terça-feira, 18 de maio de 2010

40 dias de greve! Viva a força dos trabalhadores da Educação!


Hoje, dia 18, completam-se 40 dias de greve dos educadores de Minas. Uma greve histórica, que merece entrar para as mais belas páginas das lutas libertárias do nosso estado e do Brasil.

Enfrentando todo tipo de pressão - uma mídia comprada e amordaçada, uma justiça (ou parte dela) dócil aos desejos do governante de plantão, um parlamento (maioria dele) omisso em relação aos problemas da Educação pública e um governo truculento e insensível - a greve se manteve firme.

Os trabalhadores da Educação de Minas surpreenderam a todos pela sua coragem, determinação e acima de tudo pela capacidade de manter a unidade na luta.

Hoje será decidido em assembléia, às 14h, no pátio da ALMG, qual será o destino do movimento. Em que pese o governo e a sua mídia já contarem como certo o fim da greve, tudo pode acontecer. Inclusive a continuidade da greve com mais força ainda, pois, como dissemos em outro artigo, o governo não apresentou nenhuma proposta concreta de aumento salarial e a categoria em greve está indignada com isso.

Vamos então à asembléia estadual dos trabalhadores participar e assistir in loco o que os trabalhadores em greve - e somente os trabalhadores em greve! - decidirão (decidiremos)!

Não quero cantar a pedra antes porque até o horário da assembléia podem aparecer novidades. Quem sabe o governo não se dá conta de que é preciso negociar seriamente, com proposta concreta, calendário definido e tudo mais? Sem isso, nem preciso dizer qual a tendência da assembléia.

À noite, estaremos de volta para fazer o habitual relato de quem participa ativamente do movimento ao mesmo tempo em que observa e vai descrevendo o que vê.

40 dias de greve! Viva os educadores de Minas Gerais!

6 comentários:

  1. "40 dias de greve! Viva os educadores de Minas Gerais!" Você está comemorando tanto tempo de greve porquê? Que vantagem isso te dá? Você deveria comemorar se em menos de uma semana de greve vocês conseguissem o que querem. Mas não, estão 40 dias sem trabalhar, ficando em casa na maioria desses dias e forçando os pobres alunos à férias forçadas e causando uma enorme perda de aprendizado. Se pelo menos, no fim dessa greve, vocês conseguissem o que tanto querem, tudo bem, o prejuízo valerá a pena (pelo menos para os professores, já para os alunos eu não tenho tanta certeza), mas pelo contrário, o governo alega ser ilegal a greve e também não poderá dar aumento devido às eleições, ou seja tudo isso no não passará de uma grande perda de tempo e prejuízo aos alunos. Ah! Por favor! Tenha um pouco mais de compaixão pelos que vc atende! Os alunos não tem a mínima culpa nisso tudo e serão os mais prejudicados.

    ResponderExcluir
  2. Acompanhando o que foi definido em assembléia hoje, 18/05, professores de escolas estaduais de Virgem da Lapa, Vale do Jequitinhonha continuam em greve, aguardando diálogo com governo do estado com propostas que satisfaçam as justas reivindicações da classe.

    ResponderExcluir
  3. Estamos unidos com vocês nessa luta. Monte Santo de Minas, São Sebastião do Paraiso, Itamogi, Passos e outras. Dia 25 estaremos em BH para a assembléia

    ResponderExcluir
  4. Maria Aparecida pelo que parece vc não deve ser da classe de professores pra falar tanta asneira junta. Os pobres alunos e vc estão sendo prejudicados é pelo governo e não por nós trabalhadores da educação que passamos a ser pais, mães e etc dos alunos. Vc deveria viver com os baixos salários que recebemos para sustentar sua família. Não ataque o Euler, ataque um governo disleal, mentiroso cheio de truques para enganar a população. São 40 dias de vitórias sim, pelo que vejo vc está por fora de todos os acontecimentos importantes dessa greve. Informe-se melhor pra não dizer asneiras.A sua fala é dispresível pra nós trabalhadores da educação...........Agora querida ficando em casa JÁ É DEMAIS, vc é que deve ficar em casa vendo tv e se iludindo com as mentiras do governo. CONVITE
    Vá pelo menos em uma assembléia, quem sabe vc ficará melhor informada do movimento e por que comemoramos 40 dias de greve. A culpa é do governo que joga com a ducação e com pessoas limitadas como vc.

    ResponderExcluir
  5. Euler, desculpe a intromissão, mas gostaria de falar para a D. MARIA APARECIDA!!!!

    Eu acho que sei porque Euler e muito Educadores como eu, temos o que comemorar!!!Mesmo não tendo a vitória que esperamos e merecemos....

    * Temos que valorizar e parabenizar aqueles que tentam mudar o que pode ser mudado!!

    * Temos que valorizar e parabenizar aqueles que não são covardes e desistem diante do primeiro obstáculo!!!

    * Temos que valorizar e parabenizar a luta , a união, o compromisso social, a garra, a persistência, a busca por um ideal!!!

    * Temos que valorizar e parabenizar aqueles que estão tentando mostrar para o Governo e a sociedade(que ainda não percebeu)que somos uma classe massacrata, humilhada e que mesmo assim cumpre o seu compromisso por compaixão dos seus alunos e por vocação!(Mas infelizmente, vocaçaõ e compaixão não pagam as nossa contas)

    * Temos que valorizar e parabenizar aqueles que estão dando uma aula de cidadania PARA SEUS ALUNOS!!

    Não é fácil para nós, termos que sair da sala de aula para lutar por um direito adquirido.Somos profissionais da educação e todo profissional deve lutar por sua classe e buscar
    melhorias não individualmente, passando por cima dos colegas de trabalho ,mas sim, juntando-se a eles na luta!!Tendo compaixão uns para com os outros!

    Como gostaríamos que pessoas como você se juntassem a nós para cobrar daqueles que são os culpados por este 40 dias parados!!!!

    Nós somos vítimas!!!! E não culpados!!!

    Gostaríamos de estar na sala de aula trabalhando e recebendo o que é de direito e não correndo de cá para lá reivindicando, mendigando o nosso DIREITO, isto sim é desgastante e prejudicial!


    É muito difícil articular um movimento deste porte, com tantas diversidades,sem apoio e com a mídia toda comprada e divulgando apenas o que é conveniente para o Governo.

    São estas pequeninas coisas que juntas devemos sim ressaltar valorizar, vibrar e parabenizar a todos os companheiros de luta que estão vivos neste movimento!...


    Euler, não se preocupe se não quiser publicar este meu comentário, vou entender perfeitamente bem, sei que vc é muito ético e teria suas razões. Mas eu acho que temos sim que valorizar aqueles que estão na luta diária e incansável desta greve desgastante!!!

    Boa noite!

    Cristina

    ResponderExcluir
  6. Euler esta resposta á Maria aparecida que está sem foto é minha. Ela deveria acreditar mais no movimento, na classe de educadores e parar de falar abobrinhas. Publique se quiser esta minha fala. Bjs bravo heroi da educação.

    ResponderExcluir