sexta-feira, 30 de abril de 2010

Secretaria da Educação dá uma recuada: é a força da greve!

Após enviar um ofício (1013/2010) orientando os diretores a demitir contratados, publicar edital para contratar novos trabalhadores para substituir os grevistas e lançar falta injustificada no livro de ponto dos trabalhadores em greve, a Secretaria dá uma recuada.

Em outro ofício encaminhado, a orientação mudou: 1) é para lançar falta por motivo de greve no livro de ponto, 2) nas escolas onde apenas alguns servidores aderiram à greve poderá haver contratação, assim mesmo em caráter emergencial, até que os trabalhadores em greve retornem ao trabalho.

Na realidade, mesmo essa atitude não é legal, pois a greve é um direito constitucional, válido para todos os servidores, sejam efetivos, designados, ou da Lei 100. Os contratos ficam suspensos e não pode haver nem demissão nem substituição.

Mas, a SEE-MG faz a pressão para tentar intimidar. Como a categoria não aceitou a chantagem ela começa a voltar atrás. Mas, tem alguns diretores de escola sem compromisso com a carreira do magistério que ainda mantém o mesmo discurso, com ameaças, o que pode gerar abertura de ação judicial, B.O - Boletim de Ocorrência - pela Polícia Militar e ação junto ao Ministério Público. A sociedade civil organizada conquistou já, a duras penas, direitos legais e legítimos que não podem ser renegados por profissionais despreparados. Cabe aos trabalhadores em greve exigir e lutar por seus direitos.

Estamos de olho e na luta para que a greve se fortaleça e avance nas conquistas.

4 comentários:

  1. Oi Euler,
    Primeiramente, parabéns pelo seu blog,ele tem sido referência para nós desse movimento.
    Gostaria de comunicar o que tem acontecido na ecola Renato Azeredo. Uma professora me ligou e disse que os professores da escola estavam voltando às aulas e disse que só faltava eu decidir. Ela disse que na próxima segunda-feira, dia 03 todos estarão de volta e já está convocando os alunos, inclusive a secretaria da escola está dando a informação de que na segunda feira tem aula. Porém, ao ligar para outros colegas, descobri que ela só ligou para algumas pessoas. Ela ó ligou para os designados e para os novatos. Acho que esta escola precisa de uma séria intervenção do sindicato.

    ResponderExcluir
  2. Olá, companheiros do Renato Azeredo. Esta escola sempre foi uma referência da luta do magistério em Vespasiano e em Minas. Toda greve, os bravos companheiros do Renato Azeredo eram os primeiros a cruzar os braços. Inclusive quando lecionei nesta escola, entre 2003 e 2004, lembrança que guardo com carinho, não foi diferente. Chegamos a criar um grupo que visitou por conta própria todas as escolas de Vespasiano e São José para reforçar a greve de 2003. Foi uma luta dura, no início do governo Aécio, quando ele ainda tinha gás para manipular, prometer, iludir e enganar. Hoje não tem mais. Mas, estranhamente, fico triste em saber que logo a E.E. Reanto Azeredo deseja retornar ao trabalho. Faço questão de comparecer na segunda-feira, à noite, nesta escola, para ter uma conversa amigável com todos os companheiros, efetivos e contratados. Já contatei os companheiros João Martinho, Alex, Carminha, Paulão, entre outros e estaremos aí. Não é hora de recuar. Nosso movimento está forte. Muitos companheiros estarão em Uberaba para pressionar o governador Anastasia. Temos obrigação moral de continuar esta luta até a vitória. Um abraço a todos do Renato,
    Euler.

    ResponderExcluir
  3. Euler,
    Segundo o Anastasia, a nossa greve tem outras conotações- que governante inteligente, ele descobriu a América... outras nocotações: revolta pelo salário que ele paga, Escolas caindo aos pedaços, tremenda insegurança, dívidas dos professores...
    Que visão - grande Anastasia...

    ResponderExcluir
  4. Euler, parabéns pelo seu blog, você não acha que temos que encontrar um nome dentro deste quadro de pessoas que realmente participam de nossos movimentos para colocá-lo como Dep. Estadual da categoria?

    ResponderExcluir