segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mobilizações aumentam em todo estado


O movimento dos educadores em greve continua ganhando adesões, tanto de alguns profissionais que inicialmente não aderiram à greve, quanto também da comunidade. O cronograma de mobilizações nas cidades mineiras continua intenso.

Em Belo Horizonte, cumprindo o compromisso aprovado em assembléia estadual, o Sind-UTE realizou, na parte da manhã desta segunda-feira, no Hemocentro de BH, uma ação de solidariedade em prol daqueles que necessitam de doação de sangue. “O governo suga a educação, os/as educadores/as doam sangue e vida" - com esta frase, estampada em faixas, o sindicato procurou dialogar com a comunidade e distribuiu panfletos.

Em Vespasiano, apesar da forte chuva que ocorreu durante a tarde, houve uma importante reunião entre educadores, alunos e pais de alunos no auditório da E.E. Machado de Assis. Na oportunidade, alguns pais fizeram o relato de iniciativas que estão tomando para apoiar o movimento. A preocupação com a reposição das aulas mantendo a qualidade do ensino foi um dos destaques da reunião. Mas, todos os pais presentes manifestaram apoio à greve e disposição de participar das ações organizadas pelos educadores.

O sindicato distribuiu panfleto com cópia de contracheque de um professor da rede pública estadual e nota explicando as razões da greve. A reunião começou às 17h e terminou por volta de 19h30, com a intervenção de várias pessoas da comunidade, além dos diretores da subsede do Sind-UTE de Vespasiano e São José e de vários educadores. Entre os oradores, os professores Paulão - que ganhou fama regional após a entrevista dada à Rádio Itatiaia -, João Martinho, Cláudia Luisa, Carminha, Adriana Beatriz, Anderson, Iara, Carlos Roberto e Euler. Entre os representantes dos pais de alunos, destacamos a fala da empresária Silvinha, que tem mobilizado amigos e a imprensa em favor da causa da Educação e dos educadores. Novos encontros, mais fortalecidos ainda, serão organizados.

Em Uberlândia, algumas escolas que não haviam aderido à greve até então passaram a fortalecer o movimento na semana passada. Foi o que noticiou a Rádio Itatiaia em reportagem realizada no domingo, dia 09, quando dois professores e um diretor da subsede do sindicato foram entrevistados.

Em toda Minas Gerais, cresce o movimento dos trabalhadores da Educação da rede estadual. Esta movimentação deve se refletir amanhã, dia 11, quando acontecerá às 14h nova assembléia estadual no pátio da ALMG. Pelos depoimentos e mensagens recebidas pelo blog percebe-se uma acentuada tendência à continuação da greve, com o sentimento de que não dá para recuar sem que o governo negocie o piso salarial.

Um comentário:

  1. Se aguentamos até agora as ameaças porque recuar?
    Minas tem que fechar todas as portas das escolas, somente assim haverá negociação. Todos têm que entender que para abrir uma porta, ela tem que estar fechada. Vamos à luta pessoal eles não farão nada com a nossa união. Força, coragem e credibilidade em nós e no novo Sindicato.Eliane

    ResponderExcluir