quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Campanha do Vampirão alimenta ódio, preconceitos e impede a discussão dos reais problemas sociais



O blog NamariaNews brindou os navegantes com este vídeo que mostra alguns número$$$ que a revista Veja recebe dos governos demotucanos, os quais defende com seu habitual texto golpista.


Já o Blog do Mello quer saber qual será o "presente" que os professores receberão do Vampirão amanhã, dia 15. Da última vez, ele deu isso aqui...





Se a campanha eleitoral do segundo turno, mais até do que no primeiro, encontra pouco espaço para discutir os
reais problemas sociais que atormentam a população de baixa renda, o culpado por isso é a campanha de baixo nível movida pelo Vampirão e sua equipe.

Sem condições de apresentar propostas de mudanças sociais, além de promessas ocas, o Vampirão partiu para o ataque rasteiro, acentuando o ódio e preconceitos sociais, religiosos e moralistas.

A
campanha sórdida contra o aborto e o casamento entre homossexuais, por exemplo, conduzido de forma leviana e canalha pelos apoiadores do Vampirão - e por ele próprio - representa um atraso inclusive para o acúmulo de discussão que o conjunto da sociedade atingiu. O fato de que a candidata Dilma tenha que se reunir com religiosos para assumir o compromisso de não aprovar ou referendar qualquer lei com este teor representa um retrocesso para a realidade do século XXI no Brasil. E não se pode culpar a candidata Dilma, mas o seu opositor, que alimenta o ódio e o preconceito rasteiro, trazendo de forma oportunista temas tão delicados como estes, para um momento totalmente inoportuno, e ainda por cima em forma de fofoca. Tal conduta irresponsável coloca em risco inclusive a possibilidade de uma discussão séria sobre estes e outros temas em outro momento e sem a pressão das paixões religiosas.

Que as religiões proibam, no seu espaço próprio, o aborto, o casamento entre homossexuais e qualquer outra medida que envolva algum juízo de valor que fira os dogmas de tais religiões é até compreensível. Contudo, o estado brasileiro é laico e deve oferecer aos cidadãos a possibilidade de decidirem livremente sobre suas relações afetivas, entre outras práticas inerentes ao livre arbítrio de cada indivíduo. Mas, ao trazer de forma oportunista e preconceituosa essa discussão para o cenário da reta final das eleições, o Vampirão e sua equipe na prática submetem as discussões às vontades dogmáticas dos setores mais atrasados das igrejas e da classe média recalcada e mal-resolvida.

Além disso, a campanha do Vampirão tenta trazer ao cenário principal o velho moralismo da velha UDN ao se apresentar como o candidato "ficha limpa" em oposição a uma candidata supostamente ligada a esquemas de corrupção. Ora, todos nós sabemos que a corrupção está presente em todas as esferas da vida pública brasileira e mundial. Simplesmente porque ela é inerente ao próprio sistema capitalista, ao tráfico da mercadoria, que se manifesta em todos os poros deste sistema social.

Não seria a esfera política, apartada do controle direto dos trabalhadores, aquela que ficaria imune às mais variadas práticas de corrupção e desvios de dinheiro. O PT, quando aderiu ao jogo eleitoral como prioridade, não ficaria imune a essa prática, tal como o PSDB, os demos e todos os demais que já estavam nesse jogo, envolvidos nos esquemas mafiosos até a medula.

Mas, numa comparação rápida entre o período FHC (demos & tucanos) e o período de oito anos de Lula e aliados, podemos dizer que uma das diferenças substanciais é que agora pelo menos ocorrem denúncias e apurações. Antes, com o controle da mídia e de todo o aparato estatal, a tropa de FHC e do Vampirão engavetavam todas as denúncias, coisa que o Vampirão continuou fazendo em São Paulo, onde o Legislativo estadual não aprova nenhuma CPI contra o governo.

Ademais disso, todos as recentes práticas de corrupção e desvio de dinheiro têm o dedo ou a participação dos demotucanos. O mensalão, por exemplo, teve origem em Minas com um ex-governador tucano de triste memória. Isso sem falar no mensalão de Brasília, quando o ex-governador do demo Arruda foi pego com a mão na massa - ele, que era cotado par ser o vice do Vampirão e elogiado pela direitosa revista Veja.

A campanha do Vampirão traz ainda o preconceito contra os sem-terra, os sem-teto, os nordestinos, entre outros, aglutinando com isso os setores atrasados do latifúndio, do pequeno empresariado atrasado e de setores frustrados da chamada classe média.

Nesse particular, é preciso que se diga, o governo Lula tem a sua dose de culpa, por não ter travado o debate ideológico contra as elites dominantes e ter preferido conciliar interesses de classe inconciliáveis. E quando as contradições sociais de classe não vêm à tona de forma aberta, como seria o recomendável, elas aparecem de forma rebaixada, baseada em preconceitos como aqueles alimentados pela direita brasileira que apóia a candidatura do Vampirão.

Diante deste rebaixamento provocado principalmente pelo candidato demotucano, problemas como a Educação pública de qualidade, a saúde, o saneamento, a segurança, a moradia própria, a reforma agrária, a democratização dos meios de comunicação e o controle direto pelos trabalhadores dos aparelhos de estado, etc., deixam de ocupar o espaço principal das discussões.

Vamos ter que travar esses debates num terceiro momento, após a vitória da candidata Dilma Rousseff, afastando definitivamente esse bando direitoso e fascitóide que atormenta a vida brasileira, especialmente os de baixo. Derrotar o projeto Vampirão é tarefa de todos os combativos educadores e demais trabalhadores de baixa renda do Brasil.

* * *

Incorporo ao texto central os comentários dos nossos colegas e amigos Luciano e Ivone.


"Luciano História:

Pessoal, temos que nos mobilizar, pior que tá pode ficar se o vampirão ganhar. O Vampiro faz promessas para deus e para o diabo. Ele disse que tem valores cristãos e por esse motivo é contra o aborto, agora para atrair os homossexuais ele defende o casamento de pessoas do mesmo sexo (a Igreja não é contra essa prática?). Quero ver o que alguns evangélicos e segmentos da Igreja católica vão dizer agora. Será que a Igreja vai apoiar o casamento homossexual ou não vai falar nada sobre isso?"
.


"Luciano História:

Infelizmente retrocedemos na política nacional. Depois de 2006 que vimos as propostas de trabalho prevalecerem sobre a política de calunias, vemos novamente esse jogo sujo eleitoral se fator determinante. O PSDB ao lado da UDN-ARENA-PFL-DEMo utiliza a política suja justamente pelo fato de não terem propostas boas, principalmente para a área da educação. Não ficaria surpreso que se caso ocorresse a vitória do Vampiro a lei do piso poderia ser modificada para pior ou até mesmo revogada.Vejo muito pequeno empresário que se beneficiou com o governo Lula e hoje vota em Serra só por se sentir da classe média alta. Conversando com alguns tucanos em Janaúba pedi para eles uma proposta interessante do Serra que me fizesse mudar de opnião sobre meu voto, as respostas são sempre as mesmas, a Dilma não presta, ela não é Lula, ela é uma terrorista, porém as propostas de governo nem eles sabem ao certo. Ainda bem que aqui no norte de Minas a Dilma tem a maioria dos votos, provavelmente o dobro do Vampiro."


"Ivone:

Caros colegas...Não sei a origem/causa do dia 15 de outubro ter sido escolhido para comemorar o DIA DO PROFESSOR. Gostaria de deixar meu abraço frateranal a todos colegas de lutas e batalhas, verdadeiros professores, que vão além de conteúdos, mas se preocupam no preparo de cidadãos!!!! Feliz dia dos professores, seria querer algo impossível, pelo menos aqui em MG. Mas que Deus ilumine a todos e dê força para continuar a batalha pelas nossas crenças, pelos nossos ideais, e desanimar jamais... Muita luz, força e fé!!!!! "



* * *

Leiam também:


- Blog Escrevinhador: "Boateiro tem nome e sobrenome: email contra Dilma partiu da extrema-direita
"

- Blog Cloaca News: "VÍDEO-BOMBA - O QUE ESTÁ EM JOGO NO SEGUNDO TURNO
"

- Blog do Miro: "
Manifesto dos católicos e evangélicos
"

- Blog Vi o mundo: "
A direitona mostra organização para chegar ao poder: “Nossa marca é crise” moral
"

- Blog do Escrevinhador: "
Dilma é Lula: cadê o Lula? E as pesquisas…
".

3 comentários:

  1. Pessoal, temos que nos mobilizar, pior que tá pode ficar se o vampirão ganhar.O Vampiro faz promessas para deus e para o diabo.Ele disse que tem valores cristãos e por esse motivo é contra o aborto, agora para atrair os homossexuais ele defende o casamento de pessoas do mesmo sexo( a Igreja não é contra essa pratica?).Quero ver o que alguns evangelicos e segmentos da Igreja católica vão dizer agora.Será que a Igreja vai apoiar o casamento homossexual ou não vai falar nada sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente retrocedemos na política nacional.Depois de 2006 que vimos as propostas de trabalho prevalecerem sobre a política de calunias ,vemos novamente esse jogo sujo eleitoral se fator determinante.O PSDB ao lado da UDN-ARENA-PFL-DEMo utiliza a política suja sustamente pelo fato de não terem propostas boas,principalmente para a area da educação.Não ficaria surpreso que se caso ocorresse a vitória do Vampiro a lei do piso poderia ser modificada para pior ou até mesmo revogada.Vejo muito pequeno empresário que se beneficiou com o governo Lula e hoje vota em Serra só por se sentir da classe média alta.Conversando com alguns tucanos em Janaúba pedir para eles uma proposta interessante do Serra que me fizesse mudar de opnião sobre meu voto, a respostas são sempre as mesmas, a Dilma não presta, ela não é Lula, ela é uma terrorista,, porém as propostas de governo nem eles sabem ao certo.Ainda bem que aqui no norte de Minas a Dilma tem a maioria dos votos, provavelmente o dobro do Vampiro.

    ResponderExcluir
  3. Caros colegas...Não sei a origem/causa do dia 15 de outubro ter sido escolhido para comemorar o DIA DO PROFESSOR. Gostaria de deixar meu abraço frateranal a todos colegas de lutas e batalhas, verdadeiros professores, que vão além de conteúdos, mas se preocupam no preparo de cidadãos!!!! Feliz dia dos professores, seria querer algo impossível, pelo menos aqui em MG.Mas que Deus ilumine a todos e dê força para continuar a batalha pelas nossas crenças, pelos nossos ideais,e desanimar jamais...Muita luz,força e fé!!!!!

    ResponderExcluir