segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Governo de Minas usa sindicatos "amigos" para tentar quebrar a autonomia do sind-UTE


Desde o início do primeiro mandato do governo do faraó e afilhado, um dos objetivos da política neoliberal implantada com o choque de gestão tem sido a tentativa de impedir a autonomia dos movimentos sociais e sindicais. Especialmente em relação ao Sind-UTE, que tem longa tradição de luta e resistência, o governo de tudo fez para reduzir a influência deste sindicato.

Em nenhum momento, por exemplo, o afilhado e o faraó conversaram diretamente com a representação sindical dos educadores de Minas. Isso ficou ainda mais evidenciado durante a nossa maravilhosa revolta dos 47 dias, quando o afilhado, já como governador, não recebeu para negociar os dirigentes do sind-UTE (vejam abaixo link para o Informativo Nº 20 do Sind-UTE, texto assinado pela Coordenadora Geral Beatriz Cerqueira e Nota de Esclarecimento da Direção Estadual do sindicato). Além disso, o faraó passou 40 dias em uma longa e não merecida viagem pela Europa e sequer tocou no assunto da greve que abalou Minas Gerais e expôs as tripas desse governo e de seus atos para toda a população mineira. Agora, como candidato a senador, ele tem a cara de pau de dizer que vai lutar por mais verba para a Educação em Minas, quando sequer aplicou adequadamente a receita estadual em favor da Educação pública em Minas e na valorização dos educadores.

Terminada a nossa maravilhosa revolta/greve, a estratégia do governo tem sido uma combinação de atos voltados para o enfraquecimento do nosso movimento. De um lado, impôs um calendário concentrado de reposição de aulas, para que os educadores não tenham tempo sequer para refletir e participar do processo eleitoral e político. Por outro lado, a sistemática pressão por parte das superintendências, inclusive com ameaças de remoção (meu caso) e demissões de contratados de forma ilegal (em função da lei eleitoral). Além disso, tem sido corriqueiro o uso da máquina do estado para a realização de reuniões com educadores em todo o estado, com a desculpa de estar "esclarecendo" as dúvidas sobre a nova lei do subsídio.

É importante notar que para essas reuniões, que são na verdade campanha política para o atual governador, as superintendências não se importam com a liberação de educadores, inclusive causando prejuízos para os alunos, já que essas aulas não serão repostas.

E para completar, o governo tem levado a tiracolo representantes dos sindicatos "amigos" (mui amigos!) como o Sindipúblicos e a tal de APPMG, numa clara tentativa de fortalecer essas entidades junto à parcelas dos servidores. Essas entidades são apresentadas como aquelas que estão garantindo conquistas para os servidores. A pergunta é: que conquistas são essas, se nos últimos oito anos ou mais os servidores só colheram prejuízos e confiscos?

Na área da Educação então, nem se fala: cortaram o biênio e o quinquênio dos servidores que entraram após 2003 e agora cortaram dos demais; reduziram ao máximo as férias-prêmio; dificultaram ao extremo a possibilidade de alguém adoecer, tal a burocracia implantada para apresentar uma licença médica; arrocharam os salários dos servidores, especialmente dos educadores, a ponto de pagar menos que um salário mínimo para o vencimento básico de um professor. As novas tabelas que serão pagas em janeiro de 2011 tiveram que ser arrancadas na luta, assim mesmo o governo confiscou conquistas históricas dos educadores, e ainda por cima reduziu os percentuais de progressão e promoção da atual tabela.

Mas, o governo não quer de maneira alguma conviver com um movimento autônomo, capaz de desafiá-lo em praça pública como fizemos durante a nossa maravilhosa revolta dos 47 dias. Por isso usa os mais variados expedientes para tentar impedir o fortalecimento deste movimento. Por outro lado, nós também não podemos assistir a essas movimentações do governo sem reação. A direção do sind-UTE tem se movimentado pelo interior de Minas, tentando se contrapor às investidas do governo. Dezenas de lideranças do nosso movimento continuam dialogando com os colegas e realizando um cotidiano trabalho de crítica do que vem acontecendo em Minas. Os nossos blogs - este, do COREU, da Vanda, do Anderson, da Cristina, do Sebastião, da Marlene, da Marly, da subsede de Caxambu, e dezenas de outros - estão diariamente alimentando a discussão e trazendo informações sobre o que a mídia esconde da população mineira.

Nos pŕoximos meses, devemos ampliar a nossa discussão a partir das bases e com isso acumular em termos organizativos e políticos para enfrentar o próximo governo com muita força, união e determinação. Exigimos respeito e valorização dos educadores de Minas e do Brasil. E para isso, para esta luta, a nossa autonomia em relação ao governo, seja ele qual for, é condição essencial.



- Copie aqui o Informativo nº 20 do Sind-UTE (em pdf)

* * *

Um pouco de rotina -
O calor hoje prevaleceu novamente, e houve até um ensaio de chuva agora a noite, que não vingou totalmente, mas refrescou um pouco. Pela manhã fui em Lagoa Santa respirar o ar mais puro um pouco do que o de Vespá. Quase no final da tarde, quando estava próximo uns 200 metros da escola onde trabalho, o tanque de guerra dá uma engasgada e pára. Tentei acelerar e nada. Quando mudei a marcha percebi que ela simplesmente deixara de funcionar. Com algum custo consegui encaixar uma primeira e o tanque branco de guerra pôs-se em movimento. Conversando com o porteiro da escola e com os colegas professores e alguns alunos chegamos à conclusão num rápido diagnóstico de que se tratava de algum problema na caixa de marcha ou na embreagem. Quase todo mundo é um pouco técnico de futebol e mecânico de automóvel neste país. Liguei para um mecânico conhecido e ele me disse que sem ver de perto o problema não dava para diagnosticar. Fui até um mecânico próximo da escola e ele me aconselhou: deixe o seu carro na garagem da escola e traga-o aqui pela manhã, pois deve ser a caixa de marcha. Já na escola o diretor me desaconselhou a deixar o carro lá. Não há vigia noturno e é muito comum pularem os muros da escola durante a madrugada. Tudo bem que o carro é bem velho, mas ainda anda. E bem. Então quando terminou meu horário de trabalho, o jeito era tentar chegar no bunker com um tanque de guerra avariado. Uns 10 km mais ou menos a vencer. Lasquei uma primeira para enfrentar as subidas e pisava na embreagem nas descidas. Entre uma descida e uma subida o carro parava e numa dessas acho que acertei uma terceira que resolveu literalmente a parada da metade do trajeto em diante. O tanque de guerra é forte: geralmente arranca de segunda e sobe a maioria dos morros de quarta, que é a sua última marcha. Nem foi preciso usar o plano B: uma colega sairia da escola uns dez minutos depois de mim e caso meu tanque parasse de vez na rodovia a máquina ficaria por lá e eu pegaria uma carona até o centro de Vespá. Felizmente, São Cristóvão, São Pedro - que mandou uma chuva bem ralinha durante o trajeto talvez para esfriar o motor -, e Nossa Senhora de Lourdes, padroeira de Vespasiano, me deram total proteção até a chegada ao bunker. Amanhã será dia de enfiar a mão no bolso já praticamente vazio graças ao minguado salário-de-professor-de-Minas (assim mesmo, tudo junto) para pagar o mecânico e comprar as peças necessárias. Afinal, o tanque não pode parar. Tampouco eu.

* * *

Incorporo ao texto central o comentário do colega Interior:

"
Interior:

Texto retirado do Inf. 20 do sind-UTE/MG...para reflexão.

"Precisamos saber de que lado estamos e quem está ao nosso lado". E citando Gandhi,"Chame a todos, convide a todos. Se ninguém vier, vá sozinho. FAÇA A SUA PARTE."

A leitura diária dos blogs dos colegas citados, nos faz sentir que não estamos só. "Um mais um é sempre mais que dois"
Abraços aos colegas de caminhada!!!!"

Um comentário:

  1. Texto retirado do Inf. 20 do sind-UTE/MG...para reflexão.
    " Precisamos saber de que lado estamos e quem está ao nosso lado. E citando Gandhi,"Chame a todos, convide a todos. Se ninguém vier, vá sozinho.FAÇA A SUA PARTE."

    A leitura diária dos blogs dos colegas citados, nos faz sentir que não estamos só. "Um mais um é sempre mais que dois"
    Abraços aos colegas de caminhada!!!!

    ResponderExcluir