quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O chão de Minas continua tremendo: pelo piso, pela carreira, pelas liberdades





Acima, as fotos que registram alguns dos muitos bravos e bravas colegas em greve que fazem a vigília na ALMG





As fotos acima registram os/as valentes educadores/as em greve e acorrentados de MONTES CLAROS.






Nas fotos acima, os combativos e combativas educadores/as de CARATINGA em greve se acorrentaram em frente à SRE. Os estudantes da rede estadual apoiam o movimento.





Reportagem da TV Record na ALMG


***

O chão de Minas continua tremendo: pelo piso, pela carreira, pelas liberdades



A cada dia destes 107 dias de greve somos surpreendidos pela energia criadora da nossa brava gente em toda Minas Gerais. Cada educador e educadora que participa deste movimento traz no corpo e na alma o testemunho da história que estamos escrevendo. Da história real, que eu pretendo, após a greve, transformar num livro, que será obviamente modesto, um recorte apenas das infinitas ações, das palavras, dos textos e das imagens produzidas nestes dias.

No fundo, o mais bonito não será o que dirão, muitas gerações após, mas aquilo que cada um de nós, com a nossa singular experiência, está vivendo de forma individual e junto ao coletivo. Em cada um dos milhares de comentários publicados neste blog (uma média de 200 por dia), nestes 107 dias, deparamo-nos com um olhar único, uma crítica, uma sugestão, uma narrativa do que se passa na escola, na vida pessoal, ou na cidade, das diferentes regiões de Minas.

Antigamente, eu costumava colocar quatro ou até cinco posts na página da frente do blog. Mas, o material que chega - vídeos, fotos, textos, charges - é tão rico e diversificado que tive que reduzir o número de posts, até chegar a um único post por dia. Tal medida se fez necessária para reduzir ao máximo o "peso" da página, levando em conta que a banda larga disponível em média é ainda muito lenta. E como eu sinto não poder publicar todos os vídeos e imagens que chegam ou são indicados aqui. Mas, pelo menos os links são socializados nos comentários, estando abertos à visitação nesta enorme enciclopédia virtual e interativa que a Internet proporcionou.

E é impressionante observarmos, através desse rico material, o alcance da nossa greve, que o governo tenta diminuir e mentir, ao dizer, por meio da mídia de aluguel, que a greve se restringe à região da Grande BH. A todo momento nestes 107 dias eu publiquei aqui material de várias cidades de Minas, das mais diferentes regiões, onde os bravos e bravas guerreiros e guerreiras realizaram e realizam diferentes manifestações de protesto pelo não pagamento do piso.

Minas nunca mais será a mesma depois da nossa maravilhosa e heroica greve. Toda a máquina de poder e de terror construída durante a gestão do faraó e mantida por seu afilhado, reunindo os poderes constituídos e a mídia e poderosos grupos econômicos começa a quebrar-se. Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, dizia o poeta.

Vimos hoje uma parte da mídia, através da TV Record, quebrar a censura que tem sido imposta nos últimos anos, e começando a mostrar o outro lado da realidade apresentada oficialmente pelo governo. Vimos como os educadores têm sido tratados nestes 107 dias, de forma humilhante, como se na escravidão ainda vivêssemos.

O povo mineiro pode testemunhar a arrogância das elites, representadas por deputados e assessores que fazem pouco caso dos de baixo, são incapazes de manter um diálogo honesto e democrático com aqueles que dizem representar, enquanto atuam com servilismo ao governo imperial.

Mas, ao mesmo tempo que este choque direto entre as elites dominantes e educadores é apresentado através das lentes de um vídeo, acompanhamos também o testemunho de várias professoras e professores, que dedicaram 20, 25 ou 30 anos de sua vida ao magistério, sendo tratados com desdém nas escolas, num jogo sórdido e marcado por chantagens urdidas maquiavelicamente nos frios gabinetes dos que detêm o poder em Minas Gerais.

Com requintes de crueldade e sadismo, beirando à tortura psicológica, o governo de Minas anuncia pela mídia bandida que contratará substitutos e que demitirá designados; ao mesmo tempo, manda que seus capitães do mato (aqueles diretores sem caráter que se prestam a tal serviço) telefonarem para os professores e professoras ameaçando-os de forma "sutil": "Olha, se você não voltar para ocupar o seu cargo, vou ter que contratar um substituto". Que humilhação, que coisa ultrajante, que baixaria, além da ilegalidade, este governo se dispõe a praticar para atingir o objetivo de destruir a nossa greve e deixar de cumprir uma lei federal que instituiu o piso salarial nacional.

Seria o caso até dos órgãos de Direitos Humanos convocarem os governantes de Minas - do mais alto escalão até o diretor da escola, que atua como capitão do mato - para prestarem depoimento pela prática de tortura psicológica, crueldade, sadismo e assédio moral, que vem acontecendo em grande escala em Minas Gerais. Isto com uma categoria que tem como missão contribuir com a formação crítica, moral, ética e humanista de muitas gerações.

Mas, está claro também que a nossa brava turma de educadores não aceita tal conduta indecente do governo sem resistência, sem luta despojada e cada vez mais corajosa. Basta ver os registros em imagens, filmes, textos e depoimentos pessoais. A cada dia, uma surpresa para se contrapor ao ataque do governo contra a categoria.

Uma parte da mídia ainda continua totalmente a serviço do governo - e aqui eu quero nomear, para que as milhares de pessoas que acessam este blog decidam o que fazer em relação a esta mídia. Vou citar aqui o péssimo exemplo da Rádio Itatiaia, que tem uma razoável audiência e que poderia realizar um trabalho jornalístico mais sério e isento, mas se presta a reproduzir a vontade do rei. Logo pela manhã a única referência que ouvi desta emissora - que é uma concessão pública e como tal deveria ter respeito pela população de baixa renda - sobre a nossa greve foi a lacônica nota que dizia que os professores já estavam voltando para as escolas e que estas retomavam seu trabalho normal. Não visitaram uma escola sequer; não entrevistaram um único dos 10 mil educadores que semanalmente realizam as mais belas assembleias no pátio da ALMG. Uma vergonha para Minas ter uma mídia com esta conduta, como a Itatiaia, o jornal Estado de Minas, o jornal Hoje em Dia, a TV Globo Minas e a TV Alterosa.

Na reunião que tivemos hoje pela manhã com dezenas de estudantes da FAFICH / UFMG, este tema da ausência de democracia dos meios de comunicação foi debatido. Já passa da hora de construirmos alternativas de comunicação, como aliás já vem acontecendo com os blogs e demais redes sociais pela Internet. Mas, é preciso cobrar também dessas emissoras que detêm o monopólio da comunicação, que tenham respeito pela sociedade mineira dos de baixo. Se for o caso, se estas emissoras não se dispuserem a abrir mais para a participação dos de baixo, não podemos descartar a possibilidade de uma ampla campanha de boicote a essas emissoras. Elas que sobrevivam sem audiência, apenas com as verbas de publicidade do governo que gasta milhões anualmente com propaganda, enquanto se recusa a nos pagar um miserável piso.

Nos próximos dias, o nosso movimento deve assumir um caráter ainda mais ofensivo, afim de forçar uma negociação com um governo que já demora a perceber que o capital político de que dispõe se esvai a passos acelerados. Cada vez mais grupos e forças e movimentos sociais apoiam o nosso movimento. Para a próxima segunda-feira, por exemplo, está marcada uma concentração de centenas de apoiadores na Praça da Estação, centro de BH, a partir das 15h. Vários pais de alunos, estudantes, movimentos sociais os mais diversos, estão sendo convidados a se unirem a esta luta em prol de uma causa comum, que é a Educação pública de qualidade para todos, com a consequente valorização dos educadores.

Além disso, em toda Minas acontecem manifestações. Em Montes Claros, por exemplo, um grupo de educadores se acorrentou em frente à SRE da região, neste ato que tem sido um símbolo da divulgação da luta e do protesto contra o estado de exceção instalado em Minas Gerais. Também na cidade de Caratinga um grupo de educadores, apoiados pelos estudantes, ficaram acorrentados em frente à SRE e realizaram ato de protesto na parte central da cidade. Em vários outros municípios mineiros acontecem protestos diariamente.

O governador do estado já não pode visitar qualquer cidade de Minas, pois, por onde passa é cercado e caçado por grupos de educadores do NDG (Núcleo Duro da Greve), como aconteceu recentemente em Diamantina.

Por outro lado, na ALMG permanece a vigília realizada por incansáveis educadores em greve, que dormem nas barracas e até na escadaria, passando todo o dia em marcação nas entradas e garagens daquela Casa, que deveria ser do povo, mas não o é. Graças a estes valentes educadores, uma sessão legislativa foi hoje interrompida, enquanto uma audiência que era realizada na Comissão de Direitos Humanos foi praticamente ocupada pelos educadores, colocando na pauta o problema vivido hoje em Minas Gerais. Os episódios envolvendo a infeliz frase de um assessor do líder do governo - a de que se ganhasse 712 reais ele seria servente de pedreiro - acabou causando grande desconforto nas hostes do governo. As reportagens da TV Record, que publicamos no post anterior, com a participação de uma combativa professora e a atuação do deputado Rogério Correia contribuíram para esquentar a batata nos pés do governo. E para completar, a greve de fome realizada desde o dia 19 por dois colegas nossos no hall de entrada da ALMG coloca o governo cada vez mais numa situação delicada.

O governo montado na base de uma concepção positivista e neoliberal tem grande dificuldade para entender que a força bruta, a chantagem, o terrorismo psicológico, o corte dos salários, não vão resolver os dilemas criados pelo próprio governo, ao não pagar o piso salarial, que é um direito constitucional dos educadores.

Ainda mais agora, quando se noticia que o novo piso do MEC para janeiro de 2012, se não for o anunciado valor de R$ 1.385,00, será aquele que este blog tinha revelado ainda em abril deste ano: R$ 1.450,00, graças ao reajuste de 22% pelo custo aluno ano entre 2010 e 2011. E se somarmos a estes dados o anúncio de que Minas receberá um aporte financeiro de R$ 1,2 bilhão de reais, podendo inclusive solicitar complementação caso comprove não poder pagar nosso piso, não resta mais qualquer pretexto para o governo continuar nos enganando.

O governo precisa reconhecer que o golpe do subsídio, que representa um confisco de R$ 2 bilhões por ano no bolso dos educadores, não colou. E que, para garantir o pagamento do piso e a salvação da carreira, os educadores em greve estão (estamos) dispostos a levar essa luta até o fim, ou seja, até a nossa vitória.


Que o governo se dê conta dessa realidade objetiva e subjetiva construída em Minas Gerais e mude a sua atitude de arrogância e prepotência. Antes que seja tarde, e que a população mineira dos de baixo, ao invés de cobrar uma negociação para o pagamento do piso, comece a cobrar o fim deste governo. Entre perder R$ 2 bilhões reservados para os de cima, em favor dos de baixo, e perder o poder, talvez a primeira opção seja a mais conveniente. Inclusive para o patrocinador do governo atual, que se esconde, e até agora tem se omitido vergonhosamente, já mostrando para o povo brasileiro o que se pode esperar daqueles que pleiteiam o governo federal. Realidade que atinge tanto o senador-faraó, quanto o ex-presidente da república e a atual presidenta, todos igualmente omissos em relação ao problema da Educação básica e à valorização dos educadores, em Minas e no Brasil.

Um forte abraço a todos e força na luta, até a vitória!

***

Por e-mail:

"Olá colegas.

Envio a vocês, principalmente a aqueles que ainda se encontram trabalhando como se nada estivesse acontecendo. Colegas nossos daqui do Vale do Aço estão lutando pelo cumprimento de uma Lei Federal (11.738/08). Há colegas sendo agredidos, recebendo gás de pimenta, dormindo em barracas, acampados na assembleia até que o governo abra negociação. Me desculpem o desabafo, mas me envergonha ver educadores tão insensíveis, que não conseguem agir em prol do coletivo. Somos uma categoria e acredito que vocês não tem salários diferentes dos nossos e que estejam satisfeitos com o que ganham. Há cidades em que cestas básicas estão sendo distribuídas para aqueles que estão há dois meses sem pagamento!!!

Eu não estou na comissão de frente por causa dos meus filhos que ainda precisam muito da minha presença, mas ajudo da maneira que posso.

Anteontem estive na minha escola, E. E. Rotildino Avelino (Coronel Fabriciano) e fui entrevistada pela rede inter tv dos Vales, afiliada Rede Globo. A entrevista foi ao ar na noite do dia 20/09/11, no jornal local às 19 horas. Infelizmente quase toda a minha fala foi cortada, por ter explicitado a atitude ilegal do nosso governo!

Abaixo segue o link de um vídeo dos professores na assembleia ontem, gostaria que prestassem atenção na fala da última professora, Marilda Storck, que leciona aqui em Coronel Fabriciano, na E. E. Polivalente.

Gostaria de finalizar pedindo para que repensem a atitude de simplesmente continuarem em sala de aula ajudando o nosso governo a massacrar a nossa classe, esmagando-a com a sua imoralidade.

OBS.: Anexei o vídeo para ficar mais fácil. (Veja vídeo de abertura do post)

Atenciosamente,

Izaura Mendes
Professora da E. E. Rotildino Avelino - Coronel Fabriciano
".


***

Greve dos professores e as Igrejas.

Frei Gilvander


Mutirão para dialogar com povo das igrejas no próximo final de semana, dias 24 e 25/09/2011.

O Clamor dos professores da Rede Estadual de Educação, em greve há 107 dias, e os clamores da educação pública em Minas Gerais precisam chegar a todas as Igrejas e a toda a sociedade.


Em reunião com representantes de dezenas de sindicatos, movimentos populares do campo e da cidade e outras entidades que estão compondo uma Grande Rede de Apoio à greve dos professores em Minas foi aprovado o MUTIRÃO NAS IGREJAS DE BH, REGIÃO METROPOLITANA E MINAS GERAIS.

ACONTECERÁ...


Quando? Dias 24 e 25 de setembro, sábado e domingo,


O quê? Grande mutirão para informar o povo que participa das celebrações religiosas, nas igrejas católicas e não católicas, sobre a Greve dos Professores da Rede Pública de Minas Gerais, que estará no seu 110º dia.


Como? Conclamamos professoras e membros da grande Rede de Apoio à grave dos professores a participar de todas as celebrações religiosas nesse final de semana: missas, cultos e etc. Sugerimos que vá pelo menos duas pessoas às igrejas de Belo Horizonte, da Região Metropolitana e de Minas Gerais. Cheguem às igrejas pelo menos uns 20 minutos antes da celebração. Vá direto à sacristia e converse com o padre ou com o pastor. Peça apoio às justas e legítimas reivindicações dos professores, em greve há 110 dias. Solicite falar à Assembleia religiosa pelo menos uns 5 minutos durante a missa, culto ou celebração da Palavra etc. Deixe um panfleto com algumas das principais informações que revelem a justeza da greve. Conclame as comunidades religiosas a manifestarem concretamente apoio à luta dos professores. Afinal, educação pública é uma questão que diz respeito a toda a sociedade.

Convide para manifestar concretamente, de alguma forma, o apoio à luta tão justa, necessária e sublime dos educadores de Minas. Convide todas as pessoas presentes nas celebrações religiosas para participarem de:


a) Ato Público, com Marcha, na segunda-feira, dia 26 de setembro, a partir das 15:00hs na Praça da Estação, em Belo Horizonte.


b) Uma das três Marchas que acontecerão na terça-feira, dia 27 de setembro, iniciando às 13:00h saindo:


1) 1ª COLUNA: Saindo da Av. Amazonas, ao lado do Colégio dos Salesianos, às 13:00h, dia 27/09, terça-feira;


2) 2ª COLUNA: Saindo da Praça da Estação, às 13:00h, dia 27/09, terça-feira;


3) 3ª COLUNA: Saindo da Av. N. Sra. do Carmo, 476, em frente à Igreja do Carmo, no Carmo Sion, às 13:00h, dia 27/09, terça-feira.

Atenção! Essas três Colunas de professores, trabalhadores e movimentos sociais, irão, em Marcha até o Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em BH, onde a partir das 14:00hs acontecerá a 15ª Assembleia Geral dos professores em Greve há 110 dias. Contaremos com a participação de vários artistas (Pereira da Viola etc), celebridades nacionais, muitos sindicatos e Movimentos Populares do Campo e da Cidade, sociedade civil. Enfim, todos que estão juntos na luta tão justa, legítima e necessária dos professores por uma educação pública de qualidade em Minas.

Pela Comissão de organização,

Frei Gilvander Moreira, cel.: 31 9296 3040.

gilvander@igrejadocarmo.com.br

Belo Horizonte, 23 de setembro de 2011

Um abraço afetuoso. Gilvander Moreira, frei Carmelita.
e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br
www.gilvander.org.br
www.twitter.com/gilvanderluis
Facebook: gilvander.moreira
skype: gilvander.moreira


196 comentários:

  1. INFELIZMENTE, AQUI NO ALTO RIO PARDO, NORTE DE MINAS, ESTAMOS AUSENTES DA LUTA - AQUI, A CIDADE DE SÃO JOÃO DO PARAÍSO, QUEM MANDA É O PSDB -
    PERSEGUEM-ME POR EU FALAR SOBRE A GREVE -
    FIQUEI ESTARRECIDO, INDIGNADO, AO VER AQUELA PROFESSORA SER PROIBIDA DE ABRIR O CARTAZ DO R$ 712,000 - AQUELE CHORO, CAMARADA, DAQUELA COLEGA ME DEIXOU EM PROFUNDA DEPRESSÃO.
    PERDI A CRENÇA NO BRASIL, E MINAS GERAIS, PARA MIM NÃO EXISTE.

    POUCOS COMPANHEIROS ( 06) MESMO NÃO ESTANDO EM GREVE, ESTÃO MUITO INDIGNADOS - CARA , ESTOU ME SENTINDO MAL, PORQUE OS PAIS, OS JOVENS MINEIROS , DAQUI DO NORTE, NÃO ESTÃO NEM AÍ - ME SINTO UM ESTRANGEIRO, UM DEGREDADO , AQUI, NESTE SERTÃO DE PÃO E CIRCO -

    COMO É BELA A LUTA DE VOCÊS - FORÇA COMPANHEIROS
    O MOVIMENTO JÁ É VITORIOSO - PRINCIPALMENTE, PELO CHORO DA COLEGA , MAS SERVIU PARA DEMONSTRAR A COVARDIA, A PERVERSIDADE DO GOVERNO MINEIRO DO 45 PSDB - A FALTA DE CORAGEM DOS DEPUTADOS DA BASE DO GOVERNO PARA DEBATER - O DEPUTADO JOÃO LEITE, CÉLIO, TODOS ELES NERVOSOS - ELES ESTÃO DO LADO DO MAU

    PARABÉNS , PARABÉNS MESMO - LAMENTO SOBRE A NOSSA AUSÊNCIA

    ResponderExcluir
  2. João Paulo Ferreira de Assis23 de setembro de 2011 às 00:22

    Prezado amigo e companheiro de luta Professor Euler

    Concordo com o boicote às emissoras. E acho que temos de boicotar os patrocinadores também. E escrever para eles que não vamos comprar os seus produtos pois anunciam na Itatiaia e no Estado de Minas.

    Saudações, e ATÉ A VITÓRIA!!!!!!
    João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  3. GENTE VAMOS FAZER BOICOTE DE TODAS AS EMISSORAS, EXETO RECORD.

    VAMOS TODOS NOS LIGARMOS NOSSAS TELEVISOES NO PROGRAMA DO MAURO TRAMONTE , DAR MUITA AUDIENCIA A ELE E FALAR QUE É OS PROFESSORES FAZENDO JUSTIÇA.

    ABRAÇOS A MAURO TRAMOINTE POR TODAD AJUDA, VOU AMNAHA AGRADECER SUA MÃE OLA NA LOJA DELA, POIS MAURO É DE POÇOS DE CALDAS, MAS IUNFELISMENTE POÇOS DE CALDAS AINDA NÃO ESTA DE GREVE, MAS TERAA UMA REUNIAO AMNANHA COM O SINDICATO PARA TOSOS ADERIREM A GREVE.
    ATE NOSSA VITORIA

    ResponderExcluir
  4. Caro Euler,

    Ao ver o excelente texto de Luiz Felipe Martins Candido, pós-graduando de Filosofia na UFMG, fiquei muito emocionado, tanto que até entrei em contato com ele no Facebook. Muito articulado.
    Na mesma página do texto tem um vídeo da "Marcha da família" no Chile, com 1 milhão de pessoas. Emocionante!

    Eis os links:
    Texto: Os professores não usam black-tie: sobre a greve do magistério de Minas

    http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_noticia.php?codNoticia=9499

    Quase um milhão de pessoas pela educação pública no Chile - 21/08/2011

    http://www.youtube.com/watch?v=HTr_YOLq2wg&feature=share

    Esse vídeo mexeu muito comigo. Chorei com a música e a imensidão de pessoas. Nós temos que copiar esse belo exemplo do povo chileno.

    Abraços e força na luta.

    Paulo Andrade - Barreiro-BH

    ResponderExcluir
  5. Uaaau, nossa!!! Que texto magnífico você escreveu, parabéns!!! Você é uma pessoa iluminada, tão iluminada que ilumina a todos com suas palavras.
    Obrigada por nos manter informados.

    Força, e até a vitória!!!

    ResponderExcluir
  6. Novamente quero te parabenizar esse blog é uma ferrramenta muito importante em favor da greve. Moro no interior, na minha cidade tem duas escolas estaduais que ainda estão funcionando, aqui um único professor aderiu a greve, e de forma bem participativa.
    Os outros preferiram se omitir, e é por esse professor que é um exemplo para mim e para a minha cidade é que agradeço a todos vocês por não desistirem, o que estão fazendo hoje vai ficar marcado.
    Vai ser com orgulho que no futuro vou entrar em uma sala de aula e contar aos meus alunos que conheci muitos dos bravos guerreiros que hoje estão fazendo história.

    ResponderExcluir
  7. GRAÇA:

    Boa madrugada Prof Euler,

    Uma vez mais voce se superou!

    MOBILIZAÇÃO SOCIAL A FAVOR DOS PROFESSORES E DA EDUCAÇÃO DE MG
    segunda, 26 de setembro às 15:00
    Local: CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DA ESTAÇÃO BH

    Gostaria d ver publicado em seu blog, parte do texto do Rapahel Douglas, publicado no site AMALGAMA

    (...)Sonho com o dia em que expulsaremos não um só ditador, mas centenas de pequenos coronéis que me fazem ter a infeliz vontade de sair desse lindo país que não se livra da metástase da corrupção. Por todos os deuses se eles existem! Que prazer incomensurável seria poder ver punido em praça pública um político acusado de escravidão ou outro que desvia dinheiro de merenda escolar. Que imagem de beleza incomparável o congresso nacional “incendiado” com todos os corruptos “enforcados” lado a lado. Mudaremos um dia?
    É hora de exigir uma porcentagem efetivamente grande do PIB nacional para que seja aplicado na moribunda e sucateada área educacional. Um professor do estado brasileiro, assinalou muito recentemente a professora Amanda Gurgel, sofre como um burro de carga para tentar desesperadamente educar quem não recebe a mínima estrutura educacional. É hora de usar todo o potencial financeiro e natural desse famigerado país para tirar das ruas quem passa fome. Esse discurso não é o sentimento de um adolescente líder de uma banda punk. É um desabafo espiritual de um cidadão que analisa friamente os fenômenos que o rodeia. É hora de educação política. É chegado o tempo da desalienação. É o momento de purificar os ares pútridos e fétidos da política que manda e desmanda nessa terra maravilhosa.

    É hora de proporcionar um curto-circuito na identidade brasileira. Só uma crise nos fundamentos para abalar o edifício das mentiras que nos fazem engolir. É hora de esquecermos um pouco as individualidades egóicas e marchamos. Sim, marchar!(...)A pé, com carros, animais de tração, avião, seja lá como. É hora de cobrar salário zero aos políticos.(...) É hora de enxergar o óbvio.

    Texto na íntegra aqui: http://www.amalgama.blog.br/05/2011/brasileiros-mais-um-esforco-se-quiserdes-ser-livres/

    ResponderExcluir
  8. Caro Euler e amigos do blog, vejam os meus "filhos da greve" crescendo. E com eles cresce também minha esperança na nossa vitória.

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=2457695803253&set=a.2329312793758.138486.1277857703&type=1&theater

    Abraços e força na luta!
    Paulo Andrade - Barreiro-BH

    ResponderExcluir
  9. Querido Paulo Andrade,

    Gostaria de sugerir nomes: Grevin, Greviana, Greventino, Greventina, etc.

    Brincadeira, não se irrite!

    ResponderExcluir
  10. Amigos, a Sagrada Face de Deus e de Jesus Cristo se revela a nosso favor. Tanto apoio Eles nos mandaram. Os exécito de Anjos apoiadores chegou em todos os movimentos sociais. Estou tão emocionada. A dignidade já recuperamos. As feridas emocionais cicatrizaram quando estivermos em meio aos nossos alunos que nos transmitem a jovialidade e a impetuosidade que tudo cura como um balsamo sagrado. Agora só falta- nos o piso. Esse já é nosso por lei e por direito líquido e certo. Mais um pouco e o conquistaremos. Deus seja louvado. Prossigamos em luta e em oração e Deus nos honrará sempre. Somos totalmente do bem e amamos a EDUCAÇÃO RADICALMETE. "Só desperta paixão de aprender, quem tem paixão de ensinar." Paulo Freire. Amo vocês.

    ResponderExcluir
  11. João Paulo Ferreira de Assis23 de setembro de 2011 às 01:47

    Prezado amigo e companheiro de luta Professor Euler

    Prezado companheiro de luta Barreto

    Acho mais do que necessário providenciarmos uma lista de inimigos da Educação e lermos para os alunos na sala de aula, todos os dias. Se eu conseguir ir para a Biblioteca eu talvez não possa fazer isso, mas fica a sugestão para os colegas: na lista colocaríamos Anastasia, Gazola, Renata Vilhena, Lafaiete Andrada, Alceu Torres, Wander Marotta, Roney Oliveira (lembram-se dele), Otávio de Almeida Neves, Aécio, os deputados que votaram contra nós, o Procurador Alceu, os procuradores Alceu e Geraldo, os promotores Santa Gema e Celso Pena, a Rádio Itatiaia, o Estado de Minas, e algumas pessoas mais.
    A gente tem que fazer isso ainda que ganhe o Piso.

    Saudações, e ATÉ A VITÓRIA!!!!!
    João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo de 23/09 1:31h,

    Não me irrito com essas brincadeiras de colegas combatentes, me irrito é com conversa séria com os pelegos da minha escola, que postou aquela charge do "Tonhão" no Facebook, e eu ironicamente o perguntei se ele havia aderido à greve.

    Resposta cretina dele:
    Peleguei! mas cada um sabe onde aperta né, Paulo! Mas o movimento é maior que ficar parado, ou não?

    Minha retórica diplomática (pois não vale nem a pena xingar esse tipo), porém com sarcasmo:

    Claro, tudo é válido. Mas entrar na luta na reta final, ajuda muito os soldados que estão desde o início. E mostra ao nosso inimigo que o nosso lado ainda tem muito fôlego!

    Paulo Andrade - Barreiro-BH

    P.S.: Assim que voltarmos e puder, vou pedir remoção, já tô com nojo só de imaginar em ver a cara dos pelegos... Não vou parar na sala dos professores, só vou conversar com as cantineiras, que sempre tem um papo mais agradável que esses professores que reclamam, mas não querem mudar!

    ResponderExcluir
  13. João Paulo Ferreira de Assis23 de setembro de 2011 às 02:04

    Ao anônimo da 1:31

    Achei sua brincadeira de muito mau gosto. Primeiro que esses nomes que você sugeriu não seriam aceitos por nenhum cartório, conforme podemos ler pela Lei dos Registros Públicos, 6015, de 31 de dezembro de 1973, parágrafo único do artigo 55: ''Os oficiais do registro civil não registrarão prenomes suscetíveis de EXPOR AO RIDÍCULO OS SEUS PORTADORES. Quando os pais não se conformarem com a recusa do oficial, este submeterá por escrito o caso, independente da cobrança de quaisquer emolumentos, à decisão do juiz competente''.
    Segundo, porque quem decide os nomes dos filhos é o Professor Paulo Andrade e sua ex.ma consorte.
    Terceiro, anônimo, não nos faça pensar que você é alguém do governo tentando nos vencer pelo sarcasmo.

    Saudações, e ATÉ A VITÓRIA.
    João Paulo Ferreira de Assis

    ResponderExcluir
  14. Boa noite companheiros de luta!
    Grande subcomandante Euler, que dia abençoado!
    Primeiramente gostaria de parabenizar meus companheiros do nosso NDG daqui de Montes Claros, principalmente OS ACORRENTADOS (MIGUEL, CARLOS ATHAYDE, CÉLIO, MURILO E IARA) E UM JOVEM DE UM DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS DA CIDADE (MATEUS), que além de acorrentados permaneceram em estado de greve de fome durante todo o dia.

    Euler, a cada maldade jorrada pelo (dês) governo, temos uma reação á altura.

    Foi muito bom ver que nem toda a Mídia é totalmente vendida, hoje o Balanço Geral da Record foi excelente, PARABÉNS AO JORNALISMO SÉRIO, PARABÉNS AOS NOSSOS COLEGAS QUE BRAVAMENTE ESTÃO BALANÇANDO A ALMG, PARABÉNS ÀQUELE SENHOR E À SUA FILHA, PARABÉNS ÀS CLASSES OPRIMIDAS QUE ESTÃO DANDO O GRITO DE RESISTÊNCIA E LIBERDADE!

    VAMOS VENCER ESSA GUERRA! A SOCIEDADE ESTÁ ENTENDENDO QUE NÃO PODEMOS PERMITIR A VOLTA DA DITADURA! A SOCIEDADE ESTÁ CONOSCO E LOTAREMOS, E FAREMOS NOVAMENTE O CHÃO TREMER NA PRÓXIMA ASSEMBLÉIA.

    Força na luta companheiros, até o piso! ABAIXO A DITADURA, VIVA A DEMOCRACIA!!!
    Professor Odair José

    ResponderExcluir
  15. Balanço Geral - REDE RECORD

    O jornal feito por mineiros, a serviço do cidadão mineiro. O Balanço Geral, comandado por Mauro Tramonte, traz reportagens exclusivas, investigação, séries especiais, denúncias e a defesa dos interesses do povo de Minas Gerais.

    De segunda à sexta-feira, às 12h50.

    ResponderExcluir
  16. VERDADE OU MENTIRA???

    Paralisação dos professores continua perdendo força em todas as regiões do Estado

    Qui, 22 de Setembro de 2011 18:51

    Desde o último dia 15, 78% das escolas e 3,7 mil professores retomaram a rotina de aulas na rede estadual mineira

    As escolas estaduais continuam retomando as atividades normais em todo o Estado. Nos últimos seis dias letivos, período após o qual o Tribunal de Justiça de Minas Gerais considerou a greve ilegal e abusiva, 78% das escolas voltaram a funcionar normalmente. De acordo com o último levantamento da Secretaria de Estado de Educação, há hoje no estado 10 escolas totalmente paralisadas, enquanto na última quinta-feira esse número era de 45.

    ResponderExcluir
  17. um abraço para o Gleiferson Crow,menino muito simpatico que conhecemos ontem na Assembleia.Estamos firmes na luta e ficamos felizes por que apesar das dificuldades a greve tem nos proporcionado a oportunidade de conhecer pessoas e reencontrar pesssoas tambem. Cláudia

    ResponderExcluir
  18. Olá combatentes dos rincões de MINAS,
    OLÁ SUBTENENTE EULER...
    BOM DIA...
    É INACREDITÁVEL COMO OS PELEGAS QUE NÃO TEM CORAGEM DE LUTAR SEMPRE TENTAM JUSTIFICAR SUAS ATITUDES SEM SUCESSO GERALMENTE COLOCANDO A CULPA EM ALGUÉM.EU NO LUGAR DE VOCÊS TERIA VERGONHA DE ATÉ ABRIR A BOCA PORQUE O INJUSTIFICÁVEL NÃO TEM JUSTIFICATIVA.VOCÊS DEVEM ESTAR FELIZES PORQUE VIRA E MEXE VÊM UM AGRADECIMENTO DO MAQUIAVÉLICO QUE SE DIZ GOVERNADOR.SERÁ QUE VOCÊS NÃO VÊEM A SÉRIE DE MALDADES DESTILADAS CONTRA SEUS COLEGAS NÃO?E AQUELES DOIS LÁ SACRIFICANDO SUAS PRÓPRIAS VIDAS A MARILDA E O BIDÚ NÃO SIGNIFICA NADA PARA VCS NÃO? MUITOS DE VOCÊS SÃO EQUIPARADOS AO DESGOVERNADOR POR MIM. PENSEM BEM NA ATITUDE EGOÍSTA DE VCS, AINDA DÁ TEMPO DE MUDAR DE POSTURA.DESCULPEM O DASABAFO.
    GILVÂNIA, HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  19. Deveríamos bingar os deputados, o governo de MG, o STF, o MP, entre outros...
    Menos os professores.
    Vejam:
    http://historiaspraboiacordar.wordpress.com/2011/09/23/dou-lhe-uma-dou-lhe-duas-vendido-um-professor-com-doutorado-por-apenas-r-712-em-mg/
    Interessante.....

    ResponderExcluir
  20. Anônimo - Montes Claros23 de setembro de 2011 às 07:39

    Calma, professor João Paulo, calma; não me parece que o anônimo de 1:31 seja um "infiltrado" fazendo brincadeira de mau-gosto, não. Pareceu-me realmente uma brincadeirinha com o professor Paulo Andrade. Estamos todos já com um pé atrás com qualquer manifestação que possa parecer sarcástica, mas respiremos fundo... que nossa vitória não tarda. Abraços fraternais a todos os companheiros e companheiras de luta.

    ResponderExcluir
  21. Antes de qualquer coisa..JOÃO LEITE- inimigo!!

    E...ATÉ QUE O PISO VENHA!

    o GOV. FALA EM UM NÚMERO MUITO REDUZIDO DE GREVISTA..hã..

    E ESSE PEQUENO NÚMERO TEM FEITO ISSO TUDO QUE ESTAMOS ASSISTINDO??

    Nossa quanta FORÇA!
    QUEM TEM OLHOS QUE VEJA!
    Até terça feira.
    Perco 4 meses de salário, fico devendo sim.
    Não tem outro jeito. Aprendi a negociar a dívida,
    MAS A MINHA DIGNIDADE NÃO!!!!!!!!
    Só a categoria reunida decide até quando.
    Eu NELE e ela EM MIM já decidimos: ATÉ QUE O ANASTAZIA NOS PAGUE O QUE NOS DEVE!!!

    ResponderExcluir
  22. ...cORRIGINDO...

    EU NELA, A CATEGORIA, ELA EM MIM...JÁ DECIDIMOS:
    só retornamos quando o ANASTAZISTA nos pague o que é NOSSO!!

    aTÉ TERÇA

    ResponderExcluir
  23. SUB-COMANDANTE EULER E BRAVOS PROFESSORES GUERREIROS BOM DIA, ONTEM UM ALUNO DE DEZ ANOS DE IDADE(PASMEM) TENTOU MATAR A TIROS(REVOLVER CALIBRE 38) UMA PROFESSORA E TAMBEM OUTRA PROFESSORA DE 54 ANOS NO MESMO ESTADO ONDE O PSDB MANDA(SP) TOMOU UMA SURRA SÓ PORQUE PEDIU O ALUNO PARA DESLIGAR O TELEFONE EM SALA DE AULA E AQUI ONDE TAMBEM MANDA O PSDB NÃO PRECISA NEM FALAR NADA, HUMILHAÇÃO, CACETE DA POLICIA, MENTIRAS DO GOVERNADOR E SUA TURMA, SOCIEDADE OMISSA, DEPUTADOS FEDERAIS OMISSOS, SENADORES OMISSOS(CLARO QUE HÁ EXCESSÕES). SERÁ A EDUCAÇÃO ALGUMA VILÃ PARA OS POLITICOS OU É O ORGÃO ONDE É MAIS FACIL SUBTRAIR VERBAS DOS MESTRES DA PASTA PARA OUTROS FINS DUVIDOSOS E LEVANDO A ESTA BADERNA QUE SE ENCONTRA NO BRASIL TODO, COVARDEMENTE AGINDO CONTINUA TODAS AS AUTORIDADES NÃO RESPEITANDO E NÃO DANDO CONDIÇÕES DE SEGURANÇA FISICA, MONETARIA, PSICOLOGICA. O QUE PENSAM QUE ESTES JOVENS DE HOJE SERÃO AMANHÃ, GENTE DE BEM, DUVIDO E O PIOR ELES OS POLITICOS E A FALADA ALTA SOCIEDADE, ACREDITAM QUE ESTE FUTUROS MELIANTES NÃO OS ATINGIRÃO, VÃO TER QUE FICAR COM SUAS JOIAS, ROUPAS DE GRIFE CARAS E CARRÕES SÓ DANDO VOLTAS EM EM SEUS CONDOMINIOS, PORQUE SÃO OMISSOS HOJE COM O FUTURO DESTES MESMOS JOVENS, UMA LASTIMA QUE PENSEM ASSIM. FORÇA GUERREIROS DO BEM, A VITORIA É SUAS E O POVO AGORA COMO NUNCA ESTÃO COM VCS BRAVOS E EXEMPLARES E VERDADEIROS LUTADORES POR UM FUTURO MELHOR PARA O BRASIL, FORÇA E QUE DEUS OS ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
  24. FAÇO CORO COM O COLEGA:

    "pelegos reclamam mas não querem mudar.."

    O pior não é eles não quererem mudar...O TRÁGICO, A TRAGÉDIA É QUE SÃO PROFESSORES.
    Quanto mal fazem aos alunos.
    Ensinam o quê???
    A NÃO LUTAREM, A NÃO SEREM DETERMINADOS, A SE ACOVARDAREM NA SOMBRA...ETC..
    nÃO PRECISARÃO FALAR NADA..as atitudes já falam por tudo.
    abraço e até terça!!

    ResponderExcluir
  25. Bom dia nobres companheiros de luta. Tiopaul, estou com os mesmos sentimentos que você em relação a pelegada da escola onde eu trabalho, com exceção de 1 apenas, que me apresentou motivo mais do justo para ter voltado. Eu e meus colegas que estão(estamos) firmes na luta e só voltaremos quando o sindicato determinar, ou o NDG juntamente com a decisão de todos em assembleia que a greve acabou. Eu já não tenho nem vontade de voltar para aquele lugar,pois estou decepcionada, enojada principalmente pelo turno vespertino, no qual nenhum, aderiu ao movimento, muitos usando desculpas das mais esfarrapadas e que não convence e são justo aqueles que são tão importantes na formação de uma criança crítica e ciente da luta por seus direitos. É inaceitável tanta covardia e alienação, pois seus direitos estão sendo roubados e eles nada fazem. São um bando de acomodados e que só sabem reclamar da indisciplina do seus alunos, do módulo II e da papelada que a supervisora lhes enfiam goela abaixo. Pois sinto dizer-lhes que, é assim que continuarão, pois a chance de poder mudar parte disto vocês estão tendo, mas estão deixando passar. É lastimável o papel a que vocês estão se prestando.

    Me orgulho de estar nesta luta e de fazer parte do NDG, pois todos que estão resistindo até agora são do Núcleo Duro Da Greve. Abraço, meu respeito e meu carinho a todos vocês.

    Vânia Silveira

    ResponderExcluir
  26. ATENÇÃO EULER E PROFESSORES VEJAM AGORA NA RECORD A MATERIA SOBRE OS PROFESSORES, MUITO LEGAL, OBRIGADA DEP. ROGERIO CORREIA E DEMAIS DEPUTADOS SOLIDARIOS E A AO REPORTER DA RECORD, UM JORNALISMO DE VERDADE, E OBRIGADO REDE RECORD.(ANDREIA-GV)

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Euler
    Estive em na assembléia em BH dia 20/09 e fiquei chocada com a fala do deputado Zé Maia (PSDB) estava conversando com ele expondo as nossas reivindicações e falei se votar contra os professores vamos expor sua foto como inimigo da educação e ele respondeu “.. em 2010 a minha foto foi exposta em todas as escolas e eu estou aqui de novamente” . Atenção Euler e colegas a nossa greve não pode acabar somente com a conquista do piso é questão de honra derrubar nas próximas eleições todos que votarem contra a educação, temos mostrar a nossa força política.
    Abraço a todos
    Professora Vanessa Rodrigues Ferreira – Montes Claros

    ResponderExcluir
  28. Alguém viu ????

    Gostaria de saber onde anda o Sr Luis Ignácio Lula da Silva ? Onde está a nossa presidenta ?
    Onde está o ministro da educação ? Cadê a comissão da câmara dos deputados ?

    Estas pessoas acima mencionadas tem responsabilidade direta com o movimento grevista que acontece em Minas. O partido dos trabalhadores precisa se pronunciar em nível nacional.

    ResponderExcluir
  29. Amigos educadores acho que esta greve já demorou tanto tempo porque Anastásia não é político e sim administrador e não tem mais pretensões políticas, temos que expor mais em nossos manifestos o nome do padrinho, do faraó o AÉCIO NEVES. Este projeto de ser candidato a presidente tem que ser manchado pela greve aí sim vai fazer “cosquinha” no PSDB que é o inimigo nº 1 da educação e não podemos esquecer disto.
    Portanto vamos expor mais o nome AÈCIO NEVES nos cartazes nas falas dos atos. E no fundo esta greve é a semente plantada por ele que germinou e cresceu nos oito anos do seu mandato e agora Anastásia está colhendo o fruto.
    Professora Vanessa Rodrigues Ferreira – Montes Claros

    ResponderExcluir
  30. Associações de militares apoiam greve dos professores

    A Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares (Aspra), o Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar (CSCS) e a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (AOPMBM) renderam apoio ao movimento grevista dos educadores do Estado, em reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (22/9/11).

    A audiência, que inicialmente aconteceu para obter esclarecimentos sobre suposta violação do devido processo legal na transferência de policiais do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), acabou por reunir as associações militares e representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE). O objetivo foi promover o diálogo entre Polícia Militar e grevistas.

    Segundo o presidente da AOPMBM, major Ronaldo de Assis, a luta dos educadores é legítima, mas os oficiais têm que cumprir a função de garantir o direito de ir e vir da população. Ele acredita que os excessos devem ser apurados e punidos em ambas as partes.

    O presidente do CSCS, cabo Álvaro Coelho, também se disse solidário ao movimento. De acordo com ele, a causa é justa, uma vez que reivindica um direito adquirido de piso salarial. Mas ele critica os excessos e a radicalização dos atos. "É preciso que os professores mantenham o foco e evitem os atos de violência", disse.

    O presidente da Aspra, sargento Israel Antônio Sanches, faz coro ao presidente do CSCS, ao se dizer contrário à radicalização do movimento. Para ele, dentro da farda há um ser humano, que deseja a justa remuneração dos professores, mas não admite ser destratado ou humilhado.

    Ao final, as três associações se comprometeram a divulgar notas em seus veículos de comunicação ou redes sociais, com manifestações de apoio ao movimento grevista.

    ResponderExcluir
  31. JORNAL O TEMPO/MG
    Trabalhadores de frigoríficos ameaçam entrar em greve em Minas e em mais oito estados
    Os empregados de frigoríficos de nove estados, incluindo Minas Gerais, começaram nesta quinta-feira, uma mobilização para decidir o momento de deflagrar a greve aprovada nessa quarta durante o 5º Congresso Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins. Segundo a confederação do setor, essa será a primeira greve nacional da categoria, que reúne cerca de 500 mil profissionais. Eles reivindicam piso nacional de R$ 1 mil para a categoria, redução da jornada de trabalho e especificação das pausas de descanso durante o serviço.
    TA PARECENDO TRABALHO ESCRAVO AQUI NO BRASIL, PARA OS DE CIMA TUDO E OS DE BAIXO, SÓ FUMO NO RA...

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, Euler!
    Veja a manchete da SEE:
    "Paralisação dos professores continua perdendo força em todas as regiões do Estado".22/09/2011
    Faz sentido! Força na luta!

    ResponderExcluir
  33. É verdade que o satélite que vai cair hoje na terra vai acertar a cabeça do ANASTASIA?

    ResponderExcluir
  34. Ao fulano assessor que nada da vida entende ,mesmo com essa barba branco e ridículo se professor e servente de pedreiro ganha esse salário isso mostra que seu governinho não paga o piso salarial que ele tanto grita aos quatro ventos que ja paga , vc bom sua boca suja e nojenta deve ser um assessor de 5º e esta no lugar errado , não serve nem p/ ser a luva do pedreiro muito menos o giz do professor.Isso prova que vc não foi alfabetizado e tão pouco treinado p/ ocupa a função que vc ocupa nesta sociiedade covarde que seu governo e vc ocupa. que tal se vc fosse para as pedreiras vc iria respeitar mais as pessoas, pois seu salário somos os pedreiros é quem pagamos . Lava a boca e raspa seu bigode nojento antes de criticar funcionário público.

    ResponderExcluir
  35. ESTAMOS COESOS NESTA GRANDE LUTA PELA DIGNIDADE DA EDUCAÇÃO . AVANTE COMPANHEIROS ! A HISTÓRIA NOS DÁ GRANDES EXEMPLOS DA VITÓRIA DAS MASSAS . RECORDEM A REVOLUÇÃO FRANCESA : ERAM MISERÁVEIS , COM FOME E FRIO , DESARMADOS , MAS MUNIDOS DE UM INCOMENSURÁVEL DESEJO DE LIBERDADE !ABRAÇOS .

    ResponderExcluir
  36. Bom dia querido Euleu e companheiros!
    Todas as vezes que abro esse blog e leio seu comentário me fortaleço. Obrigada! Mas o tempo passa e estamos precisando terminar com esse diz que me diz do governo. Temos que apelar para o STF, urgentimente. Os apoios sociais são sim muito importantes, mas esse governador não é gente e só tem compromisso com os corruptos ( o homem sem visão...). Não percebe a gravidade do problema. Temos colegas passando fome e isso é muito preocupante. Vamos pedir apoio, mas vamos atrás do poder público e exigir uma posição para resolver a situação.
    Beijos em todos

    ResponderExcluir
  37. Colegas que ainda estão em sala de aula,

    Vamos ajudar a resolver o nosso problema.
    Larguem tudo e participem conosco.

    ResponderExcluir
  38. Caro Euler:

    Favor postar novamente seu email, tenho uma ideia, mas tem que ser pensada primeiro e explicada melhor, e sem que os olhos do nosso nobre governante possa ver, acho que é uma boa!!!!

    ResponderExcluir
  39. Companheiros, não se deixem enganar com a manipulação dos números da greve em Minas. Agora, mais do que nunca, o governo vai tentar acabar com nosso equilíbrio psicológico. Já que ele percebe, que a cada dia nosso movimento se fortalece e ganha dimensões maiores junto à sociedade, junto à mídia.
    Fiquemos unidos, que a vitória é nossa.
    Um grande abraço para todos os guerreiros.

    ResponderExcluir
  40. Isabel Assumpção - Manhuaçu23 de setembro de 2011 às 09:21

    Bom dia a todos,
    Euler, a cada dia seu texto está mais claro e cheio de autonomia. O fim de semana se aproxima e estamos aí, sabendo que a luta se estende por conta da crueldade do desgoverno e também pela omissão dos que continuam em sala de aula e agora dos que estão sendo contratados, como aconteceu com meu cargo e de tantos outros... Tudo isso fará com que nosso grito de vitória seja ainda mais forte do que o nosso grito de indignação. Força , união e paz. Até a vitória!!!
    Um grande abraço,
    Isabel

    ResponderExcluir
  41. Bom dia !!!!!!!!!!!!!!!! A todos nós lutadores!!!!!!!!!!! Quero dirigir-me a todos ,principalmente à JULINE LEONEL.Olha ,esses BUBSTITUTOS e, PROFESSORES que não aderiram ao movimento,são merecedores de nossa compaixão.ELES estão obstuindo uma mudança .A VERDADE é que com tal atitude,estão impedindo a LEI do PROGRESSO(LEI DIVINA).Estes substitutos estão APODERANDO de algo que não os pretence. O dinheiro que irão receber é fruto do SUOR,SANGUE(às vezes),escassez de alimentação...de um grevista.Já os que não aderiram à luta, desempenham o mesmo PAPEL,contribuem para que não ocorra avanços SOCIAl,ECONÔMICO...É sabido que a EDUCAÇÃO se faz necessária à EVOLUÇÃO.O UNIVERSO é DINÂMICO,portanto, atitudes que impedem TAL funcionamento é contrária às LEIS DA EVOLUÇÃO.ELES acreditam que fizeram a escolha certa,coitados ,estarão garantindo o salário,os não substitutos irão beneficiar das conquistas,sem merecê-las!!!!!!!!!!Mas esqueceram que o que rege o mundo é a LEI NATURAL- LEI DIVINA.Não é NATURAL que apossemos do que pertence a outrem.TAL comportamento posiciona ,aos que agem desta forma ,como DEVEDORES DO UNIVERSO e, cedo ou tarde- de qualquer forma -,terão que devolver aos legítimos donos.O UNIVERSO cobra isto.ALEGREMOS...como disse o FRei GILVANDER e outros, NÓS fomos ESCOLHIDOS pelo SER SUPREMO a LUTAR contra as INJUSTIÇAS,criação, destes que acham QUE têm o poder.PODEROSOS que são os que lutam ,nós somos acessorados pelas FALANGES do BEM. FÉ EM DEUS E PÉ NA TABA!!Até à vitória!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  42. O que estes governantes nao veem é que o efeito cumulativo do descaso com que tratam as questoes basicas de saude e educaçao sao como uma bola de neve... A ferida da educaçao está aberta... hoje todos em Minas sabem como sao tratados não só os professores, mas os alunos e sua familia tambem.
    Pelo que estamos assistindo estes senhores do governo nao estao se importando com a opiniao publica desprezam o clamor popular. Mas ha um preço a ser cobrado, chega uma hora, que é preciso pagar a conta.

    ResponderExcluir
  43. Bom Dia!

    Quero iniciar dizendo que o Deputado José Maia, foi infeliz na sua fala quando fala em alto e bom tom com uma colega que na última eleição ,os professores colocaram a sua foto em todas as escolas e que isso não fez difernça nenhuma para ele,porque hoje ele esta onde queria.Fez uma ótima colovcação na hora errada, pois dessa vez vamos pegar pesado com esse tal de José Maia.Canalha!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. Com 10 mil professores parados,governo de Minas diz que greve está acabando
    Governo do Estado afirma que paralisação está concentrada em Belo Horizonte e que só atinge 6,53% do total de docentes

    Denise Motta, iG Minas Gerais | 22/09/2011 18:38
    Notícia anteriorMEC muda parâmetro que estabelece valor mínimo por alunoPróxima notíciaHospitais Universitários receberão R$ 400 milhões até outubro

    Texto:

    Professores fazem protesto em Belo Horizonte
    Embed
    A secretaria estadual de Educação de Minas Gerais divulgou nesta quinta-feira (22) que os professores grevistas por melhoria salarial estão retomando suas atividades nas escolas. A melhora, contudo, ainda é lenta.

    Conforme dados da própria secretaria, mais de 10 mil professores permanecem sem dar aulas na rede pública, o que representa 6,53% do número de docentes. Na última sexta-feira (16), a Justiça de Minas Gerais determinou que os professores retomassem suas atividades, sob pena de multa máxima de R$ 600 mil, mas o sindicato da categoria votou em assembleia na quarta (21) pela continuidade da greve, que já ultrapassa 100 dias.

    ESTA SAPUDA(FEMININO DE SAPO, SÓ PODE)SÓ FALA ASNEIRA, SUA HORA ESTA CHEGANDO PAPUDA, MAS É PAPUDA MESMO, DE LINGUA E PAPO NO PESCOÇO. FORÇA GURREIROS DO BEM, A VITORIA SUAS JÁ TOCAM AS TROMBETAS, ABÇOS.

    ResponderExcluir
  45. Piso salarial dos professores chegará a R$ 1.450,86 em 2012
    Projeção do Tesouro para o valor, que representa reajuste de 22%, ainda pode ser alterada até o fim do ano

    Priscilla Borges, iG Brasília | 21/09/2011 20:11
    Notícia anteriorUSP Leste terá prédio para divulgar produção a alunos do ensino médioPróxima notíciaAssista a vídeo com dicas para Ciências da Natureza no Enem

    Texto:
    A projeção de arrecadação de impostos feita pelo Tesouro Nacional mostra que o piso salarial dos professores brasileiros deve chegar a R$ 1.450,86 em 2012. O valor é 22% maior do que o definido pelo Ministério da Educação para este ano, de R$ 1.187,08, e promete causar polêmicas entre governantes estaduais e municipais. Apesar de previsto em lei, o salário ainda não é cumprido por todos os Estados e municípios, que alegam falta de recursos para pagá-lo.

    Leia também:
    Minas e Paraná precisarão de ajuda para Educação
    MEC destina menos que o mínimo para novas creches
    Diferença de custo por aluno entre Estados é de 69%
    Essa é a menor remuneração que os professores devem receber por 40 horas de trabalho semanais. Vale lembrar, no entanto, que o valor ainda pode sofrer alteração. O reajuste do piso salarial é calculado com base no valor mínimo gasto por aluno segundo o Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb). Com as previsões já divulgadas pelo Tesouro, cada estudante custará R$ 2.009,45, pelo menos. Porém, só em dezembro, quando os cálculos são atualizados, o MEC divulga o valor final do piso. Os reajustes passam a valer em janeiro.

    A previsão é um pouco maior do que a calculada inicialmente pelo consultor educacional Luiz Araújo e divulgada pelo iG nesta terça-feira. Ele havia utilizado o reajuste sofrido pelo custo mínimo por aluno no Fundeb (que será de 16,68% em 2012) para calcular o piso salarial. Porém, a metodologia usada pelo MEC para fazer essa conta leva em consideração os valores estimados para gasto por aluno dos dois anos anteriores (2010 e 2011). O índice ficou em 22%.

    “As projeções do Tesouro não costumam ficar muito fora daquilo que de fato acontece. Às vezes, há ajustes para menos ou mais”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

    Recursos extras

    A partir da projeção de receita arrecadada com impostos por Estados e municípios, a União coloca mais recursos no Fundeb. Essa verba é destinada aos Estados que não conseguirão investir o valor mínimo estabelecido para cada aluno em todas as etapas da educação. Em 2012, o governo federal vai colocar R$ 10,6 bilhões no fundo. E parte desse recurso, pouco mais de R$ 1 bilhão, poderá ser usado para auxiliar a pagar o piso salarial.

    Somente os Estados que receberão o complemento da União para financiar o ensino podem receber ajuda para o pagamento do piso dos professores. Em 2012, serão: Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Porém, municípios em dificuldade que pertençam a outros Estados podem solicitar recursos extras ao MEC. Em janeiro, o ministério aprovou critérios para ajudar prefeituras.

    Segundo o MEC, menos de dez municípios solicitaram apoio desde então. Nenhum deles recebeu o benefício, porque não conseguiram preencher os pré-requisitos exigidos pela pasta.

    E no ano vindouro, 2012, Anastazia terá que pagar este piso que o brasil todo já sabe quanto o professor terá e tem direito.

    ResponderExcluir
  46. Adorei a sua fala a respeito das emissoras " Uma vergonha para Minas ter uma mídia com esta conduta, como a Itatiaia, o jornal Estado de Minas, o jornal Hoje em Dia, a TV Globo Minas e a TV Alterosa."
    Temos todos que fazer um boicote as essa emissoras, inclusive quando não estivermos em greve, é um caso a pensar.
    E a proposito o senador que faz pose de playboy ta mudinho né!? Será porque!? É bem a cara dele "a covardia"

    ResponderExcluir
  47. Para refletir...."A maioria das pessoas está despreparada p assumir o poder. "o poder"faz despertar fantasmas q estão escondidos debaixo do manto da humildade:o do autoritarismo,do controle,da chantagem,da necessidade de aplausos. O poder nas mãos de um sábio o torna um aprendiz,mas nas mãos de estulto o torna um ditador".(Augusto Cury-Vendedor de Sonhos)
    Parabéns colegas pela luta justa.Estamos com vcs em Campos Gerais.

    ResponderExcluir
  48. Professores em greve do Ceará protestam na Assembleia
    Com manifestação, categoria conseguiu agendar reunião com o governador Cid Gomes (PSB) para quinta-feira

    Daniel Aderaldo, iG Ceará | 21/09/2011 19:00
    Notícia anteriorMédicos vão ganhar pontos para residência com trabalho no SUSPróxima notíciaUSP Leste terá prédio para divulgar produção a alunos do ensino médio

    Texto:
    Cerca de 500 pessoas realizaram na manhã desta quarta-feira (21) uma manifestação na Assembléia Legislativa do Ceará em favor dos professores da rede estadual, em greve há 47 dias. Eles levaram cartazes, apitos e até uma banda marcial escolar e conseguiram que os deputados da base de apoio intermediassem uma reunião de negociação com o governador Cid Gomes (PSB).


    Foto: Daniel Aderaldo
    Cartazes em manifestação revidam declaração polêmica do governador Cid Gomes
    Veja também
    Grevistas dão aula de reforço no Ceará
    Professor deve trabalhar por amor, não por dinheiro, diz Cid
    Professores, alunos da rede pública e integrantes do movimento apartidário Crítica Radical começaram a ocupar os corredores da Assembléia às 11 horas para chamar a atenção dos parlamentares. Eles se concentraram em frente à entrada do plenário do Legislativo e entoaram durante uma hora palavras de ordem como “Cid ditador, respeito o professor” mostrando cartazes satirizando a declaração dada por Cid Gomes de que professores deveriam trabalhar por amor e não por dinheiro.

    Por volta do meio-dia o presidente da Assembléia, deputado Roberto Cláudio (PSB), recebeu uma comitiva de professores com a pauta de reivindicações e intermediou uma reunião de negociação com o governador, agendada para as 9 horas desta quinta-feira (22). Às 13h o ato já havia terminado. Há mais de duas semanas os professores não são recebidos pelo governo.

    Esta é a segunda vez que os professores protestam contra Cid Gomes na Assembleia Legislativa somente neste mês. No dia 1º de setembro, mais de 1,5 mil alunos e professores invadiram a sede do parlamento cearense e houve confronto com a polícia e atos de vandalismo.

    Desta vez, a manifestação foi pacífica e marcada pelo bom humor. Nos cartazes, os manifestantes pediam para que Cid doasse seu salário e trabalhasse por amor. Outro cartaz dizia que quem vive de amor é dono de motel. Havia um ainda que imitava um cartão de crédito – o “lovecard”. Os manifestantes também realizaram um cortejo fúnebre simbolizando a morte da educação no Ceará.

    PROFESSORES DO CEARÁ TAMBEM NA LUTA PELOS SEUS DIGNOS DIREITOS ADQUIRIDOS. ASSIM COMO ELES, FORÇA MESTRES MINEIROS, AÉCIO NEVES JÁ PERDEU ESSA PARA OS SENHORES(AS)...MUITA FORÇA, ABÇOS E PARABENS.

    ResponderExcluir
  49. http://www.youtube.com/watch?v=jYoktRAA5mg

    Estou encaminhando o endereço acima para que possam assistir a fala do Professor Raimundo (Chico Anisio) em apoio aos professores.
    Parabéns NDG e todos os guerreiros que estão na luta, aos professores em sala de aula fica aqui a minha tristeza. Até a vitória!Madalena Machado - Unai/MG

    ResponderExcluir
  50. http://tvig.ig.com.br/id/8a4980263195f68501328df02b9a487f.html - LINK DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ ONDE MUITOS PROFESSORES ESTÃO ACAMPADOS.

    ResponderExcluir
  51. Dentistas da prefeitura de Curitiba entram em greve
    Eles reclamam dos baixos salários e das condições de trabalho

    Roberto Dziura Jr./News Free/AE
    Cirurgiões-dentistas da prefeitura de Curitiba entraram em greve nesta quinta-feira (22) por tempo indeterminado
    Os cirurgiões-dentistas funcionários da prefeitura de Curitiba, no Paraná, entraram em greve nesta quinta-feira (55), por tempo indeterminado, tendo como principal reivindicação a isonomia em relação aos médicos.

    ResponderExcluir
  52. Guarda Municipal/RJ entra em greve nesta sexta-feira
    Categoria pede melhores condições de trabalho e aumento salarial
    Do R7 | 23/09/2011 às 06h30
    Severino Silva / Agência O Dia
    A Guarda Municipal do Rio entrou em greve à 0h desta sexta-feira (23). Eles pedem melhores condições de trabalho, aumento do piso salarial, de R$ 652 para R$ 1.200, e reestruturação do plano de carreira e do investimento nas 15 inspetorias do órgão.
    Segundo o presidente do Sisguario (Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal do Rio de Janeiro), Rogério Chagas, a situação é "caótica", principalmente, na 6ª inspetoria de Madureira.

    ResponderExcluir
  53. Colegas professores,
    O Deputado João Leite ( ex-goleiro de Deus) agora revelou sua verdadeira face. Optou por ficar ao lado de Satanás ( Anastasia).

    ResponderExcluir
  54. Recados diretamente da Vigília na ALMG:

    O Blog do Euler presta vários tipos de serviços, rsrs. Agora, às 9h52m, acabo de receber um telefonema diretamente na ALMG do comandante João Martinho que pernoitou no local.

    Como vocês abem, o comando do NDG não dorme, apenas cochila. Mas, o comandante passou o telefone para a nossa combativa TINA, que pediu que eu transmitisse um recado para a EDUCADORA DE CONTAGEM. O recado é simples:

    - Diga para ela que eu já estou aqui na ALMG participando da vigília!

    Em seguida, eu falei com a DUCARMO (pode ser que seja Maria do Carmo, mas foi assim que ela disse que se chama, então é assim que se publica, rsrs). Ela é de JUIZ DE FORA mandou um abraço para todos os colegas da cidade dela e de Minas Gerais.

    Já o comandante JOÃO MARTINHO reportando-se a seu SUBCOMANDANTE - e não é que a minha combativa amiga GILVÂNIA rebaixou minha patente hoje para SUBTENENTE, rsrs - pediu que eu reforçasse o convite (ou seria uma convocação? O comandante tem força para convocar) para que TODOS e TODAS compareçam à grande concentração que acontece na segunda-feira, a partir das 15h, na Praça da Estação, além da nossa assembleia geral, na terça-feira, com colunas (vide texto do FREI GILVANDER) saindo de todos os cantos da capital mineira.

    Tenho a ligeira impressão que na semana que vem MINAS vai balançar e tremer ainda mais!!!

    Um forte abraço e força na luta!

    P.S. Um abraço aos bravos educadores de BOCAIUVA, aos quais tive a oportunidade de conhecer na última assembleia. Gente valente, como tem revelado ser o pessoal da Educação em todas as regiões de Minas.

    Um abraço também aos valentes colegas de DIVINO, que anuncia o percentual ZERO de contratações para substituir os nossos grevistas do NDG daquela cidade. Pude conhecer também a combativa caravana de DIVINO na última assembleia. Turma decidida, cheia de orgulho, como tem caracterizado os milhares de educadores em greve.

    ResponderExcluir
  55. ASSIM CAMINHA O BRASIL DA "FUTURA' COPA DO MUNDO, A BASE DO CHICOTE.
    Trabalhadores são resgatados de carvoarias de Goiás em condição de trabalho escravo
    A fazenda fica em Itajá, a 400 km de Goiânia. Os fiscais do Ministério do Trabalho resgataram os trabalhadores aliciados em Minas Gerais. Segundo a denúncia, eles eram obrigados a trabalhar por 14 horas, todos os dias.

    ResponderExcluir
  56. Se nossa categoria fosse realmente unida, era a hora dos designados retornarem para a alegria da Gaga e "TODOS" efetivos pararem. Abraços e força na luta.

    ResponderExcluir
  57. Oh!!!AMIGO EULER,
    ESTOU ENVERGONHADA,
    SÓ PEÇO MILHÕES DE DESCULPAS POR TER TE REBAIXADO DE PATENTE VOCÊ SABE QUE VOCÊ É MEU FIEL ESCULDEIRO.VOCÊ MERECE A MAIS ALTA PATENTE.VOCÊ MERECE O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO PELOS EXCELENTES SERVIÇOS PRESTADOS A HUMANIDADE IREI PROPOR AOS COMBATIVOS DO NDG UMA CONDECORAÇÃO NEM QUE SEJA SIMBÓLICA. VOCÊ SABE QUE SOU SUA FÃ NÚMERO 1 ISSO EU NEM PRECISO DIZER PORQUE É CHOVER NO MOLHADO.
    ADOROOOOOOO VC DE CORAÇÃO.
    SAUDAÇÕES,
    GILVÂNIA, HISTÓRIA.
    JUNTOS ATÉ A VITÓRIA.

    ResponderExcluir
  58. É claro que o governo vai falar que a greve está acabando. A minha escola, por exemplo, está funcionando normalmente. Mas não com seus professores e sim com os substitutos. Continuamos em greve e vamos até o fim. E sou do interior. Foi contratado até bibliotecário, eventual e supervisor. Pode? Um abraço e força na luta.

    ResponderExcluir
  59. OBRIGADA REDE RECORD DE MINAS, PARABENS PELO JORNALISMO SÉRIO, MUITO OBRIGADA DE CORAÇÃO PELA COBERTURA DA NOSSA GREVE COM DEMOCRACIA, MUITO OBRIGADA DE CORAÇÃO MESMO.(ANDREIA-GV)

    RECORD EM MINAS
    Em 20 anos de atuação, a TV Record Minas tornou-se uma emissora voltada para a defesa dos interesses do cidadão mineiro. Hoje, destaca-se pela qualidade jornalística e cultural de sua programação, transmitida por apresentadores do Estado.
    Os investimentos constantes em tecnologia e qualificação da equipe proporcionaram-na a exibição da maior grade de programação local.

    Hoje, são 584 municípios cobertos pelo sinal da Record Minas, com jornalismo de qualidade, cultura, esporte e lazer exibidos para mais de 18 milhões de pessoas.

    Foi em 2008, que a Record Minas transmitiu o sinal digital terrestre. A partir daí, novas aquisições ocuparam o cenário da emissora, como é o caso da inauguração da nova Newsroom, no final de 2009 – uma moderna e equipada central de produção jornalística. Já em 2010, a nova programação local consolidou a Record como a emissora mais presente no dia a dia do cidadão mineiro. Outra conquista, foi a chegada do Helicóptero Record, proporcionando maior agilidade e dinamismo aos telejornais: MG Direto da Redação, MG no Ar, Balanço Geral e MG Record. Além dos jornais, a grade mineira também conta com a exibição local dos programas Hoje em Dia e Esporte Fantástico, sem contar com o programa de humor da dupla Caju e Totonho, com transmissão mundial, pela Record Internacional.

    ResponderExcluir
  60. Queridos colegas de luta,

    Precisamos guardar todo material para daqui a quatro anos pudermos refrescar a nossa memória e de muitos outros que têem a memória curta e votam nessa corja da base de governo, vamos mostrar para esses deputadinhos pagos com nosso suor e gás de pimenta na cara quem somos, temos família e voz para pudermos trabalhar contra eles.
    Gente muita atenção nos Deputados Duarte Bechir, João Leite, José Maia, Gustavo Valadares, Dinis Pinheiro (com aquele olho de peixe morto), Gustavo Corrêa, Antônio Carlos Arantes,Arlen Santiago,Célio Moreira,Dalmo Ribeiro,Dilzon Melo, Jairo Lessa e outros mais. Vamos ser implacáveis com quem for contra a educação, precisamos nos unir na época das eleições e mostrar pra Zé Maia que junto podemos mais. Espero que esse maravilhoso BLOG permaneça para que possamos nos comunicar e ficar sempre recordando desses dias difíceis.
    Força gente a luta continua até Anastasia entender que o piso é direito nosso. E Aécio gente? Alguém tem notícias dele? Eu não estou entendendo a posição dele, ele foi governador, criou o Plano de Carreira, está assistindo o circo pegar fogo e não dá as caras? 2014 vem ai, se em Minas a situação é essa, imaginem se essa pessoa(?) virar presidente? Meu DEUS estamos fritos.
    Abraços cordiais,

    Gleide Mara

    ResponderExcluir
  61. Por e-mail:

    "Luis Fillipe Oliveira:

    Olá,

    Quero enviar-lhes este texto, escrito por minha professora, Dª Vagna Maria de Oliveira Almeida, professora da escola Municipal Santo Antônio e Escola Estadual da Vila Boa Vista do município de Arcos-MG.
    Foi autorizada por ela a publicação do texto.

    Texto:

    As Minas de Anastasia

    Às vezes fico a refletir sobre frases que ouço. Outro dia ouvi de minha professora de informática, a qual eu admiro muito pela sua inteligência, que ao ver as propagandas políticas sobre a nossa tão querida Minas Gerais, diz para o marido “Ai que vontade de conhecer essas Minas de Anastasia!”

    Caro leitor, você que lê nas entrelinhas, entendeu muito bem o que quis dizer minha professora. Essas Minas Gerais não existem! No tocante à educação quase tudo é uma farsa. Digo quase tudo porque no que se refere à fiscalização da qualidade do ensino, há investimentos. Investem em avaliações, medem o conhecimento de nossos alunos, exigem gráficos, planos de intervenção pedagógica, criam projetos de aceleração de estudos e etc.

    Caro leitor, você que é pai, ouviu dizer alguma vez que o professor(a) de seu(sua) filho(a) trabalha em apenas uma escola? Não! O professor(a) de seu filho(a) corre de uma escola para outra, trabalha o dia todo, à noite, se o corpo aguentar, prepara as aulas para o dia seguinte. Essa figura tão importante para a formação de seu(sua) filho(a) é hoje uma pessoa sofrida, estressada e muitas vezes doente.

    Ah, Senhor Anastasia, a inteligência sem a sabedoria é como o ouro debaixo da terra. De nada vale!

    Como querer o crescimento de uma nação sem a verdadeira valorização do profissional da educação?

    Se ainda resta um pouco de qualidade na educação é porque, como diz um nobre governador “ser professor é ser como padre, é por vocação”. Só que esquece o ilustre político de bolso cheio que só vocação não enche barriga.

    Acorda, Senhor Anastasia, use sua inteligência com sabedoria! Valorize o professor e dê a todos o prazer de conhecer Minas Gerais.

    Autora: Vagna Maria de Oliveira Almeida – Professora de Língua Portuguesa."

    ResponderExcluir
  62. Olá, combativa amiga Gilvânia,

    Não esquenta não, pois no nosso "exército" do NDG as patentes mais baixas são as que têm mais poderes (mas não deixa o comandante João Martinho saber disso não, rsrs).

    Um forte abraço e força na luta!

    ResponderExcluir
  63. Apresentador
    EDUARDO COSTA
    Graduado em Jornalismo pelo Uni-BH, Eduardo Costa é pós-graduado em Valores Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (com MBA executivo na Ohyo University) e Mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas.
    » Veja mais
    MUITO OBRIGADO CARO EDUARDO COSTA PELA TRANSPARENCIA DO SEU PROGRAMA, DEUS LHE PAGUE, ABÇOS.(ANDEIA-GV)

    ResponderExcluir
  64. Bom dia guerreiras(os)

    ATENÇÃO COLEGAS QUE AINDA ESTÃO EM SALA,OU RETORNARAM,NOSSA LUTA É JUSTA,POR ISSO NÃO TEM PORQUE DESISTIR,O MEDO E A COVARDIA SÃO SENTIMENTO QUE NOS IMPEDE DE CRESCER.FORÇA,FORÇA,A VITORIA VIRÁ. NÃO COLABORE COM ESTE desgoverno QUE SÓ FAZ NOS DESRESPEITAR E EXPLORAR,PROVEM PRÁ ESTE ditadorzinho,QUE VOCES RACIOCINAM. A VIÓRIA SERÁ DE TODOS,MAS QUEM ESTÁ NA LUTA SERÁ MAIS GOSTOSA.ACOOOOORDAMMM

    NÃO ACREDITEM NESTA MIDIA VENDIDA HÁ UM GRANDE DIFERENÇA ENTRE O QUE É DIVULGADO E A REALIDADE,ESTÁ TAMBÉM ERA A EXTRATEGIA NAZISTA DE HITLER.

    É GREEEEEVEEEEEE ATÉ A VITÓÓÓÓÓÓÓÓÓRIAAAAAA!!!!!!

    EU QUERO O MEU PISO JÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!!

    josé Henrique

    P.S. o ditadorzinho já suspendeu o 14,
    suspendeu o pagamento de estagiários, tomara que suspenda o pagamento dos canalhas que aceitaram fazer substituição

    ResponderExcluir
  65. Querido Frei Gilvander, querido Euler, queridos e queridas companheiros e companheiras espalhados por esse estado mineiro!

    Parabéns pela força e pela garra! Deus seja o nosso companheiro constante e fiel!

    Com fé, luta e garra venceremos!

    ResponderExcluir
  66. GOSTARIA DE MANDAR UM GRANDE ABRAÇO PARA A MILITANTE E MUITO AMIGA AFRA DA ESCOLA FRANCISCO MENEZES AÍ EM B.H. E AO CÉSAR, TRABALHAMOS JUNTOS DURANTE TRÊS ANOS AO QUAL TIVE O IMENSO PRAZER DE REENCONTRÁ- LOS NA PENÚLTIMA ASSEMBLÉIA.SAUDADES DE VOCÊS.
    GILVÃNIA, HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  67. Cara Vanessa Rodrigues, este deputado José Maia (PSDB)se esqueceu que as redes sociais (Internet) estão crescento e se multiplicando a cada dia. A batata dele já está assando.

    ResponderExcluir
  68. É verdade que o 14º foi suspenso ou é só boato?

    ResponderExcluir
  69. E hoje tem mais designações aqui em Divino, e o nosso NDG não vai dar dar brexa para nenhum professor urubu, de apossar de nossas aulas nas quais suamos tanto para conquista-las.Waldir, até a vitória.

    ResponderExcluir
  70. VENCEMOS MAIS UMA BATALHA!!! HOJE PELA MANHÃ ESTIVEMOS EU E MAIS 5 PROFESSORAS E 1 FUNCIONARIA EM NOSSA ESCOLA MARIA CECÍLIA DE MELO BH, PARA IMPEDIRMOS A CONTRATAÇÃO DE PROSTITUTOS QUE QUERIAM OCUPAR NOSSAS VAGAS. CONSEGUIMOS CONSCIENTIZAR ALGUNS Q VOLTARAM E NEM QUISERAM PARTICIPAR DA DESIGNAÇÃO E OUTROS Q NOS PEITAVAM E QUERIAM A VAGA A QUALQUER CUSTO, ENTRAVAMOS JUNTOS NA DESIGNAÇÃO E BARRAVAMOS FALANDO QUE IRIAMOS VOLTAR... E COM ISSO NINGUÉM PEGOU NOSSA AULAS.. ESTAMOS FELIZES E COM A SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO. "VERÁS QUE UM FILHO SEU NÃO FOGE A LUTA!"

    ResponderExcluir
  71. Euler...
    Já tentamos sensibilizar a cúpula política brasileira em função da nossa causa. Todos prometem e nada cumprem. Na verdade são políticos e sabemos que são atores dignos do Oscar na encenação. Fico pensando se não seria a hora de enviar emails para a direção nacional do PSDB. Quem sabe o presidente do partido decide orientar o governo de Minas para agir, e tentar resgatar a imagem do partido no estado, mandando-o cumprir a lei do piso. O PSDB sempre divulga a imagem de um partido sério e cumpridor com a lei e a verdade e em Minas isto não acontece há vários anos.

    ResponderExcluir
  72. Urgente / Urgente / Urgente (às 11h10)

    O plantão BLOG DO EULER e do NDG informam:

    Uma parte dos bravos e bravas guerreiras que estão de vigília na ALMG deslocou-se para a porta do Ministério Público, para protestar contra o procurador do governo e sua conivência com o ditador.

    A tropa de Choque da polícia foi mobilizada e cercou a entrada do prédio. Mas, uma turma de dezenas de educadores está bem em frente do MP com apitaço, bateria, palavras de ordem e cantos de protesto.

    Quem informa é o comandante João Martinho, que se encontra no local ao lado dos nossos bravos e bravas guerreiros / guerreiras.

    ResponderExcluir
  73. Euler, estamos muito felizes pq nenhuma designação foi feita na nossa escola hj. Estávamos la cedinho defendendo as 8 vagas dos guerreiros em greve. Apelamos para tudo. Deu certo!

    ResponderExcluir
  74. PSDB se nega a indicar o nome de seu representante na subcomissão


    Deputado Federal Padre João envida esforços pela implementação da Lei do Piso Salarial Nacional

    (22 de setembro de 2011)

    A pedido do deputado federal Padre João (PT/MG) foi instalada na Câmara dos Deputados, na manhã da quarta-feira, dia 21, a subcomissão para acompanhamento do processo de implantação da Lei do Piso Salarial Nacional dos Professores, no âmbito da Comissão de Educação e Cultura. A expectativa, segundo o parlamentar, é que o colegiado venha em caráter de urgência a Minas Gerais já na próxima semana. O que tem impedido a visita em prazo mais curto é o fato do PSDB se negar a indicar o nome de seu representante na subcomissão, o que é obrigatório para atendimento ao preceito regimental da proporcionalidade partidária.

    O deputado Padre João acompanhará os trabalhos da subcomissão como convidado especial, uma vez que não integra regimentalmente a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A subcomissão tem como composição inicial os deputados Paulo Rubens (PDT/PE), Izalci (PSB/SP), Reginaldo Lopes (PT/MG) e Ubiali (PSB/SP).

    Vale ressaltar que Padre João tem envidado todos os esforços para que a lei federal 11.738/2008 seja aplicada no Estado de Minas Gerais. Ontem, quarta-feira, dia 21, ele e a deputada Jô Moraes (PCdoB/MG) estiveram na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília, solicitando ao órgão que intervenha na situação do nosso estado. “O não cumprimento à lei é um desrespeito aos alunos; aos(às) trabalhadores(as) da Educação; ao Congresso, que a aprovou; ao Executivo Federal, que a sancionou e, por fim, ao Supremo Tribunal Federal, que confirmou sua constitucionalidade, juridicidade e legalidade”, enfatiza o parlamentar.

    ResponderExcluir
  75. Queria eu, ter o poder de falar com o meu ecelemdîzimo DESgovernador de MINAS GERAIS""" QUE DEUS LHE PERDOE e abençõe todos aqueles que tem o prazer de ser parte dessa derrota"""""!!!!!, Pois, a vitória é claro, está do lado dos justos. AMÉM

    ResponderExcluir
  76. Ops! A ALMG fede ...
    Quantos deputados imundos e quantos estragos tem por ali. Credo!

    PROFESSORES em vigília, alergicos que são, levantam "tapetes" e localizam grande quantidade de "sujeiras". O balanço foi geral. Professores incomodados com a situação, dão aula de "higienização e purificação" usado palavras que exalam verdade, coragem, sensatez, força, determinação, justiça, solidariedade, amor a profissão e cidadania . Espero que isso ajude a limpar um pouco a consciência daqueles parasitas do governo.
    "Quem acredita, sempre alcança..."

    Vamos Lá! O piso é nosso...
    e o plano de carreira também...

    ResponderExcluir
  77. Euler, você já sabe quais são as notícias que a Beatriz trouxe de Brasilia hoje? Tem gente chegando para nos ajudar...
    Viva!!!!!

    ResponderExcluir
  78. Acrescentem a nossa lista mais um deputado cordeirinho José Bonifácio Mourão.Nas entrelinhas sugeriu em plenário que o lugar dos manifestantes era em sala de aula, uma vez que a justiça assim o determinou. Nos aguarde! Esta "cabecinha desprovida de cabelos" jamais será esquecida por nós.

    ResponderExcluir
  79. CR$900,00 REAIS PARA CARTÃO USUARIO DE DROGA,PREFERE TRATAR DO DOENTE QUE PREVENIR A DOENÇA E A ESCOLA É UMA DAS POSITIVAS PREVENÇÕES A DROGA. DESESPERO TOTAL PARA TENTAR GANHAR VOTOS, ELE E SEU CHEFE AECIO, SÓ O QUE FALTAVA POR AQUI, NÃO SERIA MELHOR INVESTIR ESTE DINHEIRO EM CLINICAS ESPECIALIZADAS EM TRATAMENTO DE DROGADOS OU NO COMBATE AO TRAFICO(POLICIA CIVIL ESTA DESPEDAÇADA, SÃO HEROIS), OU NA EDUCAÇÃO, ALIAS, PARA DROGADO TEM DINHEIRO, PARA A EDUCAÇÃO NADA, SÃO UNS CARA DE PAUS SEM TAMANHO.////FORÇA PROFESSORES GUERREIROS DO BEM.

    MG – Governo de Minas lança cartão para ajudar no tratamento de usuários de drogas
    Governo de Minas lança cartão para ajudar no tratamento de usuários de drogas
    O governo de Minas instituiu nesta sexta (23) o “Cartão Aliança pela Vida”, medida para intensificar o combate contra as drogas. Com o cartão, será concedida ajuda financeira mensal no valor de R$900 para auxiliar famílias, cuja renda mensal seja de até dois salários mínimos, a pagar o tratamento de parentes com dependência química.
    Será feito o credenciamento de clínicas de tratamento que vão participar do programa. De acordo com o governador Antônio Anastasia, fica para a família eleger a instituição onde o usuário de tóxicos será tratado. Dos R$900 mensais, R$800 são para custear a internação na clínica ou comunidade terapêutica e o restante será para cobrir as despesas de visita ao familiar.
    Por enquanto, o projeto vai atender mil famílias de Teófilo Otoni, Vale do Mucuri, e de Juiz de Fora, na Zona da Mata. A partir de 2012, o projeto será ampliado para outros municípios.
    O programa Aliança pela Vida resulta da determinação do governo de aplicar 1% da receita de órgãos e secretarias do Estado que desenvolvem programas sociais a projetos de prevenção e combate às drogas. Ao longo de 2011, são previstos investimentos de R$70 milhões. O objetivo das ações, segundo o governo estadual, é combater o consumo e abuso do álcool e de outras drogas, sobretudo o crack.

    ResponderExcluir
  80. Marisa Karla-Governador Valadares23 de setembro de 2011 às 11:43

    Para o anônimo das 09:39 -
    Até hoje eu não vi um adjetivo tão bem definido,
    como a qualificação que você deu à Secretária da
    Educação: "SAPUDA".
    Ri demais!Eu não sei como vocês (blogueiros),
    conseguem ainda manter o senso de humor e ter
    tanta criatividade!
    De fato,a nossa categoria é invejável.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  81. Pedro Paulo G. Teixeira - Gov. Valadares23 de setembro de 2011 às 11:44

    Já designaram substituto para minhas aulas no 3 ano. Nem vou me abalar, quero ver quando eu voltar, se ele vai conseguir ficar na escola olhando para a minha cara (se é que não vai ser dispensado), porque eu não vou dar mole. Vou falar bem claramente para todo mundo o que eu penso dos colegas que se omitiram, dos substitutos e da direção que está fazendo o jogo do governo. Eu tenho contato com os alunos, ótima relação com eles e ainda não encontrei nenhum que não esteja nos apoiando. Depois que vencermos essa guerra, faço questão de trabalhar o resto do ano letivo sempre com alguma camiseta que faça referência à greve. Vão ter que me engolir!

    ResponderExcluir
  82. DANIEL BECHARA - ÁGUAS FORMOSAS23 de setembro de 2011 às 11:47

    PESSOAL,
    FIQUEI SABENDO DA BOCA DE UMA DIRETORA REACIONÁRIA, QUE ONTEM HOUVE UMA REUNIÃO NA SRE DE TEOFILO OTONI, QUE A SUPERINTENDENTE ESTAVA DOIDA PQ MAIS ESCOLAS ESTAM ADERINDO A GREVE. DEVE SER VERDADE, PQ ESTÁ DIRETORA É CONSERVADORA.
    BEM, ESTAMOS FAZENDO UM CORPO A CORPO COM ALUNOS NA CIDADE DE ÁGUAS FORMOSAS E O EFEITO TEM SIDO MTO POSITIVO... ALGUNS ALUNOS ESTAM REVOLTADOS QUERENDO NOS APOIAR E NÃO TER AULAS COM OS SUBSTITUTOS.

    ResponderExcluir
  83. memorizando- memorizando- memorizando-
    JOSÉ MAIA
    JOSÉ MAIA
    JOSÉ MAIA
    JOSÉ MAIA
    JOSÉ MAIA
    inimigo - INIMIGO - INIMIGO - INIMIGO
    O trabalho contra esses crápulas já começou..
    JOSÉ MAIA - JOÃO LEITE - JOSÉ MAIS -
    VAMOS COMEÇAR A FEZER NAS REDES SOCIAIS!!
    SE ELES NÃO VEREM...MAS SEI Q VÃO POIS TODOS ELES TEM ACESSO..OS FILHOS VEEM, SOBRINHOS, AFILHADOS,,
    A NOTÍCIA DESSE TRABALHO CONTRA ELES VAI CHEGAR ATÉ OS OUVIDOS, AGORA, SURDOS, PARA NOSSA CAUSA.

    JOSÉ MAIA - JOÃO LEITE -
    INIMIGOS DA EDUCAÇÃO!!
    APROVEITEM BEM O LUGAR ATUAL!!
    NA PRÓXIMA NÃO SERÁ FÁCIL!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VÃO SABER A FORÇA DO TRABALHO CONTRA!!!
    SEGUNDA TEM MOVIMENTO!
    TERÇA TEM MOVIMENTO!
    até q esse ditador nos pague o q é nosso!!

    ResponderExcluir
  84. Marido de professora baleada a alertava sobre riscos
    Agência Estado
    Publicação: 23/09/2011 09:30 Atualização: 23/09/2011 09:57
    A professora Rosileide Oliveira sendo socorrida após ser atingida por um tiro disparado por um aluno

    O funcionário público da Receita Federal Luís Hayakawo, de 37 anos, marido da professora que foi atingida por um tiro dado por seu aluno de 10 anos que depois se suicidou, disse que a esposa já havia comentado com sobre o garoto. "Ela dizia que o menino fazia brincadeiras violentas com os colegas, respondia de forma malcriada. Ela relatou isso para a direção da escola. Acreditava que ele não devia estudar ali, mas em uma escola especial", afirmou. Preocupado com as constantes reclamações da esposa sobre o ambiente na escola, Hayakawo vinha tentando convencê-la a mudar de emprego. "Mas professor só dá aula por amor mesmo e ela ama dar aula."
    ASSIM SENHORES AUTORIDADES, POLITICOS E SOCIEDADE NO GERAL, É A VIDA DE NÓS PROFESSORES, CORREMOS RISCOS DE VIDA TODA OS DIAS, MAS TEMOS AMOR A PROFISSÃO, COISA QUE O AÓCIO NEVES E O PAU MANDADO DELE NASTAZIA TEM, MAS PELO DINHEIRO DO TRABALHADOR.

    ResponderExcluir
  85. Caro Euler, mandei e-mail para o Frei Gilvander mas ele ainda não respondeu. No dia 21/09 à noite na ALMG, na reunião sobre os rumos de 2ª e 3ª próximas, entendi que as colunas sairiam ao meio-dia, pois a nossa assembleia está marcada para as 13:00h.
    Por favor, verifica pra gente esse horário.

    P.S.: Vou agora para ajudar na vigília da assembleia.

    Abraços e força na luta.

    Paulo Andrade - Barreiro-BH

    ResponderExcluir
  86. OBRIGADO MARISA KARLA DE GV E PARABENS PELA LUTA, SOU PAI DE ALUNO E TAMBEM DE GV. SE TIVESSEM MAIS UMAS CEM MARISAS COMBATENTES COMO VC A GREVE ESTARIA MELHOR AINDA, ABÇOS E PARABENS.

    ResponderExcluir
  87. TODOS VÃO PASSAR A USAR DROGA. O GOVERNO DE MINAS VAI DAR MATS DE 900 REAIS A FAMILIAS DE DEPENDENTE QUIMICO. E PARA O PROFESSOR QUE TRABALHA E AJUDA A TIRAR MILHARES DAS DROGAS, O DESGOVERNO NÃO PODE PAGAR OS 712,20 APLICADO NA CARREIRA DO MAGISTERIO. É UMA POUCA VERGONHA.
    ATÉ O MILTON NAVES DA ITATIAIA FICOU INDIGNADO.
    PROFESSOR TEM QUE CONTINUAR COM ESSA GREVE MESMO. MAIS UMA COISA, SOU PAI DE ALUNO QUE ESTUDA EM ESCOLA PÚBLICA E ESTOU A FOVOR DOS PROFESSORES,POIS ELES QUEREM QUE O GOVERNO CUMPRA A LEI, NADA MAIS JUSTO.

    ResponderExcluir
  88. Em relação ao aócio never, é claro que ele não irá se manifestar e fazer nada que o relacione à situação que minas está vivendo. primeiro, para que não fique evidente que ele tem culpa pelo fato da situação estar desse jeito. segundo, porque ele e anastazista podem ter se estranhado por causa da presidência da cemig. segundo notícias que vi aócio queria implantar o ex-pres. da vale na cemig e anastasia não concordou. mas é preciso que tenhamos sempre claro, aócio e anastazista são farinhas do mesmo seco, unha e carne. nos últimos dez anos um era a cara (aócio) e o outro o corpo (anatazista) dessa estrutura esquizofrêquenica que criaram no governo de minas. não entendo como o aócio pode estar sendo poupado das críticas de todos nós neste momento. é como se ele não tivesse desgovernado isso aqui por quase oito anos.

    ResponderExcluir
  89. Mais um deputado para a lista dos CONTRA A EDUCAÇÃO.

    DEPUTADO TIAGO ULISSES.

    ATENÇÃO PESSOA DE LAGOA DA PRATA, PORTO FIRME, PIRANGA E REGIÃO.

    VEJAM ONDE ELE FOI VOTADO:

    Lagoa da Prata 11.451 100,00% 31.590 53,59%
    Santo Antônio do Monte 6.487 100,00% 17.923 53,62%
    Itapecerica 4.235 100,00% 16.759 36,73%
    São Lourenço 3.929 100,00% 31.468 19,66%
    Piumhi 3.483 100,00% 24.330 22,27%
    Porto Firme 2.967 100,00% 7.503 65,01%
    Paraisópolis 2.958 100,00% 15.395 28,67%
    Passa-Quatro 2.468 100,00% 12.519 31,14%
    Bom Repouso 2.166 100,00% 7.799 38,41%
    Campo do Meio 2.107 100,00% 9.577 33,51%
    Cachoeira de Minas 2.015 100,00% 8.627 34,24%
    Conceição dos Ouros 1.981 100,00% 7.972 35,69%
    Luz 1.903 100,00% 14.002 21,50%
    Perdigão 1.626 100,00% 6.045 39,61%
    Poço Fundo 1.626 100,00% 12.304 20,77%
    Manhumirim 1.567 100,00% 16.086 15,60%
    Franciscópolis 1.508 100,00% 4.513 61,45%
    Martins Soares 1.482 100,00% 5.624 38,76%
    Belo Horizonte 1.473 100,00% 1.828.630 0,13%
    Estiva 1.456 100,00% 8.353 27,72%
    Moema 1.430 100,00% 6.049 34,28%
    Japaraíba 1.316 100,00% 2.965 57,52%
    Itabirinha 1.311 100,00% 7.863 26,40%
    Piranga 1.289 100,00% 13.769 17,94%
    Santa Rita do Jacutinga 1.289 100,00% 4.462 42,92%
    Diogo de Vasconcelos 1.268 100,00% 3.232 56,73%
    Monte Belo 1.231 100,00% 10.408 18,31%
    Mutum 1.188 100,00% 19.481 8,94%
    Alterosa 1.079 100,00% 10.774 13,89%
    Monte Formoso 1.051 100,00% 3.713 51,37%
    Chalé 1.042 100,00% 4.249 36,55%
    Ouro Branco 1.026 100,00% 26.362 6,27%
    Capitólio 1.009 100,00% 6.729 21,57%
    Alagoa 996 100,00% 2.226 61,71%
    Malacacheta 989 100,00% 15.646 12,47%
    Aiuruoca 963 100,00% 5.053 30,86%
    Paraguaçu 914 100,00% 16.022 8,26%
    Itanhandu 913 100,00% 11.303 11,97%
    Lamim 893 100,00% 3.031 42,54%
    Soledade de Minas 870 100,00% 4.618 26,73%
    Catas Altas da Noruega 842 100,00% 3.113 38,62%
    Biquinhas 834 100,00% 2.434 48,12%
    Santa Margarida 828 100,00% 11.427 10,86%
    Campos Gerais 814 100,00% 20.180 6,40%
    Ouro Preto 801 100,00% 55.275 2,29%
    Senhora de Oliveira 789 100,00% 5.158 25,15%
    Tocos do Moji 765 100,00% 3.368 30,11%
    Guaraciaba 686 100,00% 8.103 13,40%
    Arcos 680 100,00% 28.073 3,56%
    Córrego do Bom Jesus 677 100,00% 3.213 30,05%
    Itamonte 641 100,00% 10.473 9,91%
    Cambuí 626 100,00% 19.686 5,31%
    Reduto 593 100,00% 4.976 18,16%
    Santa Bárbara 558 100,00% 21.325 4,03%
    Pedra do Indaiá 533 100,00% 3.467 21,82%
    Mariana 529 100,00% 41.320 2,38%
    Itaverava 502 100,00% 5.434 15,01%
    Brasópolis 454 100,00% 12.546 5,41%
    Jacutinga 454 100,00% 15.633 4,36%
    Monte Santo de Minas 420 100,00% 16.731 4,07%
    Aguanil 414 100,00% 3.451 16,92%
    Santana dos Montes 395 100,00% 3.419 17,78%
    Camanducaia 391 100,00% 15.639 3,87%
    Bandeira do Sul 368 100,00% 4.722 11,60%
    Araújos 363 100,00% 5.712 9,60%
    São Brás do Suaçuí 317 100,00% 2.859 18,17%
    Carmo de Minas 314 100,00% 9.222 5,01%
    Elói Mendes 301 100,00% 18.138 2,35%
    Congonhal 294 100,00% 7.129 6,03%
    Conselheiro Lafaiete 284 100,00% 85.422 0,50%
    Itapeva 241 100,00% 6.843 5,90%
    Paineiras 238 100,00% 4.205 8,98%
    Presidente Bernardes 238 100,00% 4.829 7,31%
    Carvalhópolis 231 100,00% 2.872 11,63%
    Divinópolis 217 100,00% 154.376 0,20%
    Machado 212 100,00% 27.935 1,18%
    Paula Cândido 198 100,00% 7.296 4,42%
    Senador Amaral 193 100,00% 4.364 6,43%
    Itamoji 186 100,00% 8.982 3,25%
    Guaranésia 170 100,00% 14.294 1,89%
    Pouso Alegre 164 100,00% 90.632 0,28%
    Itambacuri 156 100,00% 18.290 1,62%
    Consolação 131 100,00% 1.592 12,17%
    Nova Serrana 121 100,00% 40.905 0,50%
    Contagem 114 100,00% 418.491 0,04%
    Pouso Alto 107 100,00% 5.206 3,18%
    Viçosa

    FIQUEM ATENTOS.

    ResponderExcluir
  90. Hoje meu colega que é policial me falou que o Governo pediu para os batalhões da PMMG cortasse custos. Pediu para as viaturas só rodarem se fosse extremamente necessário. O mendigo do anastazista realmente está desesperado para reunir capital. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  91. Marisa Carla,

    Sapuda é demais! Mas acho que Zoi furado, foi a coisa mais engraçada que já li no blog.

    Força na luta!

    ResponderExcluir
  92. Por -email: (parte 1)

    "dvpdr:

    Euler tentei postar este texto desde ontem e não consegui, peço-lhe por gentileza postá-lo na sua fonte de força e esperança dos professores mineiros(blog).

    O Brasil precisa de postura.

    A grande luta dos educadores de Minas tem se tornado o assunto mais comentado nos jornais, televisão, praças e etc. Isso não é novidade, o novo é a forma com que a população está vendo a situação. Todo Brasil está estarrecido, a nossa causa é justa e todo mundo concorda, menos o governador que nos enxerga como gado.

    Mas o problema é que quem poderia nos fazer justiça está com o "rabo preso". Então, fica a grande verdade, se nós que somos o caminho do conhecimento não conseguimos fazer valer os nossos direitos, quem vai fazer? Qual é o sentido da democracia brasileira?

    Se toda população, principalmente a mineira, concorda com nossa causa, por que esse desejo da população não é atendido? A reposta é: a democracia brasileira há muito não representa o povo, se é que um dia representou, ela é apenas um artifício moderno criado para camuflar os grilhões dos "poderosos".

    Se alguém se iludia pensando estar vivendo num país democrático, tem agora a a prova, nós vivemos num sistema ditatorial sistemático camuflado.

    A todos aqueles que acreditam na liberdade, você está privado dela e deve reagir de alguma forma. A mim, resta a fé num Deus que tudo pode, sei que ele é justo e vai nos fazer justiça. Minha luta principal nesta greve, vai mudar o foco, meu foco agora é Deus e aconselho a todos os que creem neste Deus a clamarem com tudo que podem pela justiça que vem de Deus, pois ele não deve favor a ninguém e vai nos fazer justiça.

    Ainda assim permaneço firme na greve e não volto atrás, porque para frente é que se anda, e não adianta o diabo que está usando o governo lutar contra esta causa, porque ela é justa e a justiça pode atrasar aos nossos olhos mas não vai falhar.

    (cont...)

    ResponderExcluir
  93. Cont... (parte 2)

    ps. tenho mandado meus textos a todos os deputados, quem quiser fazer o mesmo ai estão os endereços:

    dep.adalclever.lopes@almg.gov.br;dep.adelmo.carneiro.leao@almg.gov.br;dep.alencar.silveira.junior@almg.gov.br;dep.almir.paraca@almg.gov.br;dep.ana.maria@almg.gov.br;dep.andre.quintao@almg.gov.br;dep.anselmo.jose.domingos@almg.gov.br;dep.antonio.carlos.arantes@almg.gov.br;
    dep.antonio.genaro@almg.gov.br;dep.antonio.julio@almg.gov.br;dep.antonio.lerin@almg.gov.br;dep.arlen.santiago@almg.gov.br;dep.bonifacio.mourao@almg.gov.br;dep.bosco@almg.gov.br;dep.bruno.siqueira@almg.gov.br;dep.carlin.moura@almg.gov.br;dep.carlos.henrique@almg.gov.br;dep.carlos.mosconi@almg.gov.br;dep.cassio.soares@almg.gov.br;dep.celinho.do.sinttrocel@almg.gov.br;dep.celio.moreira@almg.gov.br;dep.dalmo.ribeiro.silva@almg.gov.br;dep.deiro.marra@almg.gov.br;dep.delio.malheiros@almg.gov.br;
    dep.delvito.alves@almg.gov.br;dep.dilzon.melo@almg.gov.br;dep.dinis.pinheiro@almg.gov.br;dep.doutor.viana@almg.gov.br;dep.doutor.wilson.batista@almg.gov.br;dep.duarte.bechir@almg.gov.br;dep.duilio.de.castro@almg.gov.br;dep.durval.angelo@almg.gov.br;dep.elismar.prado@almg.gov.br;dep.fabiano.tolentino@almg.gov.br;dep.fabio.cherem@almg.gov.br;dep.fred.costa@almg.gov.br;dep.gilberto.abramo@almg.gov.br;dep.gustavo.correa@almg.gov.br;dep.gustavo.perrella@almg.gov.br;dep.gustavo.valadares@almg.gov.br;dep.helio.gomes@almg.gov.br;dep.hely.tarquinio@almg.gov.br;dep.inacio.franco@almg.gov.br;dep.ivair.nogueira@almg.gov.br;dep.jayro.lessa@almg.gov.br;dep.joao.leite@almg.gov.br;dep.joao.vitor.xavier@almg.gov.br;dep.jose.henrique@almg.gov.br;dep.juninho.araujo@almg.gov.br;dep.leonardo.moreira@almg.gov.br;dep.liza.prado@almg.gov.br;dep.luiz.carlos.miranda@almg.gov.br;dep.luiz.henrique@almg.gov.br;dep.luiz.humberto@almg.gov.br;dep.luzia.ferreira@almg.gov.br;dep.maria.tereza.lara@almg.gov.br;
    dep.marques.abreu@almg.gov.br;dep.neider.moreira@almg.gov.br;dep.neilando.pimenta@almg.gov.br;dep.paulo.guedes@almg.gov.br;dep.paulo.lamac@almg.gov.br;dep.pinduca.ferreira@almg.gov.br;dep.pompilio.canavez@almg.gov.br;dep.rogerio.correia@almg.gov.br;dep.romel.anizio@almg.gov.br;dep.romulo.veneroso@almg.gov.br;dep.romulo.viegas@almg.gov.br;dep.rosangela.reis@almg.gov.br;dep.sargento.rodrigues@almg.gov.br;dep.savio.souza.cruz@almg.gov.br;dep.sebastiao.costa@almg.gov.br;dep.tadeu.martins.leite@almg.gov.br;dep.tenente.lucio@almg.gov.br;dep.tiago.ulisses@almg.gov.br;dep.ulysses.gomes@almg.gov.br;dep.vanderlei.miranda@almg.gov.br;dep.ze.maia@almg.gov.br".

    ResponderExcluir
  94. VAMOS CRIAR UMA LISTA OU GRUPO EM NOSSAS REDES SOCIAIS COM OS NOMES DOS DEPUTADOS QUE SÃO CONTRA A EDUCAÇÃO.
    SUGESTÕES DE NOMES\;
    TRAIDORES DA EDUCAÇÃO
    NÃO VOTE NESSES DEPUTADOS
    .......

    ResponderExcluir
  95. Prezados,

    As SRE's estão sem recursos até para pagar as diárias dos aspones. A coisa está feia...

    Também, com:
    1 superintendente;
    4 diretores;
    1 assessor;
    8 supervisiores;
    20 funções gratificadas;

    Sendo que a SRE deve ter no máximo 100 servidores...

    ResponderExcluir
  96. Gleiferson Crow
    segunda-feira, a partir das 15h, na Praça da Estação BH Minas Gerais - BRASIL

    --- PRESENTE.

    Sem PISO, não PISAMOS na escola.

    abraço a todos.

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  97. Esse discurso de miserabiliade disseminado por aí, é falso, certamente é uma tentativa de querer dizer que o governo não pode cumprir a Lei do Piso Salarial Nacional, prova disso é o fato de estar cortando despesas de outros setores. Acham que vamos acreditar? Nunca!

    ResponderExcluir
  98. Olá companheira de LUTA

    Obrigado Cláudia e amigos. Fico feliz que tenho
    deixado boas impressões.

    Na vida temos que ajudar uns aos outros,
    não estamos aqui por acaso, estamos
    aqui para fazer os outros felizes e viver a vida
    numa boa, dessa maneira nos tornamos felizes também.

    "Lembremo-nos de que o homem interior se renova sempre. A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício tempera-lhe o caráter. O Espírito encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de acrisolar-se e engrandecer-se por dentro."
    (Chico Xavier)

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  99. Nos professores temos que ser eloquentes , felizes, simpáticos ,psicolagos família mesmo e só nos temos essas qualidades que nos faz diferentes,é coisa de DEUS mesmo. Isso nos fortalece a cada manhã principalmente quando acordamos e sabemos que lá fora existe um LOBO MAL querendo o nosso almoço.E o legislativo ri e o povo chora, criança atira em professor e se mata e o povo chora e governo é surdo, mudo,cego e o povo chora e o legislativo ri e o governo continua cego, surdo, mudo e o povo chora e o legislativo ri.CUIDADO com o LOBO MAL .greve ate o fim

    ResponderExcluir
  100. Daniel,(E TODOS OS COLEGAS EM GREVE)

    Este corpo a corpo com os alunos é fundamental,assim que fizermos a visita na escola nos 3 turnos.Insistam com os colegas,vale a pena.Coloquem nas mãos deles o desfecho desta greve.Desmintam o governo.Nossa greve está crescendo.Na resolução da SRE, não fala em demissão de designados e sim que tomaram "atitudes cabíveis".E o que todos precisam saber é que demissão não é atitude cabível.Suspensão de contrato,colocar alguém no lugar é uma coisa, demitir é outra.Agora é preciso ir para as chamadas e tentar barrar as contratações.Se não der certo, carro de som nas portas das escolas,chamar nossos alunos para a luta e pedí-los apoio.
    Como? Não assistindo às aulas dos professores FRACOS.Se são fracos para a luta, devem ser fracos no quesito"FORMAR CIDADÃOS".
    É preciso deixar claro, que mesmo que poucos alunos forem às aulas, eles têm direito a reposição daquela aula.A partir do momento que a insistência com os colegas não der certo, chamaremos os mais politizados que eles:Os alunos! Vamos informar e formar,mesmo fora das salas.
    São ações possíveis,que podemos realizar!

    ResponderExcluir
  101. Euler e companheiros(as), boa tarde!!!

    Os professores tampax estão sentindo o gostinho (amargo) de serem também ***ROUBADOS*** DESCARADAMENTE pelo (DES)governo de Minas.Fui hoje à
    minha escola e vi, na sala dos professores, um
    grande cartaz informando a eles que são obrigados a cumprir o calendário da escola, ou seja, já estão repondo os dias de greve sem retorno financeiro e sem a contagem de tempo desses dias de reposição.

    ResponderExcluir
  102. O GOVERNO TEM QUE ACABAR COM A PROFISÃO DE SUPERINTENDENTE, A FUNÇÃO DELES É SO POLITICA E MAIS NADA. ELES SÃO OS VERDADEIROS CAPITÕES DO MATO. COM ISSO ACABA COM OS ASSESORES QUE NÃO ACRESCENTAM NADA NA EDUCAÇÃO.
    ESTAMOS FORTES NA LUTA.
    A SAPUDA ESTÁ TENTANDO MOSTRAR SERVIÇO E FICA PUBLICANDO SUAS MENTIRAS SO 10000, É PIADA NÉ?
    VOU FAZER UM CALCULO FACIL PRA MOSTRAR QUE É MENTIRA. NA NOSSA ASSMBLEIA TEM EM TORNO DE 9000 PROFESSORES ISSO SIGNIFICA 20% DOS QUE ESTÃO DE GREVE, MUITOS NÃO PODEM COMPARECER. OU SEJA, EM TORNO DE 80%, ISSO EQUIVALE A 36000. HOJE EM MINAS TEMOS MAIS DE 45000 PROFESSORES EM GREVE E O MOVIMENTO AINDA ESTÁ CRESCENDO.
    GREVE ATÉ A VITORIA. É GREVE, É GREVE, É GREVE...

    ResponderExcluir
  103. Onde está a presidenta Dilma ? Porque se omite ?
    Não se sentou ela nas escolas de Minas ?Quanta decepção , meu Deus !As diferentes ideologias se igualam nas vantagens do poder .Lula , Dilma , Aércio , Anastasia ,etc, etc . Sepulcros caiados , irmanados nos mesmos propósitos ... Depois , arranjam um marketeiro bom e o povo esquece...

    ResponderExcluir
  104. GENTE CADÊ O RESULTADO DOS RECURSOS NO TJ MG, A LIMINAR NO STF, A SUBCOMISSÃO FEDERAL? PARECE QUE AS COISAS NÃO ANDAM QUANDO É A CATEGORIA REQUER NA JUSTIÇA, SERÁ PORQUE?
    GILVÂNIA, HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  105. GENTE, FALEM O QUE QUISER, FÇAM O QUE QUISERM MINTAM O QUANTO QUISER, SUBSTITUAM O QUANTO QUISER, MAS UMA COISA É CERTA, QUEM ESTÁ HÁ 108 DIA DE GREVE NÃO VAI RECUAR SEM O PISO. É GREVE ATÉ O PISO E PRONTO. AS ESCOLAS QUE ESTÃO FUNCIONANDO ESTÃO UMA VERDADEIRA BAGUNÇA, NÃO É NADA DO QUE O GOVERNO FALA. O CAOS JÁ FOI GERADO. ESCOLAS QUE VOLTARM PARCIAMENTE ESTÃO UMA BADERNA. SEM CONDIÇÕES NENHUMA DE SE ESTABELECER ALGUM CALENDÁRIO. O GOVERNO FINGE QUE ESTÁ TUDO BEM, ALGUNS FINGEM QUE ACREDITAM, E NÓS NÃO SAÍREMOS DA GREVE SEM O PISO. NEM ARRASTADOS À FORÇA.

    ResponderExcluir
  106. Mariana, cidade primaz, está envergonhando toda uma categoria!!!!!!!!!!!!!!!!Que bando de pelego!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  107. Precisamos avisar a esta subcomissao que a soluçao para o problema dos professores é para ontem!!!

    ResponderExcluir
  108. CHARLOTTE RESPONDE AO ANÔNIMO DAS 13:10 QUE FEZ A SEGUINTE PERGUNTA:
    "Onde está a presidenta Dilma ? Porque se omite ?"

    Resposta: Querida colega a Dilma mudou de sobrenome, você não sabia? Sim, colega, ela agora
    se chama... Dilma Gazolla ou, quem sabe, Dilma Vilhena. kkkkkk
    Agora, colega, cante comigo:
    A Dilma não é uma boa companheira
    A Dilma não é uma boa companheira...
    Ninguém pode negar!!! kkkkk


    GREVE ATÉ A VITÓRIA!!!

    ResponderExcluir
  109. CHARLOTTE E A CONTAGEM PROGRESSIVA:

    Enquanto na Praça da Repressão o tal relógio faz a contagem regressiva para a copa, NÓS, fazemos a CONTAGEM PROGRESSIVA DA GREVE: o movimento tá CRESCENDO, tá FIRME e FORTE!!!
    As adesões não param de acontecer!!!!

    GREVE! GREVE! GREVE!!!

    ResponderExcluir
  110. Valoroso colega Euler,

    Por gentileza, disseminar esta mensagem para animar os ânimos dos nossos guerreiros:

    "Solidários, seremos união.
    Separados uns dos outros seremos ponto de vista.
    Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos." Bezerra de Menezes

    Até a vitória !

    Geralda de Cácia Freitas
    Professora da E.E. Francisco Menezes Filho BH/MG

    ResponderExcluir
  111. NDG de PLANTÃO

    Neste vídeo o Profº Maurício fala
    sobre a CHARGE que ilustra o cenário
    de violência contra os professores na
    Praça da Liberdade em BH no último
    dia 16 de set.

    GREVE educação Minas Gerais Vigília Psicopolíticopedagosocial 8
    http://www.youtube.com/watch?v=-uqhDFIqvuM

    Unidos até a vitória.

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  112. Boas vibrações para nós sedentos de justiça!!!!!!!!!!Esta é para nos FORTALECER...AMIGO,tenha esperança.Você tem reservas(de energias)e capacidades em seu interior que virão à tona,assim que você acioná-las.Faça brotar no seu peito uma esperança pura,forte,dinâmica. Uma esperança que seja o lume,o caminho,a vibração PODEROSA.C eia no poder de DEUS.Naõ vacile,ore com DETERMINAÇÃO.Ande para a FRENTE.Sua ESPERANÇA e AÇÃO são um dos dos recursos para a VITÓRIA...Fé em DEUS e nos homens de BOA VONTADE.

    ResponderExcluir
  113. Mui prezado EULER,

    estas figuras importantes serão muito bem vindas na nossa próxima assembléia - dia 27:

    FREI GILVANDER (JÁ CONTAMOS COM ESTE)

    LEONARDO BOFF

    CRISTOVAM BUARQUE (O GUERREIRO PELA EDUCAÇÃO)

    FREI BETO

    DOM TOMÁS BALDUÍNO

    E... sugiram outros nomes.

    E obrigado REDE RECORD, JORNALISTA MAURO TRAMONTE E SEU VALOROSO REPÓRTER !

    ResponderExcluir
  114. Por e-mail:

    "Else Vasconcelos Souza:

    Professor Euler,

    Hoje, 23 de setembro é Dia do Anjo Tutelar de Três Pontas, Sul de Minas Gerais.

    Estamos em greve, há tantos dias quanto todos os guerreiros da Educação.

    Temos 7 escolas estaduais. Três de 1ª ao 5º e quatro de 6º ao 3º ano do Ensino Médio. Dessas quatro, três estão totalmente paradas e uma, parcialmente. com 15 professores paralisados e uma diretora que nos pressiona todos os dias com os mais variados tipos de ação.

    Hoje, elaboramos um texto, que enviamos em anexo, e panfletamos pela cidade, de mão em mão, para os mais de 40.000 romeiros que passam por aqui.

    Fomos muito bem recebidos por todos que apoiam incondicionalmente nossa luta. Principalmente pela atitude de um aluno de 8 anos que foi ontem divulgada pelos jornais.

    Esperamos confiantes a vitória e não desistiremos.
    Um abraço e até breve.

    Else Vasconcelos Souza - Professora da Rede Pública Estadual em greve por 107 dias.


    ESCLARECIMENTO AOS ROMEIROS E À POPULAÇÃO A RESPEITO DA GREVE DOS PROFESSORES

    Nós, profissionais da Educação de Minas Gerais, estamos em greve há mais de cem dias pelo cumprimento da Lei Federal 11.738/08 que institui o PISO SALARIAL
    PROFISSIONAL NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO e pela nossa dignidade como formadores de seus filhos.

    O Piso Salarial – salário inicial de uma carreira - é direito nosso, garantido por Lei Federal. Se nós, cidadãos comuns não cumprimos as leis, somos punidos: POR QUE ENTÃO O GOVERNADOR – QUE FOI ELEITO PARA EXECUTAR AS LEIS – NÃO CUMPRE UMA LEI FEDERAL E FICA SEM PUNIÇÃO.

    Nossa greve é pela valorização de nossa carreira – daqui a poucos anos não teremos mais professores, pois quem estará disposto a se formar em faculdades para no exercício da profissão receber um piso de R$369,00 reais?

    Por isso, queridos romeiros, cara população trespontana, neste dia tão importante para todos nós, o 106º aniversário de morte de nosso querido Padre Victor – “APÓSTOLO DA CARIDADE, QUE TUDO FEZ NESTA VIDA PELO POBRE E PELA INSTRUÇÃO” – vimos pedir, que cada um, no momento de sua devoção, coloque em suas orações:

    1) a situação da Educação em Minas Gerais – você estará rezando por seus filhos;

    2) o Governador Anastasia: para que ele execute a Lei do Piso em vista do bem comum;

    3) aqueles profissionais da educação que não se unem à luta, para que tenham a dignidade de exigir o que é seu por Lei.

    Nosso Deus é o Deus do Amor e da Justiça – por isso, supliquemos intensamente ao Padre Victor que vivenciou tão bem estas duas realidades, que a Lei se cumpra e
    nossa greve tenha fim.

    QUE O SERVO DE DEUS PADRE VICTOR ROGUE POR TODOS NÓS E A JUSTIÇA ACONTEÇA NA EDUCAÇÃO DE TODO O BRASIL. AMÉM!

    “ESCOLA NÃO É SUCATA, SALÁRIO NÃO É ESMOLA, ALUNO NÃO É COBAIA”. (Frei Betto)

    PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - EM GREVE DESDE O DIA 8 DE JUNHO DE 2011 PELO CUMPRIMENTO DA LEI DO PISO."

    ResponderExcluir
  115. CONCORDO anônimo das 13:13 É uma vergonha o que esta acontecendo aqui em Mariana algumas poucas pessoas lutando enquanto a maioria esta em sala de aula como se nada estivesse acontecendo...chega a dá nojo.PELEGO É POUCO PARA ESSA TURMA.Mas temos o nosso NDG e vamos juntos até a vitória.

    ResponderExcluir
  116. Para quem tiver interesse de acompanhar a reclamação feita pelo SindUTE no STF:

    http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4144784

    ResponderExcluir
  117. Olá caro EULER,

    gostaria de reforçar aqui pra companheirada:

    vamos ficar vigilantes com estes deputados inimigos da educação, destaco o João Leite este cidadão arrogante que defende com empáfia seu desgoverno e seu infeliz partido psdb;

    este parlamentar tem dado declarações equivocadas e provocativas nos últimos dias, vamos enviar e-mails pra ele protestando, vamos atormentá-lo e mostrar-lhe que não está lidando com idiotas, que seu mandato pertence ao povo que o elegeu;

    joão leite, gustavo valadares, bastião, duarte bechir, jairo lessa, gustavo correia, bosco... completem a lista - vamos desmascarar estes vendidos com a força da nossa luta!

    ResponderExcluir
  118. Rosilene(Belo Horizonte)23 de setembro de 2011 às 14:05

    Caro Euler, hj fomos à escola, e conseguimos impedir contratações. Espero em Deus que a vitória esteja bem perto. Até o piso!

    ResponderExcluir
  119. OURO PRETO e MARIANA

    vamos reagir, temos colegas q além de não contribuir com a greve estão nos substituindo. É muita falta de respeito mesmo!!!!

    Sandra Passarinho poderia movimentar uma turma boa por aqui e visitar as escolas, acorrentarmos em frente à SRE de ouro preto, enfim, também fazer barulho.

    Sou sofredora sim, mas meus colegas são muito mais.

    ResponderExcluir
  120. ANASTASIA É BOI DE PIRANHA DO AÉCIO
    Enquanto Anastasia desgasta a sua imagem, preserva a de Aécio.Vamos atacá-lo também.O político é ele, Anastasia está apenas ocupando um lugar para manter tudo como sempre foi.

    23 de setembro de 2011 13:48

    ResponderExcluir
  121. Caro Euler,

    gente, aqui vai uma idéia: não vamos ficar perdendo nosso tempo visitando o site da SEE , fica parecendo atitude masoquista ficar lendo baboseiras e inverdades perpetradas por esta trupe deste desgoverno QUE SÓ NOS MALTRATA;

    não fiquem ocupando o precioso espaço aqui do blog do EULER pra ficar reproduzindo isto, a não ser qdo for algo que realmente interessa pra ficarmos alertas;

    vamos publicar aqui coisas relevantes e que agreguem à nossa valente luta!

    obrigado gente, até nossa VITÓRIA !

    ResponderExcluir
  122. COM O PISO SALARIAL DO PROFESSOR A JUSTIÇA NÃO SE INCOMODA, MAS quando os benefícios são para juízes, desembargadores e funcionários dos tribunais, essa mesma justiça se mostra muito JUSTA.


    "Após aprovação para ministros, juízes federais também querem auxílio-moradia do STF "


    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=130374,NOT

    ResponderExcluir
  123. Euler,
    A Beatriz voltou de Brasília hoje? Nem sabia que ela tinha ido lá...
    Por favor, alguém sabe o que ela foi fazer lá e o que conseguiu?
    Um abraço a todos e força.

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde Euler e demais companheiros!

    Trabalho em uma escola do distrito de ouro preto e sinto vergonha em dizer que poucos professores pararam as atividades e ainda alguns colegas que estão trabalhando substituem os grevistas. Entender que tem professor q não pode ficar sem salário (apesar q ninguém pode, mas está)até dá para entender, só que, fazer esse jogo do governo de nos substituir é fora do normal, é mostrar a grande falta de respeito com a classe e com aqueles bravos colegas que estão colocando em risco a própria vida por uma causa justa e que bastaria a UNIÃO DE NOSSAS FORÇAS para conseguir a vitória.

    Um VIVA a nós todos que fazemos parte dos professores conscientes e um FORA bem alto para os professores pelegos e sem consideração!!!

    ResponderExcluir
  125. Caro Euler e companheiros de luta.

    Em Sete Lagoas temos conseguido cada vez mais adesão ao nosso vitorioso movimento.
    Ontem conseguimos parar grande parte da E.E. Maurilo de Jesus Peixoto - Escola Central e menina dos olhos da 36ª SRE. Hoje pela manhã, estivemos na E.E. Bernardo Valadares, onde vários colegas estavam retornando e conseguimos mantê-los, além de conseguir adesão de outros.
    Continuaremos o trabalho à tarde.
    À noite vou juntar-me aos companheiros na Assembleia Legislativa - perdão - homologativa.

    Quero agradecer aos colegas do NDG de S. Lagoas que, mesmo depois de tantas luta - alguns doentes - continuam visitando Escolas e nos supreendendo com seu testemunho: Mariza, Ângela, Alzira, William, Ana Preisser, Maria Tereza, Adriana, Marlene e tantos outros...

    Abraços e até a vitória.

    Joaquim - Sete Lagoas

    ResponderExcluir
  126. MUI CARO BLOGUEIRO E GUERREIRO EULER CONRADO,

    acho excelente esta idéia de empreendermos um boicote daqui pra frente e fazermos uma campanha maciça contra estas emissoras e órgãos de imprensa vendidos aqui de Minas, como a rádio itatiaia, o jornal estado de minas e cia...

    acho que já passou da hora de , não só os formadores de opinião mas todo o povo acordar pra esta realidade da manipulação destas empresas de comunicação provincianas e reacionárias (salvo honrosas e raríssimas exceções de uns poucos jornalistas )

    penso que , a partir deste divisor de águas que está sendo esta nossa heróica greve, minas não poderá nunca mais ser a mesma (no bom sentido) e mudar estes paradigmas viciados deste tipo de coronelismo escrito ou eletrônico

    DEFINITIVAMENTE DEVEREMOS DECRETAR A NÃO TOLERÂNCIA A ESTES ABUSOS.

    VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

    ResponderExcluir
  127. Os trabalhos da Subcomissão Federal não se iniciaram ainda porque o PSDB se recusa a indicar um dos seus deputados para a formação da mesma. Pode uma coisa feia desta????!!!! O jogo sujo, heim! Edna

    ResponderExcluir
  128. Parabéns record_2011MOV04199.MPG

    http://www.youtube.com/watch?v=oGLouP9v7DY

    Essa reportagem da Record Minas deveria servir de exemplo para as outras emissoras e mostrar toda a verdade da nossa GREVE, que já está com 108 dias hoje dia 23 de set. 2011.

    Parabéns a Record Minas, o Jornalista Rafael Martins e equipe fizeram no dia 22 de set. 2011 um excelente trabalho.

    Euler falei para o Rafael Martins sobre o que BLOG DO EULER e do NDG representam para a GREVE.


    Isso é uma vergonha NACIONAL.
    E vou mais longe, VERGONHA mundial.

    MAIS informações:
    SindUTE / MG
    http://www.sindutemg.org.br/novosite/index.php

    Blog do Euler
    http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/

    BLOG da Cris
    http://blogmcris.blogspot.com

    Wladmir Coelho
    http://eecoreu.blogspot.com/

    Estou agora a tarde retornando na
    EE Mestre Cornélio, em Capim Branco,
    SUBSEDE SETE LAGOAS MG, para convidar os bravos e verdadeiros mestres a participar da GREVE com a categoria. Já estivemos lá pela manhã e fomos convidados a retornar a tarde, os alunos ficaram satisfeitos com a nossa visita e da necessidade da escola também entrar na GREVE.

    Isso serve de exemplo para esse governador e sua "tropa", a tropa da mentira e dos fora da Lei. Nós não iremos ficar de braços cruzados e ver esse dito cujo acabar com a LIBERDADE e com o CARÁTER de nós cidadãos.

    "A greve, no fundo,
    é a linguagem dos que
    não são ouvidos."
    (Martin Luther King)

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  129. Acorda, Escola Antônio Pereira (distrito de Ouro Preto)!

    Acorda, Escola Dom Silvério!

    Acorda, Escola Prof. Soares Ferreira!

    Acorda, Escola Dom Benevides!

    Acorda, Escola Dr. Gomes Freire!

    Vocês também serão contemplados quando vencermos essa batalha.

    ResponderExcluir
  130. Pois é , Charlotte , e ainda há fanáticos que idolatram Dilma Gazola e Lula Fanfarrão . O pio cego é o que não quer ver ...
    Até a vitória , minha amiga !

    ResponderExcluir
  131. Atenção pessoal da luta, turma do NDG,

    Acabamos de captar mais um diálogo telefônico entre dois figurões da república, conhecidos como padrinho e afilhado. Não sei bem de quem se trata. Daqui a pouco vamos publicar. Aguardem!!

    ResponderExcluir
  132. NESSA GREVE JÁ MUDAMOS DE ESTRATÉGIA VÁRIAS VEZES,O PODER DE MUTAÇÃO DO EDUCADOR É ENORME E NÃO PODERIA SER DIFERENTE.ESTOU VENDO QUE É PRECISO MAIS UMA VEZ PENSARMOS EM COISAS NOVAS.
    GILVÂNIA, HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  133. Boa tarde amigos do NDG. Boa tarde amigo Euler.

    BRASIL EM ALERTA111

    Assassinos soltos!

    Procurados...

    AÉCIO NEVES E ANASTASIA - assassinaram a Educação.
    Agora querem assassinar os educadores.

    Condenação: Serão lançados na masmorra do esquecimento.

    Prêmio: Redenção da Democracia e da Educação.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  134. Boa tarde a todos.

    Aos colegas que estão em sala de aula: VERGONHA!

    É melhor as lágrimas de uma derrota, do que a vergonha de não ter lutado.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  135. Que o espírito de Deus amoleça os corações dos governantes para que eles abram as negociações e atenda as nossas legítimas reivindicações .Que Deus dê forças a esses bravos guerreiros para que não desanimem da luta.A vitória está próxima em nome de Jesus.Ainda que todos nos abandonem Deus nunca vai nos deixar e nos garantirá a vitória.Que todos nos peçamos a Deus em orações para que ele intervenha por nós.Ele é o supremo o maior interventor e tenho certeza que ele não nos abandonara e nos dará a vitória.

    ResponderExcluir
  136. Euler,
    recebi telefonemas hoje de colegas preocupados com as informaçoes de que apenas 11 escolas se encontram em greve...No twitter,Daniel Messias e Raphael Maia estao divulgando a informaçao de que a greve esta enfraquecendo.
    Pensei que poderiamos mostrar nossa força: Cada professor em greve deve colocar neste blog, o nome da escola a que pertence. É importante mostrarmos isso por que as escolas que estao funcionando parcialmente com os professores substitutos dao a falsa ideia de que a greve acabou... entao a ideia é
    vamos fazer neste blog uma lista de todas as escolas que tem professores em greve. Começarei pela minha espero que todos me sigam:
    1. Bernardo Monteiro - Prado- BH
    vamos tambem twittar o nome das escolas em greve por que vem de lá o reforço para o fim da nossa greve .vamos usar as redes sociais em favor da nossa greve.Abraços a todos.
    lembrando:
    EE. Bernardo Monteiro tem professores em greve!!!
    Euler, obrigada sempre!

    ResponderExcluir
  137. HOJE ESTIVE NUMA ESCOLA DE BH, DA ÁREA QUASE CENTRAL, PARA VERIFICAR SE HAVERIA CONTRATAÇÕES. APARECERAM CINCO CANDIDATOS PARA AULAS DE CI, MA E BIO.
    UM COLEGA PERGUNTOU-LHES SE ERAM FORMADOS. UMA DAS CANDIDATAS RESPONDEU:
    - TENHO TINHA O CURSO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM. ESTOU AQUI PORQUE PRECISO DO DINHEIRO. NÃO CONSIGO ARRUMAR EMPREGO.
    PERGUNTEI A ELA SE ERA JUSTO EU, PROFESSORA ATUAR NUMA ENFERMARIA, SE EU TERIA COMPETÊNCIA?ELA FICOU MUDA POR ALGUNS INSTANTES E DISSE:
    - NÃO.
    PERGUNTEI SE ELA ACHAVA-SE COMPETENTE PARA AS AULAS? ELA RESPONDEU:
    - ASSUMINDO AS AULAS VOU PROCURAR SABER QUAL É A MATÉRIA E VOU ESTUDAR MUITO, ME EMPENHAR PARA APRENDER E DAR AS AULAS.
    OUTRO COLEGA PERGUNTOU:
    - O QUE VOCÊ ACHA DE TER UM FILHO ESTUDANDO NUMA ESCOLA E TENDO AULA DE CIÊNCIAS COM UMA AUXILIAR DE ENFERMAGEM?
    ELA REPONDEU:
    - NÃO ACHO CERTO. MAS O QUE EU POSSO FAZER? PRECISO ...
    E ASSIM FOI, MAIS UMA DESASTROSA CONTRATAÇÃO PARA PREJUDICAR OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.

    ResponderExcluir
  138. Gente

    reforço além da ideia de boicotar a programação da rede grobo/auterosa assim com mandarmos e-mails para seus patrocinadores informando-os de nossa situação e que deixaríamos de consumir seus produtos. Vamos pressionar também os patrocinadores e fazer valer nossos direitos! GUERRA É GUERRA e o PISO É LEI!

    Abraços e sem tirai o olho do PISO.

    ResponderExcluir
  139. ONDE ESTÁ O PESSOAL DO SIND-UTE FLORESTA? PRECISAMOS URGENTE DE UM PIQUETE, ARRASTÃO, SEJA O QUE FOR, PARA IMPEDIR O RETORNO DAS AULAS NA ESCOLA PRESIDENTE DUTRA. A MAIOR ESCOLA DA REGIÃO VAI VOLTAR A FUNCIONAR SOMENTE COM MEIA DÚZIA DE PELEGOS E DEZENAS DE PROFESSORES TAMPÕES,TAMPAX OU SEI LÁ COMO SE DIZEM POR AQUI.
    SOU PELEGO DE UMA ESCOLA DA REGIÃO, E SINTO VERGONHA DE MIM AO VER O "NDGDUTRA" DESDE O DIA 08/06 PARADOS, MAS AO MESMO TEMPO A ESCOLA ESTÁ A TODO VAPOR. ACHO QUE SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE, NÃO!!!

    LAUDIE

    ResponderExcluir
  140. Marisa Karla-Governador Valadares23 de setembro de 2011 às 15:16

    Para o anônimo das 12:14 -
    Eu agradeço pelas belas palavras proferidas.
    Fiquei emocionada pelo reconhecimento da nossa
    luta.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  141. Sabe qual o motivo do governo fazer estas substituição?É para provar ao MP que esta aplicando na EDUCA-CÃO.ELE JOGA SUJO O TEMPO TODO.GREVE NELE E QUE TAL CHOQUE DE SAPÃO ATÉ ELE FALAR A VERDADE.GREVE, GREVE........

    ResponderExcluir
  142. GAZZOLA, VILHENA E ANASTAZIA! SERÁ QUE SE FOSSE UM SILVA, SOUZA E SANTOS, A HISTÓRIA SERIA DIFERENTE? DE ONDE SAIU ESSA GENTE,HEIN?

    ResponderExcluir
  143. a GREVE NÃO ESTA FRACA SÓ FOI FEITO NOVOS CONTRATOS MAS OS PROFESSORES ESTAM EM GREVE , ESSE IBOPE FOI A SEE QUEM POSTOU.

    ResponderExcluir
  144. BOA TARDE, A TODOS OS COLEGAS QUE PERMANECEM NA LUTA!
    NÃO É FÁCIL, MAS É DIGNO, É SOLIDÁRIO, É LUTAR POR UMA CATEGORIA QUE É TÃO MALTRATDA, OUVIMOS DIARIAMENTE TANTOS MALDIZERES A NOSSO RESPEITO, QUE PROFESSORES (PRINCIPALEMTNE AS PROFESSORAS) SÃO TUDO DE RUIM. ACREDITO QUE A MAIORIA DE NÓS TEMOS UMA FORMAÇÃO MUITO ELEVADA TANTO ACADÊMICA COMO INTELECTUAL E TAMBÉM CULTURAL. E SOMOS CAPAZES DE LUTAR.
    FICO MUITO TRISTE EM SABER QUE EM MINHA CIDADE DE CURVELO, HÁ TANTOS COLEGAS QUE ESTÃO DEIXANDO ABAIXO TODAS ESSAS QUALIDADES, SEI QUE É POR MEDO PRINCIPALMENTE. SABEMOS DAS NECESSIDADES FINANCEIRAS DESTES, MAS, PELO MENOS NOS DIAS DE ASSEMBLÉIA PODERIAM FAZER UMA PARALIZAÇÃO TOTAL NAS ESCOLAS, PARA REFORRÇAR E APOIAR A LUTA DE TANTOS QUE ESTÃO AÍ SOFRENDO TODO O TIPO DE TORTURA, A PSICOLÓGICA, A FINANCEIRA, AS AMEAÇAS, TUDO EM NOME DE TODOS NÓS, QUE A VITÓRIA SERÁ DA CATEGORIA.
    UM ABRAÇO!!
    ESPERAMOS VOCÊS NA LUTA, DIA 27.09.2011, POR FAVOR PARALIZEM!! É TÃO SOMENTE UM DIA NA SEMANA QUE VEM!!

    VAMOS LÁ CURVELO!!!

    ResponderExcluir
  145. Euler, será que nao deveríamos enviar as imagens dos ultimos acontecimentos da capita mineira(inauguraçao do relogio da copa, o fato ocorrido com a professora ontem na assembleia, e outros) para o programa do Faustão. Quem sabe ele se senibilizaria com a situaçao dos professores mineiros e convidaria a professora para uma entrevista, com foi feito com a professora do Rio Grande do Norte. Temos que tentar tudo para colocar cada vez mais essas imagens na midia.

    ResponderExcluir
  146. Anastasia = Nadafazia ( não é que combina!? ).

    " E por falar em você,
    onde anda seus olhos,
    Que a gente não vê.
    Onde anda as secretarias,
    que a gente não vê.
    Onde anda o dinheiro,
    que o povo não vê.
    Onde anda você, nadafazia ?

    Onde esta o dinheiro?
    o gato comeu ou foi para
    o estrangeiro ?

    ResponderExcluir
  147. EE Gramont Alves Gontijo-Betim.Tem professores em greve.
    Euler e companheiros de luta,Deus está conosco.

    ResponderExcluir
  148. O PSDB = Partido do Senador que Dirige Bebado poderia indicar o próprio. Pois assim ele teria uma chance de se reabilitar, rsrsrsrsrsrsr...(será? Mas todos merecem uma chance). Afinal foi ele que instituiu o Plano de Carreira então supõe- se que ninguém melhor que ele para defendê- lo, rsrsrsrsrssrs... Só rindo, ironia do destino.

    ResponderExcluir
  149. Sou professora e realmente a greve esta enfraquecendo o que lamento muitíssimo precisamos divulgar para esses magníficos colegas que o aumento do piso para janeiro é 16,6% e o suicidio e 5% em abril de 2012 temos que que divulgar a diferença é de 11% e 3 meses e se assim ainda estiverem felizes e continuarem puxando o saco ME POUPE É MUITA FALTA DE INTELIGÊNCIA,VALORES E VIDA tem gente que já acomodou tanto com o medo e acha que não merece ser VALORIZADO, AMIGOS NUNCA É TARDE PRA LUTAR E SER FELIZ , VAMOS A LUTA PAREM DE TRABALHAR VOCÊ TEM VALOR VOCÊ MERECE PENSEM NISSO!!

    ResponderExcluir
  150. ATENDENDO AO PEDIDO DO ANÔNIMO DAS 15:02 2-E.E.CLEMENTE DA ROCHA BANDEIRA ESTÁ PARCIALMENTE EM GREVE EM TORNO DE 20%.

    ResponderExcluir
  151. Companheiros(as) de luta:

    Alguns colegas estão com muitas dúvidas a respeito da abrangência da greve.
    Aqui em Sete Lagoas melhorou muito depois da última assembleia. Mas, quero informar a vocês e ao comandante Euler, a notícia do Jornal SETE DIAS, quentinha, em sua principal manchete: GREVE DE PROFESSORES AFETA 6 mil alunos em Sete Lagoas e região.

    "De acordo com a superintendente Regional, Maria Ângela de Carvalho Guimarães, de 73 escolas da jurisdição, 25 estão parcialmente paradas, deixando sem aulas 6.647 alunos, mesmo com a designação de professores substitutos"

    Chamo a atenção dos bravos guerreiros que se a Superintendente reconhece tal número, podemos multiplicá-lo por três, principalmente devido às adesões da semana e de ontem pra hoje, principalmente.
    É bom lembrar que ela foi enfática em dizer: "deixando sem aulas 6.647 alunos, mesmo com a designação de PROFESSORES SUBSTITUTOS".

    É isso aí, companheiros, a greve está cada vez mais forte!
    Vamos à luta. O CHÃO DE MINAS VAI TREMER MUITO MAIS , como diz o Comandante Euler.

    Vamos levar nossos parentes e amigos para a Assembleia da próxima terça-feira. Eu levarei meus dois filhos e meu netinho de menos de três anos, por exigência dele. (Não pode ver uma bandeira de Minas ou do Sind-Ute que ele grita: GREVE, GREVE, GREVE!)

    Joaquim - Sete Lagoas - Professor de História da E.E. Edite Furst .

    ResponderExcluir
  152. PREZADO EULER,

    tem algumas coisas que não querem calar:

    -na também heróica greve dos professores do Ceará o desgovernador Cid Gomes (psb)e irmão do Ciro Gomes que foi ministro do governo Lula é da base aliada da presidenta dilma;

    - o estado do RGS governado pelo Tarso Genro (pt) foi um dos que entraram com questionamentos após a publicação do ACÓRDÃO do PISO no STF;

    - e a promessa de apoio feita pelo ex presidente Lula?

    - e a promessa de apoio do ministro falastrão Hadad?

    - e a promessa da presidenta em intervir a nosso favor?

    - e esta omissão (que muito incomoda) do governo federal?

    - ah, e os antigos (ex) guerreiros em luta pela educação Fernando Cabral, Carlão, Luis Dulce, Rosaura, Carceroni, Vagner, Toninho Lambertuci (que agora ocupa um posto no MEC, e aí camarada?)- este inclusive já foi coordenador geral do sindute ?
    - cadê os outros deputados federais do pt (exceto o WELLINGTON PRADO , PADRE JOÃO - honrosas exceções - e os deputados do pc do b?
    - será que só mesmo o STF pra nos redimir ?

    Sinceramente, estes políticos, tá sendo muito raro contar com eles.

    Mas a força da nossa garra e luta haverá de superar toda esta omissão e covardia destes de cima.

    A JUSTIÇA HAVERÁ DE SER FEITA.

    COM DEUS À FRENTE E COM AS MENTES ESCLARECIDAS VENCEREMOS!

    ResponderExcluir
  153. Caro Euler,Colegas do Blog e da LUTA!
    Concordo com o Anônimo das 08:09.
    Vamos esquecer que este Anastasia existe e focar nossas críticas ao senador e louco para ser presidente Aécio Neves. Vamos exigir deste senador, que se diz de Minas Gerais, um posicionamento claro sobre a greve e sobre a atuação deste governo de continuidade.
    Onde está aquele compromisso assumido por este senador com o nosso Plano de Carreira?
    Tenho certeza que quando ele sentir que vai se sujar ainda mais ele tomará as devidas providências.
    Não se iludam, quem está por trás de tudo isso é ele.
    Um forte abraço e força na luta

    ResponderExcluir
  154. Fátima - Professora de História - Ubá23 de setembro de 2011 às 16:03

    De todas as dores sejam elas físicas ou psicológicas, sofridas pelos educadores de Minas a que mais doe em nossos corações é a traição dos professores que não aderiram a greve. traem o movimento não paralisando, traem os colegas tornando seus substitutos, traem, traem e traem.
    Saibam seu pelegos que a cada ataque do governador, a cada cassetada da polícia, a cada jato de pimenta a sua mão estava lá. Não é o
    poder do cargo, nem os político tridores, nem a justiça injusta, nem a imprensa mentirosa a principal força que sustenta esse governo em seus ataques de fúria contra os professores.
    Ao contrário o principal combustível que fomenta as ações intransigentes desse ditador são vocês. Se todos sem exceção tivessem aderido a greve, com certeza, nenhuma força seria maior do que a nossa.
    E quando os livros de História narrarem os fatos mais importantes do Brasil atual, a nossa greve estará lá como destaque, você já pensou como você será lembrado? Com certeza como os traidores da educação.
    Ao contrário nossos bravos guerreiros serão citados como os heróis da resistêcia contra o ditador que tentou usurpar o os direitos dos educadores de Minas e destruír a educação pública, privando os filhos dos trabalhadores ao acesso ao ensino público de qualidade.
    Vocês serão citados como os covardes que por puro egoísmo,pensando em seus próprios intereses mantiveram-se fiéis ao ditador, colocando em risco uma conquista que marcaria o início da tão sonhada e necessária revolução da educação no Brasil.
    É assim que você quer ser lembrado? Será que seus alunos, seus filhos, seus netos sentirão orgulho de você?
    Pense bem, ainda há tempo. Você pode mudar essa História.

    ResponderExcluir
  155. Na cidade de Conselheiro Pena tem a E. E. Conselheiro Pena com bastante professores em greve não sei quantos.
    A E. E. Luiz Gonzaga Bastos tem 6 professores em greve e tampões trabalhando, mas espero que estejam trabalhando mesmo, pois terão o filme queimado em qualquer deslise, estamos de olho neles e os alunos não deixarão barato.

    ResponderExcluir
  156. EE Maria Josefina Sales Wardi tem uns 10 professores em Greve. Tem alguns substitutos e estão oferecendo as outras aulas dos grevistas aos colegas pelegos.

    ResponderExcluir
  157. Caro Euler Conrado e prezados professores do Estado de Minas Gerais. Solicito permissão para fazer um comentário referente a postura profissional dos companheiros da TV RECORD que, com determinação e ética jornalistica abraçaram a causa justa e "constitucional" do professorado estadual. Que a RECORD/MG siga, ao lado das causas justas banindo de vez em Minas Gerais o "terrorismo" imposto pelos governos autoritaristas impostos ao longo dos anos pela dupla maquiavélica Neves x Anastasia. Que a RECORD siga embasada dos fatos reais, levando a sociedade a apuração da verdadeira situação dos nossos valentes professores. Sejam profissionais e não "capachos" das ingerências palacianas. É necessário que a imprensa de verdade de Minas derrube - definitivamente, as armações deste "governador" aprendiz de político. A atitude da direção da emissora se diferencia do jornalismo das demais empresas que, amordaçadas pelo governador seguem na pratica de um jornalismo contestável e servilista (jornalismo marrom). Que a RECORD siga em frente quebrando a censura imposta nos últimos anos a imprensa mineira a exemplo, das imposições descabidas e covardes em periodo ditatorial, depois de atos como o AI-5. Chega de "ditadores" no governo de Minas Gerais. Chega de arrogância por parte das elites e do servilismo jornalistico direcionado ao governo imperial. Ditadura NÃO! Educação de verdade SIM! Parabéns TV RECORD e que DEUS os abençoe!!!

    ResponderExcluir
  158. Perguntado sobre a subcomissão, o Deputado Padre João respondeu no twitter:

    padre joao (@dep_padrejoao)
    23/09/11 04:12 PM
    A comissão deverá vir a MG na semana que vem. O que está impedindo, por motivos regimentais, é que o PSDB não quer indicar seu nome

    ResponderExcluir
  159. A secretária *Sapuda* (usando o adjetivo dado pelo anônimo das 09:39) continua MENTINDO, descaradamente e sem nenhum pudor, quando anuncia aos quatro ventos que a greve está acabando. É só mais uma ***grande mentira*** tentando atrapalhar o nosso movimento. É preciso que todos saibam que:
    # A grande maioria das escola que retomaram as aulas foi usando os substitutos, pois os professores destas escolas, ***OS VERDADEIROS MESTRES***, CONTINUAM EM GREVE.
    # O funcinamento destas escolas está ocorrendo de forma precária ~> pouquíssimas aulas estão sendo ministradas, faltam professores para a maioria dos
    conteúdos.

    # Mais uma vez os alunos, os seus pais e a sociedade são feitos de bobos quando a SEE afirma que estas escolas estão em pleno funcionamento.

    ResponderExcluir
  160. Só passando aqui pra avisar que em Divino não houve contratações todas barradas pelo nosso NDG, mais uma vitória de de nossa classe.Waldir

    ResponderExcluir
  161. O caos reina nas escolas com substitutos.O constrangimento quando o assunto é Greve,é grande.Gosto mesmo é de ve-los desesperados diante do retorno dos professores titulares.Quem pratica o mal,recebe um troco em tempo recorde.Viva a Greve

    ResponderExcluir
  162. caos é pouco...
    A diretora da escola em que trabalho esta pedindo pelo amor de Deus para que eu volte... mas nao é por causa do governador, nao.... ela até despistadamente torce pela greve... o problema é que segundo ela o caos está instaurado: professores em greve, os professores na escola infelizes.... os substitutos coitados.... é cada um que aparece... alguns logo desaparecem por que nao dao conta mesmo.... E os alunos estao impossiveis, por que para quem nao sabe, alunos precisam de uma sequencia e mais precisam acreditar no sistema educacional... e como ja vimos, está dificil!!! É Ana Lucia!!! A batata está queimando sua mao???Vai ser mais dificil do que voce e sua equipe esperavam... nao somos bonecos,nao... voce nao pode fazer o que quer

    ResponderExcluir
  163. Euler, e companheiros de luta ajude a divulgar e vamos participar!!"

    Campanha pelo twitter para implantação da lei do PISO JÁ!!!

    Professores vamos fazer um twittaço para o STF (@STF_oficial ) segunda feira(26/09) das 14 às 15 horas pelo cumprimento da lei 11738 aqui em MG e no Brasil usaremos a hastek #112738já . Por favor divulguem e participem!!

    "Acredita q/educação é importante dê RT:Twitaço p/ @STF_oficial 2ª f.(14 às15h)cobrando aplicação lei #11738já em MG e no Brasil"

    ResponderExcluir
  164. Escola Estadual Professora Maria Coutinho (Contagem)
    PRESENTE NA GRDVE ~> com quase todos os seus professores.

    ResponderExcluir
  165. Euller, hoje a partir das 19:30 (Mercearia do Nivaldo) Praça Duque de Caxias em Santa Tereza, vamos nos reunir para panfletar, pois a partir das 20:00 hs acontece o "Minas ao Luar"...
    Quem poder compareçapra dar uma força...
    Greve até o pagamento do PISO...
    Prof. Geraldo César Pedroso

    ResponderExcluir
  166. Boa idéia da colega das 15:28. Faustão neles.

    ResponderExcluir
  167. Aquele gorducho de bigode grande que falou que se ganhasse 712 reais, seria pedreiro, veja bem:
    Pedreiro é uma profissão muito digna pra ele. O que ele merece é amarrar as duas pontas daquele horrível bigode numa carroça e ser puxado e jogado num rio com uma correnteza bem forte, pra nunca mais desprezar os de baixo.
    Que traste, hein?

    ResponderExcluir
  168. Muito tiste é ser pelego sem querer, ser obrigado a agir assim. Muito lutei para entrar na luta dos colegas e irmãos de profissão. Mas em minha escola todos gostam de viver de miséria. Mesmo assim estou apostando que em nome do Deus justo e fiel nossa categoria supera as atrocidades do desgoverno e vence a batalha, em nome de Jesus e sob a proteção dos anjos e Maria, a vitória é nossa. Amém.

    ResponderExcluir
  169. Anônimo das 06:32,

    Você só pode estar de brincadeira,né? É mais do que óbvio que a GREVE CRESCE E SE FORTALECE A CADA DIA.E ,como a maioria das pessoas já percebeu,o governo e boa parte da mídia têm compromisso apenas com a mentira.Não caia nessa!!!

    ResponderExcluir
  170. Euler e caros colegas,

    Vejam só como o governo joga sujo: não indica ninguém do partido (PSDB) para que a comissão não seja formada. Estão com medo... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quem deve, teme. Pague o nosso PISO!

    ResponderExcluir
  171. Mandei a seguinte frase para dois deputados que não nos apoia:
    Inimigo da educação, seremos inimigos nas eleições.
    Todos deveriam mandar esta frase. Vou mandar para todos daquela lista postada neste blog.
    juntos venceremos.
    Abraços a todos da luta.

    ResponderExcluir
  172. Imagens na mídia.

    1)Programa do Serginho Groisman

    Envie sua mensagem para a TV Globo.
    Preencha o cadastro abaixo e clique em ENVIAR.

    http://altashoras.globo.com/Portal/cgpvariedades1/tvaltashoras2009/faleconosco/tvg_tvaltashoras2009_fale_conosco/0,,,00.html


    2)Programa 'Custe o Que Custar', Danilo Gentili do Agora é Tarde e Top Five - CQC 2011.
    Exibido nas noites de segunda-feira às 22h15, faz um resumo semanal das notícias, e nessa varredura dos fatos importantes, sob o olhar atento do CQC, ninguém escapa.

    Reprise aos sábados, às 21h

    http://cqc.band.com.br/oprograma.asp

    Agora é Tarde: O objetivo é abordar as notícias que estão em alta no Brasil e no mundo, promovendo um mini-stand up com recursos de fotos e vídeos, que ilustram os comentários.
    Quartas e Quintas às 23:45h
    http://www.band.com.br/agoraetarde/

    ResponderExcluir
  173. Anônimo das 12:22,
    AÓCIO é muito bom!!!!!!!!!!!
    Mas falando sério,caro Euler e amigos blogueiros,a LISTA DOS INIMIGOS DA EDUCAÇÃO precisa sair logo.Vamos iniciar imediatamente a campanha contra esses bossais!!

    ResponderExcluir
  174. ÚLTIMO CAPÍTULO DA NOVELA DO PISO;PORTAL UAI:
    Governo começa a notificar professores designados que estiverem em greve O governo estadual ainda estuda medidas punitivas para os professores concursados que não voltarem ao trabalho. Na segunda-feira, servidores designados serão notificados.

    Publicação: 23/09/2011 17:53 Atualização: 23/09/2011 18:32

    Terminou nesta sexta-feira o prazo de 48 horas dado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) para que os cerca de 350 professores designados da rede estadual de ensino voltem para as salas de aula. Segundo a Secretaria, na segunda-feira, dia 26, esses profissionais serão convocados através da publicação de uma notificação de processo administrativo no Diário Oficial do estado. Eles terão um prazo legal para apresentar defesa no caso de falta por licença médica, por exemplo. No entanto, se for comprovada a falta por conta da greve, eles podem ser desligados do quadro de profissionais do estado. O governo estadual ainda estuda medidas punitivas para os professores concursados que não retornarem ao trabalho.
    Na quinta-feira passada, a greve foi declarada ilegal e abusiva pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJGM), que determinou o retorno imediato das aulas no estado. No entanto, em nova assembleia realizada nesta terça-feira, a categoria decidiu manter o movimento grevista, mesmo sob pena de multa, que deverá ser aplicada ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG).

    Protesto

    Nesta manhã, os professores grevistas participaram de uma manifestação em frente à sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), onde o governador Antonio Anastasia participava de uma solenidade. Os professores voltaram para Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde estão acampados desde a segunda-feira. Conforme o Sind-UTE, eles devem permanecer no local até a próxima terça, quando haverá uma nova assembleia da categoria.

    Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Educação, nesta sexta-feira apenas 9 escolas continuam totalmente paradas e 621 estão funcionando parcialmente. Ainda segundo o levantamento, 8.583 professores continuam em greve. Na segunda-feira, eram 11.357 profissionais, de acordo com o governo.

    ResponderExcluir
  175. GENTEEEEEEEEEEE...
    Como esta secretária é hipócrita!!!
    Desligar o professor para que?
    Para contratá-lo de novo? kkkkkkkkkkkkkkk
    E os concursados? Quero até ver o que ela planeja!!!
    Planeja a sua forca, palhaçona.
    Rosilene (Cons. Pena)

    ResponderExcluir
  176. Envie sua mensagem para os apresentadores da TV Bandeirantes!

    Twitter dos Apresentadores:

    Marcelo Tas: @marcelotas
    Rafinha Bastos: @rafinhabastos
    Marco Luque: @marcoluque
    Danilo Gentili: @danilogentili
    Rafael Cortez: @cortezrafa
    Felipe Andreoli: @andreolifelipe
    Oscar Filho: @oscarfilho
    Mônica Iozzi: @monicaiozzi

    P.S.
    (Mônica ralou dois meses no concurso para ser a oitava integrante do CQC e levou a melhor sobre 28 mil inscritos para a vaga!)

    http://cqc.band.com.br/cqc30.asp

    ResponderExcluir
  177. Isto tudo é aperto e sabem o porquê?
    Não estão conseguindo substitutos para substituir vocês, professores.
    O que estão conseguindo são estudantes de fisioterapia, dentistas e outros que não têm formação.
    Eles não vão conseguir preencher todas as vagas. Não caiam nessa, é tudo pressão.
    Aquela gorda só saber repetir as besteiras que o BEBEZÃO fala. Coitaaaaaaaaaaaaada

    ResponderExcluir
  178. Pedro Paulo G. Teixeira - Gov. Valadares23 de setembro de 2011 às 21:41

    LEIAM E REFAÇAM SEUS ÂNIMOS!

    O governo está dizendo que vai desligar os designados, faz ameaças que contrariam a legislação que garante o direito de greve a todo e qualquer trabalhador. Eles estão ameaçando, mas não podem fazer nada contra nós, fiquem firmes, vamos manter nosso propósito e união. Se o governo demitir os designados terá que ser para contratá-los novamente, não há profissionais para ocupar o lugar, mas de qualquer forma não podem demitir. Ameaçar é uma coisa, fazer é outra. O governo está blefando, acreditem. Estão falando até em estudar punições para os concursados, estão atirando para todos os lados, desesperados, emitindo todo tipo de declaração mentirosa para enfraquecer a nossa greve. Nossa reação deve ser de endurecer ainda mais, ampliar e aprofundar o movimento, não vamos ceder nem um milímetro.

    Tenho uma amiga que é diretora e ela disse que a secretaria de educação não sabe mais o que fazer, cada dia fala uma coisa diferente, estão desorientados. Não acreditem de maneira nenhuma nas ameaças que a direção reproduz, porque é apenas repetição de papagaio, nem sabem o que estão dizendo. Permaneçam firmes! Quanto mais o governo nos ameaçar, maior é o indicativo de seu desespero. Eles não vão demonstrar isso na mídia, vão sempre se apresentar calmos e seguros, mas é tudo falso, estão DESESPERADOS, porque o prejuízo político já é enorme e vai aumentar ainda mais. A mídia começará aos poucos a abandonar o governo (já começou) e depois será a vez de parte da base aliada na Assembléia Legislativa. A comissão de fiscalização da aplicação do piso nacional formada por deputados federais já estará aqui na próxima semana. O que está retardando a formação dessa comissão é o fato de que o PSDB (partido do governo de Minas) se nega a indicar um representante e é fácil saber o motivo, eles sabem que não têm saída.

    Fiquem firmes, meus amigos, porque não se faz história com medo e covardia. Não temos nada a perder, o governo é que precisa dos professores e não o contrário. Volto a repetir, as ameaças são apenas bravatas, apenas boatos, terrorismo puro e vazio, com o único e exclusivo objetivo covarde de incutir medo nos servidores designados. Não caiam nessa! Os poucos substitutos que estão colocando no nosso lugar são pessoas despreparadas, jamais conseguirão sustentar-se nas salas de aula. Além do mais, caso o governo realmente chegue à burrice extrema de demitir algum servidor, aí sim, eles sentirão o que é a força de luta dos professores de Minas Gerais. Nós não vamos aceitar isso e vamos radicalizar cada vez mais e mais. Chega de autoritarismo e arbitrariedades! Que as leis sejam cumpridas já! Não se intimidem e sejam corajosos, pois estamos todos juntos na mesma luta. E temos representantes que também estarão do nosso lado. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  179. Pessoal , olha a secretária está "beflando"
    Ela diz que os designados PODEM ser desligados.Porque será que ela não afirma que serão desligados?Porque não existe lei para isto.É
    pressão pura.Aguentem firmes pessoal.Eles não têm mais ameaças para fazer.Como contratar 10.0000 ?

    ResponderExcluir
  180. O prazo terminou, o povo tá de greve. A secretária endoidou...KKKK Agora deve mandar as diretoras chamar em particular e coagir.Firmeza gente, não vamos assinar nada.Seguir a orientação do sind ute e notificar por escrito a permanência na greve, para quem ainda não fez.
    A vitória está próxima!

    ResponderExcluir
  181. NOTÍCIAS SOBRE O PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE
    Uma semana depois de ter iniciado as negociações que visam aumentar o orçamento dos três poderes, o Governo de Minas informou ontem que vai esticar o prazo do pagamento do chamado prêmio por produtividade.
    Tradicionalmente, o bônus é depositado na conta do servidor estadual no quinto dia útil do mês de setembro ou no mais tardar em outubro.
    Apesar de ter garantido o recebimento do recurso, o Governo informou não ter uma data definida para o repasse.
    Por meio de assessoria de imprensa, a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, informou que o prêmio será pago no segundo semestre. Tem direito ao bônus os servidores públicos efetivos, designados, concursados e contratos que trabalharam pelo menos 90 dias em 2010.
    Complemento salarial, o prêmio por produtividade foi instituído por meio da Lei 17.600, promulgada durante o Governo do senador Aécio Neves (PSDB), em 2008. O objetivo é estimular os servidores a perseguirem resultados e, de quebra, inflar os rendimentos mensais.
    Cerca de 300 mil servidores públicos de Minas foram contemplados com o prêmio no ano passado. Na ocasião, o Governo cogitou dobrar o valor pago, mas acabou recuando da ideia. O governador Antonio Anastasia (PSDB) deixou claro que todo tipo de pagamento está vinculado à receita do Estado.
    O benefício é proporcional aos dias trabalhados. O pagamento, no entanto, é condicionado à disponibilidade de caixa no orçamento estadual. É preciso que o Governo tenha registrado no ano anterior um resultado fiscal positivo.

    ResponderExcluir
  182. Vamos rezar gente! Estão rezando? Rezem mais!
    Deus abreviará os nossos sofrimentos.Ele sabe a hora certa, o dia também.É só confiar!Peçam incessantemente a misericórdia de Deus aos professores de MINAS.
    Esta greve é de DEUS!

    ResponderExcluir
  183. Boa Noite caro amigo de profissão Euler.
    A minha maior indignação junto à situação não é só o dscaso dos deputados, de parte da mídia, do burguesiho chamdo de governador, acompanhado de uma secretária que concerteza pau mandada, enfim, a minha indignação está no sentido de ue os que dizem "companheiros" de profissão, pensando só no agora, e no próprio umbigo, também fazem vistas grossas como que está acontecendo com os nossos bravos colegas ma greve de forme, na pressão militar e descaso de parlamentares, fazem de conta que ão é com eles, e estão na sala de aula. Se realmente fossem educadores de verdade, principalmente aqueles que não pararam, com um pouco de dignidade pelo que eles fazem na profissão de "educador" vendo a situação, parariam imediatamente em apoio.
    Fico irritado, indignado, emocionado, com o coração partido em saber que não posso estar cara a cara com cada um deles, mas sei também que esses pelegos, estão sempre vendo o seu blog, então, que este, seja a porta aberta para que eu deixe um breve recado: PSDB, governador, pelegos educadores que não pararam " O CARGO DE GOVERNADOR, DEPUTADOS, E PROFESSORES PELEGOS QUE NÃO VALORIZAM AQUILO QUE LHES DÃO O SUSTENTO É PASSAGEIRO, MAS A EDUCAÇÃO É PARA SEMPRE".
    obrigado pela atenção e o espaço.

    ResponderExcluir
  184. Isso mesmo, em situação normal já é muito difícil, achar substitutos, imagina agora com reposição aos sábados. Além de não encontrar Professores habilitados, nem os autorizados quer.

    ResponderExcluir
  185. COISA DE OUTRO PLANETA!
    BOPE......................... R$ 2.260,00 ............. Para arriscar a vida; Bombeiro................... R$ 960,00 ................ Para salvar vidas; Professor................... R$ 728,00 ................ Para preparar para a vida; Médico...................... R$ 1.260,00............... Para manter a vida;
    Deputado Federal....... R$ 26.700,00 .............Para ferrar a sua vida.

    ResponderExcluir
  186. Vide: Avanços na Internet a quinta-essência da modernidade gráfica.

    Um modelo de site construido para conectar o interessado a todas as mídias possíveis.

    http://danilogentili.com/

    ResponderExcluir
  187. Eu, assim como várias companheiras do magistério, dediquei 25 anos servindo ao Estado com compromisso, dedicação e grande investimento. Quando comecei a trabalhar havia terminado uma licenciatura. Nos anos seguintes conclui outra, mais uma pós graduação e vários cursos de pequena duração, para no momento de uma GREVE JUSTA E LEGAL ser substituída por uma pessoa desqualificada. Hoje me sinto humilhada e o Governo é o grande responsável, com sua intransigência. Será que esse Governo não avalia que pagando o PISO seu investimento amplia muito mais? Pois esse profissional poderá investir mais na sua formação o que reflete na educação. Agora deu um grande nó, que conselho dou aos meus filhos que pretendem o magistério? Anteriormente falei: Tudo bem, vá fazer um mestrado ou doutorado. Para que? Em Minas vale somente R$712,00.

    ResponderExcluir
  188. Prof. Euler.
    Avisei para minha esposa, segunda dia 26/09/11 ou ela entra de greve ou eu requeiro o divorcio. De um simples advogado do interior de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  189. Leitura obrigatória para entender as mídias sociais

    http://blog.colunaextra.com.br/2011/05/leitura-obrigatoria-para-entender-as.html

    Um dos melhores livros sobre mídias sociais lançado no Brasil não está à venda nas livrarias. Está disponível na internet para leitura e download gratuito desde o dia 25 de abril. Trata-se de Para entender as Mídias Sociais, organizado pela jornalista Ana Brambilla e que é leitura obriatória para quem busca compreender melhor todas as possibilidades de uso de canais como blogs, Twitter, Facebook e outros. O e-book está dividido em cinco grandes temas e reúne artigos de 36 profissionais de comunicação, tecnologia, educadores, pesquisadores acadêmicos, “gente com um expertise imenso em mídias sociais”.

    - Como otimizar a internet para transmitir mensagens e engajar pessoas em prol de uma causa.

    "Infelizmente o Rock in Rio 2011, tem ocupado mais espaço na TV, na imprensa e na web do que alunos sem aula e professores sem salário."
    ---------------------------------------------

    O arquivo está em PDF e tem 1,2 Mb. Você pode escolher qualquer dos serviços abaixo. O livro é gratuito.

    Baixe por um dos links abaixo, leia, espalhe, comente :-)

    Baixar pelo Issuu
    http://issuu.com/anabrambilla/docs/paraentenderasmidiassociais

    Baixar pelo 4shared
    http://www.4shared.com/document/uHwS6zfw/paraentenderasmidiassociais.html

    Baixar pelo Scribd
    http://pt.scribd.com/doc/53579873/Para-en-Tender-as-Midi-as-So-CIA-Is

    Baixar pelo Slideshare
    http://www.slideshare.net/ambrambilla/para-entender-as-mdias-sociais

    ResponderExcluir
  190. Pedro Paulo, gostei muito do seu texto. É isso mesmo, só a nossa uniao e persistência nos permitirão a vitoria.
    um abraço,
    claudia

    ResponderExcluir
  191. Euler,
    Onde está você?
    Ficamos preocupados com esse sumiço!!!

    ResponderExcluir
  192. Hadson - EE Professor Nélson de Sena - Governador Valadares (MG)24 de setembro de 2011 às 10:46

    Só volto quando a greve acabar. É uma questão de postura, de palavra, de princípios. Não tenho medo de ameaças desse governo. MG, que já foi meu orgulho, está me decepcionando demais. O Estado perdeu o trem da história.
    Aos colegas que estão zombando da nossa luta, um aviso: se vencermos, a conquista será de todos, inclusive de vocês. Estou sabendo de cada caso de colega não-grevista que fica achincalhando o movimento... Estou enojado. O capeta sabe para quem ele aparece...
    À vitória, sempre!!!

    ResponderExcluir
  193. Gongozola, sua papuda, use seu papo para outras coisas mas não para falar que a greve está terminando.
    Você sabe, acho que agora é que a chapa está esquentando. Recebi um telefonema do interior e uma amiga dizia-me muito feliz, que graças a DEUS a escola dela resolveu entrar totalmente em greve.
    O povo, inclusive, os pais não estão acreditando neste falatório do governo. Os pais não querem dentistas, nem médicos, nem fisioterapeutas,e nem professor de física fingindo dar aulas para seus filhos.
    Os professores de verdade estão em luta para conseguir que o governo dê um belíssimo exemplo de que todos NESTE PAÍS, devem cumprir as leis.
    Você, a tal Renata,que está cada dia mais acabada, não devem nem estar dormindo,não vão ganhar esta luta. O povo está se juntando a cada dia mais e o final vai ser a nossa vitória.
    Se estamos na educação, é por vocação. Se olharmos pelo salário, nunca teríamos entrado.Esta capacidade de ensinar não é para qualquer um,ok?

    ResponderExcluir
  194. UM APELO AOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS – por Marilda e Abdon

    Pela força do hábito, acordei neste 23 de setembro de 2011 às mesmas 6 horas da manhã – horário em que há quase 20 anos me coloco a postos, pronta para iniciar mais um dia de labuta na escola em que eu trabalho. Ainda meio sonolenta, fiquei, em pensamento, revivendo a rotina que, cotidianamente, cumpro apressada para não chegar atrasada e para conseguir assinar o ponto, pegar os diários e o material, esperar o sinal e ir para a sala de aula. A jornada tantas vezes vivida se encontra há mais de 100 dias interrompida, porque estamos em GREVE pelo cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional.
    Conforme os minutos iam passando, angustiada logo de manhã por tantas coisas que me vinham à cabeça – ameaças e perseguições, repressão escancarada saltando das páginas dos livros de história e retornando à praça –, comecei a ouvir os alunos conversando, enquanto caminhavam em direção à escola, que fica bem próxima à minha casa. Já eram quase 7 horas. Uma tristeza imensa invadiu a minha alma. Sabia que em questão de minutos ouviria ecoar o sinal que marca o início de mais um dia letivo. A escola seguindo sua rotina, enquanto PARTE de seus LEGÍTIMOS TRABALHADORES batalham pelo DIREITO de TODOS, não a um rico salário, mas pelos menos ao mínimo de DIGNIDADE e RESPEITO à CARREIRA dos PROFESSORES.
    Sempre que ouço aquela sirene, marcando o início e término de cada aula, a sensação de desamparo e indignação queima o meu rosto. Penso em todos os trabalhadores que estão com o PONTO CORTADO, pais e mães de família passando falta até de comida ou sobrevivendo da ajuda de parentes e amigos; contas de água e luz atrasadas; companheiros dormindo em barracas, protestando e sofrendo toda sorte de humilhação na ALMG. Uma vida, já tão sacrificada, agora completamente desorganizada. Como no filme Germinal, sinto-me destroçada pelos donos das minas, no caso, “de Minas”, que, por tudo que temos visto nos últimos dias, não é de seu povo, mas de meia dúzia de burocratas, bem alimentados de comida, mordomias e, sobretudo, de poder.
    Recentemente aprendi que GREVE, antes de significar luta e resistência dos trabalhadores, na França, à época da revolução industrial, era um lugar às margens do Rio Sena, onde os trabalhadores se reuniam, dentre outras coisas, para contar piadas, conversar, desabafar. Com o tempo, o termo passou a significar mais do que um lugar. Passou a representar tomada de atitude, um chamado para a luta ou, mais profundamente, um chamado para a vida daqueles que acreditam que todos os SERES HUMANOS têm DIREITO a um TRATAMENTO JUSTO.
    ...................Continua

    ResponderExcluir
  195. .....................Continuando............

    Mas o que é um SER HUMANO? Li, em algum lugar, que “ser humano também é um dever”. Não se nasce completamente humano. Nascemos com a potencialidade de vir a sermos humanos e para chegarmos a sê-lo completamente, é necessário, no contato com outros humanos, aprendermos a humanização. Certamente há inúmeros atributos que podem ajudar uma pessoa a cumprir o dever moral de SER HUMANO. Mas, inegavelmente, a SOLIDARIEDADE se encontra entre os mais importantes valores para a humanização.
    Desconheço como os dicionários definem a solidariedade, mas entendo que se é solidário quando um ser humano se deixa tocar pela condição do outro. Penso, por conseguinte, que o avesso da solidariedade está em seguir adiante, como se nada estivesse acontecendo, por exemplo, quando companheiros de profissão fazem GREVE de FOME, na tentativa última e desesperada de fazer escutar aqueles que não querem sequer ouvir.
    Que certas autoridades, equivocadamente chamadas de representantes do povo, não se sensibilizem com MARILDA e ABDON na ALMG, em GREVE de FOME, eu, mesmo indignada, posso até entender. Por tudo que tenho visto, não esperava que fosse diferente. Mas como compreender que PROFESSORES entrem na sala de aula, sigam a rotina escolar, assistam cabisbaixos a pessoas – sem nenhuma formação e muito menos convicção – assumirem as aulas dos profissionais que estão na luta como se fossem cargos vagos? Como compreender essa ausência total de sensibilidade e solidariedade?
    Não, não é o conformismo que faz a história, menos ainda o medo e a covardia. Não é a indiferença que nos faz HUMANOS. E a GREVE já é mais que um lugar. É um CHAMADO PARA A VIDA. Qualquer que seja a condição individual de cada educador, nesse momento em que nossa luta chegou, não nos cabe nenhuma atitude HUMANA, que não seja a de nos solidarizarmos com MARILDA E ABDON. As autoridades podem fingir que não estão vendo. Os profissionais da educação NÃO podem. Há um grupo de pessoas em sofrimento e sacrifício pelo direito do coletivo. É chegada a hora de cada um colocar a mão na consciência e gritar NÃO à arrogância e intransigência desse DESGOVERNO. Com a força que somente os excluídos conhecem, que a sociedade mineira ouça nosso GRITO de protesto contra uma vida humilhada, uma carreira destruída, uma profissão completamente desvalorizada! MARILDA E ABDON SOMOS TODOS NÓS.

    Lucia Elena Pereira Franco Brito,
    Professora de História.

    ResponderExcluir