quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Os sentidos da vida para o próximo ano


Antes de entrar propriamente no tema proposto anteriormente (fica para outro dia) - sobre as demandas da Educação -, quero aproveitar esse lapso de tempo sem nada o que fazer para pensar alto sobre os sentidos da vida para 2011. É fato que não se deve apontar um sentido único. São muitos os sentidos e sinais que recebemos e encontramos, e desencontramos e desencantamos, e nos encantamos novamente, também, a cada instante. Alguns objetivos alcançados em 2010, antes aparentemente vistos como uma quase impossibilidade, tornam-se agora parte do cotidiano, e como tal, quase imperceptíveis. Pequenas vitórias nem sempre são alcançadas pela percepção imediata.

O mundo se tornou uma imensidão aparente de possibilidades abertas pela propaganda e pela dinâmica cega do mercado, de realizações instantâneas e virtuais, quase sempre fugazes. É comum então que, neste redemoinho, deparemo-nos com a impressão de sentidos radicalmente opostos, quando tudo parece possível e de repente, nada parece fazer sentido. Fora dos contextos concretos, os acontecimentos são apresentados feito recortes sem lógica - quando a lógica de quem reproduz estes recortes midiáticos talvez seja exatamente a de fazer parecer que as coisas são tais como nos apresentam: um universo de retalhos desconectados, sem relação direta entre causa e efeito provocados pelo nosso fazer coletivo e individual cotidiano.

Não que tenhamos que justificar tudo de ruim que acontece no mundo por meio de uma visão totalizadora; ao mesmo tempo em que não devemos desconhecer a ligação estreita entre as ações individuais, especialmente a ação política, e os interesses que movem tais ações. O nosso momento será sempre de resistência e de reconquista, se considerarmos que estamos subordinados a um processo social no qual constantemente somos usados, manipulados, explorados, cuspidos e sacaneados, e etc.

Dentro destas considerações elementares, quais seriam os sentidos para a nossa vida em 2011? São muitos os sentidos e caminhos, dirão. Para alguns, quase sempre não há sentido algum para a maioria das coisas. Que pena! O poeta Pessoa intervem neste momento dizendo mais ou menos assim: tudo vale a pena, quando a alma não é pequena. Em seu auxílio, a sabedoria do filósofo, diante de realidades que aparentam o inferno, acrescenta: porque é, exatamente por ser tal como é, não poderá continuar assim.

Nem morto quero eu ter que carregar nas costas o sentimento de derrotismo e de desânimo em relação às coisas que me cercam. O próximo ano para mim será maravilhoso se eu puder participar das lutas dos educadores de Minas e do Brasil (mesmo que não conquistemos um centavo novo sequer); se eu puder participar de muitas passeatas - como me orgulho de ter atravessado as ruas e avenidas de BH e de Minas, ao lado de milhares de bravos e bravas combatentes educadores/as -, se eu puder estar ao lado da minha família e dos meus amigos nos momentos difíceis e alegres também. Estarei felicíssimo e realizado se puder ouvir as mais belas músicas do mundo (de preferência sem impor o meu gosto musical aos vizinhos) e se puder também continuar irritando os de cima com a mania de participar e questionar e não fugir da luta cotidiana contra aqueles que insistem em confiscar nossos direitos individuais e coletivos.

Minhas realizações materiais cotidianas são importantíssimas - quero comer bem, dormir bem, assistir a filmes, evitar filas de bancos, poder dizer o que penso e andar livremente pelas ruas e praças da cidade (duvido que muita gente famosa tenha essa liberdade). Mas, essas realizações pessoais não preenchem o vazio da alma quando ao meu redor muitas outras pessoas sentem fome, frio, sede e carências outras. E esse é um problema meu também, como parte dessa forma social na qual estou envolvido. Não serei eu a resolver isoladamente os problemas da humanidade - não tenho essa pretensão e não quero ter este peso nas costas -, mas posso dar a minha modesta parcela de contribuição, quando não me omitir, quando não fechar os olhos para os problemas comuns.

Quais são então os sentidos da vida, afinal? Minha resposta é pessoal, e na minha solidão de sentidos, quero estar próximo o mais que puder dos sonhos de uma grande parcela da humanidade. Nas lutas que misturam valores e objetivos imediatos com sonhos que transcendem o agora e buscam encontrar uma forma social onde todos, todos, sem exceção, possam (possamos) desfrutar das muitas possibilidades criadas coletivamente pela humanidade, especialmente pelos de baixo. Pequena não é a luta por um salário mais justo, ou a passeata dos sem-teto, que segundo a mídia burguesa atrapalhou o trânsito; ou a realização de um curso qualquer, ou a viagem planejada para outra cidade, ou qualquer outra realização pessoal ou coletiva. Pequena, para mim, é a esperteza e a canalhice de alguns poucos que usufruem do poder público para fins pessoais e de grupos privados; ou a ação daqueles que tudo fazem para servir aos poderosos em troca de uma bolsa-puxassaquismo muito mais onerosa do que quaisquer investimentos sociais.

Que 2011 traga real e simbolicamente o renascer, em mim e em quantos visitarem este blog, de muitos sonhos e utopias e sentidos para as nossas vidas!

***

Incorporo ao texto central os comentários abaixo, entre os quais o do nosso combativo amigo e colega professor Paulo Miquéias.

"Professor Paulo Miquéias - Blog da Geografia:

Grande Euler;

Um complemento para seus pensamentos:

- Com as eleições para a direção das escolas em 2011, que serve de motivos para promover rachas e disputa pelo poder nas escolas, ou seja, colegas que compartilham das mesmas mixárias quase se estrangulam por um pequeno aumento na "ajuda de custo".

- Com as leis delegadas daquela coisa estranha que agora governa, digo, reina em nosso Estado.

- Com a Renata Vilhena, aquele ser sem alma e sem coração na Sec. de Planejamento.

- Com a nova Sec. de Educação, que parece ter o mesmo perfil desde povinho aí, "pau nos educadores".

- Com muitas perguntas e poucas respostas a respeito da lei de subsídios e também da nova carga horária para o próximo ano.

Pois é meu estimado amigo, infelizmente uma só frase pode complementar nossos pensamentos para o ano que vem e também para as nossas lutas...

"Que Deus nos ajude e esteja sempre conosco".

PS.: Você viu o filhinho de papai do Lafayete Andrade, agora virou Sec. de Governo. Isso explica a atuação dele na votação da lei do subsídio.

Valeu irmão;

Paulo Miquéias
"


"Elaine Betim-MG:

Olá companheiro , puxa que reflexão pertinente a sua. Impossível não fazermos um remake de tudo o que passou, a falta de perspectiva de um ano atrás e o atual cenário, com novas tabelas salariais e muitas dúvidas. Euler, já pensei muito sobre as 30 horas venho tentado raciocinar sobre como será essa nova carga horária. No meu caso , que trabalho com língua portuguesa , acho difícil conseguir chegar a 20 aulas . E vc o que acha ? Na sua opinião as 30 horas será para todos ou somente para os próximos concursos? Um abraço! Ah, não posso deixar de comentar sobre o desânimo de alguns colegas grevistas que bravamente repuseram os dias parados aos sábados e que afirmam categoramente que não farão mais greve. O que é isso pessoal , bola para frente, é agora que temos que lutar mesmo!

Ass:Elaine Betim-MG
"

"Anônimo
:

Olá Euler:

Saiu no portal do servidor o novo posicionamento dos servidores na nova carreira, fiquei no PEB I A, como já previa, tenho sete anos de efetiva concursada, e tenho que esperar mais um ano para ter direito a minha especialização, são necessárias 5 ADE, e as 3 do estágio probatório valem por uma, então, no meu caso são oito anos de espera, o que é um absurdo! Plano de carreira no nossso estado é uma vergonha!

Na dúvida, basta consultar!

Um abraço!
"

Comentário do Blog: Agradecemos aos colegas de luta pelos comentários acima. Seguindo a dica da colega Anônima, consultei meus dados funcionais no Portal do Servidor - para acessá-lo, clique aqui - e de fato constatei que já fui posicionado na nova tabela, como PEB1 - Nível I A, tal como previsto (na atual tabela estou posicionado como PEB III B). Quanto à dúvida da colega Elaine sobre as 30 horas, conforme o Sind-UTE esclareceu em seu site eletrônico, essa questão será definida em nova resolução, ainda sem data para ser publicada.

"S.O.S. Educação Pública:

Caro Euler

Apesar da falta de tempo para deixar comentários, não deixei de acompanhar diariamente o seu blog, que diante da poluição midiática é uma reserva estratégica vital de oxigênio.

Concordo com a sua posição de não se deixar levar pelo derrotismo e pelo desânimo. O ano de 2010, foi um ano de vitórias a começar com a histórica greve realizada pela categoria e pela vitória da Dilma, entre outras.

Vencemos batalhas importantes, mas a guerra está somente no começo. O golpe baixo dado pelo Haddad na educação - oficializando a maldita aprovação automática - está entalado nas nossas gargantas e é uma questão a ser incluída na nossa pauta de lutas.

Aproveito a oportunidade para desejar a você e aos seus leitores paz e esperança para a nova década que se inicia.

Grande abraço a todos

Graça Aguiar
"

Comentário do Blog: Agradecemos a valiosa visita e o comentário sempre oportuno e enriquecedor da nossa combativa amiga e colega Graça Aguiar, que mantém um blog imprescindível para a nossa luta, o S.O.S. Educação Pública. Que em 2011 a gente mantenha e fortaleça o intercâmbio entre os educadores de todo o país. Um abraço e muita paz e energia luta.

"Rômulo:

O nosso querido Drummond, no poema "A noite dissolve os homens", do livro Sentimento do Mundo, nos presenteou com doses cavalares de ânimo e disposição.

"Havemos de amanhecer.
O mundo se tinge com as tintas da antemanhã
e o sangue que escorre é doce, de tão necessário
para colorir tuas pálidas faces, aurora."

2010 foi um ano de muitas lutas e aprendizados.
Nada de desânimo ou derrotismo...

Nada de ilusões...

Se a nova Secretária de Estado de Educação (Sra. Gazzola) diz que é socialista, dirigente de um Partido Socialista, que se auto-intitula a expressão particular das aspirações socialistas do povo brasileiro... não nos iludamos!

Os dirigentes do nosso sindicato combatem o neoliberalismo estadual e absolvem a social-democracia populista da esfera federal.

Aprendo com a luta cotidiana. Aprendo no convívio com os companheiros(as). Aprendo com o Blog do Euler e o seu nobre Editor. Sou um simples soldado que quer aprender, sempre!

Aprendi a não ter ilusões e a acreditar cada vez mais que a prática é o critério da verdade. Venho aprendendo que não posso querer ser o dono da verdade.

Um poema de Agostinho Neto que li recentemente mexeu muito comigo, principalmente os versos abaixo:

"Não basta que a nossa causa seja pura e justa. É preciso que haja justeza e pureza dentro de nós".


Um 2011 de lutas e conquistas!

R.
"

Comentário do Blog: O nosso camarada de lutas Rômulo nos ensina, mais do que aprende, quando passa em visita neste espaço - e também no convívio cotidiano, junto aos colegas educadores. Rômulo é presença garantida, imprescindível, nos combates dos próximos anos. Sem ilusões, como ele diz, mas também sem perder a esperança - e porque não dizer, sin perder la ternura jamás. Um abraço, Rômulo e que 2011 nos surpreenda positivamente.

Quero estender os meus cumprimentos também com votos de saúde e paz e energia a todos os que nos visitam, e em especial às bravas lutadoras da Educação, que na nossa maravilhosa revolta / greve de 47 dias em 2010 deram exemplo de resistência e coragem e bravura. Não vou mencionar nomes porque correria certamente o risco de esquecer de muitas (e de muitos), já que somos uma categoria de 200 mil trabalhadores, a maioria formada por bravas guerreiras.

5 comentários:

  1. Grande Euler;

    Um complemento para seus pensamentos:

    - Com as eleições para a direção das escolas em 2011, que serve de motivos para promover rachas e disputa pelo poder nas escolas, ou seja, colegas que compartilham das mesmas mixárias quase se estrangulam por um pequeno aumento na "ajuda de custo".

    - Com as leis delegadas daquela coisa estranha que agora governa, digo, reina em nosso Estado.

    - Com a Renata Vilhena, aquele ser sem alma e sem coração na Sec. de Planejamento.

    - Com a nova Sec. de Educação, que parece ter o mesmo perfil desde povinho aí, "pau nos educadores".

    - Com muitas perguntas e poucas respostas a respeito da lei de subsídios e também da nova carga horária para o próximo ano.

    Pois é meu estimado amigo, infelizmente uma só frase pode complementar nossos pensamentos para o ano que vem e também para as nossas lutas...

    "Que Deus nos ajude e esteja sempre conosco".

    PS.: Você viu o filhinho de papai do Lafayete Andrade, agora virou Sec. de Governo. Isso explica a atuação dele na votação da lei do subsídio.

    Valeu irmão;

    Paulo Miquéias

    ResponderExcluir
  2. Olá Euler:

    Saiu no portal do servidor o novo posicionamento dos servidores na novacarreira, fiquei no PEB I A, como já previa, tenho sete anos de efetiva concursada, e tenho que esperar mais um ano para ter direito a minha especialização, são necessárias 5 ADE, e as 3 do estágio probatório valem por uma, então, nomeu caso são oito anos de espera, o que é um absurdo! Plano de carreira no nossso estado é uma vergonha!
    Na dúvida, basta consultar!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá companheiro , puxa que reflexão pertinente a sua. Impossível não fazermos um remake de tudo o que passou, a falta de perspectiva de um ano atrás e o atual cenário, com novas tabelas salariais e muitas dúvidas.Euler ,já pensei muito sobre as 30 horas venho tentado raciocinar sobre como será essa nova carga horária.No meu caso , que trabalho com língua portuguesa , acho difícil conseguir chegar a 20 aulas . E vc o que acha ? Na sua opinião as 30 horas será para todos ou somente para os próximos concursos? Um abraço!Ah, não posso deixar de comentar sobre o desânimo de alguns colegas grevistas que bravamente repuseram os dias parados aos sábados e que afirmam categoramente que não farão mais greve.O que é isso pessoal , bola para frente, é agora que temoos que lutar mesmo!
    Ass:Elaine Betim-MG

    ResponderExcluir
  4. Caro Euler

    Apesar da falta de tempo para deixar comentários, não deixei de acompanhar diariamente o seu blog, que diante da poluição midiática é uma reserva estratégica vital de oxigênio.

    Concordo com a sua posição de não se deixar levar pelo derrotismo e pelo desânimo. O ano de 2010, foi um ano de vitórias a começar com a histórica greve realizada pela categoria e pela vitória da Dilma, entre outras.

    Vencemos batalhas importantes, mas a guerra está somente no começo. O golpe baixo dado pelo Haddad na educação - oficializando a maldita aprovação automática - está entalado nas nossas gargantas e é uma questão a ser incluída na nossa pauta de lutas.

    Aproveito a oportunidade para desejar a você e aos seus leitores paz e esperança para a nova década que se inicia.

    Grande abraço a todos

    Graça Aguiar

    ResponderExcluir
  5. O nosso querido Drummond, no poema "A noite dissolve os homens", do livro Sentimento do Mundo, nos presenteou com doses cavalares de ânimo e disposição.

    "Havemos de amanhecer.
    O mundo se tinge com as tintas da antemanhã
    e o sangue que escorre é doce, de tão necessário
    para colorir tuas pálidas faces, aurora."

    2010 foi um ano de muitas lutas e aprendizados.
    Nada de desânimo ou derrotismo...

    Nada de ilusões...

    Se a nova Secretária de Estado de Educação (Sra. Gazzola) diz que é socialista, dirigente de um Partido Socialista, que se auto-intitula a expressão particular das aspirações socialistas do povo brasileiro...não nos iludamos!

    Os dirigentes do nosso sindicato combatem o neoliberalismo estadual e absolvem a social-democracia populista da esfera federal.

    Aprendo com a luta cotidiana. Aprendo no convívio com os companheiros(as). Aprendo com o Blog do Euler e o seu nobre Editor. Sou um simples soldado que quer aprender, sempre!

    Aprendi a não ter lusões e a acreditar cada vez mais que a prática é o critério da verdade. Venho aprendendo que não posso querer ser o dono da verdade.

    Um poema de Agostinho Neto que li recentemente mexeu muito comigo, principalmente os versos abaixo:
    "Não basta que a nossa causa seja pura e justa. É preciso que haja justeza e pureza dentro de nós".

    Um 2011 de lutas e conquistas!

    R.

    ResponderExcluir