segunda-feira, 24 de maio de 2010

O que a mídia publica e o que deixa de fora


Todos nós, mineiros, já sabemos que a grande mídia está amordaçada por um enorme colar de metais que jorram sem cessar no bolso de alguns proprietários dessa mídia. Isso já não é novidade. E é claro que temos jornalistas sérios, que, apesar do cerco imposto por este governo, conseguem cavar pequenos espaços e praticam o bom jornalismo, que abre espaço igual para todas as partes e não mentem descardamente para a população.

Entre os jornais que mais omitem os fatos em relação à nossa greve está o jornal Estado de Minas, que seguramente vai pagar um preço altíssimo por isso: o da falta da credibilidade, coisa que dinheiro nenhum conseguirá cobrir.

Já o jornal O Tempo tem dado uma razoável cobertura para a greve, embora é nítida a diferença entre o espaço generoso que dá ao governo e o minguado espaço que oferece ao sindicato.

Na edição de hoje, o jornal O Tempo publicou alguns comentários que foram feitos no site do jornal. Mas, deixou de publicar os textos completos. Quem sabe por falta de espaços? Por isso, vamos ajudá-lo, publicando aqui no blog o que ele publicou no jornal impresso e o que deixou de publicar. Vamos lá:

No jornal impresso (JI):

"Em 2002, eu recebia o equivalente a três salários mínimos. Hoje, recebo R$500,48, menos que um salário. Minas Avança?
Júlia Leite
Belo Horizonte

No site de O tempo (original):

"Júlia Leite
Belo Horizonte
Vejam bem, em 2002 quando Aécio assumui eu recebia o equivalente a 3(três) salários mínimos. Hoje recebo R$500,48 menos que um 1(hum) salário. Minas Avança? E o choque de gestão????? Foi no bolso do funcionalismo público."
....

JI: "Minas avança. Avança tão forte que esqueceu que há um povo sábio, que está calado há muito tempo e agora começou a falar".
Adriana
Vespasiano

Original: Adriana
Vespasiano
"Não adianta o goveno fazer papel de bonzinho, reunir, reunir e não apresentar a proposta para a maior reivindicação: mudança nas tabelas salariais. E, mesmo assim, depois de fazer uma proposta, seja ela qual for, a assembleia é que decidirá pelo sim ou pelo não. Por isto, acho difícil esta greve terminar 3a feira. Outro ponto, é preciso divulgar a tabela salarial, com abonos e outras vantagens, dos secretários, adjuntos e outros altos cargos do governo de Minas. Por que D. Renata e D. Vanessa não mostram seus demonstrativos??? Além disso, Minas investe alto em propaganda. Regina Casé e outros globais estão aí, para iludir o mineiro sem estudo, por isto educação não é e nunca será prioridade. Também pergunto, para que investir no educador se, apenas com determinações, é possível promover ao ano de escolaridade seguinte os alunos retidos, mesmo que isto seja realizado em abril. Minas avança. Avança tão forte que esqueceu que há um povo sábio, que está calado há muito tempo e agora começou a falar."
.....

JI: "Não concordo com essa greve pois o outro lado é colocado em segundo plano. Em especial os alunos, que se quiserem que esperem, e percam o ano letivo e suas férias. Contratação já"!
Marcelo
Conselheiro Lafaiete

Original: marcelo
Cons Lafaiete
"Não concordo com essa greve pois, o outro lado é colocado em 2º plano, em especial os alunos, que se quiserem que esperem e percam o ano letivo e suas férias que é de direito. Greve fajuta!! Contratação já!!!!!"
.....

JI: "Vocês têm todo o direito de lutar, mas sou estudante da rede estadual e estou ficando prejudicada..."
Mykaelle
Ipatinga

Original: Mykaelle
Ipatinga
"Vocês têm todo o direito de lutar pelo direito de vocês, eu sou estudante da rede estadual e estou ficando bastante prejudicada por estar sem aula... Mas eu sei que é um direito seus! Se tiver jeito só quero saber se vocês têm alguma previsão de volta ?!"

.....

Link da matéria original de O Tempo - clique aqui

6 comentários:

  1. Existem desembargadores e juízes condenados por envolvimento com atividades ilícitas ou "ilegais".Descumprir a constituição é crime.

    ResponderExcluir
  2. QUE ABSURDO! A QUE PONTO CHEGARAM. COLOCAR PALARAS NA BOCA DE ALGUÉM É CRIME. COM ESTES CORTES ESTÃO DISTORCENDO AS FALAS, O QUE É CRIME,CRIME,CRIME!
    QUERIDOS ALUNOS ESTA GREVE NÃO É FAJUTA, ESTAMOS BRIGANDO TAMBÉM PELA QUALIDADE DE ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. VOCÊS QUANDO SAEM DA ESCOLA POUCO SABEM PARA ENFRENTAR A CONCORRÊNCIA DA VIDA. POR QUE SERÁ? PARARAM PARA PENSAR QUE NÓS LUTAMOS PELA CONTINUIDADE DOS TRALHOS DE QUALIDADE NAS ESCOLAS E QUE MAL INICIARMOS OS TRABALHOS A SECRETARIA VEM COM OUTRAS ESTRATÉGIAS CORTANDO TODO UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM?
    LERAM NOS JORNAIS A PREOCUPAÇÃO COM A MERENDA (RESTAURANTE POPULAR)E OS PAIS SEM TER COM QUEM DEIXAR OS FILHOS PARA TRABALHAR (ESCOLA CRECHE COM BABAS QUALIFICADOS)TIVERAM DESTAQUES? OS
    PAIS DE VOCÊS SUSTENTARIAM AS SUAS FAMÍLIAS COM OS SALÁRIOS, COMPROVADOS EM DEMONSTRATIVOS, RECEBIDOS POR NÓS? PRIMEIRO EXPERIMENTEM SER PROFISSIONAIS MAL REMUNRADOS, QUE INVESTIRAM EM SEUS ESTUDOS, TENHAM CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL QUE ADQUIRIMOS AO LONGO DO TEMPO, PARA DEPOIS NOS CRITICAR. QUEREM SABER O MELHOR? COMPAREM ESCOLAS DA ZONA SUL COM AS ESCOLAS DA PERIFERIA NOS ASPECTOS POLÍTICOS, FÍSICOS, DIDÁTICOS(MATERIAL),PRIORIDADES CONCEDIDASCOMO: NÚMERO MAIOR DE PROFISSIONAIS EM TODAS AS ÁREAS ASSISTENCIAIS, PROJETOS ESCOLHIDOS A DEDO E FINANCIADOS ETC. O QUE NÃO ACONTECE NAS ESCOLAS DA PERIFERIA. A DESIGUALDADE E DISTINÇÃO É FEITA PELO GOVERNO E PELA PRÓPRIA SECRETARIA ESTADUAL DE ENSINO. SABEMOS DA FALTA QUE AS AULAS ESTÃO FAZENDO PARA VOCÊS E JAMAIS DEIXAREMOS QUE FIQUEM PREJUDICADOS. VAMOS REPOR TODA CARGA HORÁRIA COM UM ENSINO DE QUALIDADE E NÃO DE EMBROMAÇÃO COMO FAZ O GOVERNO E VOCÊS ACREDITAM. PRIMEIRO SEJAM PROFISSIONAIS, FAÇAM A CAMINHADA QUE FIZEMOS NA VIDA PARA CHEGAR ONDE CHEGAMOS E DEPOIS NOS CRITIQUEM!

    ResponderExcluir
  3. ERRATA
    SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO!

    ResponderExcluir
  4. AH, ME ESQUECI EM ALERTÁ-LOS QUANTO AS NOVAS CONTRATAÇÕES. VOCÊS TERÃO REPOSIÇÃO DE CARGA HORÁRIA, MAS DA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE DUVIDO. O GOVERNO QUER MOSTRAR NÚMERO E VOCÊS SABENDO OU NÃO SERÃO EMPURRADOS POR ESTES PROFISSIONAIS. EXIJAM TAMBÉM DO GOVERNOE DA SEE QUE OS PROFISSIONAIS CONTRATADOS TENHAM EXPERIÊNCIA EM DOCÊNCIA, FORMAÇÃO (GRADUAÇÃO) E UM BOM PLANO DE CURSO ANUAL. NÓS SABEMOS ONDE PARAMOS E TEMOS CONDIÇÕES DE CAMINHARMOS COM VOCÊS SEM PREJUDICÁ-LOS E ELES ... vÃO SER TAMPADORES DE BURACOS!

    ResponderExcluir
  5. É um absurdo o que este governo ditador vem fazendo com os professores em Minas Gerais. A melhor resposta, colegas,será nas urnas. Nossos governantes se esqueceram que sem o voto dos servidores não há eleição de candidato algum. Que Deus nos ajude!!! Porque nessa situação só ele pra nos socorrer.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Eliane! De fato, vai ser difícil para este governo arranjar 100 mil professores para substituir quem está em greve. Ainda mais com este salário de fome que nos paga. Vai ser uma tarefa quase impossível, hehe.

    Anonimo, as eleições serão uma oportunidade para mudarmos um pouco a cara da política em Minas. Mas, o mais importante é que o nosso movimento se mantenha vivo e unido para enfrentar o governo, seja ele qual for.

    Um abraço.

    ResponderExcluir