quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O fim do ano (não do mundo) se avizinha


Noite quente esta de terça-feira 30, novembro. Aguardo o sinal do relógio cruzar os primeiros minutos do pós meia-noite para consultar o contracheque pela Internet. Minha esperança não é a de que haja qualquer acréscimo ao vencimento, mas de que pelo menos não haja descontos indevidos. Já notaram como nas nossas negociações que envolvem dinheiro com instituições, sejam elas públicas ou privadas, comentem-se erros quase sempre em nosso desfavor? Com bancos então, nem se fala: há sempre registros de débitos não previstos.

Mas, nesta noite quente, após vários dias de uma forte chuva que provocou até mesmo enchente em parte de BH - felizmente a minha rua em Vespá, outrora vítima anual de enchentes, ultimamente tem sido poupada - quero falar de outras coisas para além do salário nosso de cada mês.

Na verdade ando meio sem inspiração. Final de ano traz estas coisas, que mesmo quando não nos atingem pessoalmente, atingem as pessoas próximas e com isso acabam nos atingindo, também. Mas, afinal, perguntará algum leitor, o que anda atingindo as pessoas próximas de você? Muitas coisas. Há uma carga mística que ronda o final de ano, um misto daquilo que se espera para o próximo ano em confronto com aquilo que se deixou de fazer no ano que finda. E isso provoca uma descarga elétrica, para simplificar as coisas.

Idéia um tanto quanto estranha esta de achar que uma existência pode ser medida assim, entre frações de tempo que marcam o início e o fim, como se ali houvesse quase um renascer e um morrer a um só tempo, a cada período fixo de tempo. Quem disse que as necessidades humanas são medidas assim, cronologicamente de acordo com a somatória de tantos dias fixos? Mais ou menos como os tais 200 dias letivos que dizem ser necessários para um bom aprendizado a cada ano ou série. É o que diz a teoria, e também a lei. Mas, não é o que a vida diz, na prática. Sou de um tempo em que com 180 dias letivos aprendíamos o suficiente para sobrar tempo para férias inteiras em julho e dezembro, além de janeiro, é claro. A idéia de início e fim de cada ano tem a sua história ligada à cultura ocidental, greco-romana, judaico-cristã e etc e tal.

Fato é que, independentemente das peripécias e angústias que tenham atigido as pessoas que vivem à minha volta, nas ruas, nas escolas e em casa, como se fosse eu um superhomem imune às fraquezas e fortalezas humanas, fato é que vez ou outra bate um lapso de falta de inspiração. Crise existencial, tipo: quem sou, de onde venho e para onde vou? Não. Não é este o meu dilema. Sei muito bem onde estou: num bunker em Vespá; para onde vou: casa, escola, ruas da cidade; e o que quero: a presidência da República em 2014, pelo menos (ou seja, pedido mínimo ao Papai Noel).

Enquanto isso, ouço uma música - ah, o que eu faria sem o som das melodias suaves, românticas, às vezes agitadas. Teria que descobri-las. Como (re) descobrir cada instante de cada momento, de cada relação torna-se um desafio diário. Quando tudo parece embaralhado, deito na cama e ligo a TV. Masoquismo? Pode ser. Com a programação que temos é quase um ato de autopunição acompanhar ao que passa na telinha. Claro que há exceções, lampejos de lucidez que escapam dos grandes montes de besteiras.

Enfim, neste final de terça-feira 30, um calor daqueles, já havendo tomado dois ou três copos de líquidos, enquanto a meia-noite não chega, e eu aqui escrevendo este apanhado de frases e palavras soltas, que cairia bem talvez numa mesa de buteco, mais até do que no espaço de um blog. Mas, como não estou num barzinho da esquina e sim diante de uma telinha de computador, só me resta mesmo soluçar uma pequena parte dos meus pseudo-delírios sentidos a conta-gotas. De mais um dia qualquer - que nunca é um qualquer dia - na vida de um cidadão. Novembro, terça-feira, 30, alguns minutos para meia-noite. O fim do ano (não do mundo) se avizinha.

* * *

Incorporo ao texto central os comentários do nosso colega e amigo professor Luciano.

"Luciano História:

Euler, tente me esclarecer uma coisa, em setembro o sindute cobrou a inclusão de sociologia, filosofia e ensino religioso no concurso, ora, acretido que naquele período deveria ter um esboço de um edital tanto é que surgiram pré-concursos aqui divulgando 20.914 vagas, o último comentário que eu escutei sobre o concurso é que seria realizado em janeiro com edital em dezembro, agora está sendo feita inscrição para designação, isso significa que o concurso já era?
".


"
Luciano História:

O que mais desanima é terminar o ano sem conseguir de fato medidas que possam conduzir a moralização da profissão de professor.

- primeiro ponto que ficou em aberto é a valorização salarial e a progressão por tempo de serviço (a taxa de valorização do salário anualmente tem que ser fixada bem como os indices de progressão devem ser no mínimo de 3%),

-outro ponto é a carga horária, no mínimo o governo tem que respeitar 1/3 extra classe no cargo de 24, o cargo de 30 é interessante se ele for único mas o valor de 1.650,00 para cargo único é pouco. Estava pensando esses dias em um outro tipo de cargo, o de 36 horas, mas isso é uma outra história.

-O reposicionamento anual é outra coisa que deveria ser estabelecido e respeitado.

-Concurso para professor a cada 2 anos bem como eleição para diretor a cada 3.

Com tantos pontos em abertos estou preocupado com 2011
".

2 comentários:

  1. Euler, tente me esclarecer uma coisa, em setembro o sindute cobrou a inclusão de sociologia, filosofia e ensino religioso no concurso, ora, acretido que naquele perído deveria ter um esbouço de um edital tanto é que surgiram pré-concursos aqui divulgando 20914 vagas, o último comentário que eu escutei sobre o concurso é que seria realizado em janeiro com edital em dezembro, agora está sendo feita inscrição para designação, isso significa que o concurso já era?

    ResponderExcluir
  2. O que mais desanima é terminar o ano sem conseguir de fato medidas que possam conduzir a moralização da profissão de professor.
    - primeiro ponto que ficou em aberto é a valorização salarial e a progressão por tempo de serviço( a taxa de valorização do salário anualmente tem que ser fixada bem como os indices de progressão devem ser no mínimo de 3%)
    -outro ponto é a carga horária, no mínimo o governo tem que respeitar 1/3 extra classe no cargo de 24, o cargo de 30 é interessante se ele for único mas o valor de 1650,00 para cargo único é pouco.Estava pensando esses dias em um outro tipo de cargo, o de 36 horas, mas isso é uma outra história
    -O reposicionamento anual é outra coisa que deveria ser estabelecido e respeitado
    -Concurso para professor a cada 2 anos bem como eleição para diretor a cada 3.
    Com tantos pontos em abertos estou preocupado com 2011

    ResponderExcluir