quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Encontro Metropolitano em Vespá dia 25


A partir de hoje, ou amanhã, dia 17, sexta-feira, o blog vai dar destaque especial ao Encontro Metropolitano em Vespasiano, que acontecerá no próximo dia 25. Até o local, que tivemos dificuldade para arranjar, já se encontra agendado: será na E.E Nila Faraj, no bairro Célvia.

Boa parte dos meus ex-alunos do Machado de Assis mora no entorno da E.E. Nila Faraj. Sei que ali por perto há um ou mais grupos de congado. Se conseguirmos contactar com os seus dirigentes vamos convidá-los para uma apresentação. Além disso, a escola tem na direção e vice-direção professoras que apoiaram a nossa maravilhosa revolta dos 47 dias. Além da efetiva participação dos educadores da escola no nosso movimento, em especial a companheira Carminha, coordenadora da Subsede do Sind-UTE de Vespasiano e São José da Lapa. Este conjunto de elementos torna a mencionada escola o local ideal para a realização do nosso encontro.

Se considerarmos que o encontro de Vespá e região poderá contar com as presenças ilustres de pessoas como o nosso colega professor João Paulo, da cidade de Ressaquinha - MG; da colega professora Graça Aguiar, do Rio de Janeiro; e ainda dos professores Wladmir Coelho e outros colegas do Coração Eucarístico; mais o combativo colega professor Rômulo, diretamente do IAPI de BH com uma turma de luta de Ribeirão das Neves; o guerreiro professor Igor e uma turma igualmente de combate de Venda Nova, entre outros convidados, podemos esperar coisa boa desse encontro.

Sem falar na turma de luta de Vespá e São José e Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, que está, como todos os demais professores de Minas, super atarefada com as reposições. Mas, um encontro dessa natureza é bom inclusive para recarregar as energias, rever os amigos de luta e dialogar sobre os variados temas que nos incomodam no dia-a-dia.

O encontro seguramente vai abordar sobre a Educação pública em Minas e no Brasil: as perspectivas para os educadores, a nova lei do subsídio, as perdas e as lutas que travaremos para recuperar nossos direitos confiscados; a nossa organização pela base; a questão política e a nossa participação neste processo - haverá um tempo reservado para que os candidatos ao governo de Minas que comparecerem possam, cada qual, expor em 15 minutos mais ou menos os seus projetos, abrindo depois para um debate.

O tempo está bem corrido e fomos atropelados pelos acontecimentos na nossa escola, envolvendo as demissões dos contratados e a ameaça contra mim. Mas, nada disso poderá desviar o nosso objetivo de organizar o Encontro Metropolitano. Amanhã mesmo os companheiros de luta João Martinho e Carminha já querem passar nas escolas e enviar convites e cartazes para o encontro. Na semana que vem estarei por conta disso.

Esperamos que o encontro produza bons momentos de reflexão sobre as realidades que estamos vivendo. E que nos fortaleça para os embates que teremos que travar para arrancar os nossos direitos e barrar os ataques do governo, do atual e do próximo, seja ele quem for.

* * *

Blog do COREU - Rádio COREU - DEBATE ENTRE CANDIDATOS A PRESIDENTE NO CAMPO DA ESQUERDA

Num esforço para apresentar alternativa ao quadro eleitoral, o jornal Brasil de Fato realizará no dia 21 de setembro, às 21 horas, um debate entre os candidatos à Presidência da República representados em nosso conselho editorial. Foram convidados Dilma Rousseff (PT), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria de Almeida (PSTU), Marina Silva (PV), Plínio Arruda Sampaio (PSOL) e Rui Costa Pimenta (PCO). (Clique aqui para saber os detalhes).

* * *

Incorporo ao texto central o comentário do combativo colega e amigo Rômulo:

"Rômulo:

Euler,

Olhando o site do Sind-Ute vi um cartaz chamando para mobilizações nos dia 24 e 25 de setembro. Para o dia 24 estão chamando uma Assembleia Estadual para as 15hs no pátio da ALMG e provavelmente ocorrerá a reunião do conselho geral pela manhã (essa geralmente é a dinâmica).

Para o dia 25 não vi nada. Será que a proposta de paralisação é para ampliar a participação da nossa categoria no glorioso Encontro Metropolitano???

É preciso saber o que de fato ocorrerá no dia 25 para avaliarmos a manutenção do Encontro. Confesso que uma mobilização na rua dia de sábado véspera das eleições parece mais você sabe o quê! Fico então com o nosso encontro.

Agora se a atividade do dia 25 for um encontro de avaliação e venha contar com as lideranças estaduais da última greve, aí já acho que temos que avaliar.

Abraços,

Rômulo".

Comentário do Blog: Caro amigo Rômulo, o nosso glorioso Encontro já está marcado há um mês, mais ou menos. Só uma revolução social - ou um golpe de Estado - justificaria o seu cancelamento, o que não parece ser o caso, rsrs. Contamos, portanto, com sua valiosa presença e participação. Um abraço. (Euler)

Nenhum comentário:

Postar um comentário