minas Gerais.

    A máfia MINEIRA se alastra como erva daninha.

    Você não está percebendo mas seus filhos e netos já estão sendo prejudicados.

    Já não existe a IGUALDADE DE OPORTUNIDADES para todos.

    A corrupção e os favorecimentos chegará a um ponto que então se fará necessário:

    - CORRUPTO VIGIAR CORRUPTO;

    - LADRÃO VIGIAR LADRÃO;

    - GATO VIGIAR GATO;

    - RATO VIGIAR RATO...

    Precisaremos chegar ao fundo DESTE POÇO para que a SOCIEDADE PERCEBA QUE ESTÁ SENDO ENGANADA, ROUBADA E PISOTEADA?

    ResponderExcluir
  139. Caro Prof. Euler,
    acredito que a melhor estratégia para desestabilizar este governo consiste em divulgar o "currículo sujo" daqueles que se dizem representantes do povo mineiro. Que tal remexer na lista de Furnas? E os escândalos que envolvem vários deputados do PSDB e de legendas aliadas? Sugiro um outdoor com a mesma frase dita pelos estudantes acampados na praça da Assembléia Legislativa: Por favor, não nos representem!"

    ResponderExcluir
  140. Anastasia só faz o que mandam,ele é ¨pau mandado ¨.

    ResponderExcluir
  141. De onde vem educação de qualidade se o governo vergonhosamente tem coragem de dizer que acabou com o salário do educador para previnir crise econômica no Estado? Ele tem medo de nós formarmos cidadãos capazes de lutarem contra a ditadura. é por isso que ele luta contra a educação de qualidade. Vejam vocês! Antonio Anastasia é contra a educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  142. Caro Prof. Euler,enquanto colegas estão com salários reduzidos ou cortados," Analistas Pedagógicos"contratados a bel prazer das S.R.Es de todo o Estado de Minas, por uma tal Fundação Renato Azeredo, desde agosto, com salários consideráveis, estão durante esta semana( 7 a 11/11) hospedados no Resort Tauá, sendo "capacitados??? para implementar o PIP 2??? nas escolas! Pasmem, mas é verdade!!! Isto, porque os professores precisam aderir ao magnífico PIP- "Plano de Invenção de Papéis"principal ação da atual SEE até o momento... Quanto desperdício de dinheiro público!!! Que vergonha!!!

    ResponderExcluir