quinta-feira, 20 de junho de 2013

Onde está o sindicato dos educadores de Minas? Até quando vamos ouvir, silentes, o anúncio fantasioso do governo sem qualquer resposta do sindicato?


Onde está o sindicato dos educadores de Minas? Até quando vamos ouvir, silentes, o anúncio fantasioso do governo sem qualquer resposta do sindicato?


Diariamente estamos ouvindo, através das rádios, o anúncio pago do governo de Minas dizendo que valoriza os professores e que paga até mais do que o piso salarial nacional. Trata-se de uma propaganda enganosa, que não corresponde à realidade dos educadores de Minas, que tiveram sua carreira destruída, o piso salarial sonegado, burlado, e o salário congelado até 2016.

Mas, o pior de tudo é o silêncio pusilânime do Sind-UTE, que dispõe de recursos para contratar espaços na mídia burguesa, jornais e rádios, principalmente, e contrapor o discurso do governo com os fatos. Explicar para a população que em 2011 o governo estadual burlou a lei federal que criou o piso; que o piso é vencimento básico, sobre o qual deveriam incidir as gratificações conquistadas pela categoria, mas que o governo somou o vencimento básico a essas gratificações para alcançar o valor nominal do piso. E que esta prática foi considerada ilegal pelo STF. Além disso, o governo destruiu a carreira dos educadores, cogelou seus salários, e mantém uma política de terror nas escolas, para intimidar os educadores.

O sindicato dos educadores de Minas está se omitindo de tomar atitudes, tanto no aspecto político, através da denúncia paga nas rádios e jornais, ou em cartazes e outdoors, como também no âmbito jurídico, cuja incompetência demonstrada pelo sindicato nos últimos anos é já conhecida.

Estou convencido, dada à realidade dos educadores de Minas, que não estamos em condições de uma nova greve no estado. A categoria está doente, está descrente, está cética em relação a quase tudo. Então cabe ao sindicato da categoria, que é o órgão que representa formalmente a categoria, abrir um diálogo com a base e buscar uma alternativa imediata que consiga acordar a categoria para a luta pelos interesses comuns dos educadores.

Uma dessas atitudes seria a convocação de um grande ato público pelo pagamento do piso, pela recuperação da carreira destruída, pelo descongelamento dos salários, pelo pagamento retroativo do que foi confiscado nos últimos anos, pelo terço de tempo extraclasse de acordo com a escolha dos professores, e por melhores condições de trabalho, com mais investimento na Educação, entre outras demandas.

O sindicato teria que ter a humildade de reconhecer que não possui mais credibilidade e força para mobilizar a categoria e que, por isso mesmo, faria um chamado às lideranças de base para compor um grande conselho dos educadores, para que este conselho, dispondo dos recursos do sindicato, pudesse realizar um amplo e imediato trabalho de mobilização nas escolas. São três mil escolas estaduais em Minas, 250 mil educadores e 3 milhões de alunos. Imaginem se cada escola conseguisse mobilizar um ônibus com 30 pessoas, com educadores, alunos e pais de alunos para um grande ato público de protesto contra o governo de Minas. No Centro de BH, seriam reunidos de 90 mil a 100 mil pessoas para protestar contra o governo, exigindo que ele pague o piso, que retire a propaganda enganosa das rádios e que ele abra um canal sério de negociação com esse conselho de base, do qual os próprios dirigentes sindicais fariam parte. E essa mobilização poderia se repetir de tempos em tempos, até que o governo, acuado, atendesse as demandas dos educadores.

Mas para que isso aconteça, é preciso que a direção sindical tenha humildade, não queira se tornar dona eterna do movimento dos educadores, que praticamente acabou, definhou, e que renascerá apenas com uma mudança na forma de organização e de mobilização e de encaminhamentos das lutas. Sem donos, sem monopólio de grupo partidário, sem personalismos, mas respeitando os interesses comuns dos educadores.

Se não encaminhar essas propostas, ou algo próximo disso, eu vou me desfiliar do sindicato e vou sugerir a todos os colegas a fazerem o mesmo, pois não dá mais para tolerar o mais do mesmo: pequenos atos públicos e greves esvaziadas que não conseguem nem arranhar a política neoliberal do governo.

Aguardo, portanto, a resposta do sindicato e desde já convido os colegas da base a discutirem essas propostas e a tomarem os rumos da luta dos educadores em suas mãos, a exemplo do que fazem hoje os jovens que ocupam as ruas e praças do Brasil.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

***

120 comentários:

  1. Gosto muito dos seus textos, mas me desculpe, nesse vc foi totalmente infeliz. Ruim com o sindicato e pior sem ele. Como diz vc, sua hora de sair da educação está chegando, so que nós iremos ficar. Sem sindicato? sendo representados pelo outro sindicato pelego que apoia a lei 100 e os desmandos do governo? cuidado com o que escreve.
    José Maria, professor sindicalizado, mas não pertencente a direção sindical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece colegas, que se cada um não fizer sua parte,continuaremos manifestando por aqui.

      Servindo de chacota para os nossos opositores (Anastásia,Aécio,PSDB e seus agregados). Desde que me entendo por gente nunca vi ninguém elogiando um sindicato. E vocês colegas, professores de história sabem melhor do que eu, a forma que a desconstrução da importância de um sindicato foi feita ao longo da nossa história.

      O certo, e que eu estava lá; atendendo ao chamado do sindicato que me representa, atendendo ao chamado da necessidade de valorização profissional e financeira.
      Fui por mim.

      E sei que a minha presença no movimento pode não ter importância para vocês, mas na hora que alguém tiver que repassar o número de participante num movimento, a minha cabeça está lá e será contada.


      Excluir
    2. A coisa mais fácil do mundo é CRITICAR.
      Difícil mesmo é FAZER. A esmagadora maioria dos que criticam NÃO CONSEGUEM FAZER aquilo que está sendo feito por aquele a quem critica.
      É só uma questão de ser justo e honesto. Simples assim.

      Excluir
    3. Bravo colega!Se todos os professores pensassem assim seríamos uma classe valorizada!Penso como você costumo agir assim também!

      Excluir
    4. Euler, sua ponderação deve falar mais alto.
      Como disse o colega, você sai e nós ficamos.Todos presenciam o massacre que os governos neoliberais tentam impor aos sindicatos em geral.
      Então porque uma ação contra o sindicato, que de maneira ainda pequena nos representa ?

      Excluir
    5. Caro colega, não temos escolha!!! É mobilização e luta!!! Há uma manifestação marcada para amanhã, dia 22/6, às 11h, na Igreja da Pampulha. Fiquei em dúvida se deveria ir a essa manifestação ou à manifestação do COPAC, mas achei que eu não posso deixar o barco afundar. Espero encontrar com você novamente por lá. Acredite, Euler, seu blog é uma grande referência para muita gente. Pense em quantas respostas você teve e pense em quantos leram o seu texto e não responderam. Repense... "A gente nunca desiste!!!" Não temos opção. Grande abraço.

      Excluir
    6. É hora de unir...Diminuir o sindicato é tudo que o Governo quer.Sou filiada e acho que todos devem fazer o mesmo.

      Excluir
  2. Euler, concordo plenamente com o texto que você escreveu. Nosso sindicato está apático. O povo brasileiro fazendo manifestações por toda parte; nós, professores politizados, gritando por nossos direitos nas ruas de nossas cidades e nas assembleias em BH e o sindicato que "diz" nos representar em absoluto silêncio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sindicato está fazendo movimentos. Você está participando?

      Excluir
    2. Realmente o sindicato está apático, achando que só consegue mobiliza a categoria, parece estar acima dos educadores.É hora de uma mudança de unificar a nossa classe.

      Excluir
    3. Tá tonto, zambeiro, sem rumo...

      Excluir
    4. Silêncio absoluto?O sindicato tem um calendário de manifestação!Você não sabia?
      Quem está apático são os professores mesmos...

      Excluir
  3. Carioca arrependido.20 de junho de 2013 às 11:42

    PSDBosta tentando jogar o povo contra Dilma foram para o Congresso sozinhos e chamaram os jornalistas.

    ResponderExcluir
  4. Aécio, Campos e Marina firmam pacto contra o PT De acordo com informações de auxiliares dos três pré-candidatos à Presidência da República, eles têm trocado telefonemas pelo menos uma vez por semana

    Agência Estado

    Publicação: 20/06/2013 08:56 Atualização:

    Prováveis candidatos de oposição na disputa presidencial do ano que vem, os presidentes do PSDB, senador Aécio Neves (MG), do PSB, Eduardo Campos, e a ex-ministra Marina Silva uniram esforços contra um adversário comum, o PT. E vêm conversando sobre uma estratégia única de atuação desde que a Câmara votou e aprovou em regime de urgência, em abril, o projeto de lei que cria obstáculos ao acesso de novos partidos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda política na TV.

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2013/06/20/interna_politica,409354/aecio-campos-e-marina-firmam-pacto-contra-o-pt.shtml#.UcLxUm_4y0I.twitter

    ResponderExcluir

  5. SEE fala que paga 47% a mais que o piso, mas se colocarmos 10 bienios 50%, 4 quiquenios 40%, pós de giz 20% mais uma pós, dará 120% ou seja 940,00 + 1.128,00 dando 2.068 para nível médio.

    Como fala que paga o piso? não somos burros, queremos nossos direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 11:52, você falou a coisa mais certa. O que devemos fazer é colocar esse calculo em cartazes e sairmos pelas ruas junto com os jovens aqui em Belo Horizonte, principalmente o dia que houver jogos. Colegas a hora é agora o que estamos esperando. Colegas de BH o momento não é hora de darmos aula mas de irmos nos juntar aos nossos alunos nas ruas e mostrarmos o que está acontecendo na educação.

      Excluir
  6. Eu também concordo,caro colega com suas palavras,precisamos de um sindicato forte e único realmente ... Trabalho em uma escola que até no momento,século XXI,o lema da diretora é:Manda quem pode e obedece quem tem juizo...Me prejudicou,pois lá quem fala "não concordo" é perseguido...Procurei a SRE C e não consegui mudar a situação,pois lá, ainda reina o coronelismo,não com tapinhas nas costas do compadre mas beijinhos das meninas que se acham super poderosas...A diretora reconheceu o seu erro e disse não peço desculpas.Só que isso não foi registrado na Ata,pois não era conveniente...Somente eu fui punida,pois terei que virar nos trinta para honrar meus compromissos...Me arrepia pensar que não vai ter eleições para diretores...Precisamos de um Sindiúnico realmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de você assinar a ata, você pode colocar: em tempo e lavrar o que aconteceu. Além do mais não é falta e sim FALTA GREVE.

      Excluir
  7. AO INVÉS DOS POLITICOS FICAREM COM VERGONHA DOS ATOS E PASSEATAS, AINDA TENTAM USAR O MOVIMENTO POLITICAMENTE


    ESSE É NOSSO PAÍS
    FALANDO NISSO, ANASTA FOI O ÚNICO QUE CHAMOU FORÇA NACIONAL.

    PARA QUE?
    PARA TIRAR O SEU DA RETA, AFINAL ELE JÁ TEM DONO.

    KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. Ao nobre colega anônimo das 11:52, viajo mais de 500 km para participar das assembleias em BH. Se eu não participasse dos movimentos, não poderia criticar as ações do sindicato. Os jovens provaram que para se organizar uma manifestação e caminhar pelas ruas de BH não é necessário estar filiado a nenhum sindicato ou partido político. Precisamos que nosso sindicato aja com mais vigor; que cobre de suas subsedes um levantamento das ações realizadas no interior; minha cidade não tem subsede e, mesmo assim, corremos atrás, pois a subsede que nos representa nem visita às escolas faz. Por isso, penso sim que nosso sindicato falha e gostaria muito que a direção aproveitasse este momento de manifestações e colocasse a boca no trombone, relatando o que realmente acontece com a classe de educadores de MG. É muito caro o tempo na TV??? Pois bem, aproveite o dinheiro que seria utilizado para pagar a multa pelo descumprimento da liminar do ANASTA/AZIA.

    ResponderExcluir
  9. E a certificaçao para diretores? O ultimo comentario procede? Alguma informação, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual último comentário??????????????? Favor descrever..... Agradecida!

      Excluir
  10. Euler, por que não se cria uma página no facebook arrebanhando manifestantes diversos para a causa da educação em Minas?

    ResponderExcluir
  11. Até que enfim Euler !!!! Quanto tempo espero por vc defender a desfiliação em massa !!!!

    ResponderExcluir
  12. Quantos você acredita que consegue botar na rua Euler, sem a ajuda do sindicato?

    Qual o poder de mobilização do blog?

    Acha que conseguimos pautar uma mobilização autônoma?

    ResponderExcluir
  13. Tenho dito isto muitas vezes: sem o apoio dos pais, greve só gera raiva, confusão e revolta. Está passando da hora de o sindicato deixar de falar e agir. Fiquei três meses junto com tantos outros em greve e não vi mais nada de sindicato até agora, quando querem deflagar outra greve. Ora, vai ser a mesma coisa, pois não contamos com o mais valioso apoio: os pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha cidade uma professora foi "piquetar" na porta de escola e apanhou de uma mãe.
      Os pais não querem filhos da escola.

      Excluir
    2. Quais são os filhos da escola?Não seria: na escola?

      Excluir
  14. Governador de Minas mostra-se truculento ao chamar força nacional.

    Imaginem esse homem com mais poder!
    acabaria com todos

    Fora anasta

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Euler, texto muito lucido. Nosso sindicato parece muito mais uma sucursal do PT, esquecem de fazer o trabalho de base.

    PT partido dos traidores. Abra o site do sindicato parece até o site do PT.Fora Pt...Fora Beatriz e sua corja.Vá militar no Rio Grande do Sul, onde o governo do pt nega aos professores o piso.

    Pt e Psdb a mesma porcaria, só troca o nome.

    ResponderExcluir
  16. Sind Ute, manifestação popular pacífica é igual greve de professor, não dá em nada!

    ResponderExcluir
  17. me poupoe Euler, onde estava vc que não foi às assembleias e se posicionou nelas. Falar aqui na net é facil, quero ver ter coragem de subir a tribuna e se posicionar

    ResponderExcluir
  18. Euler, concordo plenamente com você. Em vez de tentar chegar ao Mineirão, o que já sabemos ser impossível, o SINDINÚTIL deveria organizar uma manifestação no centro e desmascarar as mentiras veiculadas como verdades na mídia paga (e muito bem paga, por sinal) com o dinheiro dos contribuintes e mostrar, com muita clareza, o golpe aplicado nos professores estaduais pelo governador e seus aliados da assembleia homologativa.

    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir

  19. http://www.sul21.com.br/jornal/2013/06/camara-vota-nesta-semana-100-dos-royalties-do-petroleo-para-a-educacao/

    ResponderExcluir
  20. Companheiros, como tem políticos que pensam que somos burros mesmo no momento em que o povo acordou, e com força... O VICE PREFEITO PREFEITO DE BELO HORIZONTE o sr. Delio Malheiros teve a coragem de dar uma entrevista em certa rádio da capital, que todos conhecem, e que atende prontamente aos interesses do governo, pois ganha muito dinheiro com as propagandas enganosas,...ele lançou suas propostas de mudança PASMEM...ele quer acabar com o IPVA e com o DPVAT. seria muito bom se fosse simples assim...mas no lugar desses impostos ele quer tarifar mais impostos na gosolina...Ai temos que pensar, o IPVA da pra saber quanto pagamos e quanto o governo arrecada...mas se esses impostos forem pagos no aumento do preço da gasolina...a arrecadação poderia ser bem maior...e o cidadão jamais saberia o tamanho do prejuizo.OUTRA GRANDE IDEIA DESSE GÊNIO...pagar uma espécie de pedágio para circular de carro no perímetro urbano de Belo Horizonte, para diminuir o número de carros que circulam e melhorar o transito da capital...Ele não depende de transporte coletivo e não sabe que não temos qualiddade nem eficiência no transporte coletivo...além disso, ele e seu mundo de elite teriam dinheiro para transitar de carro por toda a cidade e, sem outros carros o centro seria somente deles... Será que essa rádio e esse vice prefeito pensa que somos idiotas?...

    ResponderExcluir
  21. IMPORTANTE...A presidente Dilma esteve em viagem na África no mes passado e perdoou a dívida de nove países com Brasil. Nada contra ajudar aquele povo , mas esse não é o melhor meio.
    OUTRA situação que devemos pensar... ha poucos dias ANASTASIA esteve em viagem na EUROPA e todos os dias aquela rádio da capital transmitia longas entrevistas com ele lá da EUROPA... as perguntas eram sempre estratégicas para que as respostas transmitissem so alegria para o povo mineiro... ETA RADIO DO GOVERNO...será quem paga as despesas de viagem desses jornalistas que saem daqui so pra seguir o Governador la na EUROPA?...

    ResponderExcluir
  22. Euler, por que o sindicato não esta aproveitando as manifestações e convoca o povo para a cidade administrativa para mostrar a realidade da educação e dos professores de Minas? o que esta esperando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, meu Deus, como é que o Euler vai saber isso?! Escreva direto para o sindicato, colega! Ou telefone, que é mais rápido e direto...

      Excluir
  23. Estou cansado deste discurso medíocre de que o sindicato não faz nada.
    O sindicato somos nós caros colegas aloprados.
    É muito fácil ficar com a bunda roxa sentado esperando a mudança chegar.
    Em 2011 fiquei mais de 60 dias de greve dos 112 dias, aqui na minha cidade fomos 10 em universo de 6 grandes escolas; fui demitido do cargo de vice diretor, me negaram o direito de assumir a direção da escola que a comunidade me elegeu, me tiraram das minhas aulas, me transferiram de lotação para outra escola sem o meu consentimento.
    E os meus colegas o que fizeram: Nada, Nada e Nada. Algum até disseram que era pra eu aprender a ser mais bobo.
    O que adianta sindicato sem sindicalista com disposição de lutar?
    Vandir Paulino - Nova Serrana

    ResponderExcluir
  24. Brasileiro é tão inteligente que protesta quando o país melhora, não sabe por que está protestando e o faz de forma violenta.
    Além disso, quando se instaura a desordem os generais assumem o poder e...Adeus democracia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o país está melhor, deve ser só pra você. Adeus, socialismo, você quis dizer, não é?

      Excluir
    2. Não esqueça que o nosso país se chama "minas gerais". Concordo com o anônimo das 20:25, isso tá cheirando a golpe de estado, devemos ter cuidado, e mais o Brasil melhorou sim depois do Lula/Dilma. Para nós em MG não sentimos tanto essa melhora porque aqui tudo é mais caro. Não podemos esquecer a manipulação da rede globo (bobo mesmo).

      Excluir
    3. Oh céus...! Desde quando inteligência tem a ver com a nacionalidade da pessoa?!
      O fato de o Brasil ter melhorado não significa que o povo não possa querer mais... Pelo contrário: se há tanta corrupção, tanto dinheiro desperdiçado, gasto injustamente (Bolsa Copa?!), o povo tem mesmo que botar o bloco na rua e gritar muito e alto, para que os falsos políticos entendam que o tempo de roubalheira desmedida vai acabar. E é nesse sentido que precisamos trabalhar agora: não deixar o povo esmorecer, perder esse vigor! E que a polícia use sua gana para prender e punir os baderneiros e bandidos que atrapalham essa linda festa democrática!

      Excluir
    4. Vilma Luiza,
      Não deixe suas paixões nublarem a sua inteligência e torná-la uma seguidora sem juízo. A coisa é séria, não é só divertido ou tá na moda.
      Só pra lembrar: O fascismo de Mussolini, na Itália, e o nazismo de Hitler, na Alemanha, também começaram com manifestações como essas que acabaram com a governabilidade. Por isso a democracia está em risco. Quem não entende isso é burro mesmo.
      Todos os avanços que temos hoje, foram feitos por pessoas sérias e responsáveis, não deram em árvore.

      Progresso sim, nas com ordem. Isso sim é inteligente.

      Excluir
    5. Uai, "Anônimo" de 20:27, não entendi o seu rompante... Será que "sou burra mesmo"? Afinal, eu não defendi quebradeira, roubos, depredações, que isso é caso de polícia; falei em gritar em alto e bom som, coisa que há muito se esperava do povo brasileiro! E justamente por entender que muita gente séria e responsável lutou, sofreu e até morreu pra que chegássemos à democracia é que fico tão incomodada com quem não tem disposição para se expor nas ruas... (Nossa, quantos colegas professores são assim!) . Mas o povo está redescobrindo que tem poder, que tem voz.. E à custa de dor e sangue de muitos. Modismo? Acho que não. Abraço.

      Excluir
    6. Concordo temos que abandonar o cordeirismo.

      Excluir
  25. O "Mal" dos professores é que se acovardam e inventam coisas para não irem a luta .
    Com sindicato ou sem sindicato somo nós professores , formadores de opiniões é que temos que iniciar essa luta.
    Não acredito que pacificamente consigamos alguma coisa !
    É preciso ter raça!
    É preciso ter força.
    Mas acima de tudo é preciso ter INICIATIVA.
    Ficar trocando "farpas" apontando "Culpados " Não vai mudar a nossa história.
    Greve e passeatas na copa das confederações já!
    O POVO UNIDO < SERÁ OUVIDO>

    Avante companheiros.

    EM

    ResponderExcluir
  26. QUERO VER ONDE VAI DAR ISSO....


    SE POLICIA SE EXCEDER, EXERCITO TERÁ QUE PROTEGER POPULAÇÃO


    AI BICHO PEGA

    ResponderExcluir
  27. POLICIA FEDERAL TERÁ QUE INVESTIGAR ORIGEM DAS MANIFESTAÇÕES

    1º BOLSA NO NORDESTE
    2º PASSAGEM, TEM COISA AI PARA DESESTABILIZAR GOVERNO DILMA

    COISA DE AÉCIO COM CERTEZA
    COMEÇOU ONDE SÃO PAULO DE HADDAD, MAS CONTAGIOU E FUGIU DO CONTROLE

    ResponderExcluir

  28. MINAS ESTÁ ISOLADA.

    BH, NÃO PASSA NA TV,

    A MÍDIA ESTÁ PROIBIDA DE RETRATAR AS MANIFESTAÇÕES EM BH.

    SERÁ A ANDRÉIA???

    OH MINAS GERAIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passou da hora de os manifestantes invadirem os meios de comunicação,principalmente a globo.Ao que tudo indica,esta emissora está morrendo de medo!!!

      Excluir
  29. A hora é agora!
    Fiquei satisfeito de ouvir e gritar junto com 15 mil pessoas na manifestação aqui em Juiz de Fora: "O Brasil, vamos acordar, o Professor vale mais que o Neymar".
    Isso é só o começo. Vamos pras ruas!

    ResponderExcluir
  30. PAM Passivo Ate a Morte20 de junho de 2013 às 22:24

    Esse não podemos perder:
    Anônimo de 20/06/13 - 20:12
    Aécio não conta a verdade sobre as tarifas de ônibus
    Senador critica mas não informa que comanda o lobby nacional das
    tarifas das empresas de ônibus municipal, intermunicipal e
    interestadual
    Publicado no Novo Jornal: www.novojornal.com/politica/aecio-nao-conta-a-verdade
    O Senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, utilizou uma rede social
    para afirmar: “São brasileiros de diversas partes do país se mobilizando, entre outras
    questões, contra o aumento de passagens, contra a baixa qualidade dos serviços
    públicos, de transporte”.
    Evidente que é precisa e louvável a análise de Aécio esquecendo-se apenas de informar
    que sua carreira política sempre foi financiada pelos concessionários de ônibus, patrimônio
    herdado de seu pai que igualmente foi desde a década de 60, defensor dos interesses
    dos concessionários de ônibus.
    No congresso nacional Aécio sempre defendeu os interesses das empresas de ônibus
    mantendo paralisado quando presidente da Câmara dos Deputados todos os projetos que
    visavam modernizar e moralizar o setor. Sendo inclusive sua a iniciativa para prorrogação
    sem licitação das concessões de linhas interestaduais e internacionais.
    Foram durante os oito anos que Aécio governou Minas e os três de seu sucessor Anastasia
    que os concessionários de transporte de passageiros metropolitanos e interestadual
    conseguiram as maiores tarifas de sua história sem que fosse feito qualquer investimento
    que a justifica-se. A frota da região metropolitana de BH está ai para atestar tal descaso.
    O senador também não informou que por sua orientação as linhas metropolitanas e
    intermunicipais permanecem entregues a seis famílias através de uma simulada e
    fraudada licitação que já poderia ter sido anulada pelo MP se o processo não estivesse
    dormindo no TJMG, assim como o sindicato dos concessionários ganhou o direito de
    explorar e operar a bilhetagem eletrônica da RMBH sem que igualmente qualquer certame
    licitatório ocorresse.
    Com certeza apostando no esquecimento da população esconde que seu financiador e vice-
    governador em 2002 foi Clesio Andrade, concessionário de ônibus, hoje senador e presidente
    da CNT Confederação Nacional do Transporte, envolvido nos maiores escândalos de corrupção
    do País.
    A participação do senador Aécio Neves na defesa dos concessionários de ônibus é tão grande
    que na aliança celebrada entre o PSDB e PSB para eleger Marcio Lacerda ficou reservado
    para seu grupo a gestão da BHtrans, empresa municipal que sabidamente defende e representa
    os interesses dos concessionários de ônibus da capital mineira.
    Quem fixa a tarifa, regulamenta e fiscaliza a qualidade do transporte de passageiros em
    Minas Gerais e o DER-MG autarquia do governo de Minas e na capital mineira o BHtrans,
    ambos administrados por integrantes do PSDB, escolhidos a dedo por Aécio Neves.
    Se o senador quer contribuir para melhoria da qualidade assim como uma menor tarifa
    porque seu prefeito Marcio Lacerda e seu governador Antonio Anastasia não fazem o que o
    prefeito de São Paulo Fernando Haddad fez:
    "Abrir a caixa preta da planilha que calcula a tarifa do transporte de passageiros.
    Haddad lembrou que, no custo da tarifa paulistana, o empresário entra com 10%, o poder
    público com 20% e o passageiro com 70%".
    E agora Senador?
    xxxxxxxxxxxxAMEIxxxxxAMEIxxxxxxxAMEIxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
  31. Que cidade administrativa o que?! Temos que atrapalhar é a copa que é a menina dos olhos...

    Se o sindicato tem pelegado e que move ele são os professores, então proponho o seguinte:

    Formarmos um coletivo radical (no sentido original da palavra de ir na raiz da questão) que nos dias propostos de greve pelo sindute faça intervenções mais consistentes. Por exemplo, no dia de jogo da copa temos que ir pra entrada do Mineirão mesmo e botar pra quebrar. Nada de balõezinhos e bandeirinhas azuis.

    Ou a gente pauta o Piso Salarial pra valer, ou fica aqui mesmo reclamando no blog do Euler...

    Na última greve ficamos iguais cordeirinhos cercados pela polícia militar.

    Ou radicaliza ou vamos ficar pastando mais 20 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ou a gente pauta o Piso Salarial pra valer, ou fica aqui mesmo reclamando no blog do Euler... "
      CONCORDO!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  32. A questão é a seguinte: anônimos convidam pela internet e milhares de pessoas respondem ao chamado.Só sabem onde,não porque ou prá que. O sindicato marca data,hora, justifica sua falta com falta greve,faz a planilha por você,oferece ônibus gratuito,faz cartazes por você,panfletos,etc. Manda cartaz para as escolas,representantes,e mesmo assim,você que está aí criticando,pense bem,você aparece por lá? Parabéns aos que atendem,mas são poucos. Portanto briguem com os professores pelegos,afinal o sindicato somos nós.Digo isto porque na minha escola eu é que tomo frente destas coisas e vocês nem imaginam como a gente é antipatizada pelos próprios colegas que não querem parar.Já disse que desisto.Vou me aposentar este ano e agora que lá ninguém para mesmo.Vou culpar o sindicato? Não. A maioria na minha escola ou é contratado ou é lei 100.E é constatado que estes não vão contra o governo,já têm cabeça feita erradamente pelos de cima.Culpar o sindicato? Tenho dó de quem lidera este bando de covardes. Quem reclama deveria assumir a liderança. não precisa ser sindicato.Vá prá internet e convoque os professores e...BOA SORTE.

    ResponderExcluir

  33. PESSOAL,

    CUIDADO, MUITO CUIDADO.

    FORA GLOBO, MANIPULADORA GOLPISTA!

    ResponderExcluir

  34. http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/106085/MPL-acusa-direita-por-'ar-fascista'-de-protesto.htm

    ResponderExcluir
  35. Estou envergonhada com nossa classe. Cadê os professores de Minas pra mostrarem agora quem é o governador do Estado?Nenhum cartaz sobre o piso que não é pago aqui? Participei ativamente da última greve e vejo que se o gigante acordou, os professores adormeceram. ( Desculpem o desabafo, sei que muitos são militantes da nossa causa, e são esses que aki se encontram, mas a maioria dos ditos professores, me enoja, me envergonham....)

    ResponderExcluir
  36. VEM P RUA MINAS GERAIS...GOVERNADOR TRUCULENTO PEDE FORÇA NACIONAL E A MÍDIA É COMPRADA.QUASE NÃO MOSTRAM MANIFESTAçÂO MINEIRA!!!É AGORA OU NUNCA...O POVO CLAMA POR EDUCAçÂO E SAÚDE.ORGANIZEMOS PELAS REDES SOCIAIS PARA FAZER VALER NOSSOS DIREITOS:PISO SALARIAL sem distorções de interesses e particularidades.A HORA É AGORA.HOJE ESTOU NA RUA...IPATINGA VAI FERVER...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carioca arrependido.21 de junho de 2013 às 13:44

      Já não basta o tal de Tancredo NEVER,que graças as forças ocultas saiu da área, porque ia ser um presidente biônico escolhido pela ditadura militar ao qual ele sempre foi culiado. Agora se desenha um novo golpe militar que está sendo implantado pela GLOBOSTA E TODO PIG, AÓCIO NEVER E O PARTIDO FALIDO FALIDOR PSDBOSTA.
      VEJA COMO ELES JÁ ESTÃO TRAMANDO A MORTE DA DILMA:
      06/06/2013 21h51 - Atualizado em 21/06/2013 11h47
      Comissão regulamenta eleição em caso de vacância da Presidência
      Em caso de abandono ou morte, novo pleito seria convocado em 48 horas.
      Eleição deve ser indireta se vacância ocorrer após metade do mandato.

      Felipe Néri Do G1, em Brasília

      Comissão especial formada por deputados e senadores aprovou nesta quinta-feira (6) texto que regulamenta como devem ser feitas eleições nos casos em que houver vacância dos cargos de presidente e vice-presidente da República. A Constituição determina que, nesses casos, uma nova eleição deve ser feita após 90 dias; mas, caso a a vacância se dê nos dois últimos anos de mandato, a escolha é indireta, feita pelo Congresso Nacional em 30 dias.

      Até hoje, no entanto, essa norma da Constituição para a eleição indireta não está regulamentada, carecendo de detalhes para ser executada, em caso de abandono do cargo ou morte do chefe do Executivo e seu vice após a metade do mandato.

      O projeto aprovado na comissão especial torna obrigatória a convocação do novo pleito em até 48 horas após a abertura das vagas. O texto também estabelece regras para que partidos apresentem os candidatos, prazos para recursos, proclamação do resultado, posse dos eleitos e as exceções possíveis para a situação.
      O senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da comissão, incluiu um parágrafo no texto estabelecendo que, caso a vacância ocorra a menos de 30 dias do término do mandato, será cumprido o artigo 80 da Constituição. O dispositivo prevê que, nesses casos, a ocupação dos cargos caberá, sucessivamente, ao presidente da Câmara dos Deputados, ao do Senado Federal e ao do Supremo Tribunal Federal.
      O projeto, proposto pelo senador Pedro Taques (PDT-MT), foi aprovado após breve apresentação do texto pelo relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR).
      De acordo com Pedro Taques, o texto foi apresentado à comissão na semana passada. “Não é que estejamos esperando a morte da presidente ou do vice. Apenas votamos um ponto da Constituição que precisa ser regulamentado. Essa comissão especial foi instalada para isso”, disse Taques.
      O projeto agora segue para a Câmara e depois vai para o Senado. Se houver alteração dos senadores, o texto volta para análise final dos deputados. Só depois segue para sanção presidencial.

      http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/06/comissao-regulamenta-eleicao-em-caso-de-vacancia-da-presidencia.html

      COMO O GETÚLIO VARGAS SUICIDOU COM A FRASE LINDA ESCRITA, PROVAVELMENTE, POR TANCREDO NEVER---> SAIO DA VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA, E DEU UM TIRO NA CABEÇA, DEPOIS DEU A CANETA DE OURO DE PRESENTE PARA O TANCREDO NEVER E SE ENTERROU, POIS DEVE TER SIDO ESSA A EXPLICAÇÃO DO NEVER AVÔ AO TER SIDO QUESTIONADO COMO A CANETA DE GETÚLIO ESTAVA COM ELE...
      AGORA ME PERGUNTO O QUE O NEVER NETO ESCREVERÁ PARA A DILMA DAR A ELE A CANETA DE OURO DELA?---> ESTIVE NOS PORÕES DA DITADURA, SALVEI O BRASIL DOS MILITARES, AGORA MORRO FELIZ, MAS MATEM AÓCIO NEVER COMO FEZ COM O AVÔ.
      OU SERÁ QUE O AÉTICO VAI JOGAR A MARINA, AMIGA DA DONA DO ITAÚ E DO DONO DA NATURA COM SUA REDE PARA SEVIR DE BOI DE PIRANHA?
      O GIGANTE QUE ACORDOU É BURRO. DEVIA TER PERMANECIDO DORMINDO, AGORA QUE O BRASIL ESTAVA NO RUMO CERTO.
      QUANDO A GENTE FOI PARA AS RUAS NA NOSSA GREVE GIGANTESCA O GIGANTE RONCAVA. AGORA QUE JÁ CONSTRUÍRAM OS ESTÁDIOS O GIGANTE BURRO FALA PRA NÃO CONSTRUIR. O PREJUÍZO SERÁ CREDITADO NAS NOSSAS CONTAS. VAMOS PAGAR TUDO EM IMPOSTOS E TAXAS.
      MALDITO GIGANTE GOLPISTA. DURMA OUTRA VEZ...
      OU MELHOR, DURMA NÃO, FAÇA COMO O NEVER AVÔ, MORRAAAAAAAA.

      Excluir
    2. Isso não resultará em golpe , mas certamente provocará queda de popularidade da presidente Dilma , abrindo espaço para crescimento de Aécio .

      Só que o telhado do senador é de vidro .Os boatos de que alguns figurões da política nacional tem um dossiê ligando o senador a costumes não-convencionais são ou não verdadeiros ?
      Se são verdadeiros , passou da hora de ser divulgado . Essa brincadeira chamada "Aécio presidente" está indo longe demais .

      Excluir
    3. Caro Carioca Arrependido, você está certíssimo, exceto pela forma que Getúlio morreu. Ele deu um tiro no peito e não na cabeça.

      Excluir
    4. Carioca arrependido.22 de junho de 2013 às 01:48

      Falha nossa, perdão. Obrigado.

      Excluir
    5. Acho que ELE MESMO não deu tiro em lugar nenhum.DERAM nele.É isto. FALEI. Falar nisto, aquela coisa nojenta,Anasta, começou a falar na ITATIAIA, agora. Preciso vomitar.Desculpe

      Excluir
  37. Ruim com sindicato, pior sem ele. Euler, admiro muito suas ideias, porém dessa vez penso que se equivocou. Acabar com os sindicatos é tudo que essa corja de corruptos querem. O que precisamos fazer e fortalecer nosso representantes com a participação efetiva da base.
    A nossa categoria, hoje, é composta de muitos pelegos e acomodados. Quem precisa mudar é, principalmente, os professores. Se envolvendo mais às causas que envolvem a educação, desde melhores condições de trabalho e valorização do profissional.
    Com esses professores, pequena parte politizada e atuante, sindicato nenhum fará milagres.
    Estou desiludida também, mas não só com o sindicato,mas, principalmente com meus colegas que fingem que os problemas relacionados à categoria resolverão por si só.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Sindicatos políticos??

      Excluir

    2. Quiz dizer sindicatos políticos/partidários??

      Excluir
    3. Cara colega Anônima das 11h35,

      Vou comentar rapidamente suas palavras, que respeito, mesmo não estando de acordo com algumas afirmações. Vejamos:

      1) eu não estou apregoando o fim do sindicato; pelo contrário, estou pregando a sobrevivência do sindicato, e estou indicando / sugerindo as condições para isso;

      2) é meu - e seu , e de todos os filiados - dever criticar a entidade que nos representa quando julgamos necessário. Estamos sendo atacados pelo governo do estado e não há defesa alguma por parte do sindicato. Nossa categoria está fragilizada, conforme você mesma reconhece, e esta é mais uma razão para que o sindicato mude a sua tática de ação;

      3) não me limitei a criticar, mas a apresentar propostas concretas. Vou repeti-las (a colega Marly Gribel já havia apresentado outras propostas, sem qualquer resposta): a) que o sindicato use o dinheiro de que dispõe, fruto da nossa contribuição, comprando espaços nas rádios e jornais para desmentir o governo de forma didática; b) que convoque as lideranças, incluindo as não filiadas, para formar um conselho de base para mobilizar a categoria; c) que realize um grande ato público capaz de mostrar para o Brasil e para o mundo o nosso descontentamento e o que o governo de MG tem feito contra os educadores;

      4) se não fizermos nada diferente do que tem sido feito nos últimos anos, a categoria vai definhar, e aí não adiantará mais nada haver ou não haver sindicato. Aliás, a razão de ser de uma entidade sindical é conseguir se contrapor aos ataques do governo, seja na área jurídica (o que não acontece com o nosso sindicato, e não adianta dizerem o contrário, pois a realidade tem nos mostrado que estamos perdendo praticamente tudo); seja na organização e na mobilização da categoria para a luta.

      Não basta colocar cartazes e disponibilizar ônibus. É preciso mudar a forma de mobilizar a categoria, abrir o sindicato, envolver mais gente, mas isso representa abrir mão do monopólio, do controle da máquina sindical, que aliás, não vai representar nada politicamente, se continuar dessa forma.

      Portanto, ao contrário do que parece, minha proposta é muito mais de salvação do sindicato do que de destruição. Mas tem colegas que não querem enxergar a realidade - não estou dizendo que seja o seu caso -, preferem jurar fidelidade a uma entidade que não está correspondendo ao que se espera desta entidade. Minha fidelidade é com a luta dos educadores, com os nossos interesses de classe comuns, não com entidades, seja um sindicato ou um partido.

      Um forte abraço,

      Euler

      Excluir
    4. Se essa direção não nos é conveniente, é chegada a hora para a categoria tomar uma atitude. Nós somos o sindicato. Lembra na greve de 2011? Se dependesse da direção do sindicato, não haveria greve, mas a categoria segurou o movimento até onde aguentou. Imagine se todos tivessem aderido? Temos sim, que mudar essa direção e colocar lá pessoas mais alinhadas com a base.

      Excluir
  38. Uma das indagações que ouvi é que os movimentos estão ficando sem ter algo concreto para reivindicar, como se todo este movimento se restringisse a R$ 0,20 de aumento no transporte público. Sugiro que seja repassado pelas redes sociais que o movimento irá cobrar agora, que deputados estaduais e governador de Estado só poderão receber salários iguais aos que forem pagos aos professores do Estado. Vereadores e prefeitos terão que reduzir seus salários aos que forem pagos aos professores municipais. Vamos colocar os jovens politicamente preparados e os que participam das manifestações com uma proposta concreta para a melhoria da Educação Pública. PENSEM NISTO E REPASSEM PELAS REDES SOCIAIS. Gostaria de sugerir que usemos este momento estratégico para atingirmos este governo fascista, demagogo e autoritário. Vamos atingir o anasta, filhote do demo, com uma cartada certeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concurso para vereador, deputado, ministro,etc.

      Excluir
  39. Estava orgulhoso pelo povo do meu país que foi para as ruas protestar .

    Mas uma coisa ontem me deixou com o pulga atrás da orelha . A Rede Globo dedicou muitas horas de sua programação (desde as primeiras horas da tarde ), abrindo mão de novelas , cobertura da copa das confederações para mostrar , com flashes , ao vivo , em várias capitais , as manifestações .

    Não sou ingênuo . Isto não é apenas uma cobertura jornalística . Vamos tomar muito cuidado para não sermos massa de manobra .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cobriu só o lado negativo da manifestação?

      Excluir
    2. Com certeza a Globo já está preparando a campanha política de Aécio usando estas imagens. Você duvida? Aguarde.

      Excluir
    3. Caro Anônimo das 19:14

      A Globo tentou emplacar o julgamento do mensalão e não deu certo . Esta é a oportunidade de ouro para colocar o governo Dilma na berlinda . Além do mais , a emissora tem no seu DNA , o espírito do golpe .

      Se você participou da greve de 2011 , vai lembrar de nossas belíssimas assembleias , com 3000 a 5000 pessoas , e a emissora quase não falava sobre o movimento . Quando falava , dava ênfase aos problemas causados no trânsito e os prejuízos dos alunos sem aula.

      Não seja ingênuo .

      Excluir
    4. Essa é a minha preocupação. Temos uma característica mais de massa do que de cidadão. Para que lugar estamos sendo levados?Somos milhões de brasileiros participando dessa luta. Jovens , com intenções ingênuas, com sede em transformar o Brasil num país mais justo. Mas me pergunto quais são as intenções perversas que estão nos bastidores dessa manifestação?

      Excluir
  40. Com relação à corrida presidencial , o grande beneficiado com as manifestações será o senador Aécio Neves . Com certeza a popularidade da presidente Dilma vai cair ainda mais e a candidatura do senador carioca vai ganhar corpo .

    Não entendo até hoje porque não foi divulgado os supostos dossiês ligando o senador a costumes , digamos , não-convencionais . Vão esperar o quê ? Sua candidatura vai crescer e as acusações serão inócuas .

    Acho que chegou a hora de acabar com essa brincadeira chamada "Aécio Presidente".

    ResponderExcluir
  41. EU APOIO A PRESIDENTA DILMA CONTRA A TENTATIVA DE GOLPE DE SETORES DA ELITE BURGUESA DO BRASIL

    Por que isto é importante
    O PT, Partido dos Trabalhadores, hoje representado pela presidente Dilma, foi responsável por importantes conquistas para nação, principalmente nas áreas sociais, promovendo pela primeira vez significativos avanços para diminuir as desigualdades sociais existentes historicamente neste país. A presidente Dilma, que foi eleita pelo povo brasileiro, está dando continuidade e aprimorando estas importantes conquistas. A elite burguesa do Brasil está tentando distorcer as reais motivações das manifestações que ocorrem em nosso país desde meados do mês de junho de 2013, que são apartidárias e reivindicam melhorias nas áreas do transporte coletivo, educação, saúde e segurança a todos os políticos deste país, independente da legenda partidária.

    A presidente Dilma, que foi eleita pelo povo brasileiro, está dando continuidade e aprimorando importantes conquistas nas áreas sociais. A elite burguesa do Brasil está tentando distorcer as reais motivações das manifestações que ocorrem em nosso país desde o início do mês de junho de 2013, manifestações que são apartidárias e reivindicam melhorias nas áreas do transporte coletivo, educação, saúde e segurança a todos os políticos deste país, independente da legenda partidária.

    http://www.avaaz.org/po/petition/EU_APOIO_A_PRESIDENTE_DILMA_CONTRA_A_TENTATIVA_DE_GOLPE_DE_SETORES_DA_ELITE_BURGUESA_DO_BRASIL/?pv=182

    Gracieusa Brito #ApoioDILMA

    Como sempre respeitarei qualquer governo, depois de ser eleito pela maioria dos votos, porque apoio a DEMOCRACIA.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aí. Quem tem o mínimo de conhecimento e vive em Minas Gerais, sabe diferenciar um governo do PT e o governo do PSDB. A não ser que acredita estar na Ilha da Fantasia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! mostradas nas propagandas deste governo. Nas redes sociais aecinho malvadeza e anasta, filhote do bode, estão queimadinhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Está queimadinho entre nós educadores . Sua candidatura vai ganhar corpo com a queda da popularidade da presidentes Dilma .

      Tá na hora de jogar b...... no ventilador .

      Cadê os dossiês ?

      Excluir
    3. Eu já me cadastrei no avaaz em apoio a Dilma.A manifestação não é contra ela. Ela vai encontrar um norte já está estudando as maneiras de atender a população.Vai sair mais forte e melhor desta.

      Excluir
  42. Pelo que vimos nas manifestações a participação dos jovens foi maciça e decisiva no sucesso dos movimentos. A nossa saída é essa, temos que mobilizar nossos jovens e alunos nos nossos movimentos contra o governo em prol de nossa carreira e salário. Os jovens e de preferência, nossos alunos, têm um poder astronômico contra qualquer governo.

    ResponderExcluir
  43. reposta do colega das 11:35 ao euler.
    Concordo com tudo que vc disse, menos da ideia de desfiliação em massa, pois isso é tudo que o governo quer...Sou sindicalizado, mas não sou da direção sindical. A desfiliação NUNCA vai melhorar o sindicato, pelo contrário.
    Acho que deveriamos gastar toda a contribuição com propagandas pagas em Minas e no Brasil. Porém a desfiliação não resolve nada.

    ResponderExcluir
  44. As manifestações não esta contra a DILMA, queimam -se as bandeiras dos estados , mas não queimam a bandeira do Brasil. O que o Brasil quer é acordar a presidente sobre a infestação do PSDB nas decisões que deveriam ser tomada por ela. Que o PT melhorou o país deu mais condições aos pequenos é indiscutível. O único Estado que não enxerga isso é Minas Gerais , sabe pq , nas nossas Tvs aqui não pega canal de Minas , pega é são Paulo ,Rio , como queremos que os Mineiros do Sul conheçam a realidade de Minas se num tem um canal de tv se quer seja mineiro. Aqui EPTV de Minas pega em Varginha e em pouquíssimas casas em outras localidades . Pq as Cidades aqui são a maioria administradas pelo PSDB e os prefeitos não interessam pelos canais estaduais porque pode ser uma arma usada contra eles, Net para um país onde a educação vale - 000000 serve para jogos e para exposição de fotos fazendo "biquinho".
    Os poucos jovens que valorizam a educação , estão ai na frente de batalha e não levantam bandeira de partidos. Levantam a bandeira contra a corrupção, e contra o domínio destruidor de sonhos do PSDB.
    Se Aécio acha que essas manifestações é para o preparo da sua cama no governo federal, está muito enganado, está preparando a sua COVA na política brasileira. Tem gente muito mais forte que ele lutando por aquela vaga , e com um domínio muito mais do que essa família NEVES que tão pouco fez para Minas e para o Brasil.
    Quando digo poucos jovens na frente de batalha digo também inteligentes, ativos , capazes de discernir o joio do trigo e de comover milhões. Uma palavra "bem dita" vale mais que a ditadura falida.

    Avante companheiros

    E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro

      Não sou otimista como você e acho que as manifestações provocarão queda da popularidade de Dilma .

      Tá na hora do "fato novo" para acabar com esta brincadeira do senador carioca. Como dizia um título de uma coluna de um jornal paulista : PÓ PARÁ SENADOR .

      Excluir
  45. Ê Euler, não é que vc tá certo! Sind-ute chamou concentração para amanha as 11hs na Igrejinha da Pampulha. Mais uma vez flores e balãozinho amarelo! Estão desconectados do momento histórico.
    O NDG vai pra Praça 7, juntar-se ao povo, não é?

    ResponderExcluir
  46. Temos que agrupar o maior número possível de pessoas juntas as 11 horas no local combinado para mostrar a força que tem os professores quando querem ir a luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DE QUE JEITO SE O SINDUTE VAI PRÁ UM LADO E NDG PARA O OUTRO. DE QUE LADO DEVO FICAR? Por enquanto estou do meu lado,o da luta pelo meu PISO.

      Excluir
  47. " Não adianta nada ir pras ruas como um leão e votar como um jumento". Os políticos estão no lugar onde estão por voto popular. Quem vocês acham que colocou o Anastasia no poder? Milhares de professores. Depois ficam aí lamentando.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pior de tudo isso é que se deixam vender.Creio que no Brasil, principalmente aqui em Minas tinha ou ainda permanece uma lógica perversa que é a de legitimar a corrupção e, os cabos eleitorais fazem isso tão bem.

      Excluir
    2. Se o professorado escolhesse bem seu voto, não teríamos essas coisas governando nosso estado.Daí a pouco vão votar no Aécio.Miolos moles, esquecem fácil o sofrimento.

      Excluir
  48. O que é do homem o bicho não come.Vocês já observaram que Minas Gerais aparece pouquissimo perante o Brasil? Suas propagandas são somente em relação a paisagem, o cafezinho saindo fumaça no bule e músicas com cantores , cantoras e conjunto de sucesso? Pois bem em nossa cidade houve manifestação hoje a tarde, não pude participar por motivos pessoais, mas me disseram que esteve muito bom. No interior de Minas precisamos de dar um basta a estas falcatruas de deputados, vereadores, prefeitos que acham que são donos das cidades. Precisamos com urgência de abrir os olhos para as eleições do ano que vem. Vamos fazer uma varredura no congresso, no senado e aonde for preciso para que esta turma não volte a ganhar a exorbitância da montanha de dinheiro, coisa que não acontece com professores e tampouco com os trabalhadores desta nação tão rica e dominada por uma quadrilha com PHD ( EM SEUS DIPLOMAS DE CURSO SUPERIOR NA GRADE CURRICULAR, COM CERTEZA DEVE CONSTAR: COMO LESAR O POVO-NOTA 1000), ou seja os governantes larápios. Tirando a Presidenta Dilma, que tem ÉTICA,COMPETÊNCIA, E PRINCIPALMENTE DIGNIDADE( O RESTO CÍNICOS E DESCARADOS FAZEM DE CONTA QUE GOVERNAM, LEGISLAM E EXECUTAM)ACORDA POVO. A HORA É ESTA 2014!

    ResponderExcluir
  49. http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-23012547Noticias na BBc de Londres.

    ResponderExcluir
  50. Em minha cidade Carangola, houve manifestação pacifica, linda! Participantes dotados de ÈTICA, DIGNIDADE e DISCIPLINA!Parabéns a todos participantes!DIGNOS DE EXEMPLO!

    ResponderExcluir
  51. Euler, temos urgente que manifestar todos os professores, junto aos alunos, e entrar de sola nas redes sociais mostrando a realidade da educação em Minas, mostrar que é o Aécio- Urgente.
    Linder Lener

    ResponderExcluir
  52. COLEGAS, repassando ...

    """Assunto: MUDANÇAS NO CONGRESSO BRASILEIRO

    É assim que começa.

    Peço a cada destinatário para encaminhar este e-mail a um mínimo de vinte
    pessoas em sua lista de endereços, pedindo a cada um deles para fazer o
    mesmo.

    Em três dias, a maioria das pessoas no Brasil terá esta mensagem. Esta é uma
    idéia que realmente deve ser considerada e repassada para o Povo.

    Lei de Reforma do Congresso de 2011 (emenda à Constituição) PEC de
    iniciativa popular: Lei de Reforma do Congresso (proposta de emenda à
    Constituição Federal)

    1. O congressista será assalariado somente durante o mandato. Não
    haverá ‘aposentadoria por tempo de parlamentar’, mas contará o prazo
    de mandato exercido para agregar ao seu tempo de serviço junto ao INSS
    referente à sua profissão civil.

    2. O Congresso (congressistas e funcionários) contribui para o INSS.
    Toda a contribuição (passada, presente e futura) para o fundo atual de
    aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS
    imediatamente. Os senhores Congressistas participarão dos benefícios
    dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros.
    O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.

    3. Os senhores congressistas e assessores devem pagar seus planos de
    aposentadoria, assim como todos os brasileiros.

    4. Aos Congressistas fica vetado aumentar seus próprios salários e
    gratificações fora dos padrões do crescimento de salários da população
    em geral, no mesmo período.

    5. O Congresso e seus agregados perdem seus atuais seguros de saúde
    pagos pelos contribuintes e passam a participar do mesmo sistema de
    saúde do povo brasileiro.

    6. O Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõe ao povo
    brasileiro, sem qualquer imunidade que não aquela referente à total
    liberdade de expressão quando na tribuna do Congresso.

    7. Exercer um mandato no Congresso é uma honra, um privilégio e uma
    responsabilidade, não um uma carreira. Parlamentares não devem servir
    em mais de duas legislaturas consecutivas.

    8. É vetada a atividade de lobista ou de ‘consultor’ quando o objeto tiver
    qualquer laço com a causa pública.

    “Se cada pessoa repassar esta mensagem para um mínimo de vinte
    pessoas, em três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta
    mensagem. A hora para esta PEC - Proposta de Emenda Constitucional - é
    AGORA.

    É ASSIM QUE VOCÊ PODE CONSERTAR O CONGRESSO.

    Se você concorda com o exposto, REPASSE. Caso contrário, basta apagar
    e dormir sossegado.

    Por favor, mantenha esta mensagem CIRCULANDO para que possamos ajudar
    a reformar o Brasil.

    NÃO SEJA ACOMODADO. NÃO ADIANTA SÓ RECLAMAR.NÃO CUSTA NADA REPASSAR."""

    ResponderExcluir
  53. Em Ipatinga a manifestação foi muito linda, pacífica.Infelizmente o sindute não participou, ou melhor todos se calaram, porque estão trabalhando diretamente com a prefeita eleita que é do PT.Assumiram cargos dentro da prefeitura.

    ResponderExcluir
  54. Acabei de ouvir entrevista com o Rudá Ricci,na Itatiaia sobre o pronunciamento da Dilma. Ela se comprometeu em conversar com os representantes dos movimentos e o Rudá disse que primeiro têm que decidir uma pauta de reivindicações e que Minas Gerais tem a pauta mais inteligente e decidida. Os mineiros querem, claramente, melhoria nos transportes, redução das passagens,resolver o problema dos prejudicados pela copa e o piso salarial dos professores muito bem defendido pelo sindicato. Gostei da entrevista. O sindicato está na pauta ,mas precisa do nosso apoio.Não sejamos cabeça dura. VAMOS APOIAR O LADO CERTO. Quem poderá conversar com a Dilma são os representantes do sindicato. Inteligência não dói, ignorância mata sonhos e destrói Vitórias.

    ResponderExcluir
  55. E também não devemos esquecer de que a maioria dos trabalhadores incluindo aí agentes políticos e funcionalismo tenham a média salarial estipulada em até 10 salários mínimos.

    Vivemos uma situação em que o escalão privilegiado ganha remunerações volumosas, muito distantes de 10 salários mínimos.

    ResponderExcluir
  56. OS PROFESSORES ESTADUAIS DE MINAS GERAIS ESTÃO PERDENDO O BONDE DA HISTÓRIA?

    A chance é esta de ir às ruas juntamente com os estudantes e denunciar tudo o que o faraó fez conosco aqui em Minas Gerais, não podemos nos omitir diante de tais ações dos nossos governantes, diante de seus desmandos.

    A situação aqui no Brasil beirava uma DITADURA CIVIL, ou ainda está como tal, sendo que temos uma Constituição Federal de 1988 que está sendo desrespeitada tanto em Minas Gerais como no Brasil como um todo, mas o que eu tenho muito receio é de como os governantes estão se aproveitando de tal situação principalmente os do PSDB, devido ao fato de que com a ajuda da mídia, conseguiram fazer com que os índices de aprovação da presidente Dilma despencasse para menos de 20% dos atuais 50% que a mesma tinha antes das manifestações, ora, não vejo uma crítica veemente aos governantes do PSDB (somente em São Paulo), de outro modo penso, será que essas manifestações terão fôlego após a copa das Confederações? E será que haverá uma consistência de articulações até a Copa do Mundo em 2014 e após o evento? É inegável que a origem dessas manifestações tem seu cerne dentro das universidades brasileiras, no entanto, não vejo aí articulação com as comunidades de base como os movimentos campesinos, sem-terra ou sem-teto, mas cobranças mais diretas em torno das aglomerações urbanas, que levam a uma proposta de reforma urbana, ainda mais se considerarmos as reivindicações dos manifestantes, mesmo assim é um movimento reivindicatório autêntico que não pretende ter os parâmetros do partidarismo, visto que este se demonstra viciado, preso à questões de interesses particularistas das quais os agentes políticos se aproveitam em muito para conduzir a nação dentro de uma perspectiva PÚBLICA, segundo regras que são de suas conveniências, aproveitando-se das benesses e privilégios dos cargos, das relações pessoais e troca de interesses particulares para se beneficiarem e também aos seus compadrios.

    TRABALHADORES BRASILEIROS UNI-VOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprovação de Dilma caiu? Só em MG e na globo, veja o abaixo assinado em dois dias e a velocidade das assinaturas a cada minutos mais de cem: 24,844 assinaturas. Vamos chegar a 30,000
      Não deixe o psdb e a globo feliz, anonimus, ou seria anonymous. Cuidado, a gente não perdoa, a gente não esquece. Não usem o nosso nome.

      http://www.avaaz.org/po/petition/EU_APOIO_A_PRESIDENTE_DILMA_CONTRA_A_TENTATIVA_DE_GOLPE_DE_SETORES_DA_ELITE_BURGUESA_DO_BRASIL/?pv=182

      Excluir
  57. Bom, sou tão sindicalizada quanto sou católica,não participo de nenhuma dessas instituições.No entanto, acredito que é um mal necessário. O que vem massacrando a nossa classe é não professarmos mais em sala de aula uma ideologia, seguir a cartilha de emburrecer nossos discípulos com projetos bem estruturados de manipulação do conhecimento( PIP, SIMAVE, dentre outros já conhecido por todos. Então, atribuir ao sindicato uma falha nossa, é dividir ainda mais uma classe sem norte, sem causa, que só irá para ruas quando seu salário for um nada porque aprendeu a brigar por nada. Só teremos salários dignos quando tivermos a dignidade de lutarmos por ele. HOJE, eu luto pela autonomia das escolas e acredito que se começarmos a usar as redes sociais para nos manifestarmos, o resultado pode ser bem melhor.
    ADRIANE CRISTINO (PROFESSORA)

    ResponderExcluir
  58. O que esperar das manifestações deste sábado?
    Minha esposa, que é historiadora, sempre me corrige dizendo que todo dia é histórico. Ela tem razão. Mas peço licença ao rigor teórico para afirmar que hoje é um dia histórico. Daqueles que podem marcar uma virada no rumo dos acontecimentos políticos. Por quê?
    Porque espera-se a maior manifestação de rua deste século em nosso país. Aqui em BH, os organizadores (agora concentrados no Comitê Popular dos Atingidos pela Copa/COPAC) estimam 100 mil pessoas. Aliás, o COPAC apresentou uma pauta de reivindicações enxuta, de quatro pontos, com nítida presença do SindUTE (que está na organização desde o primeiro minuto): a) redução de 20 centavos no valor das passagens de ônibus e passe livre imediato na capital e Grande BH; b) reversão das verbas destinadas à Copa para educação, saúde e moradia; c) pagamento do piso nacional aos professores da rede pública estadual mineira; d) repúdio à proibição do trânsito de pessoas no chamado Território Fifa.
    Voltando ao nosso tema, o primeiro desafio é superar a marca de 1,2 milhão de manifestantes da última quinta-feira. Se for menos, dará sinais de esgotamento.
    O segundo desafio é reduzir ao máximo os casos de vandalismo e violência que ocorrem sempre ao final das passeatas, a partir das 20h00. Se a onda de violência atingir grande parte do país, a pressão para uma ação mais enérgica será inevitável.
    O terceiro desafio é dar um salto organizativo. Sair às ruas é interessante, é dar uma tinta pública aos espaços que deveriam ser sempre públicos. Mas não se muda instituições e práticas políticas institucionalizadas sem a negociação de alternativas. Neste sentido, os manifestantes chegaram ao ponto de superar a demonstração de força. A queixa não altera nada. Precisam ser mais criativos que as frases escritas nos cartazes. E precisam aprender a transigir. Porque a única saída é a composição de pautas. Precisam negociar entre si e afunilar o discurso político. Somente assim se tornam um sujeito coletivo nítido e constituído. Mas não há indícios que isto ocorra hoje. Pelo contrário, a pluralidade que marca este carnaval político dos últimos dias, agora vai ganhar a presença de grupos organizados que se preparam para engrossar o caldo depois do almoço. Igrejas, partidos, sindicatos, organizações populares, anunciam a ida de milhares de militantes que "descerão do morro".
    Espero que os últimos dias tenham ensinado o que não deve ser feito.
    Não são apenas os jovens que revelaram ingenuidades e despreparo, mas nossas velhas organizações políticas e populares. Os jovens precisam dialogar com o século XX, aprender com o que já foi feito. As velhas organizações precisam dialogar com o século XXI, aprender que o que faziam só tem valia para eles mesmos.
    Talvez, pelas redes sociais, será possível construir uma agenda. Talvez, não será preciso uma liderança que saia artificialmente das ruas, mas as próprias redes se apresentarem coletivamente aos governantes. Um comando virtual, acolhido pelos que acessam estes espaços. Talvez este seja o passo seguinte.
    Hoje será um dia histórico, para o bem ou para o mal. Mesmo que contrarie minha esposa.
    Postado por Rudá Ricci às 08:41 Um comentário:
    Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, observei que a polícia não mandou bomba nos supostos "vândalos" da frente, que pode até ser a tal turma do chapéu, eles usaram uma espécie de lança bombas que soltava 3 ou mais bombas mas sempre na direção do povão pacífico que o comandante fazia questão de chamar de vagabundos,arruaceiros. Só que o comandante se esqueceu que ali estava famílias inteiras, com bebês e tudo e que são os que pagam os impostos que pagam o salário dele, dos comandados por ele e até o do governador. Penso que essa polícia do Brasil tem que sofrer uma profunda reforma, juntamente com todo o sistema político.

      Excluir

  59. A manifestação da cidade de Jequitinhonha, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, aconteceu no dia 21/06/2013, a partir das 16 horas, com várias reivindicações que se lia nos cartazes:

    Acabar com a imagem de miséria imposta ao Vale do Jequitinhonha;

    Educação: Estrutura, Transporte Escolar, Valorização dos Professores, Formação Humana;

    Saúde: Estrutura, Melhor atendimento, Saneamento Básico, Reajuste nos Valores do SUS;

    Segurança: Sinalização e Monitoramento Policial;

    ResponderExcluir
  60. Confira algumas frases estampadas nos cartazes

    Queremos saúde e educação padrão FIFA

    Salve o rio Araçuai e seus afluentes. Fora dragas.

    Professor desejamos a você um salário de vereador

    Tem tanta coisa errada que não cabe em um cartaz

    100 protesto não há mudanças

    Abaixe o salário dos vereadores e aumente o dos professores

    Sou contra a PEC 37

    Mais saúde, mais educação. Menos corrupção

    Asfalto na BR-367

    O governo está morrendo de medo do povo

    No Brasil o jovem não é levado a sério

    Brasil qual seu negócio?

    Luto Saúde. Luta cidadania

    Muito prazer, meu nome é otário

    Juventude que ousa lutar, constrói poder popular

    O povo decidiu: ou pára a roubalheira ou paramos o Brasil

    Políticos corruptos não me representa

    Mensaleiros na cadeia.

    Protesto, logo existo

    Atenção, a UFVJM é nossa antes da eleição

    Vale que Vale viver. Vale que Vale lutar.

    O Brasil acordou. Agora são os políticos que não dormem

    Um dia eu ouvi um cara dizer: Somos os filhos da Revolução.Agora vamos provar que ele estava certo.

    Araçuai se junta por um Brasil melhor.

    Fone: Gazeta de Araçuai

    ResponderExcluir
  61. Não estou vendo nem um, nem dois cartazes que falam sobre as nossas reivindicações.Piso salarial, plano de carreira, subsídio.
    E aí, professores?

    ResponderExcluir
  62. Caros colegas não fiquem iludidos com o sindicato, ele é PT, ainda não perceberam? As manifestações mancham Dilma, e o NOBRE sindicato não esta lá para lembrar que Azia e Aecim tbém são corruptos, portanto nós temos que agir por conta própria reunir um grupo de professores no face e irmos junto buscando apoio irrestrito dos estudantes e todas as classes envolvidas na manifestação principalmente o "passe livre".

    ResponderExcluir
  63. Tentei no blog na Vilhena, mas não publicou, republico aqui

    SEE fala que paga 47% a mais que o piso, mas se colocarmos 10 bienios 50%, 4 quiquenios 40%, pós de giz 20% mais uma pós, dará 120% ou seja 940,00 + 1.128,00 dando 2.068 para nível médio.

    Como fala que paga o piso? não somos burros, queremos nossos direitos.

    ResponderExcluir
  64. O prof. Euler perguntou: Onde está o Sindicato dos Professores? Eles estão nas ruas fazendo o papel de trouxas. Nem aos arredores do Mineirão chegaram, cercado como uma relíquia do Faraó.Nessa ele venceu. é mais esperto, que continua usando o nosso dinheiro para proteção própria e de Propriedades privadas. Realmente este Sindicato não nos representa mais. ESQUECE e vamos partir para as REDES SOCIAIS.Ai sim podemos conseguir algo de concreto.Já desistir deste sindicato há 5 anos. Já até aposentei. mas não desisto de LUTAR, ainda mais AGORA que foi confiscados todos as VANTAGENS que conquiistei com muito trabalho. Mesmo de dentro de casa com o tornozelo quebrado e torcido. estou na LUTA pela Internete mesmo.

    ResponderExcluir
  65. Encontrei na manifestação de hoje na Pampulha vários colegas. A direção do sindicato - ao que fiquei sabendo - estava concentrada em uma igreja nas redondezas talvez orando pelas vitimas dos ataques covardes da PMMG. Quando reconhecidos por ex-alunos, alunos e seus familiares eramos aclamados em função da nossa condição de professores.

    ResponderExcluir

  66. NÃO SEI QUEM FEZ ESTE TEXTO...MAS MEUS PARABÉNS...MAGNÍFICO!

    "Vamos detonar a DILMA, pois o PT propiciou as condições para geração de 18 milhões de empregos e isso não pode!!!

    Vamos detonar a DILMA, pois o PT reduziu os impostos e isso não pode...

    Vamos detonar a DILMA, pois o PT é vergonha internacional e somente 60 países vem buscar com o PT, no Brasil, subsídios para administrar seus países...

    Vamos detonar a DILMA, pois este PT, decidiu criar os direitos para empregadas (os) domésticos (as), e isso é um sacrilégio.

    Vamos detonar DILMA, pois o PT, tirou mais de 40 milhões de pessoas da pobreza e isso não pode...

    Vamos detonar a DILMA, pois o PT trouxe 6000 médicos cubanos, para atender onde os Mauricinhos e Patricinhas se negam a trabalhar.

    Vamos detonar a DILMA, pois com o PT no governo mais de 1,5 milhões de trabalhadores, viraram doutor com o PROUNI e isso não pode...

    Vamos detonar a DILMA, pois ela o LULA e o PT, criaram mais de dois milhões de casas para os pobres e isso não pode...

    Vamos detonar a DILMA, pois ela, baixou os juros (na era FHC, 1999 era de 44%, hoje de 8%) e isso não pode...

    Vamos detonar a DILMA, pois ela, o LULA e o PT, baixaram os preços da energia elétrica, e, isso não pode...

    Vamos detonar com a DILMA, pois ela o LULA e o PT, estão realizando a copa do mundo no BRASIL, e isso comparando o investimento e o retorno terá um retorno de mais de 600%, e isso não pode...

    Vamos detonar a DILMA, pois, ela o LULA e o PT, reduziram a inflação e reajustaram em mais do que o dobro o salário mínimo, dobrando o poder aquisitivo, e isso não pode...

    Vamos detonar a DILMA, o LULA e o PT, pois eles estão quase finalizando a duplicação da BR 101 sul, e isso não pode...

    Vamos detonar a DILMA, o LULA e o PT, pois estes criaram meia centena de universidades federais. E mais de 250 extensões universitárias, e isso não pode...

    Vamos detonar a DILMA, pois ela, o LULA e o PT, facilitaram o acesso dos pobres à internet. E isso não pode, já viram dar direito a pobre de reclamar alguma coisa ou opinar?? Isso é inadmissível...

    Vamos detonar a DILMA, o LULA e o PT, pois estes criaram o bolsa desconto do IPI, na compra de veículos, e isso não pode...

    Vamos detonar a DILMA, o LULA e o PT, pois estes falam com os pobres. E isso é coisa do demônio, quando é que pobre teve direito de conversar com Presidente Da República...

    Vamos detonar a DILMA, o LULA e o PT, pois estes, fizeram com que brasileiros, pobre viajassem de avião por todos os estados do BRASIL e até para o exterior e isso antes era só coisa de ricos...


    POR ISSO QUE DIGO ESSE MOVIMENTO GOLPISTA NÃO ME REPRESENTA NUNCA. NUNCA, NUNCA.
    Curtir · · Compartilhar · há 6

    ResponderExcluir
  67. Querem culpar Dilma pelo histórico de desmandos neste país, mas não podemos nos esquecer que a assembléia legislativa de Minas Gerais tem permitido, nos últimos anos, menor aplicação em saúde e educação. O desrespeito é tão grande, que se fôssemos agir como o governo mineiro, estaríamos à margem da lei, desrespeitando a Constituição Federal. Nosso governo é irresponsável, chegando as margens do ilícito.
    Devemos publicar nas redes sociais, ainda mais neste momento de efervescência de cidadania, o nome dos 51 deputados estaduais que sepultaram nossa carreira de servidores públicos. Ano que vem tem eleições, não podemos deixar que estes infames passem impunes!!!!
    Este aecinho pó e o filhote de satanás, o anasta, têm que pagar pelo sofrimento que têm causado a tantos professores em Minas, entrando para os anais da História como os piores governadores deste Estado. Não podemos deixar estes dois e seus servis deputados impunes. A História deste Estado nos cobra este feito!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  68. PRECISAMOS DO SINDICATO! MAS PRECISAMOS MAIS AINDA DE UNIÃO, FORÇA E CORAGEM PARA ENFRENTAR ESSE GOVERNO DITADOR E MENTIROSO! Esse é o momento de reivindicarmos nossos direitos! O pagamento do Piso Salarial em Minas! Deixarmos o medo lado e pararmos TODOS! Mostrar o quanto nosso governo (Aécio/Anastasia) é mentiroso e destruiu o nosso Plano de Carreira! Não podemos desanimar! Unidos temos muita força! Mas no meu íntimo acredito que todos vão descobrir a força que temos juntos e o valor do nosso trabalho nas salas de aula! Não pedimos o subsídio por imposição do governo, pedimos o pagamento do PISO SALARIAL + as nossas vantagens, biênios, quinquênios, pós-graduação,etc. Quanto prejuízo esse governo nos causou! Admiro a todos que lutam e acreditam nessa luta! Parabéns a todos os trabalhadores da educação que já lutaram muito e alcançaram grandes conquistas em outros governos de Minas, em especial minha mãe, exemplo de guerreira, trabalhadora, excelente professora e grevista quando foi necessário! Hoje ela, como outros, colhem os frutos da nossa falta de coragem diante desse governo ditador! É uma pena ter que parar sozinha na escola que trabalho (Polivalente), mas acredito e não vou deixar de acreditar que há uma luz no fim do túnel: A JUSTIÇA DE DEUS E O CUMPRIMENTO DA LEI POR PARTE DO NOSSO GOVERNO!

    ResponderExcluir